Demétrio Magnoli > Chamado de Trump brasileiro, Bolsonaro não passa de um imitador vulgar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Aqui no Brasil a tendência é não ter muito não. O bolsonarismo ainda não esgotou-se foi só um ano e a oposição tem duas posições radicais, uma é a paralisia e inanição e outra e o ativismo precipitado. Foi só um ano e o discurso dele é que veio para mudar a polÃtica e a velha polÃtica tenta detê-lo.
Faltaram duas coisas para a análise ser completa. 1. Se um dia acontecer de sabermos a verdade, veremos que a facada não foi por um tão desajustado assim e a verdade será surpreendentemente diferente do que acha a vÃtima ou do que querem as forças ocultas fazer parecer que foi. 2. Contribuiu ainda para a desgraça o sempre presente oportunismo e corporativismo travestidos de nacionalismo das Forças Armadas para tirar vantagens e mordomias de momentos crÃticos da Nação desde Deodoro da Fonseca.
Bolsonaro é um caso para a psiquiatria, deveria ter tido o mandato cassado pela Câmara várias vezes em que quebrou o decoro, como: na vez que disse em fuzilar FHC, na história do estupro, quando elogiou a ditadura e o torturador, etc, etc... Temer foi um dos que o poupou, junto com Eduardo Cunha. Aliás o PT nunca poderia ter colocado Temer como vice e nem feito aliança com Maluf. Está aà o resultado.
O Demétrio, diz algo em comum com o samba da Mangueira de 2020, que faz a necessária diferenciação entre os homens de bem( de bem com o status quo representado pelo "messias" bolsonaro) e os homens DO BEM( do bem verdadeiramente cristão, que quer compartilhar as riquezas tão concentradas nas mãos de uma minoria, onde alguns poucos tanto tem e tantos tem tão pouco. Esse é o refrão da Mangueira: Favela, pega a visao, não existe futuro sem partilha, nem Messias de arma na mão. Sera que vai bombar?!
A eleição de Bolsonaro se deveu à facada, a enganação pente costal e, principalmente, à indústria falsificadora bilionária do antipetismo, que foi alimentada por erros reais dos petistas (não maiores que os de outros partidos) e por um certo Demétrio e outros antipetistas profissionais.
"Pode haver algo mais monstruoso e mais triste do que uma idolatria sem amor" (Simone Weil).
Bolsonaro não passa do produto de uma elite escravocrata atrasada, de uma imprensa parcial e comercial a serviço daquela elite, de um grupo implantado no seio da Justiça com poderes acima das suas capacidades e com ambições politico eleitoreiras pessoais, apoiados pela elite escravocrata e a imprensa comercial e parcial, tudo isso apimentado com as mentiras desse desgoverno lambe botas do Trump e que poderá levar o paÃs à sua destruição .
Eu suspeito que existem bots humanos nos comentários da Folha. Veja os próximos comentários. Minha dúvida é: são humanos rôbos ou rôbos humanos?
O marxista estaria errado! Bolsonaro embora ignorante, tosco, agressivo, despreparado, impulsivo, sem nenhum plano estratégico e provavelmente envolvido com pequenos malfeitos tÃpicos do baixo clero representa um papel que ele nem sabe. Representa a Restauração da Lei do Pai que foi quebrada com o estilo do Macunaima Lula, rompendo o Pacto Social e gerando o Caos. Bolsonaro é o nosso Kerensky. Todas as Restaurações mundiais foram por ditaduras de esquerda ou direita.
Jarbas, leia um pouco sobre sociologia e sobre História Mundial: Caos = Russia czarista > Lenin, Stalin; Alemanha > Hitler; Itália > Mussolini; Cuba > Fidel; Espanha > Franco; China > Mao; Portugal > Salazar; Chile > Pinochet. Brasil > ?????. Não é Brasil > Bolsonaro, como não foi Russia Czarista > Kerensky porque ele era fraco, como Bolsonaro. E pior, sempre as Restaurações foram por ditaduras, então não será Brasil > Moro.
Meu irmão, que viagem! As drogas já estão liberadas?
O perfeito acaso de encontro entre um problema, o Brasil falido pelos governos petistas, com uma solução sustentável, um governo de direita formado por Bolsonaro apoiado por uma equipe altamente qualificada para sanar uma crise econômica, moral e ética. Deus é brasileiro ! Bolsonaro termina seu primeiro ano de governo com juros sob controle, emprego, PIB e otimismo em crescimento.. Muda Brasil !
Equipe qualificada? O cara é humorista. Péssimo humorista.
Ah tá! Bolsonaro o puritano, humrum.
Os brasileiros de bem preferem Bolsonaro... O escrevinhador ainda não compreendeu isso e está desconsolado. Pode espernear à vontade, o choro é livre. Vamos, Brasil! Serão mais 7 anos de Bolsonaro e 8 de Moro.
As pessoas de bem foram as que cometeram as maiores atrocidades da história como a inquisição e o nazismo! Quem é realmente bom não fica se auto elogiando!
Cara Alexandre, estranho sua informação, pois todas essas questões haviam sido resolvidas durante os 13 anos da revolução redentora e iluminada... Que coisa estranha, né?
Os brasileiros de bem...??? Será que são aqueles que estão se dando bem num dos paÃses mais injustos, elitista, racista e concentrador de renda do mundo??!!
"Brasileiros de bem" - o que é isso? E como é que você sabe? Você perguntou a cada um deles? Ou todos os eleitores do Bolsonaro eram "brasileiros de bem" (nenhum miliciano, nenhum beneficiário de rachadinha?) e todos os do Haddad eram "brasileiros do mal"?
Os brasileiros de "bem", preferem Bolsonaro?! Ou somente os robôs de "bem?
Seu conceito de bem está associado a quê? M ilÃcia? Arminha? Laranjas? Rachadinhas? LGBTfobia? R acismo? Ignorância?
Como tem zumbi no Brasil!
Bolsonaro, um Ponto Fora da Curva, será Referenciado como o Mais Raso dos Presidentes MacunaÃmas! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!
Parabéns ao articulista e estudioso Demétrio Magnoli pelo artigo muito bem escrito e analisado dos fatos! Num ano que mal inicia, repleto de singularidades bélicas aqui e mundo afora, que possamos estar com nossa plena lucidez e capacidade de análise para não lançarmos o Brasil numa rota de aventuras sem-retorno! Serenidade a todos!
É simplesmente mentira que a Lava Jato 'precipitou o colapso da polÃtica', como é igualmente falso esse anunciado colapso. Tanto que a polÃtica continua pulsando como sempre, mesmo com a força-tarefa fazendo o seu trabalho. O que colapsou foi a forma de fazer polÃtica regada à propina, mas que alguns idiotas passaram a chamar de 'desarticulação'. Pois viva a desarticulação! Com ela o paÃs avança sem o risco de produzir Ãmprobos populistas.
PlÃnio faz jus ao nome.
Se FHC e Lula tiveram alguma onda econômica para surfar no eleitorado, isso pode ser creditado à inexistência, no calcanhar de ambos, de uma recessão com paÃs quebrado como teve Bolsonaro, herança dos desastrados do petismo. Mas também tiveram muitas denúncias de corrupção, mensalões e petrolões. Já Bolsonaro, nenhuma. Zero. Magnoli et caterva não foram doutrinados para enxergar avanços no paÃs sob um governo 'de direita', pois não há paÃs para quem é escravo da ideologia esquerdista. (segue)
Concordo com o articulista, Bolsonaro é o acaso dos desencontros entre o bom senso, a razão e a busca desesperada por uma solução, que cegou grande parte de uma classe média inculta que se agarrou a ele como solução. Se a economia continuar minguada, rastejando aos poucos e o desemprego e desigualdade ditando a vida da imensa maioria do povo, seu governo não passa deste mandato, se é que passará.
Diagnóstico preciso. O registro "...é na fragilidade estrutural do governo que mora o perigo" é a pedra de toque da argumentação. E o que agudiza esse perigo é o déficit mental e o desequilÃbrio emocional do personagem. De resto, vulgar é por demais suave para tipificar a figura. Um estrondoso e infeliz acaso!
"...o colapso do sistema polÃtico precipitado pela Lava Jato." E eu, muito bocó achando que o colapso do sistema polÃtico se deu pela podridão que rege a relação legislativo x executivo, onde o primeiro se vende ao segundo por cargos, verbas e mensalões e ambos se juntam para enriquecer politicos e favorecer corporações, espoliando o tesouro e o contribuinte. A Lava Jato não é causa da falência do sistema polÃtico. É um antibiótico para acabar com a infecção.
Os empresários do excelso e santificado mercado devem entender que com uma chilada ( eventos similares aos do Chile), perderão tudo. Trump é populista mas levou emprego aos rednecks republicanos (os democratas cultos já tinham bons empregos e os mantém com facilidade). Bolsonaro leva mais subemprego, arrocho de vencimentos e carestia a população mais pobre. Isso jamais acabou bem.
Vem cá, ninguém torce pra dar certo não??
Prezada Ana, pergunte para Bolsonaro o que significa o governo dele dar certo. A resposta aproximada será: deixar grileiro, desmatadores e garimpeiros atuarem à vontade mesmo com a destruição da Amazônia, destruição da Saúde e Educação em nome de um Estado mÃnimo, perseguição à s minorias e outras maldades sem fim! Então é melhor que não dê certo! Capisce?
Como torcer pela destruição de diversos serviços públicos de saúde (SUS) e de educação, inclusive universidades? Por um governo que propõe abstinência sexual como principal forma de prevenir DSTs? Que nomeia ministros que defendem o terraplanismo? Que não tem polÃtica própria de relações internacionais e obedece cegamente o Trump?
O dar certo deste desgoverno representa a destruição por ele prometida, a dos pobres e de todos os demais que lhe desagradem e que não sejam do seu grupo. Não dá pra torcer pra isso aà dar certo porque é torcer pela própria desgraça.
Ana, torço para o Fortaleza permanecer na elite do futebol brasileiro na série A. O resto é intriga da oposição.
Torcer por torcer, é melhor torcer pelo Coringão. Flamengo tá aà ganhando tudo e é uma boa possibilidade para torcer. Agora torcer pra governo é dose.
Torcer para dar certo as trapalhadas desse (des)governo é torcer para acabar com direitos dos trabalhadores, liberdade de expressão, cultura, educação e meio ambiente.
Torço, mas não desliguei o cérebro para a realidade. Torcer para dar certo ou errado, jamais alterou o resultado de um evento cientÃfico ou de empreendimentos bem embasados.
Senhora Ana CÃntia, parabéns. Com uma única frase atiçou o mau caratismo, a ideologia cega, a imbe..cilidade galo..pante, do Zépovinho "intelectual", os quais, só aceitam ca bresto do adestrador pinguço. Para estes pobres dia bos, o Brasil que se d ane.
Dinastia da Bozolândia é realmente uma vergonha, contudo o diagnóstico está errado. Quem detonou o governo do Bozo foi o Guedes. Principal fator definidor da aceitação popular, da própria democracia, é a Economia: emprego e renda. Liberais menosprezam isto. Collor, FHC, Temer e Bozo viveram e vivem a consequência por causa do domÃnio da oligarquia financeira. Se houvesse honestidade na economia, o juro estivesse em taxa neutra de 1% e o câmbio em R$9, Bozo estaria sendo admirado, como o Pixuleco
Vulgar, é por sua conta Demétrio. Pior o presidiario que queria imitar Fidel, e patrocinaram o governo mais corrupto e incompetente da história.
E a Micheque enchendo os peitchos no hospital mais caro de Brasilia, para o Bozo apertar e nós pagando?
Torce por milicianos no poder? Sabe onde está o Queiroz? E a Micheque? As rachadinhas, o laranjal, o açaà da Val?
A Lava Jato associou - se à Diteita e Extrema Direita, com propósitos polÃticos, e o resultado fli o Bolsonaro, um assalto ao Planalto e à s Instituições Democráticas. Brasil virou esterco p o mundo. Essa elite bu..rra embarcou num discurso moralista e elegeu um corrupto mor, associado à milicianos e ao Escritório do Cry.me. 40% dos trabalhadores são informais, 15 milhões de desempregados, 20 mil indústrias fechadas, fuga do capital estrangeiro. Moro, L Jato, Imprensa e elite mataram o paÃs.
Bolsonaro não passa de um mico de realejo de Donald Trump
Bolsonaro -Moro 2022 ! Ou o Brasil acaba com as h, i e,n,a,,s ou elas acabarão com o Brasil .
Bolsonaro é uma hiena, e os milicos são seu bando.
As peripécias truculentas do capitão dos milicianos nunca esteve por baixo dos panos; sempre foi escancarada. Não fosse a obsessão pelos cortes de gastos sociais e entrega do patrimônio público para pagar dÃvida de agiotagem, fato que mobilizou a mÃdia de massa e seus asseclas, o brucutu não estaria onde está. Não li uma linha sequer sobre esse tal "acaso", muito conveniente ao articulista.
Bolsonaro encarnou a mudança que o povo desejava. Acabou com a roubalheira desenfreada do dinheiro público que era a marca do governo populista que nos saqueou por 13 anos. Democracia para eles é isso : Eu roubo e vc fica calado ". Aposto que vai ser reeleito com folga e os comunistas de araque que na verdade são capitalistas vão continuar esperneando.
E as rachadinhas, a Micheque? A val do aça� O laranjal no governo? E as grandes despesas do cartão corporativo? O helicóptero para levar parentes ao casamento do filho? ...
Rachadinha é o que?
Rachadinha é roubo!! Ninguem te avisou?
Hahaha
O problema é que a presidência tem sido ocupada por uma esquerda atrasada, muito diferente daquela que lutou e construiu nossa democracia. Se o Bolsonaro é um imitador de Trump, quem o Lula e o PT imitam? O PT sequer assinou a C.F. de 1988 e o modelo que eles "imitam" é o Chavismo. Até uma mula descabeçada sabe para onde isso leva: pobreza, miséria, crime, desastre. E são tão arrogantes...
Senhor Jorge, quem "robô" foram seus coleguinhas.
Robô
O Bolsonaro não é um sujeito normal. As coisas que ele fala evidência um sutil reta rdo mental. Após um ano de um governo tão atrapalhado, existir pessoas que o defenda, realmente desanima. Bolsonaro não é um imitador vulgar, mas sim um versão de 5.a categoria do americado, que envergonha o Brasil. O texto do Magnoli está ótimo! Excelente análise. Parabéns.
Até quando teremos que suportar essa coorte de cães raivosos que segue deitando caudalosos rios de tinta e destilando seu ódio a todos que pensam diferente? Esse D Magnolli há muito tempo não faz coisa útil senão apontar o seu dedo para o que julga ser erros dos outros. Quando veremos neste jornal e na mÃdia em geral um pouco de imparcialidade no trato das coisas? Será a imparcialidade que tanto reclamam deveria ser garantida apenas ao celerado que deveria continuar em Curitiba?
Robô ou gado. Uma ou ambas as hipóteses.
Perfeito. Como ele nunca imaginou estar onde está, nunca se preparou minimamente para tal. Preenche o vazio de ideias copiando os citados.....
Excelente texto. Somente despreparados intelectualmente ou que estão submetidos ao atual processo de “emburrecimento”, pelo qual parte dos brasileiros estão sendo acometidos, não reconhecem os tempos terrÃveis que porventura possam vir enquanto este lunatico estiver no poder.
A chamada incompetência do centro polÃtico é outra coisa. A polarização levou a radicalização, e o centro foi defender ideias que não eram duas e os desvios para se chegar ao impeachment. Foi engolido pela extrema direita e pelo desapreço pela democracia. Em nenhum momento percebeu que a extrema direita armou pra prender até o centro. A propósito, o centro ainda não acordou. Em nome do liberalismo aceita os desvios autoritários. Qual o limite? Depois de ultrapassado todos pagam o preço.
Me digam que importância tem a opinião desse articulista ? Opinião dele, só dele, não presta para nada e não ser para ele.
Então pq perdeu tempo lendo? Pq não foi ler algum texto do Olavo de Carvalho?
disse fatos. Bolsonaro é um engodo ao que o PaÃs precisa.
Li o artigo outra vez.. É apenas ração para os haters... CombustÃvel para manter os esquerdistas zangados no cercadinho do jornal... o escrevinhador parece desesperado por perceber que não exerce mais qualquer influência e que realmente a situação mudou... É um outro paÃs. Vamos, Brasil!
Outro paÃs? Queiroz, rachadinha, não divulgar gastos do cartão corporativo, “michque”, chocolate, laranjas! Realmente mudou!
Só choro e ressentimento das viúvas petistas da USP, através do seu órgão oficial de imprensa, a Folha.
Quando a Folha for de esquerda o boi vai voar! É só resgatar as edições à epoca do golpe ( que ela chama de impeachment) e ver de que lado estiveram! É que com este traste na presidência ( que diga-se de passagem está Folha muito contribuiu par sua eleição) é difÃcil encontrar algo bom para falar!
O homem não conseguiu passar da patente de capitão. Passou quase 30 anos como deputado sem um projeto sequer que tenha virado lei e ainda está todo enrolado com o Queiroz. Há IndÃcios de lavagem de dinheiro na conta de familiares, o que demonstra profunda bu rrice. Só poderia ser uma imitação chinesa de 1,99 do gori la laranja, Trump, empresário trambiquei ro presidente da maior nação terceiro-mundista.
O jornalista tem razão: mais do que nunca Bolsonaro precisa de Guedes...E pior, numa crise sistêmica do próprio capitalismo que começa a se aprofundar a olhos vistos. E se o governo petista navegou no mar azul das exportações, esse mar azul se transformou num oceano tempestuoso.O ano passado nossa balança externa teve queda expressiva, e saÃram mais dólares que entraram.Com mercado interno deprimido e o externo idem 2020 será desafiador.
a população está se lixando para os desejos do escrevinhador...
Muito bem respondido ao robô Mário
A julgar pelo escroque eleito presidente pela tal "população" tenho para mim que a mesma está se lixando para qualquer coisa... a começar pelo próprio futuro. O 'escrevinhador" tem razões para o texto.
É a tentativa permanente de desconstruir o Presidente democraticamente eleito. O Brasil saiu do atoleiro econômico moral e ético deixado pela desgraça petista e seus puxadinhos. A caravana vai passando enquanto os cães ladram.
O Presidente Bolsonaro é puxa-saco dos americanos. Agora ele vai comprar deles, uma refinaria sucateada.
O Bozo não é bobo. Pode dar certo.
Só se for para a famiglia dele!
Trump é um homem de negócios e representa o conservadorismo americano, enquanto o Bozo não passa de um acéfalo. Quanto a revolta da população, espera sentado.
Há 1 ano disse quase o mesmo, errou e muito. Aproveito para perguntar , quanto você cobra para assustar uma casa com 5 cômodos?
Quem assusta casa é fantasma. Pede um emprestado para os Bozonaros. Eles tem vários.
É preciso não se enganar: O Brasil tem hoje um PIB per capita de 17 mil USD e precisa mais 20 anos de crescimento de 4% (o que está longe de acontecer) para se colocar ao nÃvel atual do ... Chile!... Brasil é um projeto falho, um paÃs no qual uma elite patrimonialista, corrupta e associada ao crime precisa manter a maioria da população na miséria para manter seus privilégios. Quem quiser avanço, democracia e tolerância deve ir embora do Brasil sem demora.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Chamado de Trump brasileiro, Bolsonaro não passa de um imitador vulgar Voltar
Comente este texto