Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. reinaldo senna

    Tô nem aí.... Pode ficar no seu mundinho bobo que tô nem aí... Vamos, Brasil!!!

    Responda
    1. Elias Alves

      Já bateu continência para a estátua da Havan hoje?

  2. mizael dias

    Quando li o título do texto ri muito. Pois é a mais pura verdade hahaha .. faltam 3 anos: passa rápido

    Responda
  3. Ayer Campos

    "Que ninguém se engane: o espectro da revolta social ronda o ano dois". Até um analista prudente e racional como Magnoli é capturado pelo 'pensamento desejoso'... Gostaria muito que assim fosse, mas meu pessimismo já abdicou desses devaneios. A degradação dos benefícios dos pobres e remediados do INSS, na mal chamada 'reforma', seria suficiente para uma revolta como a da França, mas com ajuda dos 'aparelhos ideológicos', Folha et caterva, foi o que se viu. Vai ficar tudo como dantes, no ano 2.

    Responda
  4. mizael dias

    Quando li o título do texto ri muito. Pois é a mais pura verdade hahaha .. faltam 3 anos: passa rápido

    Responda
  5. José Flávio Viana Guimarães

    A era é mesmo de líderes toscos. A estratégia econômica ultra liberal, com algumas vírgulas induzidas por rastelhos de sensibilidade social, é mesmo a pedra angular da reeleição do sr. Bozo. Sem dúvidas, assim como nos EUA de 2020, o que importa é a possibilidade de dinheiro no bolso e emprego. Então, aos que são adeptos ao globalismo, sim, aguenta-se a era dos populistas de direita. Só não concordo com um ponto: nacionalistas só os europeus. No lado de cá, supremacia branca e racismo mesmo...

    Responda
  6. denise messer

    Está mais para Rodrigo Duterte e se sustenta pela milícia armada e virtual. As ações na economia, se de um lado despertam o entusiasmo do mercado, que ajuda na sustentação política, por outro, aumentam a desigualdade. O primeiro sinal de perda de capital político, serão as eleições deste ano, ainda que em alguns locais, como no RJ, a milícia se impõe e elege seus candidatos.

    Responda
  7. wilson kfouri

    Magnoli tem a desonestidade intelectual de colocar Bolsonaro e Lula no mesmo saco e elogiar FHC. Esquece que FHC entregou o governo com taxas inflação e desemprego altas,reservas baixas ,crise cambial e relação déficit público/ PIB em 60%. Lula entregou o governo com taxas de inflação e desemprego baixas,reservas cambiais altas e diminuiu a relação dívida pública/PIB para 36%. Não por acaso é o presidente mais bem avaliado do Brasil com 86% de aprovação e Bolsonaro o pior depois de 1 ano.

    Responda
    1. Elias Alves

      Acho que estudar história econômica ajudaria a não escrever tantos impropérios. FHC teve que enfrentar dois cenários externos (crise asiática e crise russa), forte desvalorização do real, pois há época não tínhamos reservas internacionais. Não fosse por ações tomadas por ele, o seu sucessor, nao teria que “nadar de braçadas”. Promoveu as privatizações. Só para lembrar : PT e Bolsonaro votaram contra o Plano Real e contra as privatizações! Citar estatística tem que ser no contexto da época!

    2. wilson kfouri

      Ao Argemiro abaixo: ninguém está acima da lei ,nem presidente e muito menos juiz. Quem errou tem que pagar mediante um julgamento justo. sem PowerPoint fajuto ou " fatos indeterminados "A Vaza Jato provou que Moro fez conluio com procuradores amestrados e ajudou eleger um psicopata em troca de cargo de ministro da Justiça e agora é lacaio do miliciano.

    3. Miro Costa

      E de quebra, foi também o que mais roubou, deixou roubar e pediu para roubar. Pelo menos é que concluiu até agora uma carrada de juízes das mais diversas instâncias. Não dá mesmo para comparar.

  8. Mario Donizete Pelissaro

    Concordo. Bolsonaro é um imitador vulgar de um presidente Trump também tosco e vulgar. O que potencializa aunda mais a negatividade do fato.

    Responda
    1. Miro Costa

      Quer saber como anda a popularidade de Trump, Erdogan, Salvini, Orban? Pesquise. Vai descobrir que, em todos os casos, et caterva está está freneticamente buscando a autodestruição.

  9. José Cardoso

    Perfeito. Todos esses países tem algo em comum: o racismo acoplado ao nacionalismo. E num país de maioria africana como o nosso o racismo não é uma força política. Bolsonaro depende da continuidade dos bons resultados econômicos desse último ano.

    Responda
  10. Francisco Henrique Dias

    Magnoli deixou de fazer análise. É só torcida contra. O país está melhor! Ressentido!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Acorda!

  11. niemeyer franco

    Concordo. Bolsonaro não passa de um can.alha á procura de projeção. Um bo.çal sem moral e ética.

    Responda
  12. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Concordo com Demétrio, mas acrescentaria: precisamos reconstruir o centro (centro democrático de esquerda e de direita democrática/ insisto: necessariamente com esses dois lados...), exceto se quisermos ser derrotados novamente por Bolsonaro. Para tanto, esforços e gastar sola de sapato. Cito Brecht (in: Bertolt Brecht: poesia. Trad. André Vallias. Perspectiva, p. 93): "Se seu sapato se desfaz/ de gasto (...)/é mais feliz que vc/ pode crer"...

    Responda
  13. Miro Costa

    Seu pote de raiva é inesgotável, hein, Magnoli? Desrespeitoso, acima de tudo: desanca o Bolsonaro, et caterva - quer dizer, todos aqueles que votaram em ou apoiam o presidente - que é tosco, mas é legítimo. Você, certamente, se acha um democrata. Não é. No fundo, continua sendo o trotskista aparentemente mal asseado no corpo e na mente dos tempos de faculdade. Faz que nem o Reinaldo Azevedo: volta! É mais honesto.

    Responda
    1. Ayer Campos

      O mais grave problema da democracia realmente existente, aparentemente irremediável, é que pressupõe, para funcionar, um tipo de cidadão informado, racional e crítico que ela própria não consegue produzir. Neste tempos sombrios, acreditar no absurdo é uma demonstração cabal de lealdade, que possui um uniforme e um exército de seguidores tribais. Em suma, um formidável vetor de coesão, baseado não em fatos, mas em sentimentos e sensações. No 'mito' contra as elites...

  14. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Concordo com Demétrio, mas acrescentaria: precisamos reconstruir o centro (centro democrático de esquerda e de direita democrática/ insisto: necessariamente com esses dois lados...), exceto se quisermos ser derrotados novamente por Bolsonaro. Para tanto, esforços e gastar sola de sapato. Cito Brecht (in: Bertolt Brechet: poesia. Trad. André Vallias. Perspectiva, p. 93): "Se seu sapato se desfaz/ de gasto (...)/é mais feliz que vc/ pode crer..."

    Responda
  15. reinaldo senna

    Achei lindo ele dizer "que ninguém se engane". Mais um profeta sem discípulos... Todos esses escrevinhadores estão perdidos, sem entender porque a população age diferente de seus desejos... Um novo Brasil está surgindo... Adeus!!! Seja feliz!!! Pode ficar no seu mundinho que não tô nem aí......... Vamos, Brasil!

    Responda
  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Assim como tivemos o vampiro brasileiro, agora temos o trump daqueles de feira paraguaia!

    Responda
  17. Magali Barbosa de Abreu

    tem algo a mais ...´´trump é o amor platônico do pte laranja/pinoquio

    Responda
  18. Henrique Oliveira

    Texto primoroso. Eu apenas acrescentaria que Trump, mesmo sendo tão vulgar, tem um tosco imitador no Brasil que transcende qualquer vulgaridade do original!

    Responda
  19. Evandro Luiz de Carvalho

    Demétrio, vc e seus patrões ajudaram a eleger isso, parabéns por arruinar nosso país.

    Responda
  20. Eliane Carmanim Lima

    Parabéns pelo texto colega ( temos currículo semelhante na sociologia e geografia). Brilhante ! Adorei o macaqueia, apesar de que esses primatas merecem nosso respeito. Ainda bem que o Brasil encontra-se longe do conflito, mas me pergunto das consequências de chamar o Irã de terrorista. Poderá afetar nas exportações de carne.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Eliane, bom dia. Quanta presunção no teu comentário em respeito a si própria. Quanto desrespeito em relação a terceiros. Teu ego, superestimado, deve, em verdade, caber em uma cabeça de alfinete. Teu posicionamento apenas confirma que não é a formação intelectual que dimensiona o ser humano. São os primatas (e todos o fomos) que irão resgatar o país. Não os fanáticos que idolatram falsos líderes que promoveram a quebra sócio-econômica da nação. Sugiro que continues estudando. Talvez despertes!

  21. Cloves Oliveira

    Deve ter havido muita pressão interna para que o Demétrio abandonasse a elegância tradicional para ingressar na banda xiita da FSP. Às favas os bolsonaros e trumps do mundo, pois existem coisas muito mais importantes para se preocupar como, por exemplo, onde iremos colocar os milhões, ou talvez, bilhões de pessoas que provavelmente serão deslocadas dos seus países que desaparecerão ante o avanço dos oceanos? Como alimenta-los será outro desafio. Que doenças trarão? Criminalidade?

    Responda
  22. Marcos Serra

    Artigo destinado ao gueto de leitores (grande maioria da FSP) inconformados com derrota nas urnas. É certo que há vários motivos para criticar o Bolsonaro. Não os nego mas a crítica reacionária (basta ver o linguajar e argumentos utilizados) só tem dois objetivos: destilar o ódio que tanto criticam e chorar em um ombro amigo. Queiram ou não, o país está avançando apesar do estado aparelhado e falido que assumiu em 2019. A racionalidade supõe um mínimo de análise isenta. Nessa coluna, inexiste.

    Responda
    1. Jurema Nordeste

      Concordo. O país está avançando... para o abismo .

  23. Guilherme F

    O risco de crescimento econômico é tão grande quanto o de uma revolta popular, ou seja, zero. Vamos ter que esperar até 2022 mesmo, quando fatalmente outro neoliberal, talvez mais civilizado, chegará ao planalto e prosseguirá destruindo a economia aos poucos. Quem sabe em 2026 algo mude.

    Responda
  24. Avelino De Freitas Neto

    Leitura de artigos da correnteza do Elenão nestes panfletos estraga o dia para os eleitores do atual Presidente. Mas é melhor que seja assim a acordar todas as manhãs com o inferno cleptocrático se o eleito fosse o poste do coordenador-mor da cleptocracia.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Errata: palavras chulas..

    2. wilson kfouri

      Inversão de valores do gado bolsonarista: " Poste" bacharel em Direito ,mestre em Economia,doutor em Filosofia ,com grandes legados no MEC e prefeitura de SP ." Mito" expulso do Exército por problemas cognitivos,29 anos inúteis de vida pública,nomeador de laranjas e ligado à milicianos. Não por acaso o " mito ", covardemente,fugiu dos debates com o " poste" porque nas lavras chulas do caixa2 Ônix Lorenzoni" Bolsonaro peida e fede"...

    3. Henrique Oliveira

      Como se nesse governo não houvesse a tal da cleptocracia! Ela está apenas muito bem camuflada e um dia virá à tona!

  25. Francisco Gugé

    1) Reforma da previdência, 2) Selic 4,5% economizando 100 bilhões de juros, 3) Um ano de Governo sem corrupção, 4) Ibovespa 117k, 5) 800 mil novos empregos, 6) Fim do achaque ao Estudante com a carteira grátis, 7) Tentaiva do fim do DPVAT, 8) Tentativa de fim de obrigatoriedade de publicar balanços que achaca o Empresário. 9) Aumento da exportação de carne para a China, 10) Apoio ao fim do Imposto sindical. Acho que o ano de 2020, vai passar bem. Trump é problema do Americano, e não nosso.

    Responda
  26. Ivandete gomes oliveira

    Não há como explicar a grande proporção de pessoas que se sentem representados e saciados pelo poder e ódio que emana deste senhor . Resta a pergunta em meio a uma lufada de fumaça: " foi bom pra vc " e como resposta, o sorriso de deboche.

    Responda
  27. José Bernardo

    "O incidente dentro do duplo acidente"... O artigo constitui radiografia precisa e vigorosa, e os comentários são pertinentes; agora, com o ocorrido no Iraque e seus desdobramentos políticos e econômicos imprevisíveis, as interrogações só se avolumam.

    Responda
  28. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Fato é que nesse balaio chamado Bolsonarismo ele é feito de palha seca, com seu fundo repleto de dinamites. Internamente se alojam instituições, parte das forças armadas, igrejas, setores do judiciário, agronegócio, mídia e maioria do empresariado nacional. No centro do balaio um palhaço brinca de riscar fósforos à todo instante enquanto ao seu redor uma plateia assiste incrédula e se perguntando se tudo aquilo é real.

    Responda
    1. Tania Azevedo Garcia

      Perfeito o artigo, perfeito o comentário.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Carlos, mas quem disse que se o Bolsonaro sair, o PT vai cair no colo? Tem um monte de candidato de centro, outros a direita, esquerda que não o Lula e cia... Tem que parar com esse radicalismo, essa polarização cega.

    3. carlos alberto félix da silva felix

      Chega de agouros desses articulistas de plantão. Gente, se o Bolsonaro afundar, não espere bonança vinda do PT, não! que tanto vocês querem de volta!

  29. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sempre arguto e definitivo, dessa vez Demétrio, me parece, subestima os grotões de ódio, cuidadosamente cultivados no homem comum, e expandidos, como a Nova Peste Negra, nas redes sociais. Aquela era transmitida pela urina do rato, esta pelo espanar dos bytes. Para reforçar em definitivo a visão reacionária, que ocupa o vácuo na mente do Zé Povinho, basta uma reação da Economia. E ao que tudo indica ela se avizinha.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Claro Wilson, a reação se ocorrer será apesar do Guedes. Em geral as economias, e outros fenômenos reagem em ciclos, descritos por Kondratiev, economista executado por Stalin. Em razão da recessão de 2014 prá cá, as indústrias operam com ociosidade. São capazes de recuperar a produção sem investimentos imediatos. Por outro lado, deve-se registrar que está nos planos do governo um programa de renda mínima em escala maior que o Bolsa Família. O que pode reforçar o domínio de corações e mentes.

    2. wilson kfouri

      Guedes afirmou que zeraria o déficit público em 1 ano e depois de 6 meses pediu e conseguiu 196 bilhões de reais ao Congresso para não pedalar. Agora se ufana do déficit público em 2019 será de " apenas" 80 bilhões de reais e " esquece" que só no leilão do pré-sal vendeu ativos por 60 bilhões de reais sendo 50 bilhões para a Petrobrás. Quer ressuscitar a CPMF disfarçada de "imposto digital" ou seja não tem estratégia nenhuma para alavancar a Economia e ,se acontecer, será apesar do Guedes...

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Fernando, se a economia realmente melhorar, acho que as bases do Bolsonaro (e também o povão) darão de ombros para esses questionamentos. A onda anticorrupção já está dando vaga ao reacionarismo da massa (que o Demétrio subestima) e ao liberalismo da elite econômica.

    4. Matheus de Oliveira Melo

      Comentário na mosca, Adonay. Também senti muito "wishful thinking" no texto. O Bolsonaro tem, sim, forte base social - ao contrário, por exemplo, de Fernando Collor à época dele.

    5. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Não acredito que baste uma reação na economia. Como Jair vai se sustentar quando o esquema das rachadinhas, que se iniciou com ele (Wal do açaí, por exemplo) for inteiramente revelado? E que no gabinete de 01, provavelmente a pedido do pai, se abrigou um miliciano, que era o operador financeiro das rachadinhas e a ponte da milícia do Rio das Pedras no Congresso e na Alerj? E como será quando o interior do Brasil entender o que significa "miliciano"?