Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    O autor acertou o alvo do maior problema do Brasil hoje: a família Bolsonaro no poder. É sabido que o capitão reformado sempre foi ligado às milícias do Rio de Janeiro e agora há o perigo do Estado ser totalmente dominado pelos milicianos, que são uma ameaça à democracia e à República.

    Responda
  2. Mariana da Costa Conde

    Hildebrando vc ja conseguiu despetizar Piumha ? Como foi o processo : envenenamento ideologico ou a trivial exclusao de ilicitude ? Teve ajuda das milicias locais, recebeu ajuda de Olavo ou apenas pos maos á obra?

    Responda
  3. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Milícia é um poder paralelo muito perigoso. Ainda bem que é local.Mas por conta da pobreza pode se espalhar. Então, o Estado de direito perde sua legitimidade e passa ficar a do mais forte. Uma corrupção e uma caça ao antagonismo legal.

    Responda
  4. Pedro Sodré

    É isso, vamos dar nomes aos bois. Bolsonaro e sua família são milicianos do Rio de Janeiro. Não pegam em armas pois não são os soldados da milícia. Fazem parte do alto escalão, o que negocia diretamente com os policiais (da ativa e exonerados) que mandam nas milícias. Gente graúda, que explora do jogo do bicho até a construção ilegal de edifícios, gente que está empregada no poder público municipal, estadual e federal. A milícia é como um vírus, contamina o Estado através dele mesmo.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Mentira do militante; a prioridade continua sendo despetizar o Estado e desancar stablishment neo-marxista no País em 2020, 2021, 2022, 2023...

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      A petistada começa 2020 choramingando no seu universo paralelo amoral; terminarão o ano do mesmo jeito.

    2. Mariana da Costa Conde

      Hildebrando vc ja conseguiu despetizar Puimha ? Como foi o processo : envenenamento ideologico ou a trivial exclusao de ilicitude ? Teve ajuda das milicias locais, recebeu ajuda de Olavo ou apenas pos maos á obra?

    3. Lucas Cansado

      Despetizar para milicianizar?

    4. Hildebrando Teixeira

      Engraçado, parece que quem já deu foi a turma do pixuleco, ou será que estou sonhando?

    5. Adailton Alves Barbosa

      Releia o texto ou retorne de Zurique

    6. roni francisco dal bosco

      Mas tu é leso mesmo hein ? até acho que tu é um robo sabe ? tal o teu descaramento.

    7. Waldo Assahi

      Deviam despetizar as cabecinhas do gado bozolavista. Esta conversa de fanático de seita já deu.

  6. José de Paula

    PT e hoje: Sérgio Cabral, Sarney, Garotinho, Renan, Collor, Malufe (se lembra da foto do beija-mão na mansão do Malufe . . . . ???)

    Responda
    1. Waldo Assahi

      Todo esse mimimi pra desviar o assunto sobre o seu chefe miliciano, josé? Tsc, tsc... cola não, véi.

  7. niemeyer franco

    Vamos combater as milícias a partir do governo Bolsonaro e filhos. Primeiro eles, se os deixarem para o final, nada feito.

    Responda
  8. José de Paula

    PT de ontem: Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio, Airton Soares, Francisco Wefort, Cristóvão Buarque, Heloisa Helena, Luiza Erundina, Marina Silva, Beth Mendes, etc, etc . . .!!!

    Responda
  9. Wilson Lima

    O milicianismo, e isso todo mundo que é contra ele sabe, ampliou enormemente seu poder de ação e de corrosão no exato instante em que Bolsonaro e os seus foram eleitos por boa parcela dos brasileiros. A meu ver, neste primeiro ano o que assistimos foi apenas um treiler, uma pequena amostra de toda a corrosão que está por vir. E tenho pra mim que nossas instituições (vimos isto em 2019!) não terão a menor capacidade de lidar com essa anomalia. O buraco, nesta questão, é bem mais acima!

    Responda
  10. José de Paula

    por fvr alguma palavra sobre: assalto à petrobras, caminhões de dindin da oh debrecht, o pacto com a oh as, os acordos espúrios com a jbs, o enriquecimento instantâneo dos filhos da Pobrecriaturaperseguida - o "R.ona.ldinho dos n.eg.ócios" com a oi . . . a compra de pasadena, os R$16 milhões na conta da Pob.recriatura.perse.guida, os 3 anos de recessão dilmista, a engarrafadora do vento . . . . !!!

    Responda
    1. niemeyer franco

      "... assalto a petrobrás, ...". O Brasil não precisa de políticos mais ou menos honestos, mas honestos, simples assim.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tudo isso, em que pese as distorções e tribunais de exceção, foi e está sendo resolvido pelas instituições policiais, de justiça e política. Já o ataque miliciano ilegal e criminoso agora tem a seu lado o presidente da república e o ex paladino da justiça e é a ameaça a ser enfrentada no momento, muito mais grave que o que você descreveu pois disso as instituições deram conta.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tudo isso, em que pese as distorções e tribunais de exceção, foi e está sendo resolvido pelas instituições policiais, de justiça e política. Já o ataque miliciano ilegal e criminoso agora tem a seu lado o presidente da república e o ex paladino da justiça e é a ameaça a ser enfrentada no momento, muito mais grave que o que você descreveu pois disso as instituições deram conta.

  11. denise messer

    Parabéns pelo artigo Professor! As ligações da família Bolsonaro com a milícia são antigas e sempre foram explícitas, inclusive com discursos na Câmara.

    Responda
  12. José Ramon

    Os milicianos são semelhantes ao comunismo: - falam que querem aumentar a liberdade, mas na realidade é o contrário - vendem, mais caro!, bens roubados como tv a cabo, Internet, gás, transporte, etc.

    Responda
    1. José Ramon

      Eu vivi 45 anos em Cuba e conheço do que falo, e você?

    2. José Ramon

      Eu vivi 45 anos em Cuba e conheço do que falo, e você?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comunismo não discursa em favor de liberdades burguesas e não propõe roubo e expropriações em favor de grupos criminosos, antes pretendem garantir o acesso de tudo a todos, se não conseguem atingir seus objetivos e surgem efeitos indesejados de suas ações é outra conversa. Quem apoia um ou outro é cúmplice dos resultados, a diferença é que para os milicianos nada do que acontece é indesejado.

  13. Marcelo Silva

    É de pessoas assim, com o caráter e coragem desse professor, que estamos precisando. Ou vamos todos para o buraco.

    Responda
    1. Rosangela Pimentel

      No buraco acho que já estamos, minha preocupação é como sairemos dele.

  14. Lineu Saboia

    Soluçao: Bolsonaro - Moro 2022 ! Ou nás acabamos com as h,i,e,n,a,s, ou elas acabarão com o Brasil. O Brasil tem jeito e estamos caminhando para um país melhor, melhor que qualquer ditadura socialista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Prefere um país controlado por milicianos, que são organizações criminosas, que contam inclusive com um departamento especializado em eliminar fisicamente seus opositores, o famoso Escritório do Crime, do qual faz parte o condecorado péla familicia, que emprega também seus familiares com nosso dinheiro. Esse é o seu Brasil melhor? Tens responsabilidade no que está ocorrendo e no que ainda vai ocorrer.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      O relato do professor é inquestionável. Sendo assim, não adianta usar chavões ou palavras de ordem. É um governo que tem intimidade com milicianos e ethos de milicianos. A perseguição a intelectuais e cientistas é só a ponta do iceberg.

  15. Luiza David

    Artigo primoroso Professor.

    Responda
  16. LINCOLN Penna

    Artigo valioso, oportuno e necessário. Parabéns!

    Responda
  17. Cloves Oliveira

    O Prof ia bem até cair na m/esmice do "império da b/oçalidade" que já no tempo do Rui Barbosa era considerada démodé. Finalmente alguém fala em defesa da República quando o modismo da vez é a tal defesa da democracia. Poucos sabem, mas o sistema republicano com três poderes independentes foi criado confiando numa fraqueza humana: a g/anância. A g/anância pelo poder e pelo território assegura que um poder não interfira no outro e mantém o país público e não privado como querem as milícias.

    Responda
  18. ADALBERTO SALES

    Boçalidade por boçalidade prefiro a do atual governo, mesmo com toda agressividade é transparente e não engana ninguém,diz prá que veio,em contraponto as dissimulacoes e cinismos de outros tempos, que, com honrosas exceções, nossa intelectualidade foi omissa. Freud explica...!!!!

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Excelente!

  19. JOSE LINO DA SILVA

    A presença de tantos militares nesse governo dá a impressão de que as forças aramadas compartilham com esse jeito miliciano de ser. A longo prazo será desastroso essa vizinhança com esse tipo de crime.

    Responda
    1. Lucas Cansado

      Basta pensar na Venezuela, onde o governo conseguiu cooptar as forças armadas - ou a maioria de suas chefias. Hoje, consolidada essa situação, os militares que demonstram posição contrária são perseguidos ou mesmo torturados e mortos

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Hercilio, vozes sensatas?... Não se canse procurando, eles estão é preocupados com o que chamam de soldo.

    3. Hercilio Silva

      Eu vivo me perguntando, onde estão as vozes sensatas nas forças armadas? Não é possível que a ala que não se incomoda com as milícias seja maioria, parecem anestesiados ao permitir isso.

    4. Waldo Assahi

      As relações dos bolsonaro com a milícia são antigas e manjadas. Todos aqueles generais sabiam (e sabem) que apoiaram (e apoiam) um chefe miliciano a se manter no poder e implementar uma agenda miliciana - pró-armas, pró-grilagem etc - no Brasil. Não é só impressão, José, infelizmente.