Sylvia Colombo > Escalada autoritária de Jeanine Áñez a aproxima de Evo Morales Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O que a filha da fatima bernardes tem a ver com a reportagem? Não recomendaram uma outra reportagem prolifica para mim.
O texto sugere apoio ao movimento que tirou o EM do poder e só agora se surpreende com atitudes autoritárias desse setor. O Evo Morales merece fortes crÃticas mas a solução da pressão militar para a renúncia e a atuação precipitada e suspeita da OEA deveriam ser analizadas criticamente, e não apoiadas sem questionamentos.
Gosto em geral dos textos da S. Colombo, mas me incomoda aqui uma certa desilusão em relação à Ãñez, como se ela fosse uma real esperança de saÃda democrática. Chama a atenção que só agora sejam advertidas condutas autoritárias na autodeclarada presidente da BolÃvia, quando desde o primeiro dia deu mostras claras de responder aos setores mais reacionários que discriminam a maioria de origem indÃgena e promovem respostas repressivas violentas contra as manifestações.
Nelson Franco Jobim atravessa comentários de internautas falando em ignorância e “mandando” internauta ir estudar. Estudando que descobri a profissão de Evo. Coraleiro. Estudando que descobri seu longevo Governo por fraudes, a ponto de ser presa, a mais alta autoridade eleitoral do PaÃs, comandada por ele. Lendo, descobri que Evo não foi preso, também, porque autoridades do PaÃs lhe deram a chance de renunciar e buscar refúgio em algum paÃs esquerdista, q seria o Brasil, se Haddad e não JB.
O Senhor Hildebrando Teixeira foi feliz na observação: só um Pasquim esquerdista para publicar uma matéria em que o enfrentamento ao narcodiditador Evo Morales pode ser visto como escalada de violência. Felizmente o PT caiu fora, pós de ainda Estivessem no des(governo) colo gostaria essa jornalista, o asilo ao Narcoditador estaria ocorrendo no Brasil.
Que narcoditador? Não seja ignorante. Você não sabe o que diz. Vá estudar pra não dizer besteira. Deve ser mais um robô da Secom.
Fazendo tudo isso sem ser eleita democraticamente! A direita radical mostrando os dentes.
Só nesse pasquim de lunáticos radicais marxistas a simples reação ao autoritarismo como Evo pode ser chamada de escalada autoritária. Desinformação p/ emplacar uma mentira, pra váriar
Não seja tolo nem fascista. A BolÃvia é uma sociedade marcada pelo autoritarismo polÃtico. A crÃtica é procedente porque o governo interino repete os erros do anterior. A alternativa ao extremismo de direita ou de esquerda é a democracia liberal, não o fascismo.
Muito pelo contrario, a Folha esta muito bem informada, é o que esta acontecendo no pais andino com a Autodeclarada Presidente Añez da Direita Ultraradical.
A parte da sociedade que se sente incomodada com Evo e a que se sente incomodada em dividir espaços sociais com indÃgenas, como ocorria nos aeroportos do Brasil, com nordestinos. Mas os paÃses frequentados pela elite boliviana Espanha e México criam constrangimentos, então a golpista, para elite, também já não serve como o Morales, que não servia por outra razão. Esta e a conclusao não simétrica ao comparar alho com bugalhos da colunista.
Para mim, ditaduras de direita ou de esquerda são exatamente a mesma coisa. Mas como a Presidente interina da BolÃvia é uma ditadora de direita, a mÃdia não faz alarde. Sempre foi assim, se fosse de esquerda, seria uma ditadura comunista e todo o mundo iria se intrometer.
Jamais defenderei qq governo autocrático e/ou demagogo, seja de esquerda, seja de direita... lamentável ver tantos leitores q se deixam contaminar pela ideologia a ponto de se tornarem cegos diante de fatos incontestáveis, como o de q Morales estava se tornando um ditador (o q, obviamente, não justifica uma nova guinada autoritária de direita). Leiam 'Como as Democracias Morrem' de Levitsky e Zilbat, e talvez a cegueira (ou ingenuidade) diminua.. Já os mal intencionados, pra estes não há solução
Basta olhar na cara da perua pra ver que ela é bi.xa má. Tenho dúvidas se vai ocorrer quaisquer eleições
Adorei.
Jamais defenderei qq governo autocrático e/ou demagogo, seja de esquerda, seja de direita... lamentável ver tantos leitores da Folha que se deixam contaminar pela ideologia a ponto de se tornarem cegos diante de fatos incontestáveis, como o de que Morales estava se tornando um ditador (o que, obviamente, não justifica uma nova guinada autoritária de direita)... Leiam, em especial, você, Sodré, 'Como as Democracias Morrem' de Levitsky e Zilbat, e talvez fique um pouco mais sábio (já a educação..)
Não é Freud que explica, é Newton mesmo, em sua terceira lei, que pode ser enunciada como "toda a ação provoca uma reação de força igual e sentido contrário".
Já ouviu falara da "Lei de Einstein"? Diz assim: duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana.
A fascistada bozominion ataca novamente. Pode se ser tudo o que acusavam o adversário de ser desde que seja do seu lado. No Brasil viviam acusando os de esquerda de serem autoritários nas adoramos ditadores e torturadores, mas só os de direita, é claro!
A imprensa brasileira continua condescendente com o autoritarismo de direita, fará isso até a extrema direita lhe tirar a liberdade, ocasião em que tem de passar a oposição clandestina. Houve golpe de estado na BolÃvia, qualquer outro nome é escamotear.
mais defenderei qq governo autocrático e/ou demagogo, seja de esquerda, seja de direita... lamentável ver tantos leitores q se deixam contaminar pela ideologia a ponto de se tornarem cegos diante de fatos incontestáveis, como o de q Morales estava se tornando um ditador (o q, obviamente, não justifica uma nova guinada autoritária de direita). Leiam 'Como as Democracias Morrem' de Levitsky e Zilbat, e talvez a cegueira (ou ingenuidade) diminua..
Golpe foi o que Morales estava promovendo, quem nega isso padece de cegueira ideológica (ou é mal-intencionado mesmo). Agora cabe ao povo e às instituições recobrarem a vigilância junto ao governo interino para conterem nova escalada autoritária e torcer muito pra que o povo boliviano tenha a sensatez de desta vez eleger alguém moderado e que saiba respeitar os valores democráticos. O Carlos Mesa parece ser a melhor opção.
Olhe no espelho, seu cego ideológico
Para se evitar a consolidação de um golpe se consolida um golpe maior? A escalada autoritária já estava contida quando Morales aceitou novas eleições, mas aà retiraram todos substitutos legÃtimos de Moralez, menos essa, que era um Bolsonaro na vida.
Só essa coluna e a direita em geral está surpresa com o autoritarismo desse novo governo da BolÃvia. Se é para gastar tinta para escrever uma obviedade dessas, pelo menos faça autocrÃtica e admita que apoiou um golpe.
A colunista não se disse surpresa em nenhum momento, apenas enumerou e registrou os fatos para a posteridade, e para informar qualquer cidadão desatualizado que não tenha a polÃtica boliviana como sua novela preferida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sylvia Colombo > Escalada autoritária de Jeanine Áñez a aproxima de Evo Morales Voltar
Comente este texto