UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Braulio L Vasconcelos

    Acredito que o Jornalista Jânio de Freitas não precisa de bajuladores. Mas é impossível não elogiar uma coluna com tantas verdades, avisos e preocupações.

    Responda
  2. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    A Folha é reduto PSDB PT vinculada à grande parte da USP e com ideologia do uso se fazendo de correto Quem é o responsável pela ascensão da radical direita - a incompetência + corrupção dos governos anteriores Não seria está a situação atual se passado tivesse que ser lembrado com respeito mesmo que divergência Estes jornalistas tem rabo preso com interesses menores

    Responda
  3. Luiz Alberto Minniti Amoroso

    A Folha é reduto PSDB PT vinculada à grande parte da USP e com ideologia do uso se fazendo de correto Quem é o responsável pela ascensão da radical direita - a incompetência + corrupção dos governos anteriores Não seria está a situação atual se passado tivesse que ser lembrado com respeito mesmo que divergência Estes jornalistas tem rabo preso com interesses menores

    Responda
  4. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. NACIB HETTI

    Tanta coisa ruim no governo do Bozo e o Jânio vai atacar logo o lado melhor.

    Responda
    1. Rafael Calegari

      Nacib, melhor? Guedes toma como premissas básicas de todas as suas propostas as seguintes: 1- Quanto menos o Estado gastar, melhor a Economia funciona; 2- Quanto mais o Estado cortar gastos, maiores serão os investimentos privados e geração de empregos; 3- Todo serviço é prestado com maior eficiência e maior cobertura pelo particular do que pelo Estado. Poderia citar algum manual de Economia que prove, suponha ou ou sugira alguma delas? Cite autor e obra, por favor.

    2. alonso barros

      Melhor ?!?! Você leu a coluna ?

  6. Jorge Luís da Silva Mendes

    Os robôs-gados se estrebucham como ver-mes no álcool ao ler uma crítica contundente à famigerada dupla Bozo-tchu-tchu-ca.

    Responda
  7. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. WILSON FILHO

    Pensei que tivesse mudado, mas continua o mesmo. Continuo com a minha convicção, qual a credibilidade de um articulista que tem a mensagem "lula livre"? Nenhuma.

    Responda
    1. Vera Lúcia Daloia Vieira

      Ba ba cá...

    2. WILSON FILHO

      Alonso, "lula livre" não é ideologia, se não a Máfia seria também, vá estudar e procure saber o significado de ideologia, "lula livre" é compactuar com o crime.

    3. alonso barros

      Ele tem a credibilidade de quem informa , independente da sua ideologia . Se você não quer aceitar os dados é porque não quer enxergar os fatos . O ideólogo cego aqui é você.

    4. AYRTON CASTOR DIAS

      A Folha é jornal de esquerda.

  9. RAYMOND KAPPAZ

    Caverna sem luz é o local onde o cérebro do Jânio está vivendo. Lamentável quem não reconhece o momento de se recolher para evitar vexames como o conteúdo deste artigo. O mais lamentável ainda é este jornal manter espaço para pessoas que , na minha opinião, pararam no tempo.

    Responda
    1. CARLOS MARCHESANO

      Vexame é o excremetíssimo capetão miliano e mentiroso. Lamentável é alguém achar que ele está no bom caminho. Ele e seus aloprados filhos estão trabalhando duro na destruição do nosso país.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Grosseirão.

    3. Rafael Calegari

      Mas o texto está correto. O problema não é esse.

  10. Maria Ines Polotto

    Obrigada Oü pelo texto! Obrigada por existir! Obrigada por pensar o Brasil tão miserável! Obrigada por me representar!š

    Responda
  11. Rafael Calegari

    Janio de Freitas, concordo com sua análise, mas alerto que ela está incompleta num aspecto extremamente importante e esclarecedor, sem o qual não compreendemos o quadro clínico patológico da política brasileira atual cujos principais sintomas você sintetizou: As reformas e demais medidas de desmonte do serviço público e dos programas sociais tem como unidade de propaganda a Folha de S. Paulo e outros jornais, sem o que a tentativa de implementação desta política não teria como prosperar.

    Responda
    1. José Bernardo

      Excelente artigo, como costumam ser os da lavra de JF. Mas subscrevo o alerta do sr. Rafael Calegari. A grande mídia insiste e persiste na dicotomia, e não vê, ou finge não ver, que a agenda de costumes e a econômica do presente governo não são distintas, mas têm matriz inseparável, e a mesma pulsão predatória.

  12. Antonio Lobato

    Jânio, vc foi perfeito.

    Responda
  13. adel eddine

    Temos um presidente que desmente a verdade a cada dia, em cada ato e em cada fala. Tem como metodo, planejado previamente, turvar as aguas para dela se nutrir. E usa como verniz o ministro da justiça, adubo para o que se antevê. Tristes e tenebrosos tempos nos esperam.

    Responda
  14. reinaldo senna

    tadinho... que final de vida triste... Vai morrer completamente enfezado, enquanto o Brasil muda e avança em direção à liberdade econômica e relações sociais baseadas nas liberdades individuais. Vamos, Brasil! Tô nem aí pra comunista...

    Responda
    1. Matheus Muradas

      Mario, a tia velha com cheiro de naftalina.

    2. alonso barros

      Você é daqueles que vê “ Coluna do Jânio de Freitas”, e vai direto escrever um comentário. Como sempre maldoso , sem conteúdo, sem argumento. ...Tadinho.

  15. Fatima Marinho

    A grosseria dos bolsominions e do clã Bozo prioriza o ataque as mulheres, entraram com as 4 patas para derrubar os direitos reprodutivos, os poucos conquistados até agora. Querem o país do conto da Aia (sob os olhos Dele), fanatismo religioso não combina com feminismo e com direitos humanos. Viva a porta dos fundos que desafiou dogmas.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Feliz Ano Velho!!! Esqueceu de mencionar a perseguição aos direitos reprodutivos das mulheres, volta a idade das trevas onde as mulheres não tinham alma. O Ernesto aaraujo, suposto ministro, persegue as mulheres na ONU, busca derrubar direitos conquistados, em nome de que? Por que retirar direitos reprodutivos das mulheres? Vamos virar o país do conta da Aia.

    Responda
  17. VALMONT ROSA SILVA SANTOS

    O tempo só está bom para quem enxerga a realidade através da Revista Vesga e escreve "puchadinho" com ch, por não entender absolutamente nada do que acontece no país. // Infelizmente, são muitos.

    Responda
  18. Angelo Batista Goulart

    Governo Bolsonaro-Guedes é a faceta do imperialismo e da brutal implementação das politicas econômicas do neo-liberalismo , no caso pra toda America latina é o ultra-liberalismo, corta tudo direitos e ganhos sociais conquistados há décadas de muita luta pela as populações ! Agora é perceptível a desconfiança e frustrações da população brasileira,mas venceremos qualquer Governo que ousar destruir os sonhos de soberania de um povo!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Boa reflexão, resistência vem de baixo, não existe perspectivas de melhora para os explorados, a reprodução do capital exige mais sacrifícios para o mundo do trabalho, a luta é e será a única saída, o tempo está a favor para os que usam a razão como guia. Ao enfrentamento!!!

  19. João Braga

    São pontos de vista.. Para um milhão de pessoas e suas familias que recuperaram emprego sao tempos felizes. Todos nossos indicadores sociais melhoraram. A corrupção caiu. Taxa de homicidios idem. Existe uma nova esperança nas pessoas, pelo menos naquelas que acordam cedo e vão trabalhar, dão duro. Deve ter piorado para os que abraçam o dinheiro público ou se amontoam em um estado aparelhado. Voltamos a ser um país, e não um puchadinho do foro de SP. Feliz 2020 !

    Responda
    1. Maria Tereza Castro

      Faça um favor, pontue aqui quais os indicadores sociais que melhoraram.

    2. Maurício Serra

      Não vejo esse brilho nos olhos de ninguém - especialmente naqueles que acordam cedo e trabalham duro. Muito menos nesse 1 milhão de "empregos" - informais, os chamados autônomos ou empreendedores, semi-escravos de aplicativos ou ambulantes de sinal.

  20. João Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. ORLANDO PEREIRA BARRETO NETO

      Parabéns João Braga!!! Jânio de Freitas não é jornalista, e sim um obcecado operador do nefasto e jurássico socialismo que procura manipular mentes. Se fosse jornalista teria citado as pontuações que você faz.

  21. edgard Reymann

    Não sei por quê, mas ao ler esta coluna fiquei com a impressão de que a equipe que faz os editoriais deste jornal pensa completamente diferente do articulista. O que prova o seguinte: divergência é bom em jornal, desde que as opiniões diferentes do jornal não sejam postas em prática na sociedade. Aqui, o que se quer mesmo é o retrocesso, a escravidão. Progressismo, justiça social, é coisa de artigo de jornal. De resto, estamos indo bem - ladeira abaixo.

    Responda
  22. Beatriz R Alvares

    Sim, estamos em uma caverna sombria. No entanto, se não há luz devemos procurar a saida de alguma maneira. Recuso-me a aceitar esta escuridão sem nenhuma perspectiva de resistência. Resistir e lutar por dias melhores, para por fim a este pesadelo, esta deve ser a meta.

    Responda
  23. Marina Pagano

    Assim mesmo, feliz ano novo.

    Responda
  24. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Plena concordância, não há motivos para ter expectativas otimistas para o Brasil, mergulhamos num fosso profundo , no mergulho já dá para ver o lixo que vai se acumulando, seu subproduto é o aumento da desigualdade, a impunidade dos protegidos e o esmagamento dos mais fracos, nada mais velho para recepcionar o ano novo!

    Responda