Celso Rocha de Barros > A Fiesp é fascista? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O que há de mais imundo e atrasado na tradição polÃtica brasileira não mudou nos últimos 30 anos e esteve presente em todos os governos de plantão, participando ativamente. Apesar de algumas baixas em 2018, as mesmas oligarquias permanecem presentes nos partidos e no Congresso. Na prática, mudamos apenas de mosca.
Todos farinha do mesmo saco, não vamos ter a ilusão de achar que o Sr. Paulo Skaf não faz parte deste Time!!
Na mosca!
Quem financiou aparelhos de repressão da ditadura militar sanguinária? Os empresários de São Paulo. Ah, sabiam não? Desculpe a sinceridade, mas as elites econômicas desse paÃs nos envergonham! Nenhum desses pulhas que se dizem lÃderes empresariais aguenta uma semana de investigação séria.
Texto brutalmente correto. Paran6 Celso.
Fiesp, ou seria Fascistas da Indústria Explorando São Paulo ?
Dá-lhe Celso! Muito bom! Continue sempre assim!
Parafraseando o Jessé de Sousa, é a elite do atraso da FIESP , que tem na presidência o oportunista Skaf, o horizonte é ruim pois se concretizar essa aliança mancha a instituição com esse governo do atraso!
boilesen, klabin, nadir figueiredo (isso mesmo, o dos copinhos de vidro), todos fiesp, todos apoiadores da ditadura, em seu pior momento. se aqueles se aliaram ao pior naqueles tempos, aonde está a surpresa, agora? nossas elites econômicas têm (em conluio com outras "forças"), uma longuÃssima folha corrida de defesa da nação contra a sociedade.
A Fiesp não é fascista. O autor precisa estudar o fascismo para entender melhor os movimentos polÃticos.
Os comentarios do Formiga estao sempre de acordo com o seu nome ....
Eu estudei profundamente o Fascismo. A Fiesp é fascista, sim.
"(...) o bolsonarismo se distingue de outros autoritarismos da mesma safra pelo apoio que tem nas elites". Finalmente vi algum colunista mencionar essa peculiaridade do nosso fascismo. É realmente de perder a esperança quando pessoas formalmente bem instruÃdas protestam em favor de um golpe militar.
Sr.Celso, o senhor é preso a antolhos ideológicos, obssecado por irrelevâncias, preso ao padrão mental da esquerda, que texto besta, sempre seus textos são no padrão esquerda "Odeio tudo isso que está ai". Chatice.
Será que o Celso é mesmo "obssecado"?
Cara você doente! Quem é obcecado só pode ser um débio que só aceita suas próprias ideias, vai se tratar coisa! Chega de ataques as pessoas por ódio polÃtico. Não sabe fazer crÃtica te calas imbecil.
Parabéns, belo texto. Mostra muito bem o que são alguns empresários paulistas e brasileiros, facistas e abutres. Enquanto isso o maior acionista da Microsoft e milionário Bill Gates diz que é preciso que os mais ricos paguem mais impostos. Olha a diferença de empresários.
A elite paulista está cada vez mais rastaquera, pois tem dinheiro, mas não é sofisticada intelectualmente. Acreditam que os seus privilégios precisam ser conservados diante de um manancial de desigualdade. Este, salve-se quem puder, aceita passiva as ideias neoliberais como modelo ideal de boa economia, porém, não enxerga que o Brasil tornou-se obsoluto, incapaz de competir com as grandes nações.
Celso, vá à internet e veja quem compunha o Conselho Econômico do Lula. A elite está lá.
... sempre esta onde encontram-se as fontes de recursos e rendas seja la quais forem as bandeiras cromáticas.
O jornalista se esquece que todas as nuances por ele destacadas como negativas eram sobejamente conhecidas durante a campanha, Bolsonaro nunca escondeu suas idéias, e foi eleito por uma maioria que o aceitou como ele é. Quanto à pergunta do tÃtulo, é tão ridÃcula quanto inverossÃmil. É preciso que algum historiador reúna a jornalistada e explique de uma vez por todas o que foi o fascismo, e como ele é incompatÃvel com quem defende o capitalismo e livre mercado.
Desculpe, eleito por uma minoria, 35% dos votos.
Que ótima notÃcia saber que na industria de São Paulo tem muita gente com o pé no chão apoiando a polÃtica econômica do governo. Todos eles se convenceram que esta polÃtica defendida pelo Guedes e sua equipe é o que tem de melhor para salvar a economia brasileira de forma sustentável. Vamos concluir as reformas, tributária e administrativa, que num curto prazo teremos abundancia de investimentos e empregos e o Brasil será referencia entre os paÃses em desenvolvimento. Estamos no caminho certo !
kkkkkkkkkkkkkkkkk..." São Paulo foi o berço dos dois melhores partidos que o Brasil já teve, PT e PSDB ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkk...piada pronta escrever :" São Paulo foi o berço dos dois melhores partidos que o Brasil já teve, PT e PSDB !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser um es que r da lha quem apoia essa idio ti ce !
A elite econômica brasileira é predatória, perversa e primitiva. Ela é a real locomotiva que transformou o Brasil nesse oceano de desigualdades e atraso. Nenhuma novidade nesse apoio da FIESP.
Esse é um movimento perigoso, a FIESP aliar -se ao que há de mais atrasado que o Brasil já teve, o governo do capitão reformado. Qual resultado dessa aliança espúria? Só o tempo dirá. Tomara que mentes esclarecidas reajam a isso!
PT e PSDB são os melhores partidos do Brasil em todos os tempos. De onde esse comentarista debil mental tirou esta classificação. Vamos a classificação correta: o primeiro e ainda é o partido campeão mundial em corrupção enquanto que o segundo deu suporte ao primeiro fingindo se oposição.
O falido Skaf, dono de uma indústria de tecidos quebrada da região de Sorocaba apenas está puxando o saco do governo Bozo para que o Guedes não acabe com o Sistema S, que sempre mamou nas tetas dos governos anteriores e atual.
Precisa a imprensa pautar o escândalo das contribuições chamadas parafiscais que esse sistema s abocanha. É escândalo mesmo!
Aplausos.
A verdade é que fiesp e milicos sempre andaram de mãos dadas desde a época da ditadura, na verdade desde sempre, o Lula só conseguiu se eleger depois de se associar com o Zé de Alencar para fazer o meio de campo, senão não tinha levado, para eles o Brasil ainda é regido pelos princÃpios do século XIX.
Skaf é algo tão ruim quanto Bolsonaro. Um faz coisas odiosas porque tem princÃpios para lá de ruins, e o outro as tolera pois não tem princÃpio algum. Se pudessem , executariam mensalmente os trabalhadores para não pagarem o salário.
Este recado dado aos industriais dessa terra de espalhafatos não é de se espantar. Mas a forma, escrita como se fosse uma "Novidade", é de se espantar. Afinal de contas, quem financiava Oban e outras operações repressivas em SP, há poucas décadas? --Ah... é verdade! Atualmente existe uma diferença básica: a divulgação escancarada dessa pecha autoritária, ou fascista mesmo, pelos meios de comunicação. Ademais, nunca tivemos um empresariado independente do Estado; incluindo a mÃdia de massa.
Desculpe-me, amigo, mas há mais fascistas espalhados por aà do que imagina nossa vã filosofia polÃtica. Um texto ingênuo, com comparações, quiçá, descabidas, visto que São Paulo não é tudo isso. Também é atrasado, embora com as aparências da modernidade tardia. Na capital, tivemos o "povo" que elegeu Erundina e, ato contÃnuo, Jânio, o louco. Industriais também financiaram a Operação Oban, e muitas outras. Nosso capitalismo, em si, já é imundo por origem histórica. O resto, apenas lamúrias.
Skaf é um l i x o. Joga sua biografia na latrina.
Nada , ele receberá horarias de Bolsonaro. Muda Brasil !
Texto duro e necessário. Alguém tinha que ter coragem para escrever isso e, é claro, não seria ninguém da extrema-direita ou simpatizantes.
Celso, pela primeira vez concordo com tudo que explanou. Acho inclusive que foi muito suave para qualificar o Presidente da FIESP!
Bolsonaro é a cereja do bolo, é o ápice do atraso do atrasadÃssimo Brasil. Mas, vem cá, o Brasil é atrasado desde sempre por culpa das elites, não? Ou será que o Brasil é atrasado por culpa da classe operária? Quem sempre ditou as regras? Quem sempre determinou os rumos ou os descaminhos da nação?
Com certeza esta crise de 12 milhões de desempregados e milhões de funcionário públicos ganhando salários milionários foi causada pelo Lula com o apoio total da esquerda. Viva o Guedes e sua equipe!!
Como uma entidade igual a FISEP deixa um boneco ditador se eternizar no cargo? Como os associados permitem isso? Falta o que? Vergonha, coisa melhor ou todos são da mesma laia!
A Fiesp deve querer trocar o apoio à famÃlia do presidente por uma "aliviada" nas medidas liberais do Paulo Guedes. Só não sei se vai colar, até porque a lealdade desse pessoal é nula, a Dilma que o diga.
Skaf deixou de se dedicar à indústria para se tornar militante da extrema-direita. Não terá êxito nem na indústria, nem na polÃtica. Na polÃtica, falta a ele carisma ou qualquer grande feito que pudesse, a exemplo do que aconteceu com FHC e seu plano real, lhe dar projeção necessária para ser eleito de governador para cima. Com sua militância inútil na polÃtica, e seu desempenho ruim na indústria, Skaf é o exemplo do homem que desvia suas energias para algo que não é do seu melhor desempenho.
O articulista poderia dar umas folhadas no "Ditadura escancarada" do também colunista desta Folha, Elio Gaspari. Lá ele vai ver que o empresariado já se aliou a esse tipo de gente quando da construção do DOI-CODI.
Pra atender a Fiesp teria que demitir Paulo Guedes que quer abrir tudo.
IncrÃvel como um doutos em sociologia pela Universidade de Oxford não compreenda que Bolsonaro foi só uma onda gerada pelo petismo, e seu projeto de se apoderar do estado em benefÃcio de seu partido. Bolsonaro e o petismo estão unidos umbilicalmente, e um só existe por causa da crise econômica e moral gerada pelo outro.
As eleições presidenciais de 2018 tiveram nada menos do que 14 candidatos, só um, evidentemente, do PT. Aà o gado escolhe justamente o pior (disparado) deles, com nada menos do que 46% dos votos válidos no primeiro turno (55% no segundo turno). Aà a culpa pelo desastre bolsonarista é de quem? Do PT, por existir, ou dos estúpidos que foram incapazes de escolher um dos outros 12 candidatos???
Bullshit!
Me perguntaram: de que lado você está ? Respondi: com o PT de um lado, Bolsonaro do outro e o Dória no meio... eu estou do lado de fora. Levando a vida até que, quem sabe, apareça gente de qualidade...
Sorte de quem pode ficar do lado de fora (do Brasil)...
Se o Fiesp é fascista? Acredito que não, pois dizer isso seria fazer uma generalização barata, mas o paulo Skaf é um grande oportunista, isso sem dúvidas, quando os ventos sopravam a favor da centro-esquerda, ele foi para o PMDB, quando a coisa "extrema-direitou", ele faz afagos ao Bolsonaro. Mas o PT e demais partidos de esquerda adoram demonizar os empresários e a "zelite", mas na hora em que assumem o poder são afagos e mais afagos...
Até hoje não entendi porque o ilustre Servidor Federal,Jornalista e Doutor em Sociologia Celso R.Barros ostenta aqui essas suas 3 condições,eis que só escreve aqui na de militante petista,que até hoje não se dignou a protestar pela mudança do nome de seu partido,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Isto sim é vergonhoso,muito vergonhoso!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Até hoje não entendi o porque você critica o Celso Barros, mas o lê religiosamente.
Às vezes tenho a impressão que o infeliz articulista se esquece que o Bozo ganhou as eleições com mais da metade dos votos válidos em todo o paÃs. Ele escreve como se tivesse havido um golpe de Estado. Foi apenas o pt que perdeu as eleições. Se isso parece uma tragédia aos sectários petistas, não é o sentimento da maioria da população, nem dos integrantes da Fiesp.
O colunista apenas sintetiza, ainda que de maneira equivocada, o sentimento de repúdio que a chamada elite intelectual nutre pelos empresários. A lavagem cerebral começa nas universidades onde os alunos dos cursos de Nutrição, por exemplo, são ensinados que o objetivo da indústria de alimentos é envenenar as pessoas. Ao acreditar nesses mitos revelam baixa capacidade de pensar criticamente. A Fiesp não é fascista nem tão pouco órgão da caridade. Arriscaram, investiram e merecem respeito.
Quanta besteira. Quem diz isso das empresas alimentÃcias são os conspiracionistas olavistas. As universidades fazem o contrário. Bolsominium não fogem a regra, mentem tanto que acabam acreditando na própria mentira.
"Alunos dos cursos de Nutrição, ..., são ensinados que o objetivo da indústria de alimentos é envenenar as pessoa". De onde tirou essa informação? Inventou agora? Tenho alguns conhecidos formados em nutrição e nenhum se encaixa nessa definição. Ainda que minha amostragem seja pequena, se a besteira que você afirma fosse verdadeira, ao menos um se enquadraria. A sua afirmativa é, provavelmente, resultado de ignorância e preconceito contra universidades, que é moda do obscurantismo atual.
O colunista faz um apelo, como que confiando nas credenciais democráticas da elite paulista. Até pouco tempo ele fazia um apelo parecido, confiando nas credenciais democráticas de Moro. Daqui a pouco vai fazer o mesmo apelo à cúpula das forças armadas, à grande imprensa brasileira e aos donos de igrejas neopentecostais.
Gostei da coluna, mas concordo com sua observação.
Skaf é a perfeita tradução para oportunista inescrupuloso.
Quando a elite empresarial da construção comandada pela Odebrecht e a elite empresarial da industria da carne comandada pela JBS se juntaram a Lula/Dilma ocorreu uma harmonia maravilhosa entre gente altiva, uma simbiose perfeita. Nesta hora o colunista ,num silencio sacana ,não apareceu para falar que se juntavam empresários com o partido mais atrasado e corrupto do planeta.
Então porque o PT errou, Bolsonaro e Skaf também podem errar, cara-pálida?
E um erro ou crime justifica outro erro ou crime?!
Dinastia da Bozolândia e empresariado ligado a Fiesp são todos uma vergonha. IlÃcitos em agrupamento. Eles se atraem. Já envolver os militares com estes ilÃcitos passa a ser má fé. Foi um estelionato eleitoral usar a imagem de militares neste governo. Este grupo não tem nada do Tenentismo que pôs este paÃs em pé. Desmerecer heróis nacionais que criaram o Milagre Brasileiro é falta de respeito e de meritocracia. Na verdade uma visão covarde, de gente que não lutaria por este paÃs em guerra.
Parece que algumas pessoas não entendem o que leem, a esquerda brasileira, pelo menos esta tentando fugir do atraso, e não correndo para ele.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > A Fiesp é fascista? Voltar
Comente este texto