Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anderson Canale Garcia

    Sem muitas novidades, né? Tem sido assim desde a Proclamação da República

    Responda
  2. laerte ferreira

    Artigo brilhante; que possa ser lido e refletido por muitos; parabens!

    Responda
  3. Carlos Victor Muzzi Filho

    Caro Celso, a elite da Esquerda brasileira fez do ditador Vargas um “heroi da pátria”. O Vargas que possuía sua própria milícia, formado por capangas, que executaram centenas de adversários. O Vargas cujo governo ditatorial, via DIP, manteve relações institucionais com a Gestapo de Hitler. O Vargas que deportou Olga Benário e a filha para a Alemanha Nazista. A Esquerda é também fascista, ou sua indignação é seletiva, caro Celso?

    Responda
    1. Juliana Ribeiro

      Vc está mesmo falando de Vargas da década de 30? Se estiver, é disso mesmo que o artigo fala. Da volta deprimente ao passado autoritário, não importa se de direita ou esquerda. Por isso dá até saudades do FHC, o não melindrável.

    2. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      Até concordo que a esquerda brasileira é autoritária, meio fascistóide com quem ousa discordar das suas idéias. Ainda assim não são equivalentes o grau de autoritarismo da esquerda e da direita atuais, e ainda que fossem jamais poderíamos justificar um autoritarismo com outro.

  4. marcos andrade moraes

    Celso de Barros é ptralha. Ficou anos ganhando no BC para manter seu blog NPTO. Se existe Bolsonaro a culpa é dele. MAM

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      É por pensamentos da qualidade do seu que estamos nessa enrascada, com esse governo horroroso. A única coisa que os apoiadores do Coisa Ruim sabem fazer é xingar os críticos de petralhas. Parece que a pobreza intelectual e crítica está por todos os lados. Pobre Brasil.

  5. José Bernardo

    Excelente, Celso. Para qualquer cidadão dotado de um mínimo de inteligência e decência, a resposta aos seus questionamentos seria necessariamente "não"; para muitos, porém, os critérios éticos a serem adotados, parece, são bem mais sofisticados...

    Responda
  6. Genevaldo De Oliveira Ferreira

    Bolsonaro é a cereja do bolo, é o ápice do atraso do atrasadíssimo Brasil. Mas, em cá, o Brasil é atrasado desde sempre por culpa das elites, não? Ou será que o Brasil é atrasado por culpa da classe operária? Quem sempre ditou as regras? Quem sempre determinou os rumos ou os descaminhos da nação?

    Responda
  7. JORGE ANTONIO MERCANTI

    O articulista faz pertinente questionamento à Fiesp quanto à intenção em apoiar a implantação do partido do presidente Bolsonaro. Mas se equivoca ao afirmar que o PT é um dos dois melhores partidos que o Brasil já teve. Pode ter sido na sua origem, mas, infelizmente a incompetência administrativa da era Dilma aliada à corrupção comandada por Lula colocaram por terra esta primazia. E o obscurantismo que ora o Brasil enfrenta é uma reação natural aos excessos petistas.

    Responda
  8. Vanderlei Nogueira

    A Inflação do período URSS até a queda muro de Berlim subsidiava a indústria, os Juros Altos da era Real "subsidiam" os bancos. Crescimento individual negativo = Período URSS (menos) Período do Real. A única política realizada nestes períodos foi a migração em massa para base das reformas.

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      República Islâmica

    2. Vanderlei Nogueira

      O Banco Central pertence à família Rothschild e a Petrobras às famílias Rockefeller e Rothschild

  9. Gleison Pereira Leocadio

    A Fiesp é fascista? Talvez não, mas fica na cara a conveniência desta "elite do atraso" em afagar o mua.r e seu tosco ministro da economia tão atentos aos reclames do patronato e sua incansável luta de tornar a vida dos trabalhadores menos digna. O atual inquilino do planalto não passa de um hospedeiro de liberais canalhas, entreguistas e diferente do discurso, antipatriotas. Tudo farinata do mesmo saco.

    Responda
  10. antonio lopes

    Excelente texto.

    Responda
  11. Nilton Silva

    Quanto exagero! Empresário quer é fazer dinheiro. Da mesma forma que muitos correram para os braços do PT, agora outros tantos correm pros braços do presidente de plantão. Como diria James Carville, "É a economia, ...!".

    Responda
  12. Roberto Gomes

    Brilhante artigo. Só falta a,elite empresarial paulista virar pelegos de Bolsonaro.

    Responda
  13. Luiz Carlos Almeida

    Excelente. Corajoso. Necessário. Sem outros comentários.

    Responda
  14. Cristiano Jesus

    Não falta no Brasil empresários que respondem a "sim, com muito orgulho" a boa parte das perguntas que faz o colunista. Gente da mesma categoria do Luciano Hang, para quem profissionalização, sustentabilidade, política de qualidade, etc, são coisas de otá.rios e consideram que as universidades deveriam se transformar em centros de treinamento. O país deixou que um ecossistema desse tipo aflorasse.

    Responda
  15. Wagner Castro

    É oportunista. Como são os generais geriátricos e os terrivelmente evangélicos ...

    Responda
  16. eli moura

    não pode ocupantes de postos no sistema S agirem como políticos partidários. Usam o dinheiro publico e fazem propaganda de si ou de ideologias que abraçaram sem autorização do contribuinte que paga a conta. Este tal Skaf e outros não parecem agir de forma ética. Deveria haver uma lei limitando a ação e o tempo político de quem atua no sistema S, ou quem atue em clubes de futebol. O compromisso primário é com ao suporte e desenvolvimento da industria comércio jamais com partidos.

    Responda
  17. Maria Cenerentola

    Parabéns ao colunista. Artigo preciso e contundente que revela o destino que a locomotiva da elite paulista tomou nas últimas décadas, o do atraso.

    Responda
  18. Beto Rezende Rezende

    Dizer que os dois melhores partidos são PT e PSDB é uma questão de gosto. Os dois roubaram muito. O PT nem se fala. Foi aí que Bolsonaro cresceu. Quando se analisa partidos, há que se ser claro. Dizer o que fizeram no passado. Melhores partidos não podem ser corruptos. São compostos de seres humanos? Óbvio. Mas cabe ao colunista ser claro. Rotular de " melhores " dá a entender que ser corrupto é normal. Faz parte do jogo (sujo).

    Responda
    1. Cristina Dias

      Não é que fossem os melhores, mas os menos piores.

    2. Vera Maria da Costa Dias

      Corrupção existiu nos governos do PT e PSDB, mas que eu saiba não era roubar o objetivo principal desses partidos. Tinham programa e ideologia razoavelmente claros. Mas, e agora? Parece que, no nível pessoal, cada componente do governo só pensa em se dar bem. No coletivo, o rumo é devastador: achincalhar, desmontar, destruir, concentrar riqueza, transformar o Brasil na nova economia das bananas. Os ataques às elites intelectuais são mais que espetáculo.

  19. Dartagnan Santos

    A "elite" brasileira, seja de São Paulo ou não, é absolutamente ignorante de tudo, mas principalmente de seu papel. E absolutamente mesquinha; entrega a mãe aos demônios por um dígito de lucro anual. Tanto isso é verdade que é baixa o bastante para se aliar a Bozo,

    Responda
  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    Celso Barros diz o que já falo faz tempo. A Fiesp, não é de hoje, naufragou na mediocridade e na insensatez. Tive até há pouco uma indústria, e acho que o último dirigente da Fiesp digno do nome foi Mário Amato. Torna a cada dia mais e mais irrelevante a grande obra de Roberto Simonsen quando de sua fundação. Na espiral descendente, Skaf, que transformou a entidade em um arraial politiqueiro é o degrau mais baixo. A Indústria Brasileira avança em direção ao passado.

    Responda
  21. Paulo Sarmanho

    Acho que essa aliança do blindado Paulo Skaf com o Bozo tem representatividade. Representa muito bem aqueles cativos eleitores de notórios e blindados corruptos que nas romarias da hipocrisia se esgoelavam contra corrupção. A hipocrisia de um setor da sociedade paulista está bem representada.

    Responda
  22. Paulo Sarmanho

    Acho que essa aliança do blindado Paulo Skaf com o Bozo tem representatividade. Representa muito bem aqueles cativos eleitores de notórios e blindados corruptos que nas romarias da hipocrisia se esgoelavam contra corrupção. A hipocrisia de um setor da sociedade paulista está bem representada.

    Responda
  23. Adriano Alves

    Quem leu "A elite do atraso - da escravidão à lava jato" e se convenceu dos argumentos ali apresentados, tem, certamente, uma leitura da elite de São Paulo diferente da apresentada pelo colunista.

    Responda
  24. Adriano Alves

    Quem leu "A elite do atraso - da escravidão à lava jato" e se convenceu dos argumentos ali apresentados, tem, certamente, uma leitura da elite de São Paulo diferente da apresentada pelo colunista.

    Responda
  25. Adriano Alves

    Quem leu a "Elite do atraso - da escravidão à lava jato", e achou pertinente o conjunto de argumentos ali apresentados, tem, certamente, uma visão diferente dessa São Paulo apresentada pelo colunista.

    Responda
  26. gilberto schoncer

    nojo é ler isto : " São Paulo foi o berço dos dois melhores partidos que o Brasil já teve, PT e PSDB "

    Responda
    1. Glauber Carneiro Lorenzini

      Entra para a Aliança e não nos incomode por aqui...