Ilustrada > O Analista de Bagé receberia Bolsonaro com um joelhaço, diz Luis Fernando Verissimo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gostava muito do pai, Érico VerÃssimo. Li todas as obras. Meu sobrinho tem o nome de Érico é em homenagem a ele.
Uma bela e justa homenagem
Como o Analista de Bagé receberia Lula? Tomaria banho antes e se deitaria no chão nu de barriga para baixo como um tapete gordo para o Lula passar por cima.
Cristina Dias, nada contra você não desejar que toquem no nome do teu Deus, Lula. Mas, o Analista não estaria atendendo somente pessoas com cargo público. Poderia perguntar como ele chegou a conclusão de que ele é o humano mais honesto da história do Homo sapiens e da Mulher sapiens.
Não entendi Dias! Nas entrevista nada diz sobre ter cargo público ou não. O paranoico Olavo de Carvalho também não tem cargo público. Ou você não gosta que falem de Lula o teu Deus, isto é, não tocar no santo nome dele em vão!! Se você faz parte do núcleo duro petista entendo. Se tem bocona ou boquinha também entendo. Se é professorinha secundária ou de universidade pública também, e servidora pública tb. Se nada disso é um espanto!!!!
Lula não tem cargo público desde 2010. Vá se tratar!
Desconfio que Weimar Donini é um ser angelical e deve ser um servidor público aposentado, isto é, um marajá e nada tem em comum com os humildes do INSS.
Engraçado! por partes toda a mensagem vai ma, juntas há um grande bloqueio. Isto significa que muitos bloqueios são pelo conjunto de palavras
A República de Weimar ou a revolução espartaquista?
E para Dilma? ela poderia esclarecer se depois do cachorro que é muito importante porque ele veio após a bola. vem o que?
Por que nenhuma pergunta foi feita ao Analista de Bagé sobre Lula?
Um capacho?
Rasteiro porque o Lula vai usa-lo como tapete? E ele é o que?
ImpossÃvel fazer um comentário na Folha. Censura tudo.
Teste: Lula, Dilma
Bem a propósito: Que comentário rast eiro, Rocchi. Julgava que apesar de estar no básico da escala evolutiva você conseguisse encadear algo melhor. Lastimável. Será que tanto pensar bobagens o cérebro entra em decadência?
Verissimo é rico, riquissimo. Nada contra, muito pelo contrario. Dinheiro ganho com o suor, talento e dedicação. Como dizia John Locke, um dos pais da ideia da propriedade privada, tudo que é gerado pelo individuo é de sua propriedade, sendo isto a base do capitalismo. Então, como pode Verissimo ser de esquerda? Ser contra a desigualdade não é ser de esquerda. Se realmente o fosse, distribuiria seus bens, subsistiria com um minimo, faria a sua parte. Não consta que o faça.
Nao e pecado ser rico, especialmente, se a riqueza decorrer do talento e do trabalho da pessoa. A distribuicao de renda e tarefa do governo que e eleito para isto e cobra impostos para modificar a desigualdade. Nao cabe ao particular resolver questao de estado. Ademais ser rico, por meritos proprios, nao impede que a pessoa seja de esquerda, conceitualmente, uma forma de pensar diferente.
Hum, entendi. Então pode usufruir das benesses do capitalismo mesmo sendo de esquerda... É isso mesmo? Não senhores. Não pode não. O filósofo James Rachels, no meio da sua vida, entendeu que Peter Singer estava certo e os animais tinham o direito de não sofrer. Ato continuo, virou vegetariano. Coerencia senhores. Verissimo é de esquerda, é rico e nunca fez nada para reduzir a tal desigualdade. Ser de esquerda não é só falar que é de esquerda. Tem que mostrar com atos.
Mais um que acha que quem é de esquerda tem que ser monástico, se privar e mais:Dividir. Nada a ver. Como dizia Caetano, outro milionário, luxo para todos!
Não tem nada a ver, ser socialista e distribuir os bens pessoais. Tem até quem o faça. É critério individual. Quem gosta de distribuir bens para diminuir a culpa são os capitalistas. Ser socialista é ditar regras para o "Estado" seguir, principalmente. Os homens vão a reboque ao perceberem uma melhor distribuição da renda nacional e as melhorias sociais advindas. Compreender algumas nuances básicas é o que diferencia as pessoas. Se o pau cresce torto, morre torto.
Grande pensador. Pelo que disse na entrevista , entre outras bobagens, todos tem que ser de esquerda. Tá de brincadeira o moleque. Bom escritor porem ....
Esperar o quê de quem chama VerÃssimo de moleque? Nada, é claro. Lembrando que, de onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada!
"Se um Bolsonaro foi eleito tudo é permitido ". SÃntese trægica dos tempos atuais....
Errata: sÃntese trágica...
VerÃssimo, sempre VerÃssimo. Faz parte da minha vida, na medida em que ajudou a formar minha intelectualidade e meu senso crÃtico. É muito bom saber que essa mente continua aguçada, a entrevista excelente mostra isso. Obrigada por existir!
Me alegro por ser conterrânea e contemporânea de Luis Fernando VerÃssimo.
Gênio!
Um exÃmio escritor mas como todo esquerdista como se autodeclara e aqui declara, descomprometido com a coerência,como o PT, que até hoje não se dignou a mudar de nome de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Agora muda! Depois dessa tua "chacoalhada" l PT irá mudar de nome. PossÃvelmente nesta semana, ainda. A propósito, não sabia que o VerÃssimo tem pensamento avançado, de esquerda? Fala sério! Lestes alguma coisa dele nos últimos 60 anos, por exemplo? Confessa que não é a tua praia!
O LFV continua sendo um sábio, deveras elegante, lúcido como se ainda tivesse no esplendor intelectual da maturidade - apesar do corpo não acompanhar a velocidade de sua mente! Seu pai, Érico VerÃssimo, inspirou a indicação de meu nome quando eu nasci. E fico também honrado em ler esta entrevista pela inteligência e conteúdo deste senhor tendo em vista o deserto de ideias que vemos aflorar na polarização tóxica e infantil das mÃdias sociais!
"inteligência e conteúdo deste senhor tendo em vista o deserto de ideias que vemos aflorar na polarização tóxica e infantil das mÃdias sociais!". Muito bom. Destaco o final da citação. Paz e Bem!
Como um idoso que viu tanta coisa nessa vida comete tantos impropérios e asneiras. Como é feio um entrevistador puxa-saco! Não basta ser de esquerda para fazer uma boa gestão administrativa! Tem que ser competente, honesto, sério e principalmente ter capacidade de atender todos anseios da população. O resto é ser chapa branca subserviente.
Gostei demais da frase do VerÃssimo: "ser de esquerda é decorrência do que existe ao nosso redor". Alguém que tenha um mÃnimo de ética, sensibilidade e sinceridade não poderá nunca relativizar sua opinião. Um sujeito da direita reacionária luta para manter seus privilégios, já o de esquerda combate pela justiça social.
Vamos ao que interessa: Luiz Fernando, pela invejável lucidez e alcance intelectual consegue sintetizar, em uma frase, o que outros precisam fazê-lo em uma trilogia, não raro. O poder, a profundidade de sÃntese eu invejável. Pena que, como todos, não é perfeito, tem falhas a corrigir: é colorado, por exemplo.
Esse LFV é um dos poucos que ainda me dão orgulho de ser brasileira. A elegância e a ausência de rancor, apesar de tudo o que acontece no nosso paÃs, são admiráveis. Bravos a ele.
O problema da direita raivosa que leu a entrevista de VerÃssimo e que comentam outros desafetos, é que não conseguem ler o que está escrito.
Não é o caso de direita "raivosa".pois em sua imensa maioria sabem apenas o que é ser "raivosa". Quanto a ser direita, não têm a menor noção . . .
Senhoras e senhores comentaristas, existe um Daniel entre nós, cujas manifestações precisam de estudo. Não deixemos de estudá-las, pois.
Sim, estudo de caso. Basta acompanhar o número de "likes" dele e os teus. Tente estudar o caso e se possÃvel, captá-lo!
Como ser de esquerda fosse a panacéia do mundo....tá de brincadeira gauchao..vai tomar na cuia.....
Fui educado com o guapo, cuia é o recipiente que o gaúcho toma o mate...captchi neimar?
Fala aà profexo neimar donini, manda suas pérolas,tô no qap , qrv....qsl ?
Gostei do teu alto nÃvel de debate. Estudo de caso.
E o gado sempre a soltar os mesmos impropérios contra a pessoa
Humor carregado, à s vezes, por uma crÃtica sutil. Lucidez pura. Este é LFV.
É simples entender VerÃssimo,a esquerda diz querer diminuir as desigualdades com polÃticas econômicas que desestimula a geração de riquezas ( produção) a esquerda no Brasil é populista ,mente para o povo humilde ,afirmando que o estado pode tudo,sendo que o estado não gera recursos a serem distribuÃdos,entendeu ou quer que eu desenhe?
Desenha. Não entendi lhufas. Mas desenha, bem devagar, tipo PowerPoint, aÃ, talkey
Ele não se referiu a esquerda brasileira. Foi um raciocÃnio conceitual
Vai ser um desenho bem primário e monótono, se for pra ilustrar esse blablabla fake e clichê
Meu caro, nem com essa bela entrevista não consegue aprender, acho melhor você estudar mais História do Brasil pra conhecer melhor nossa Aristocracia Rural e Urbana.
Tenho saudades do velho e bom Érico. EstarÃamos vivendo numa Antares pós moderna?
LFV sempre afinado, com uma visão realista e ácida da nossa sociedade. As respostas sobre a A.I., para mim, são perfeitas. Salve LFV!
Ãgua, essa entrevista só fez água, ao que parece o repórter não tinha nada de oportuno para perguntar e o escritor não tinha nada de interessante para responder. VerÃssimo é um escritor acima da média, mas padece do esquerdismo intelectualóide que acomete boa parte da classe artÃstica do paÃs. No mais, rompi com ele quando fez uma crÃtica altamente careta ao Jack Kerouac, ao afirmar que o escritor beat não fazia literatura, mas datilografia.
Não sei. Vc diz que LFV é "acima da media". Já o teor do seu comentário da a impressão do senhor ser na justa e exata média do gado
Marcelo, só vejo ódio de gente como vc. Eu não ligo a mÃnima... Faço terapia. Experimente se tratar, vai te fazer bem.
Paulo, não vou fazer piada sobre seu comentário em respeito a vc como pessoa. Busque um tratamento, vc tem uma certa paranoia, pode ser parte da sua personalidade ou pode ser um problema de saúde. Procure lidar com isso, não acredite em tudo que vc lê, cheque sempre a fonte original da informação, não aceite o que vem de terceiros, procure a origem. A sua informação de 100 milhões assassinados, precisa de checagem na fonte original, claramente está errada.
esse cidadão talvez tenha sido a maior decepção no nosso PaÃs... Tendencioso e amestrado pela esquerda... Não percebe que se agisse com honestidade e isenção teria uma imagem completamente diferente e poderia fazer a diferença... Atualmente, se sair de cena ninguém perceberá... nem sentirá falta. O pai dele era honesto e correto.
Pois eu estou certo de que ninguém trata da hipocrisia brasileira tão bem quanto Luiz Fernando VerÃssimo. Faz falta desde já. A Folha deveria contratar a Coluna, também.
Comentário de panaquinha tia velha.
Maravilha! VerÃssimo é sempre um exemplo é uma inspiração.
Verissimo sendo Verissimo. Muito bom!!!
Joelhaço nos bolsominions. Vai curar todo o ódio, vai curar o desejo de morte.
Paulo Costa, acho que foram 110 milhões, cada milho grande, milhão, que foi comido por 1000 pessoas em uma refeição, imagine um milhão assado alimentando muita gente. Vcs precisam de tratamento para doença mental, fico imaginando de onde tiram tanto nonsense, são uma fonte inesgotável de piadas.
Joelhaço para te curar te tanto ódio.
o escritor diz com propriedade de que diante de tantas desigualdades a opção pela esquerda é natural, o paÃs foi forçado a direita por uso de fake news, lavajato etc. Como escalador que precisa subir, ora as medidas de polÃticas governamentais vão procurar apoios a esquerda ora a direita. Não pode ser como um burrocom vendas nos olhos para seguir uma só direção. Quantas mais desigualdades, mais estado para melhorar a distribuição mais esquerda, mas mais corrupção, menos estado, mais a direita.
LUÃS FERNANDO VERÃSSIMO: su-pim-pÃs-simo!!! GenialÃssimo! Somente 'apenas' isso!!
E o povo, de saco cheio de artista brincando de marxismo e recebendo proprina disfarçada de Lei Rouanet, receberia o analista de Bagé com um tijolaço na testa, diz Hildebrando Teixeira, um eleitor farto dos parasitas da esquerda e de direita.
Eremildo Robot - A Nova Saga na bolha da Autoverdade. Estrelando: Hildebrando, o caçador de inimigos imaginários, o cara que massacra a paciência das pessoas a pretexto de salvá-las do marxismo cultural e das garras de Gramsci. Haja paciência, painho...
Hildebrando, o famoso terraplanista dos comentários da folha!
Por falar em literatura e jornalismo, lembremos um outro personagem: o idiota Eremildo (Gaspari), q expressa bem a crise de formação e educação que assola alguns leitores bolsonaristas!
Por falar em literatura e jornalismo, lembremos um outro personagem: o idiota Eremildo (Gaspari), q expressa bem a crise de formação e educação que assolam alguns leitores bolsonaristas!
Bem à moda de seu mito! #soumaisverissimo!
Joelhaço, marque consulta.
Finalmente, acho alguém que considera a existência de parasitas. Tem parasita que ficou dezenas de anos no legislativo e agora foi promovido para parasita da direita em alto posto sem saber o que fazer. Parasita de esquerda, se existir, é como diria o VerÃssimo, uma anomalia se considera nosso paÃs com famintos, com falta de onde morar e, sobretudo sem ter resolvido o peso do desemprego com medidas econômicas que tragam de volta os investidores de verdade e não os "pret-a-porter" imediatistas...
A reaçada tá se ouriçando aqui. Nada que um joelhaço de Analista lá embaixo não cure.
Verissimo é sempre BelÃssimo.
Mediocridade é a palavra que define Verissimo e a esquerda brasileira. Aliás, eles são os grandes culpados pelo atual governo fascista. Jamais farão auto crÃtica da tragédia econômica que causaram.
Qual a "tragédia econômica" mesmo? Perdi essa parte da História. Pode explicar para mim? Mas explica devagar. Custo a entender!
Pijama? INPS? Vocês esquerdo p atas são iguais aos bolso minions. Se merecem!
Raul, o da vida medÃocre, de pijama babando ódio na fila do INPS.
Joelhaço em você. Vai curar todo esse ódio. Marque uma consulta.
Quem é mesmo o Raul na fila do pão?
com um Verissimo: podemos afirmar ainda vale a pena ser brasileira
Para LFV ," eleição séria " seria quando ele ganha. Seria ele um democrata?
Não coloque palavras na boca dele. Eleição séria é quando o juiz não rouba e fake news não entra no jogo.
Faltou perguntar como o Analista receberia o Lula? Com um beijo? Admira-me que um escritor com a inteligência do VerÃssimo venha associar, mediocramente, uma visão humana e solidária do mundo à ideologia de esquerda. Esquerda e direita são faces de uma mesma moeda; desejam o poder. Só para ficarmos nas Américas temos Cuba e Venezuela como exemplos. Para resgatar a pobreza são necessários trabalho, investimento e gestão, ações à s quais a esquerda não é muito afeita. Vale a vontade dos governantes
Tadeu, boa tarde. Por favor, não se trata de conveniência e sim de conhecimento do vocabulário, de significados gramaticais formais e de emprego adequado da lÃngua. Em tempos de internet, de redes sociais, até entendo ... Quanto à s suspeitas do clã Bolsonaro, sou a favor da total apuração das mesmas. Caso comprovadas, serão, em valores, aperitivo do banquete comandado pelo clã do condenado em liberdade. Queiroz seria candidato a aprendiz do Lula.
"Toda lÃngua é flexÃvel, aceita diferentes significados de acordo com o uso." Ou de acordo co as conveniências! Quanto a "meu partido" creio que quis me chamar de petista - o que não seria nenhum demérito - mas não o sou. Vejo claramente os erros do PT mas também, em menos de 1 ano vejo: Val do açaÃ, a fantástica loja de chocolates, a dobradinha dos salários, o gênio imobiliário, os depósitos na conta da primeira dama, o laranjal, etc... ah! Cadê o Queiroz?
Tadeu, bom dia. Não se prenda ao sentido literal da palavra. Toda lÃngua é flexÃvel, aceita diferentes significados de acordo com o uso. Veja em sinônimos de resgatar. Encontrarás retirar. Quanto à produção parlamentar, o que o teu partido fez no governo senão mentir, corromper e roubar? Que tal um pouco de autocrÃtica?
"Para resgatar a pobreza são necessários trabalho, investimento e gestão..." Resgatar a pobreza? Resgatar é trazer de volta, é libertar algo ou alguém que está preso. P. Ex. Resgatar a dignidade, a tolerância, a justiça, etc. Trabalho, gestão??? Teu presidente passou 28 anos no congresso e nunca foi afeito a isto.
Fátima, bom dia. A mediocridade que citei aplica-se, também, a certos leitores. Conheces a história de servir a carapuça?
Joelhaço em vc, marque consulta. Verás um outro mundo
VerÃssimo é sinal que ainda podemos ter esperança ante esta mediocridade que se tornou o Brasil, pena que está idoso. Mas outros VerÃssimos estão surgindo mas sem o mesmo brilhantismo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > O Analista de Bagé receberia Bolsonaro com um joelhaço, diz Luis Fernando Verissimo Voltar
Comente este texto