Luiz Felipe Pondé > China e o fetiche da democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ontem,li na folha "Gestão Doria usa detenções e leis mais dura para sufocar protestos em SP". Logo,lembrei do texto de Pondé sobre a China e o fetiche de democracia. Fica óbvio que podemos esperar um governo totalitário de Doria. Pois, o mesmo faz questão de agir em SP,como o governo da China em relação à Hong Kong quando o assunto é manifestação.
O Chinês é funcionário do Estado, pelo menos no que me chega. Se isso lhe basta, a China é o lugar ideal com seu regime. Aqui, o brasileiro, esse que pega ônibus e têm a carteira azul, ou verde amarela, serve ao mercado e esse se serve do Estado. Mas temos muitos brasileiros que sonham em ter a carteira azul ou até a verde e amarela, juntando esses dois grupos de brasileiros se perguntar o que é democracia, vão dizer é um fetiche . É isso Pondè???
Ainda ruminando o texto, fica para mim evidente que Pondé diz no texto que sociedade de mercado são ferramentas úteis para regimes totalitários muito mais do que intelectuais,professores,etc.O empresário necessita de estabilidade para seu negócio lucrar tanto quanto necessitamos de ar.Debates, polêmicas, disputas democráticas no seio da população não é conveniente para empresários pois atrapalha o quotidiano tanto quanto feridos prolongados no Brasil. Traduzindo a China é terreno fértil ...
*...como a constituição democrática não. Ao contrário das constituições de paÃses democráticos. Corrigindo.
...para o capitalismo tal como ela já é. Hoje é muito difÃcil qualquer pessoa me convencer de que a China não é uma ditadura capitalista bancando à comunista.É muito fácil se dizer comunista quando na verdade é capitalista totalitário, sem pagar imposto e renda aos empregados de acordo com a constituição democrática como todo capitalista tem que fazer e ser para ter lucro fora da China.A China é o sonho de apropriação de todo empresário.Definitivamente a China, não é comunista.
Carolina Figueiredo entendo seu ponto de vista sobre a importância e relevância da participação democrática da população nas decisões de um PaÃs. Porém o que temos atualmente está muito distante do ideal e sinceramente acho mais provável o fim do mundo do que um globalismo pacÃfico, livre, democrático e justo. O Modelo Estatal Chinês possui planejamento, tem rumo, direção e comando. Vão dominar facilmente a alienação hedonista Ocidental.
Leia de baixo para cima.Não é uma questão de poucos caracteres.kkkkk.....
Eu na minha opinião restrita à minha experiência, respondo à essa questão, dizendo que essa atitude dos professores no Brasil é consequência da ditadura militar de 64.Pois, apesar de lutarem contra a ditadura, nasceram dentro dela então não tem consciência do quanto ainda pertence à mesma de como ela introduziu sua sua raiz na mente ideológica das pessoas. Imagine que no contexto todos deveriam ser coniventes com a ditadura sobre o risco de morte ao contrário. É uma sequela.
... começar a desejar a democracia como respeito aos outros para ter em troca o mesmo. Se vc analisar o texto do Pondé juntamente com a pirâmide de Maslow, considerando que Pondé é sarcástico, perceberá o lado mais prático e nada caótico da democracia. A pergunta que fica no ar para reflexão é: _ Porque professores que pertencem à elite,ou seja, tem suas necessidades até o quinto nÃvel da pirâmide plenamente satisfeitas, se deixam ser ferramentas úteis à autoridades totalitárias?
Não concordo com a sua última frase.A crÃtica sarcástica do Pondé, vai em direção, de sermos imaturos e consequentemente despreparados de assumirmos as consequências da democracia. Democracia é o próprio caos,exatamente por ser democracia.Exige mais do ser humano.Se vc consultar a pirâmide de Maslow a democracia começa no quarto nÃvel, quando se fala em respeito aos outros como necessidade humana.Todas as necessidades abaixo do quarto nÃvel estarão plenamente satisfeitas para o ser humano...
Falar até papagaio fala, inclusive o nosso ilustre presidente fala também. Na Alemanha do pos guerra também se falou muito, na social democracia nórdica se fala que é uma maravilha é só poesia, trump também fala, Maduro fala também ... mas o fato REAL é que a China vai dominar tudo falando ou não em democracia !
Quanto mais falar de democracia, mais as pessoas se conscientizarão que democracia é o regime atual mais eficaz para uma tentativa do controle do excesso de poder de qualquer autoridade. Democracia não é culto,fé, fetiche e não tem nada haver com sociedade de mercado. Democracia como vivemos hoje é uma forma abstrata de bem- estar(wellness).O que entendi que o autor sugere é entendermos que o estamos fazendo da democracia agora terá consequências.
Pergunte aos brasileiros se gostariam de viver na China! Se há progresso material por lá, este não é usufruÃdo por todos. Há muita gente explorada e que não vive bem. Curiosamente, o articulista não abordou este aspecto, pintando a China com as cores de um paÃs sem problemas.
O articulista do qual prefiro chamar de autor do texto, foi sarcástico.
O articulista do qual prefiro dizer autor do texto foi sarcástico.
O Brasileiro falando de democracia e liberdade soa imensamente mais falso e hipócrita do que um chinês autoritário que trabalha de domingo na Av. Paulista das 8:00 às 22:00.
A questão é que soando falso ou não, todos deverÃamos falar de democracia.
Thomas hobbes tem razão
O futuro é decidido por interesses econômicos sendo que o poder não emana mais do povo e sim do capital. No mundo, nós, os cidadãos médios, somos passageiros em um transporte sem controle de destino. A lição do chinês é: garantir um lugar na primeira classe seja lá pra onde esse transporte for.
PÃlula vermelha, pÃlula azul. Muita gente, se provocada, prefere viver mesmo escrava da matrix, porque é bem mais confortável mesmo.
Li alguns livros seus e recentemente, há um claro viés em suas publicações. Sinceramente, tem me assustado, defendendo retrocessos em defesa de minorias, por exemplo. Seu texto e nossos comentários só são possÃveis em uma democracia. Discutir esses assuntos, baseando-se num regime que é pautado pela total destruição de sua genial cultura milenar, que ainda age e defende estes mesmos princÃpios de Mao, me faz olhar seus textos com menos respeito que lhe reservava.
André, Mao Tse Tung prendeu e matou professores, queimou livros, destruindo uma história e cultura de milênios. O regime e a postura são oa mesmos, até hoje. A história e as verdades são só as oficiais. E as riquezas do paÃs atual não chegam a grande maioria dos chineses. Em que não fui claro? Compará-los com conceitos de Democracia é de doer.
"Cultura milenar" que desconsidera as evidentes vantagens da democracia liberal!? Apareceu mais um iliberal feroz na ribalta, justificando ditaduras autóctones...
Tudo foi cuidadosamente preparado para que o espÃrito humano pudesse se desenvolver e adquirir autoconsciência. Ganhou um planeta e um corpo material, mas com o fortalecimento do cérebro do raciocÃnio colocou o espÃrito num saco amarrado e criou teorias falsas. Enclausurado o espÃrito perdeu força, não ouve, não enxerga, não participa das vivências, perde o tempo para desenvolver os talentos. Sem a participação do espÃrito o frio raciocÃnio intelectivo deixa o viver cada vez mais áspero.
O povo chinês em sua maioria não reivindica liberdade porque nunca soubera o que isso significa e a sua economia cresce de forma (ainda) sustentável há décadas.. quando esse ciclo virtusoso chegar ao fim, com um povo bem instruÃdo e ciente dos seus direitos, serão inevitáveis os protestos pró-democracia. E um dia ela triunfará, como sempre, e em qq lugar do planeta. Porque a liberdade, aspiração maior, é inerente ao ser humano.
Insisto na pirâmide de Maslow. Concordo em parte com vc.Quando professores passarem a viver no quarto nÃvel das necessidades humanas da pirâmide de Maslow, no Brasil por exemplo, ainda serão poucos, apenas os privilégiados com direito à escola que farão esses protestos. Calcule quantos não tem acesso à escola e nutrição necessária ao intelecto e saberá que a maioria não entenderá e tentará invalidar os protestos. Pois afinal, não terá sentido para maioria.
Mandou bem, Daniel Plech!!! Penso do mesmo modo.
Pondé coloca muito bem a questão. A democracia, mesmo sendo aparentemente o melhor regime conhecido, não pode ser tratada como um dogma religioso, um fim em si mesma e imune a crÃticas. Se um regime atende a vontade do povo (origem da palavra democracia), sem sufrágio universal ou mesmo com restrições de certas liberdades a que estamos acostumados, poderia ser considerado democrático. A China ainda está longe, mas pode estar descobrindo um caminho alternativo...
Pondé, você realmente dá sinais claros de que não entendeu nada da República de Plantão. E ainda põe em dúvida a Democracia, supondo que o povo Chinês é o exemplo a ser seguido pelo restante do mundo. Cara, você deveria retornar às cadeiras do ensino médio, sinceramente!
Cara, tive que ler o artigo de novo para ver se era eu ou você quem não entendeu nada.
Segundo a literatura predominante (em filosofia e outras áreas afins), "A República" de Platão é o modelo pronto a acabado de totalitarismo, caro JJ Filho. Acho que é você que deve retornar ao ensino médio.
Não se pode por em dúvida a Democracia não ?
Vc jura que conseguiu entender exatamente isso?
Excelente texto. Indiscutivelmente ele conversa com a pirâmide de Maslow. Democracia é um regime democrático,do qual é mais eficiente no controle de excesso de poder polÃtico. Mas,na mente das pessoas que nunca satisfazem os quarto e quinto nÃveis da pirâmide de Maslow, ela pode ser: um culto; um fetiche e fé. Na mente de gestores totalitários, professores são ferramentas úteis,pois democracia é também uma forma abstrata de bem- estar de difÃcil compreensão até para professores que podem ...
Concordo Daniel,mas em tão longo prazo que iremos ler como os "desenholvidos" daqui 250 anos.Brasil como exemplo,durante 21 anos tivemos uma ditadura com consequências e sequelas horrÃveis até hoje e vai perdurar.O PT se desenvolve dentro da ditadura,lutou contra ela, ainda reluta contra alguns desrespeitos persistentes, mas não reconhece a sua própria atitude totalitária no espelho e na essência.Os petistas se veem fora dos ideais ditatoriais, exercendo a ditadura no cotidiano.Imagina a China?
Sim, concordo com o seu comentário ao meus post, Carolina. Por isso que tenho confiança na abertura democrática chinesa no longo prazo, pois a tendência é que o paÃs passe a contar com uma classe média pulsante e instruÃda, correspondendo a cerca de 80% da população, assemelhando-se, assim, aos padrões europeus. DaÃ, quando o regime ditatorial começar a falhar mais do que a acertar (ou seja, deixar de ser meritocrático, o que também deve ocorrer no longo prazo), a democracia triunfará.
preocuparão*
..relacionar equivocadamente democracia com sociedade de mercado. Em Hong Kong, as necessidades da população está no quarto e quinto nÃveis da pirâmide de Maslow, porque a maioria já satisfez os demais nÃveis.Instabilidades como as de Hong Kong no Brasil tem séculos de distância, pois a maioria das pessoas preocuparam com democracia somente depois de satisfazer os 3 nÃveis da pirâmide.E maioria de professores sem satisfazer suas necessidades, não veriam sentido em ensinar democracia tal qual é.
Querendo trazer pra cá o regime chinês? O careca nunca me enganou.
Pelo contrário. Pondé analisa o paradoxo - recorrente na literatura - de se abrir mão das liberdades polÃtica e civis em favor de momentâneo bem-estar econômico. Ele faz uma crÃtica, não uma apologia ao regime chinês.
Pondé, já esteve na China? falou com muitos chineses lá? Tanto lá como aqui sempre haverá reacionários, assim com você, capazes de colocar em dúvida a necessidade da Democracia para a humanidade, os mesmos que apoiam de forma velada este milicianismo fascista do bolsonarismo e a loucura do neoliberalismo do paulo guedes. Vão em frente, vão enriquecendo enquanto e mentes fracas são enroladas por vocês, aproveitem até que tudo venha à ruÃna, pois virá. Doendo na barriga o povo gritará.
Anderson Nunes, por acaso você notou que a China enriqueceu materialmente depois que aderiu à economia de mercado e abandonou a economia completamente estatizada!? Cara, acha que você, tal qual o Capitão América, dormiu numa capsula do tempo, acordou agora e não percebeu o que aconteceu à sua volta.
O terceiro parágrafo é nitidamente uma forma de provocação. Somente professores de algumas escolas privadas, universitários e federais seriam de uma elite no Brasil. Ou seja, muitos poucos. Os demais não ganham nem dois salários mÃnimos bruto.Com esse salário a maioria dos professores brasileiros mal saem do segundo nÃvel da pirâmide de Maslow. Como esse professor pode pensar em democracia ?
Excelente texto, os Chineses acham a democracia caótica e ineficaz, talvez tenham razão!
Talvez um mal necessário.
Ranulfo,está é a questão. Podermos discutir, não é exercer. Poder exercer e não exercer e não poder exercer estão dentro do mesmo patamar.Se vc analisar poder discutir é irrelevante se a maioria dos brasileiros assim como os Chineses pensarem que democracia é questão à ser cultuada,de fé, questão abstrata de bem- estar ou fetiche do qual só gestores da polÃtica podem debater e resolver.
Por acaso algum chinês pode achar ou opinar em alguma coisa, como você está fazendo aqui?
Meu sonho é criar ou inventar algo que todos os chineses necessitem usar uma vez por dia, sem falta. E ao custo de R$ 1,00( Hum real). Um bilhão e meio de chineses, um bilhão e meio por dia no meu bolso. Nada mau. Resta agora descobrir o que os chineses tanto precisam usar uma vez ao dia, sem falta.
A VALE já faz isso com minério brasileiro faz tempo,ó!Meio tarde para vc! Kkkkk...
A China vem dando mais uma demonstração, para quem não é desinformado, de que não há uma relação essencial entre sociedade de mercado e democracia liberal. A primeira convive perfeitamente com regimes que cerceiam liberdades. O Ãnclito filósofo ainda tem dúvidas...
Acho que o Pondé quis usar a China para supor que, talvez, isso aà seja desejável (não ter democracia, mas ter mercado) ou pelo menos aceitável. Aà na mesma tacada ele ataca uma certa "esquerda" (a China, com seu passado socialista) e passa pano para governo Bolso-Guedes. Sei la, o Pondé é obcecado em atacar a esquerda e os outros "intelectuais" . O assunto pode for o que for, tem uns ataques a outros grupos mas sempre explicitamente ou não ele chega nisso.
Platão estava certo. Marx errado. Platão considerou que a natureza é hierárquica e o homem parte da natureza. Marx tinha um pensamento burguês que o humano nascia nada e era moldado pelas relações de produção - o nada que se faz pelo trabalho é um dos pilares da Ética Burguesa. Marx ainda deu grande importância ao Dinheiro como isso fosse a necessidade básica humana e estava profundamente errado.
Figueiredo, Não estou defendendo o socialismo ou comunismo algo já em decadência. A China atual de comunista só tem o nome. Você leu a República de Platão? A teoria motivacional de Maslow já não é mais levada a sério e é somente usada em alguns R.H. atrasados. A tal Psicologia Humanista com desejos totalmente dentro da Ética Burguesa há muito morreu. As etapas da pirâmide podem ser puladas e até invertidas. Era bonitinha.
Pesquise a pirâmide de Maslow e entenderá dentro de qual conceito falo de necessidades básicas.
... é dizer isso dentro da China.kkkkkk.... Leia de baixo para cima.
Acho que está equivocado.Existiram no mundo nações ou paÃses que autodeclaram-se socialistas ou comunistas,mas nenhuma conseguiu tal feito até o momento. Então, qualquer hipótese que leva o socialismo ou comunismo como algo concretizado, com efeitos e resultados está muito equivocado.Nenhum paÃs implantou o socialismo e o comunismo plenamente. Existem tentativas fracassadas.Nem mesmo a China, pois é uma ditadura autodeclarada comunista.Comunismo não é o que está sendo feito na China.DifÃcil ...
Figueiredo, necessidades básicas são: ar, água, alimento básico e um abrigo relativamente seguro contra predadores. O resto são desejos. Na economia burguesa e formas de governo o dinheiro faz a intermediação do Poder - nas economias socialistas e comunistas o dinheiro cai como intermediação do Poder e fica valendo a eliminação fÃsica dos concorrentes. Na economia chinesa parece que a intermediação para o Poder é a inteligência e competência e o dinheiro fica valendo no capitalismo selvagem.
Não concordo. Ambos estavam certos. Nossa relação de produção atual é totalmente regida com dinheiro, nossas necessidades básicas, não são satisfeitas sem o dinheiro. Quanto mais dinheiro, mais exigentes e complexas se tornam nossa necessidade. Desde de que vc cultive seu intelecto.
Uma relação do texto de hoje,com a pirâmide de Maslow é evidente.Mas várias relações podem ser consideradas entre o texto e a pirâmide de Maslow.O topo da pirâmide não é permitido o uso na China então se exerce somente abaixo deste nÃvel.No Brasil,tudo é permitido,mas a grande maioria não passa do terceiro nÃvel,por questões óbvias.Só é visado o próximo nÃvel se o nÃvel presente é plenamente satisfeito. A democracia está no quinto e último nÃvel.Porque professores não querem o último nÃvel?
Viva a democracia! E os obesos estadunidenses que comem o que querem! Deusa liberdade garanta os nossos lipÃdeos de cada dia! Viva o hedonismo!
Coexistindo*
Hedonismo e democracia consistindo?
Não há como negar o fato de que o povo tem um um conceito de liberdade muito limitado, basicamente ir e vir do trabalho e atividades cotidianas; poder se encontrar com a famÃlia, amigos e acessar o entretenimento de massa. Desde que isto aconteça num ambiente economicamente estável, é o quanto lhe basta. No Ocidente, este último quesito foi declarado um luxo, um impeditivo para o "progresso", daà a crise. De qualquer forma, um intelectual não pode nunca capitular ante a uma visão tão mesquinha.
“Estabilidade” onde? Só se for nessa classe média alta que o autor conheceu. A China é um paÃs de população pobre, majoritariamente camponesa. Os trabalhadores da cidade são submetidos a condições desumanas, que todos conhecemos. Mas, se reclamarem, serão mortos. Pelo visto, a propaganda do partido sobre a pujança chinesa convence mesmo...
As pessoas abrem, não raro, mão da liberdade polÃtica em troca de segurança (ou prosperidade) econômica, algo perigoso sempre denunciado pelos liberais como uma trajetória rumo ao caminho da servidão (obrigado, Hayek!). No caso chinês, a democracia liberal nunca foi um valor porque nunca foi testada, daà não ser estranho que o chinês mediano não a veja como um valor a ser conquistado e preservado.
A China não é para principiantes. Havia uma escritora que fez muito sucesso com histórias sobre esse paÃs na primeira metade do século 20: Pearl Buck. Tinha sido criada por lá, e supostamente com grande conhecimento do paÃs profundo como se diz. Ganhou inclusive o prêmio Pulitzer. Pouco antes do golpe de 1949, ela declarou numa entrevista que pelas caracterÃsticas do povo chinês, não acreditava que o comunismo triunfasse por lá. Pois é...
Vc fala como se existisse comunismo no mundo. Posso ter entendido errado.Principalmente na China é mais improvável. Se autodeclarar comunista é muito diferente de ser. Tentar ser uma ditadura socialista internamente, mas internacionalmente ser extremamente capitalista está muito longe de ser comunista.
É isso aÃ, saiu do armário ideológico ou será que cortou o último fiozinho de teia de aranha que o prendia à chamada democracia?
Há só uma questão não levantada, a China nunca teve democracia, não tem como comparar, em 89 o levante foi sufocado em sangue. A questão é que a democracia também tem que prover estabilidade, o neoliberalismo prega a instabilidade, e pratica com apoios de intelectuais e jornalistas, virou pensamento único. A reação populista e autoritária é porque pregam que democracia é igual a instabilidade e neolibealkmk, vem daà a rejeição a democracia. Pregam que o cara não pode ter emprego e renda estável
André, neoliberalismo de livros não interessa. A prática é tirar renda do trabalhador, obrigar o mesmo a depender de crédito, retirar direitos, ampliar a renda do capital as custas da redução da renda do trabalho. Essa tem sido a prática desde 81, por isso o cansaço. Exemplo maior são os EUA, quebraram a lógica de trabalhar duro ser certeza de resultados. Mercado financeiro ficou mais importante.
Que livros você leu sobre o neoliberalismo!? Comece pelo "Caminho da Servidão" de Hayek. Sabes quais são os argumentos centrais do livro?
Bravo Pondé, o desafio contemporâneo passa pelo esclarecimento (social polÃtico econômico) dos PaÃses Asiáticos em relação ao modelo Ocidental. A China se tornará a maior potência do mundo muito em breve. O hedonismo capitalista será engolido pelo pragmatismo capitalista estatal do partido comunista Chinês. Nem os EUA e muito menos a Rússia conseguirão frear a emigração dos filhos de 1,4 bilhões de chineses que comprarão tudo mundo afora para sua segurança e estabilidade.
100% de acordo com o teu comentário, Carolina Figueiredo.
André Oliveira quanto a sua pergunta, o mercado para a China é o mundo e o interior dela mesmo só que a competição fica somente fora da China. Somado à isso mão de obra escrava.A China elimina ao máximo qualquer competidor externo. Assim fica fácil oferecer uma ilusão de estabilidade interna para os cidadãos chineses. O acaso vai proteger enquanto estiverem distraÃdos.
O maior concorrente do empresariado bilionário chinês e o próprio governo através do Partido Comunista. O PC possui mais de 90 milhões de filiados e tanto a polÃtica de fuga de capitais em dólares quanto a regulação do consumo interno passam pela regulação do partido. Muitos empresários são filiados ao PC. Democracia, e economia de mercado é que são valores utópicos diante do leviatã chinês. Estamos subestimando uma potência estatal que vai dominar tudo o que puder pela frente nos próximos anos.
"Capitalismo estatal" significa que o Estado vai competir com ele mesmo!? Economia de mercado significa competição, destruição criativa como a definiu Joseph Schumpeter e, nesse contexto, o Estado não é visto como um competidor honesto, mas como um intruso.
Mas. Sempre há um, mas. Na terra brasilis. Desde 1988, quando os constituintes implantaram euforicamente um novo regime muito almejado por toda nação, a democracia, os representantes das regiões que ainda vivem até hoje da cultura patrimonialista das capitanias hereditárias, colocaram uma casca de banana nas entrelinhas da CF 88. O “tomaladacá”. Rezam: é dando que se recebe. As rachadinhas.
ISSO AÃ. Ao contrario. Pós MAO TSÉ-TUNG, China passou mais não ignorar a matemática. como quase todas as ideologias. Entender matemática como quiser.!!! Ler "Os cisnes selvagens - três filhas de China"
Pondé acerta em cheio quando diz que os intelectuais, de maneira geral, não tem qualquer apreço pela Democracia. Heidegger e Sartre são bons exemplos. Parece-me, porém, que não dá para reduzir a escolha do regime a uma mera equação de custo-benefÃcio econômico. Um regime autoritário, qualquer que seja, tende a se tornar uma ditadura que oprime e mata seu próprio povo. A China, esse pequeno paraÃso, executa centenas de pessoas todo ano. E ainda cobra a munição da famÃlia do condenado.
Com certeza ele acerta,principalmente quando afirma que são ferramentas de regimes totalitários. Mas a democracia se torna assunto sério somente quando vc não vê empecilho algum para pagar boletos. É a pirâmide de Maslow reinando na nossa vida cotidiana. Repito que mais da metade dos brasileiros recebem R$ 400,00 reais mensais. Se vc recebesse só isso, estaria pensando em democracia, agora? O assunto democracia fica preso entre conversas de intelectuais sem respeito às diferenças econômicas.
Como ensinou Karl Popper, mais vale uma democracia em dificuldades do que uma ditadura benevolente.
É óbvio que, em alguns séculos, talvez a democracia... ??? Se é óbvio não tem talvez !!
Após a segunda guerra, os chamados vencedores promoveram uma verdadeira lavagem cerebral sobre a superioridade da democracia ocidental. Mas o que promoviam geralmente estava longe de ser praticado por eles. Constava desse esforço a demonização do socialismo surgindo crenças de que governos como os da China são imunes à s crÃticas dos cidadãos, quando a realidade mostra que o partido comunista Chinês é um dos mais sensÃveis ao humor dos cidadãos, até por uma questão de sobrevivência.
O socialismo se autodemonizou - o Muro de Berlim caiu e o comunismo soviético colapsou sem que o Ocidente disparasse um único tiro contra o Leste europeu. Como Fernando Gabeira ressalta no livro "Democracia Tropical", a notÃcia da queda do Muro de Berlim ainda não chegou à América Latina...
Como seria possÃvel que os chineses sentissem falta de algo que de fato nunca tiveram?
Caso não conheça a pirâmide de Maslow, pesquise e entenderá porque é difÃcil saber o que é liberdade e democracia e também porque não conseguimos exercer mesmo quando sabemos. Nossas prioridades estão na base da pirâmide. Psicologicamente agimos assim, da base para o topo.Satisfazemos nossas necessidades de baixo para cima. Fica fácil com a pirâmide entender porque democracia,liberdade e respeito aos outros é sempre deixado de lado. O estado essa prioridade inverte.Mas o estado não respeita nada
É uma ilusão achar que Brasileiros apesar de terem liberdade exerçam.Exatamente porque quando foi dada, eles são sabiam o que fazer com algo que nunca tiveram.E ainda não sabem. É como analisar a situação feminina na Ãndia e a situação feminina no Brasil.Ambas são livres,mas não sabem o que é liberdade, então simplismente não exercem.Claro na Ãndia as mulheres estão em menor número, o que é ruim.Mas no Brasil estamos em maior, mas sem consciência plena de liberdade. Então não faz diferença.
Exato!
Perfeito. Nunca é igual a 6 mil anos. MAM
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > China e o fetiche da democracia Voltar
Comente este texto