Ilustrada > Última grande invenção exportada da Itália foi o fascismo, diz autor de livro sobre ascensão de Mussolini Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JAQUES BRAND

    A grande biografia ainda é a de Renzo de Felice, que reconstrói todo o contexto que o projetou ... e valoriza os limitados talentos do Duce, sem essa babação de "extraordinária inteligência política". Era um bully assumido, cheio de vento, que fazia da chantagem sistemática, diária e minuciosa o seu principal instrumento e manobra. Também sabia escrever direitinho. Aprendeu a fazer política com os ex-correligionários do Partido Socialista. Como analista Gramsci dava de 7 x 1 no Grande Blefador.

    Responda
  2. gilberto schoncer

    maquina cafe expresso, pizza marguerita, salão de beleza, bicicletas de corrida,...

    Responda
  3. gilberto schoncer

    maquina cafe expresso, pizza marguerita, salão de beleza, bicicletas de corrida,...

    Responda
  4. ELVIS PFUTZENREUTER

    Getúlio Vargas foi o maior fascista que já houve. E isto nem é um xingamento, o Brasil saiu do Estado Novo melhor do que saiu, mas é um modo obsoleto e nosso atraso político se deve à nostalgia do getulismo, semelhante ao peronismo argentino. Perón se aproximava mais do estereótipo do fascista bufão, talentoso no poder e uma nulidade na economia.

    Responda
  5. Rafael Gallina Delatorre

    Não concordo. O fascismo é uma manisfestação de um espírito que sempre esteve presente na humanidade, e que um dia irá desaparecer. Teve condições favoráveis para florescer como consequência do imperialismo, e não foi criado por italianos. Não podemos alimentar fascistas como fizemos por aqui, nos EUA, e outros locais. Agora devemos aprender, estudar, e não abrir mão de lutar contra. Nosso grande problema é ter aberto mão de nos envolver.

    Responda
  6. José Cardoso

    Está sendo injusto com a Itália. E o café expresso? Os carros esporte e de corrida?

    Responda
  7. Brízido Galeano

    O Brasil importou do fascismo a Carta del Lavoro. Capítulos inteiros foram inseridos tanto na Constituição ditatorial(1937) de Getúlio Vargas bem como na CLT do mesmo ditador. O fim de ambos foi diferente: Mussolini terminou seus dias de cabeça para baixo, enquanto que o ex-ditador Getúlio virou o nosso Herói da Pátria da Democracia e da Liberdade. Seu nome está gravado em aço no Panteão da Pátria, em Brasília. Lula encarregou-se de nomeá-lo como Herói.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Getúlio Vargas também declarou guerra ao eixo, não sei se lembra. Foi aliado tanto dos EUA quanto dos alemães. Julgar como fascista somente por ter usado elementos da Carta del Lavoro é leviano. O governo fascista de Mussolini também teve que angariar apoio popular, só se consegue isso melhorando a qualidade de vida das pessoas. E era nacionalista, só que ultra. Getúlio Vargas pode não ser unanimidade, mas fascista não era. Se suicidou em nome da nação, em um mandato eleito, não é herói?

    2. Eduardo Salgado Lopes

      Quanta bobagem! Quer dizer que a clt não foi boa para os brasileiros? Tá bom! Hoje, sem ministério do trabalho, com 70% dos novos contratos de trabalho na condição temporária, com a nova previdência... é melhor? Com a palavra... o g*a*d*o.

    3. Matheus de Oliveira Melo

      ...e no final, a culpa é sempre do Lula.

    4. Matheus de Oliveira Melo

      Um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.