Ambiente > No auge das queimadas, Amazônia sofreu perda similar à da Austrália Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Salles, guarde dua energia para se explicar sobre sua atuação no governo alckimim aqui em São Paulo
A comunidade internacional tem que intervir na Austrália. Cadê o Macron que não se pronuncia? O fato é que o governo daquele paÃs perdeu o controle da situação e o CO2 daquelas queimadas se soma ao produzido pela geração a carvão de energia daquele paÃs. É uma tragédia mundial.
Caros amigos da Folha, bom dia, O Ministro que tampar o sol com peneira, quer justificar a sua apatia em combater o desmanamento com comparações ridÃculas a Austrália é uma ilha com suas peculiaridades ambientais enquanto a nossa Amazônia é um floresta empais continental com condições bem diversas do que as australianas , sinceramente como ainda faltam três anos para esta fatÃdico governo acabar ,temo pelas condições ambientais do nosso pais depois disto, será que este ministro estudou
Manhê , a Austrália queimou mais que a Amazônia.. Temos crianças de 10 anos no poder ..
As gigantescas queimadas na Austrália calam a boca dos hipócritas no mundo todo que criticam o Brasil quanto à Amazônia. Aliás os incêndios na Amazônia Boliviana foram as mais destacadas em 2019. A reportagem tenta dizer que queimadas na Austrália são OK porque tradição indÃgena e naturais. Esquecem que no Brasil os Ãndios promoviam e promovem as coivaras. Incêndios expontâneos acontecem no Brasil e no mundo todo. Criminosos também. 180 são detidos na Austrália e grupos de Organizações não gover
MA-RCE-LO grileiros e garimpeiros ilegais estão sendo combatidos com muito mais seriedade hoje que ontem. O ministro do meio ambiente faz um trabalho excelente. As coivaras mostram como a reportagem é uma impostura, não só os aborÃgenes punham e põe fogo nas matas na Austrália como os Ãndios brasileiros com as coivaras no Brasil. A reportagem quer justificar os incêndios na Austrália como se lá fosse ok e aqui não, um absurdo!
Teste
Ok, mas a impressão que dá é que o governo é favorável ao desmatamento. Permitir que grilheiros, mineradores, continuem agindo, não é uma maneira de continuar o desmatamento? Perdoe a minha ignorância, mas até agora não entendi qual é a desse ministro do meio ambiente e do governo. Vc fara em coivara, para comparar com o desmatamento, mas são duas coisas bem diferentes. Vc leu o artigo que linkei?
Marcelo, eu não defendo o desmatamento, pelo contrário, releia meu comentário. Eu chamo atenção à hipocrisia daqueles que, de maneira torpe, instrumentalizam os incêndios nas matas para atacar o governo, num partidarismo predatório. E também aqueles que faturam alto com as queimadas, como ONGs piromanÃacas, Greta e famÃlia e Macron protegendo seus agricultores ineficientes. Para isso mentem não maior cara dura.
Já leu esse artigo? http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000300019
Qual o seu interesse no desmatamento da floresta amazônica. Uma pessoa que defende tanto o desmatamento, deve ter algum interesse na questão. Por acaso voc|ê é um grilheiro? Acho que se você se apresentar, esclarece melhor seus interesses, que vão de encontro ao de grande parcela da sociedade.
e grupos de Organizações Não Governamentais no Brasil. (Completando o meu texto)
Mentira! Sou de Manaus e não é verdade que houve desmatamento. Agora querem assemelhar uma a queimada desbastadora na Austrália com o que acontece todo o ano na minha região. Jornaleco.
Pegue um celular, um aplicativo de imagens e veja onde estão os desmatamentos e queimadas no Brasil. A resposta é: Pará, Rondônia e Acre! Portanto, não é em Manaus mesmo, mas qualquer um que saiba olhar um mapa entenderá.
A Foice men te. IndÃgenas amazônicos sempre usaram queimadas p/ praticar agricultura itinerante na Amazônia; derrubam a floresta, queimam p/ fertilizar o solo com as cinzas e depois plantam espécies locais de crescimento a pleno sol, selecionadas por séculos, como man di ocas de diferentes espécies. Amplamente documentado.
Desculpe a minha sinceridade, mas da forma com a qual você escreve, deixa-se entender que você é favorável a que mais áreas da floresta amazônica sejam destruÃdas para pasto ou cultivo. O que entendo (e posso estar enganado) é que essas áreas, uma vez desmatadas, nunca mais serão repostas, sendo permanentemente destruÃdas. Isso é totalmente o contrário do modo como os Ãndios fazem (coivaras). E é exatamente isso que as imagens de satélite, tão contestadas pelo governo, mostram.
Diferentemente da Califórnia e da Austrália, biomas secos em que uma queimada pode ocorrer de maneira natural, na Amazônia, bioma úmido, isso é mais raro. Também procurei artigos que corroborassem isso, e encontrei. Segundo o que pesquisei, enquanto na Austrália ou Califórnia, uma faÃsca pode iniciar uma queimada de grandes proporções, na Amazônia isso só é possÃvel com a intervenção humana, devido ao caráter úmido do bioma amazônico
O artigo que linkei, é apenas um dos vários que achei, que demonstra a diferença entre as coivaras e as queimadas indiscriminadas. Isto é um fato, que deve ser levado em consideração. O jornal não mentiu. A reportagem afirma que na Amazônia, o fogo não faz parte do ecossistema amazônico, bioma úmido no qual incêndios não costumam ocorrer naturalmente. Ocorrência natural. A coivara não é uma ocorrência natural, mas uma queima controlada.
Realmente eu errei. O que eu queria deixar mais claro é que as coivaras não podem ser comparadas com a queimada provocada pelos agricultores. Já li em artigos publicados em revistas sérias que a destruição e a queimada provocada pelas coivaras pouco influenciam na destruição da floresta, se feita da maneira dos Ãndios e em décadas a área é reparada. Queimadas indiscriminadas, como a realizada pelos brancos, tem um percentual destruidor e irreparável infinitas vezes pior.
Marcelo você contesta algo que eu não disse. O Jornal disse que a Amazônia é um ambiente úmido não adaptado a queimadas e eu apenas desmenti isso.
Já leu esse artigo? http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000300019 Ele deixa claro que a coivara é bem diferente das queimadas que ocorrem atualmente.
Se fosse creditar à s coivaras o atual desmatamento na floresta amazônica, ela já teria desparecido há séculos, quando o número de Ãndios era bem maior. O Hildebrando defender desmatamento não vale. O cara é produtor de mudas. Ele é um dos grandes interessados em transformar a floresta amazônica em um grande pasto!
Fátima, a senhora não aprendeu sobre as coivaras na escola?
Onde está documentado isso? Não vale falar tem que provar.
"incêndios fazem parte do ecossistema australiano, onde mais de 80% das florestas nativas são compostas por eucaliptos e acácias". Falso. O Eucalipto está avançando na Ãustralia sobre áreas de mata historicamente compostas por outras espécies em decorrência incêndios provocados pelas pessoas. Além disso australianos provocam extinção em massa de milhares espécies de biomas unicos que evoluÃram separadamente do restante do Planeta. Amplamente documentado.
"IndÃgenas australianos, historicamente, usavam o fogo para administração de terras, e incêndios planejados ainda são parte da realidade de proprietários de terra". Mentira. Os camponeses brasileiros historicamente usam queimadas p/ limpar a terra, fertilizá-las com cinzas, alcalinas e substituÃdas do calcário, indisponÃvel nessas situaçoes, ou p/ incentivar a brota precoce do pasto. Amplamente registrado.
Quem não aprendeu sobre as coivaras na escola?
A Foice segue mentindo como forma de perseguir seus rival ideólogico eleito democraticamente. O fogo prossegue na Australia e, se não queimou como no Brasil ainda vai queimar. Ademais, como este Jornal mente costumeiramente, prefiro acreditar no Ministro
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > No auge das queimadas, Amazônia sofreu perda similar à da Austrália Voltar
Comente este texto