Marcelo Viana > Aprendemos a contar com os dedos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Marcelo, acho que você esqueceu a base 12, que nos deu a dúzia de ovos e as doze horas. As pessoas contavam usando o polegar tocando as três articulações dos outros quatro dedos, ou seja, 12.
Acho que na realidade a base 12 é uma sub-base da base 60 dos sumério e babilônios. Pois essa contagem dos gomos dos dedos originava a de 60, sendo a técnica provável a de que a cada 12 contadas um dedo da mão oposta era usado. Sendo 5 dedos numa outra mão, 5 x 12 = 60. Pois a definição de segundos e minutos não pode vir separada da de horas, que está em dúzia.
Nem todos tem 10 dedos. A grande maioria tem 11 dedos nas mãos. Alguns outros tem apenas 9. Algures, uns tantos preferem ter 7 dedos. O Freddy tem garras.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não devemos esquecer-nos de que o sistema de representação posicional dos números é uma das maiores invenções dos seres humanos, depois da própria capacidade de contar e de escrever. Devemos essa invenção aos indianos. Ela é a base dos computadores digitais modernos que representam os próprios programas que os controlam e os dados que eles processam por meio de números escritos em notação posicional, atualmente, binária. Poderia ser em qualquer base. Já o foi em decimal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Aprendemos a contar com os dedos Voltar
Comente este texto