Opinião > Muito além da Fundação Cultural Palmares Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO TAUFI MALUF JR

    A contundência do racismo é apanágio de quem o sofre. Só não sei se delimitar o "povo negro" como um corpo estranho dentro do país, se falar em luta, como se essa devesse ocorrer contra outro "povo", se lamentar falta de "apadrinhamento", contribui para o almejado destaque social, quando falta equanimidade na educação para todos. Nos EUA o racismo nunca deixou de existir mas, com o fim da segregação, deu-se o acesso de negros à capacitação e a posições de liderança, nada barra o bom saber.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Acho que urge colocar pessoas mais capacitadas , visionárias , empreendedores , etc como autoridades institucionais , independente de sua raça .

    Responda
  3. Luiz Alberto Franco

    Bobagens ditas por primeiras damas continuam sendo bobagens. "Xô"... A posição de alguns leitores a respeito do preconceito racial equivale a dizer que pobreza é problema dos pobres; eles é que tem que cuidar de resolver. O pensamento do século XIX continua vivo, quando a segurança no trabalho era considerada "problema dos trabalhadores".

    Responda
  4. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Anseio por liberdade, por visibilidade e poder de decisão independe de raça ou cor e se realiza como conquista, nunca como dádiva de grup social supostamente superior. O viés da articulista só fomenta o conflito social e a vitimização de negros desprovidos dos bens reclamados, como se brancos também não padecessem das mesmas carências. Esquece-se de que as parcerias também são meios de superar carências e conquistar mais espaço social. Não é gritando "Xô" que se atrai galinhas....

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    A ex primeira dama dos EUA, Eleanor Roosevelt costumava dizer que você só é desrespeitado com o seu consentimento. Creio que a estratégia que a colunista propõem nunca funcionou e nem vai funcionar. Basicamente está colocando o ônus da solução do racismo justamente na mão de quem o pratica. Assim como aconteceu nos EUA, são os negros que têm a responsabilidade de resolver o problema, organizando-se, educando-se e principalmente fortalecendo a auto estima das pessoas desde a infância.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Volta lá no artigo. Leia-o de novo. Você é branco, mas tem capacidade para interpretá-lo corretamente. É só se esforçar um pouquinho. Custa tentar?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.