UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Uma espécie de extinção

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz augusto pessoa nogueira

    Jânio, como diria o grande Everaldo Marques, narrador da ESPN, qdo um atleta faz um lance de gênio, VCÉ RIDÍCULO!!

    Responda
  2. Claudio L Rocha

    Nada justificauma parte da sociedade manter apoio a alguem que não demonstra qualquer condição intelecto-moral na condução de uma nação e de gente que se percebe escolada. Surpreende qdo vejo pessoas de nivel intelectual como alguns por aqui ainda apoiando este governo. Qto a acertar as contas, concordo que o Pais deva fazer ajustes periodicos, mas não colocando em pratica a miserabilização ainda maior dos desvalidos da sociedade. O que todos nós jamais deveriamos aceitar. Vergonha para o mundo

    Responda
  3. benjamim picado

    "nulidade humana com status de presidência" é expressão para se guardar em lápide - de preferência, aquela da presidência mesma.

    Responda
  4. Daniel Liaz

    Parabéns e obrigado Jânio. Um dos poucos....

    Responda
  5. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Luciana Tavares , estou chorando copiosamente por seu texto piegas e cabotino e lamento por vc endeusar um jornalista parcial , este cara nunca denunciou nada de errado nos governos petistas e vem vc elogiar este ultrapassado .Juca Kfouri e Janio , dinossauros indo ao matadouro

    Responda
    1. luiz augusto pessoa nogueira

      Sérgio, indivíduos como vc me dão vergonha de pertencer a espécie humana! Vc é medíocre, não tem argumentos e faz críticas rasas, qdo não são apenas xingamentos, mto triste...

    2. Claudio L Rocha

      So podia ser mesmo voce Sergio, falando sem mensurar o limite da verdade. Emnfim basta olhar no arquivo da folha que veras serias criticas deste corajoso jornalista independente a administração petista. Mas a critica vindo do seu comentario nao chega a causar espanto, voce sim esta se tornando um tipo de especie em extinção, com sua defesa a este governo esquisito, entre os comentarios neste espaço. Vc precisa rezar para ter mais luz no seu olhar

    3. Daniel Liaz

      Pq vc está o tempo todo atacando outros leitores do jornal. Vai ser feliz rapaz

  6. Luciana Conti

    Ao ler o Janio de Freitas, a quem acompanho há décadas, me lembro a razão de ter escolhido ser jornalista. E me orgulho de minha escolha.

    Responda
  7. Luciana Conti

    Ao ler o Janio de Freitas, a quem acompanho há décadas, me lembro a razão de ter escolhido ser jornalista. E me orgulho de minha escolha.

    Responda
  8. roque alves

    Parabéns, hoje e sempre , ao grande jornalista Jânio de Freitas, a Folha de São Paulo nos deve , a nós assinantes e leitores, uma resposta sobre o porquê tirou todo o espaço de Jânio de Freitas do jornal. Quem perdeu fomos nós, a democracia e o bom jornalismo.

    Responda
  9. Claudio L Rocha

    Na maioria dos paises do primeiro mundo a imprensa local alem de respeitar a população, mantem uma competição ideologica, normalmente o jornalista é obrigado a informar seu gosto politico ao publico antes de comentar. Aqui no Brasil o jornalista/comentarista posa de isento para mais facilmente manipular mentes e corações. A falta de etica aqui chega a ser revoltante. Nesta destruição da previdencia vc não viu um jornalista defendendo posição contraria do que aquela que o poder economico desejava

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Olha Daniel aceito parte dos seus argumentos, contudo nada justifica estar-mos apoiando alguem que não demonstra qualquer condição intelecto-moral na condução de uma nação e de gente que se percebe escolada. Surpreende qdo vejo pessoas de nivel intelectual como sr apoiando este governo. Qto a acertar as contas, concordo que o Pais deva fazer ajustes, mas não colocando em pratica a miserabilização ainda maior dos desvalidos da sociedade. O que todos, inclusive o sr., nao deveria aceitar. Vergonh

    2. Daniel Liaz

      Isso se vc partir do pressuposto que o leitor não tem nenhum senso crítico (e, em muitos casos, vc tem razão). O que talvez vc não veja é que a orientação do jornalista importa menos, se vc estiver atento à coerência do que ele diz com os dados e fatos

  10. Beto Rezende Rezende

    Wagner, Inteligência é uma coisa, o que se faz com ela é outra. O que alerto no meu post é o desdém que parte da imprensa dispensa a JB. Alguns já perceberam que ele pode ser tudo, menos desprovido de inteligência. Se você acompanhou a campanha, deve se lembrar da saia justa em que o então candidato do PSL deixou Renata Vasconcelos, do JN, que questionava diferença salarial entre géneros. Tratá-lo como incapaz, tosco, não ajuda o leitor a entender o que fez a direita a ressurgir do gueto.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Mas ele é tosco e incapaz. Já deu inúmeras provas disso. Ele só prospera pois está num meio que, infelizmente, qto mais sem caráter um pessoa for, melhor ela se sai (pelo menos por algum tempo).

  11. SONIA GUTIERREZ

    Penso que não é Jânio de Freitas, 'O' jornalista que deve sentir-se honrado em escrever na Folha, mas a Folha sim de ter o privilégio de tê-lo no jornal. Um diferencial dos demais. E nós, assinantes queremos que fique e tenha todo o espaço necessário a expor sua crítica, sua visão e sua análise da política no país.

    Responda
  12. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Gosto muito do Hsnii de Freitas, um jornalista com j maiúsculo. Em seu texto estão listadas barbaridades cometidas por Bolsonaro contra a imprensa. Mais que todos os outros presidentes pós ditadura Bolsonaro é o que mais persegue a mídia. É um paranóico perigoso.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Na maioria dos paises a imprensa respeita a população, mantem competição ideologica e normalmente o jornalista é obrigado a informar seu gosto politico antes de comentar. No Brasil jornalista posa de isento para mais facilmente manipular mentes e corações. A falta de etica chega ser revoltante. Na destruição da previdencia não vimos um jornalista defender posição contraria ao que o poder economico desejava. E o povo viu seu sonho de aposentar-se apos decadas de trabalho, ir pelo ralo.

  13. denise messer

    Mais uma coluna impecável do Jânio!! Lamentável que a atual direção da Folha prefira dar destaque aos colunistas defendendo o neoliberalismo.

    Responda
  14. Beto Rezende Rezende

    Um erro cometido por articulistas tidos como "progressistas" é achar que Bolsonaro é pouco inteligente. Não é. Tanto que JF escreveu esse texto por causa de uma declaração dele. JB provoca, e JF acaba sendo pautado por ele. E a pauta é o que move o jornalismo. Enquanto tratam JB como iletrado, não percebem que o presidente sabe, como poucos, se comunicar com o seu eleitorado. É a versão Lula que a direita sempre sonhou. Vai comendo pelas beiradas. E pautando os ditos inteligentes. Talkey, JF?

    Responda
    1. Wagner Santos

      Não misture inteligência com a eficácia de ações toscas. A rigor, a maioria dos ditadores bem sucedidos por um tempo não era propriamente um gênio, assim como Bolsonaro não o é. A capacidade de ser limitado e falar a pessoas limitadas, cativando-as por se verem nele, é uma coincidência temporal infeliz. Ou talvez uma regressão periódica da humanidade.

  15. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    J.Oliveira Lima , membro ativo da cor ja petista , velha co comunista sem ter o que fazer na vida . Cara , enquanto vc nao curte o Domingo com a familia e pelo visto vai passar o dia todo de hj postando sandices , informo que enquanto vc se esgoela defendendo o Janio , o parcial, ele deve estar no Fasano ou Rubayat curtindo um belo almoço , Janio maior burguesao , vc é um grande de um otá rio .rsrsrsrs. fuiiii

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Na maioria dos paises a imprensa respeita a população, mantem competição ideologica e normalmente o jornalista é obrigado a informar seu gosto politico antes de comentar.Na destruição da previdencia vc não viu um jornalista defendendo posição contraria a aquela que o poder economico desejava. E o povo viu seu sonho de aposentar-se apos decadas trabalho, ir pelo ralo. No Brasil, o papel da imprensa é silenciar aqueles que tentam incentivar pensamento critico, silenciar a oposição e qualqur um,

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Mas que comentário infantil. Um garoto de 5o ano se expressa melhor.

  16. cesar porto monteiro

    O jornalismo existe para nos levar a pensar, refletir, nos acontecimentos da nossa civilização. O atual presidente foi eleito com uma mídia que não trabalha com pensamento e reflexão, gerando esse desejo de extermínio, por parte dele, das mídias tradicionais que mesmo com seus percalços, tem história nesse campo. Como isso vai terminar só o tempo dirá.

    Responda
  17. Nelson Vidal Gomes

    O ilustre jornalista Jânio de Freitas daria um grande exemplo como democrata que de fato o é,se usasse essa qualidade para liderar um movimento cívico nacional pela mudança do nome de seu partido,de PT para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras,em absoluto respeito ao povo brasileiro "conditio sine qua non"da democracia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Nossa Nelson, seu atquezinho clichê chega a dar sono.

  18. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonaro diferencia-se dos outros aqui citados,porque àqueles sempre foi dado o benefício da dúvida nas críticas mais contundentes,tanto quanto se lhes equilibravam estas com elogios rasgados, principalmente no caso dos "gigantes humanos" Lula e Dilma e de sua equipe de governo composta por "luminares".O governo Lula com menos de um ano de instalado propôs a criação do Conselho Federal de Jornalismo para censurar toda a imprensa,graças a Deus sem êxito, fato aqui omitido.Deus nos ilumine!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Fake. Mas, esperar o que né?

  19. Nelson Vidal Gomes

    Bolsonaro diferencia-se dos outros aqui citados,porque àqueles sempre foi dado o benefício da dúvida nas críticas mais contundentes,tanto quanto se lhes equilibravam estas com elogios rasgados, principalmente no caso dos "gigantes humanos" Lula e Dilma e de sua equipe de governo composta por "luminares".O governo Lula com menos de um ano de instalado propôs a criação do Conselho Federal de Jornalismo para censurar toda a imprensa,graças a Deus sem êxito, fato aqui omitido.Deus nos ilumine!

    Responda
  20. Sérgio Novaes

    Jornalismo a serviço de governos, seja em repartições públicas ou em redações privadas, não pode ser caracterizado como tal, mas sim como subservientes peças de propaganda de programas políticos. Dessa forma caminham para extinção dessa categoria profissional. Fato é que alguns "dinossauros" ainda resistem e servem de bons exemplos para os mais jovens, que idealistas ainda acreditam no poder da informação verdadeira e nos benefícios que traz para a população.

    Responda
  21. JAYME KOPELMAN

    Coluna de leitura obrigatória!!! Cumprimento com alegria seu autor, o sério e competente jornalista, JF. Que ele continue a nos brindar com sua integridade e inteligência por muitas décadas mais. Jayme

    Responda
  22. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Maria Polotto , concordo com, vc as vezes tenho vergonha de ser brasileiro ao deparar me com pessoas como vc, que tem lado . Tome vergonha nesta cara, e critique tambem o desgoverno da Dilma que nos deixou com milhoes de desempregados .Para vc, quem nao reza da sua cartilha, somos todos fascistas .Limpe suas maos antes de acusar sem provas ,na mesma toada, tenho o direito de dizer que vc seria corrupta , mas nao tenho provas , fuiii

    Responda
  23. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Gerson Tarvenari , perdao por critica lo , sinceramente achei que vc bajulava o Janio .O Ricardo que escreve aqui neste espaço avisou me que seu texto é um deboche e sarcasmo em relaçao ao JF .Eu tinha estranhado , por vc tentar endeusar o Janio . mas na verdade vc esta criticando o artigo do JF. É isto ai Gerson , o cara é o jornalista mais parcial que conheço

    Responda
  24. Jurema Nordeste

    O "Zorra", programa de humor da rede globo já é prova de que a censura chegou por lá. E cá pra nós , nunca esteve tão sem graça...parece que a censura acabou com a criatividade...

    Responda
  25. Ricardo de Oliveira

    Artigo excelente, como sempre, mas qto a Globo, ingênuo. A Globo bate no Bozo mas não dá um pitacozinho no Guedes. Estão todos juntos, Guedes, banqueiros e grande midia. Se o Bozo tirar o Guedes ou não renovar a concessão da Globo, a "turma" "demite" o Bozo em poucos meses. Ah, a Folha também protege o Guedes, talkei?

    Responda
  26. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Tarvenari , calma , creio que até o Janio nao vai gostar de tanto vc bajula lo .Vc estaria desempregado e com esta escrita tenta arranjar uma boquinha aqui na Folha .Tarvenari , o Janio é a ultima pessoa que possa te ajudar , ele nao tem mais força nenhuma a Folha com pena do ostracismo do Janio deixe ele escrever aos Domingos , antes eram duas vezes na semana .Quem ainda curti o Janio pertence a cor ja petista que defende corruptos .

    Responda
  27. Bia Martins

    Fui funcionária da Câmara Municipal do Rio (por concurso público, é bom esclarecer) e testemunhei o que o Jãnio afirma. Fiquei chocada quando soube uma ocasião que um jornalista da velha guarda que eu tanto admirava em suas análises políticas era funcionário fantasma da Casa. Conheci também outros setoristas, jornalistas que cumpriam o legislativo municipal, que depois de um tempo se tornavam funcionários. Isso tudo foi antes da Constituição de 88, que não permitiu mais os tais trens da alegria.

    Responda
  28. Sérgio de Almendra Cavalcanti

    Raquel e Maria Polotto , duas heroinas , membros ativas da cor ja petista . Raquel vc acha o Janio foi corajoso em publicar o texto acima ? Minha velha StaliniSta , corajoso de que cara palida ? Os fascistas estao ameaçando o JF ? V´tomar sua sopinha e trate de curtir o Domingo com a familia caso vc as tenha .Polotto, cuidado, de tanto vc escrever sobre o Bolsonaro vc acaba platonicamente apaixonando se por Ele rsrsrs

    Responda
    1. alexandre mattos

      Esse e um exemplar autentico, daquilo que o Reinaldo Azevedo chama de direita xucra. Eu acrescentaria grosseira, mal-educada e agressiva sem a menor necessidade. Um verdadeiro homem de bem...como eles se autodenominam...!!!

    2. alexandre mattos

      Esse e um exemplar autentico, daquilo que o Reinaldo Azevedo chama de direita xucra. Eu acrescentaria grosseira, mal-educada e agressiva sem a menor necessidade. Um verdadeiro homem de bem...como eles se autodenominam...!!!

    3. JOSÃ OLIVEIRA

      Quem nasce para Sérgio Almendra, jamais, terá a lucidez de um Jânio de Freitas! Simples de compreender: é algo semelhante ao que ocorre na natureza, pois, o parasita sempre dependerá de um hospedeiro!

  29. gerson tavernari

    Jânio, você é a luz que consegue iluminar esses tempos obscuros! Oxalá tivessemos não seis, mas sete colunas! O jornalismo não morre porque ele vence o fascista!

    Responda
  30. Rachel Matos

    Grande Jânio, seu artigo é combativo e corajoso, como sempre!!!

    Responda
  31. Hercilio Silva

    A maior parte da mídia tolera ou apoia os arroubos autoritários. Percebe-se em diversos sites de jornais a contratação de jornalistas pro governo, via de regra velhos jornalistas sem espaço que ressurgiram na esteira de apoiar o autoritarismo, alguns já apoiavam a ditadura. Ou seja, a depender da mídia a reação só haverá quando a censura estiver instalada, talvez um grupo no exílio faça um mea culpa tardio.

    Responda
  32. José Eduardo Campos

    Atenção, midia em geral e Globo, em particular, à frase: "não combater o plano já é uma extinção". Se não é um plano, ao menos, as aberrações ditas ou orquestrada por membros ou setores deste governo devem combatidas diuturnamente, vigorosamente.......

    Responda
  33. José Eduardo Campos

    Atenção, midia em geral e Globo, em particular, à frase: "não combater o plano já é uma extinção". Se não é um plano, ao menos, as aberrações ditas ou orquestrada por membros ou setores deste governo devem combatidas diuturnamente, vigorosamente.......

    Responda
  34. José Eduardo Campos

    Atenção, midia em geral e Globo, em particular, à frase: "não combater o plano já é uma extinção". Se não é um plano, ao menos, as aberrações ditas ou orquestrada por membros ou setores deste governo devem combatidas diuturnamente, vigorosamente.......

    Responda
  35. flavio pedrett

    Janio, irretocavel. Estamos sendo governados por Hommer Simpson.

    Responda
  36. Maria Ines Polotto

    Obrigada por aliviar minh’alma angustiada nesse domingo! Sinto muita vergonha de ser brasileira com esse desgoverno fascista!

    Responda
  37. Heitor Siqueira Sayeg

    Mais um ótimo artigo.

    Responda
  38. Sergio Siqueira

    Excelente texto!!

    Responda
  39. Sergio Siqueira

    Excelente texto!!

    Responda
  40. Andre Ferreira

    Magistral Como sempre!

    Responda
  41. Vera Queiroz

    Obrigada, Jânio, por se manter esse farol lúcido, combativo, sensível à realidade político-social do país, e uma intransigente voz a favor das liberdades democráticas. Que esse tempo de trevas não perdure e nosso país possa voltar a respirar melhores ares. Abraço grande. Vera

    Responda
  42. alexandre mattos

    O Jânio tem 65 anos de bons serviços prestados a democracia e a liberdade de imprensa. É inacreditável que muitos leitores faltem semanalmente ao respeito com um dos grandes nomes do nosso jornalismo, ganhador de vários prêmios jornalisticos entre eles o prêmio Esso e o prêmio internacional rei de Espanha. Mas é como diz o velho ditado: O que importa o carvalho quando os porcos se esfregam nele.

    Responda
  43. Ayer Campos

    O que dizer perante essa aula de História, esse destemor, esse descortino? Só me resta agradecer e torcer (e lutar contra, no que for possível) para que os poderes e 'fados', que encolheram de seis para uma as crônicas do mestre, "e olhe lá!", sejam cada vez menos insidiosos e solertes e cada vez mais desvelados e desmascarados pelo juízo crítico que colhemos a cada leitura de Jânio de Freitas. E sempre alerta: "o móvel principal dos "mídia" não é informar e noticiar, mas vender publicidade".

    Responda