Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Velazquez

    Ricardo, você diz ao final da coluna que foi contra a punição ao Danilo Gentili pelas of nsas à deputada Maria do Rosário. Se não estou enganado, ele foi condenado por tê-la chamado de puta e depois ter esfregado a notificação judicial nos seus genitais. Fico me questionando se isso pode se enquadrar no humor. Caso seja, os crimes por difamação de honra deviam ser abolidos, pois não me parece justo que apenas as pessoas que se definem como humoristas possam difamar.

    Responda
  2. FABIO BENITEZ CORREA

    O juizeco carioca provou que a raça desumana não para de regredir.

    Responda
  3. Jose Antonio Gervasio

    Não entendo porquê a provocação desse Porta dos Fundos. Que falta de assunto! Também não sei porque tanta polêmica. Quem quiser assistir porcaria assiste, e pronto. É como filme pornô, quem gosta assiste, mas sem esse mi mi mi. Agora o STF de novo? Parece que tudo tem que ter a permissão do Órgão. Parem de perturbar com essas porcarias!

    Responda
  4. ANDRE FONSECA

    Grande reflexão. Nesse caso, o Brasil há tempos vem sendo uma máquina do tempo. Quanto aos disparates sintáticos e semânticos, já estão se tornando comuns na cúpula do Executivo e do Judiciário.

    Responda
  5. Giovani Misses

    Ia comentar, mas depois que eu li que o comentarista é também humorista que ninguém sabe quem é, desisti porque é natural que ele defenda os cri mino sos e cana lhas na qual se identifica.

    Responda
    1. Giovani Misses

      Então Francisco você deve ser um cana lha de mão cheia, pois pela sua irritação deve defender Cuba e Venezuela, países democráticos que não existe censura. hipócrita.

    2. Giovani Misses

      Emerson deveria perguntar também para o humorista apedeuta se ele é integrante da justiça, pois emite juízo de valor quando bem lhe convém. E Gustavo para se ter credibilidade tem que ter desenvolvido trabalhos consistentes, o desconhecido humorista sequer saber que tal conduta criminosa da porta do lixo está no código penal. Por isso que eu não comentei porque sabia que tanto ele como vocês se identificam com cana lhas.

    3. emerson vidigal

      Sr. Aguiar se tornou desembargador também? Julga quem está certo ou errado, quem é bom e quem é mal. Deveria ter lido a matéria para aprender um pouco sobre a realidade antes de emitir aqui sua opinião.

    4. GUSTAVO MARTINELI MASSOLA

      A celebridade Giovani Aguiar deu uma estocada definitiva no desconhecido Ricardo Pereira! Vale lembrar que quando nós não conhecemos alguém, às vezes não é porque a pessoa seja desconhecida, mas porque nós somos ignorantes

    5. FRANCISCO RAMOS

      Canalha é quem defende a censura e fica de mimimi.

    6. HEIDI C M F DE OLIVEIRA

      É, pq é preciso ter nome conhecido para ter noção e senso crítico, faz mto sentido. (E a desistência?)

  6. NELSON PRADO ROCCHI

    Sou ateu. Acho que o Jesus dos Evangelhos não existiu e nem Maria e José. Mas, creio que a maioria acredita no Jesus histórico, assim como Maria e José. O STF decretou que pode-se fazer gozação com personagens históricos ou decretou que Jesus, Maria e José nunca existiram, são mitos e pode-se fazer gozação com mitos.Se se pode fazer gozação com personagens históricos então pode-se fazer o mesmo tipo de gozação com Ministros, seus pais, avós e filhos.

    Responda
  7. Paulo Abreu

    Dostoiévski reflete, em “Os Irmãos Karamazóv”, a possibilidade de tudo ser permitido se Deus não existe. Se tudo é permitido, quem deve estar rindo de orelha a orelha com toda esta história é satanás!

    Responda
  8. Paulo Abreu

    Dostoiévski reflete, em “Os Irmãos Karamazóv”, a possibilidade de tudo ser permitido se Deus não existe. Se tudo é permitido, quem deve estar rindo de orelha a orelha com toda esta história é satanás!

    Responda
  9. Adailton Alves Barbosa

    Bela reflexão.

    Responda
  10. ANSELMO TADEU FERREIRA

    Pois é Ricardo. É uma antiga técnica dialética esta, colocar duas opiniões em extremos opostos a fim de apresentar a sua como equilibrada. Não acho que o caso de Gentilli e do Porta sejam equivalentes nesse sentido. O “Fla-Flu” não é este.

    Responda
    1. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Prezado Milton, já que, como eu, você se informa pela Folha, sugiro, para defender o meu comentário, a leitura da coluna de hoje, dia 13/01, de Thiago Amparo, sobre os intelectuais nos regimes populistas. É minha opinião que o texto do Ricardo, de cuja isenção eu não duvido, cai na armadilha de nivelar duas situações de natureza diferente. Porta dos Fundos produziu uma obra de arte que pode e deve ser criticada, enquanto Gentilli é apenas um iconoclasta.

    2. Milton Costa

      São equivalentes em que sentido então? E qual é o fla-flu afinal, já que não é este?

  11. Arthur Cordioli

    Muito bom!

    Responda
  12. Paloma Fonseca

    Essa expressão "Só se estraga uma casa", o que significa? Parece-me tipicamente portuguesa.

    Responda
    1. Guilherme Silva

      Já trabalhei com um português e ele usava essa expressão qdo, por exemplo, 2 pessoas meio loucas se casavam, portanto ele dizia q só estragava uma casa (em vez de 2, caso eles se casassem com 2 outras pessoas diferentes).

    2. Paloma Fonseca

      Pois é, Anselmo!

    3. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Grafia? Acho que é mais uma questão semântica, né? Também desconheço o sentido da expressão.

    4. Paloma Fonseca

      Bolívar, português eu sei que o Ricardo é, só desconheço a expressão... Aqui no Brasil não é comum, nunca ouvi ou li. Irei a Portugal para descobrir, já tenho esse sonho há bastante tempo.

    5. Bolívar Arsênio Silva

      O colunista é português e utiliza a grafia lusitana. Percebeste, ó, pá?

  13. LEANDRO MARCAL PEREIRA

    Ricardo Araújo Pereira, como sempre, preciso e genial. Falando o que precisa ser dito com uma ironia fina, com uma sutileza afiada. Sua coluna aos domingos é indispensável.

    Responda