Opinião > A vaca pode ir para o brejo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    Adonay pode comprovar sua afirmaçao de que a nossa produtividde e´abaixo do ridiculo? E por favor aproveite e nos brinde com as medidas simples e baratas para a duplicaçao da produçao porque estamos sem carne pra comer

    Responda
  2. marilza abrahão

    Primeiro:”Nosso presidente” Jamais! Segundo, busquem outras soluções, deixem as terras amazônicas em paz!

    Responda
  3. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há duas formas de aumentar a produção de carne: a racional e a irracional. A racional usa a expansão da tecnologia, a irracional a expansão de terras. É fato notório que a produtividade média do rebanho brasileiro, não por culpa da vaca, mas do vaqueiro é abaixo do ridículo. Medidas muito simples e baratas, podem dobrar a produção de carne sem acrescentar um palmo de terra à atual área da atividade. Hoje o jardineiro de assa-peixe, leiteiro e amargoso é pomposamente chamado pecuarista.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Posso sim Mariana. A produtividade média atual é de 4 a 6 arrobas por hectare. Claro que há ilhas de excelência, o que significa também que há rendimentos muito abaixo disso. O peso de abate é em geral de 16 arrobas por cabeçal, dessa forma temos entre 0,25 a 0,37 cabeças por hectare. Ou ainda 3 a 4 hectares ocupados para apenas uma cabeça.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Se isso não é abaixo do ridículo, não sei o que é. O criador ou recriador leva um garrote até 10 a 14 arrobas no fim das águas. Durante a seca ele VoltA para 8 a 10 arrobas, se Deus ajudar, 12. Para com as águas recuperar o que perdeu e chegar às 16 de abate. O que faltou? Comida. A capineira, a silagem e o feno para cobrir esse vazio, eram práticas trabalhosas e de alto custo no passado remoto.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Há muito tempo, com as máquinas disponíveis, não são mais. O gado precisa de apenas dois macro-nutrientes, energia e proteína. Como ruminante obtém ambos da matéria bruta do volumoso. E mais, pode obter energia de melaço, e proteína direto do fertilizante uréia, hoje uma prática segura. O produtor argentino, concorrente no leite tem pavor que o produtor brasileiro descubra todo o potencial escondido na cana-de-açúcar brasileira, a de maior produtividade no mundo.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      O mesmo vale para o gado de corte. Outras medidas simples como eliminar matrizes de primeira cria tardia, baixo peso e baixa fertilidade, aumentam demais a taxa de desfrute do rebanho. Bezerros alimentados com extrato de soja produzido na fazenda ganham mais peso, tanto pelo volume do alimento de baixo custo, quanto pela extensão do período de trato, e adaptam mais rapidamente o rumem ao desmame , pela ingestão de fibra do extrato.

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      Falei em dobrar a produção de carne? Fui comedido. A Embrapa fala em até 5 vezes. Espero ter respondido à sua pergunta.

    6. Mariana da Costa Conde

      Adonay pode comprovar sua afirmaçao de que a produtividde e´abaixo do ridiculo? E por favor aproveite e nos brinde com as medidas simples e baratas para a duplicaçao da produçao porque estamos sem carne pra comer

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.