Opinião > Racismo salarial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    a pensata do Herculano "deu ruim" quando citou a palavra "raça" ; o conceito de raça nao e´mais aceito nas academias ; se tivesse havido "integraçao" nao haveria necessidade da pesquisa - em tempo, nao ha preto no STF ; houve uma vez o que confirma a regra Na sua visao academica qt tempo sera preciso para o nosso racismo acabar ? Alias , qts amigos pretos vc tem? Se nenhum em qts anos pretende ter UM?

    Responda
  2. Adauto Lima

    Finalmente uma matéria que acerta o alvo. Nenhuma classe social foi e continua sendo tão vitima de discriminação, inclusive salarial, como indio(a)s e negro(a)s. Que nenhuma categoria reivindique para si essa triste posição. Passou da hora da mídia dar a eles atenção proporcional à sua saga.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    O racismo foi a origem. Cerca de 100 anos atras pretos eram escravos. Houve a libertação, os pretos, sem preparo, jogados na sociedade, fato q teve na colonização italiana um coadjuvante, pois o mais natural seria o maior aproveitamento deles cmo empregados. Nesse tempo houve integração e ha preto ministro do supremo. A integração completa demora tempo e ñ sera feita por decreto. Note, q qdo se omite endereço se omite o nivel socio economico q e determinante na formação, q independe da raca.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      sua pensata "deu ruim" quando vc citou a palavra "raça" ; o conceito de raça nao e´mais aceito nas academias ; se tivesse havido "integraçao" nao teria havido a necessidade da pesquisa - em tempo, nao ha preto no STF ; houve uma vez o que confirma a regra Na sua visao academica qt tempo sera preciso para o nosso racismo acabar ? Alias , qts amigos pretos vc tem?

  4. Cloves Oliveira

    Uma simplificação requer uma pergunta simples: Se as diferenças de salários para as mesmas experiências e competências fossem reais, por que alguém ainda contrataria pessoas brancas? As diferenças existem, mas não são pelas causas apontadas. Tem a ver principalmente com a escolha de profissões que remuneram menos pelos negros. É óbvio que o aspecto financeiro pesa. Pessoas com menos recursos pensarão duas vezes antes de fazer um curso de seis anos que requer investimento de tempo e dinheiro.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Cloves, muito bem perguntado. Mas, o q tambem parece acontecer, e q qdo profissionais se equivalem, o preco passa a ser o estimulo a contratação do grupo desconhecido. Afinal, ninguem troca de fornecedor consagrado por outro q se diz da mesma competencia, se ñ houver estimulo. Vale tambem para mulheres. Mas, apos a contratação e verificação da competencia os preco devem se equivaler e o grupo se emancipa.

    2. José Bernardo

      Resumindo seu raciocínio: a culpa é dos negros...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.