Opinião > Terraplanismo da esquerda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Reforçar as instituições foi o mal? -- Se Dilma dissesse e fizesse tudo o que os representantes do deus Mercado e seus cupinchas queriam -- e conseguiram com o auxílio de Temer e do capitão -- a articulista acha que chegaríamos a essa tragédia anunciada? O tal do "terraplanismo" tem relação direta com toda essa Farsa? O que acha dos vazamentos do Intercept? Pensa que cairá no esquecimento? Os hollywoodianos se converteram ao petismo? Uma mentira contada diversas vezes não torna-se verdade.

    Responda
  2. Oriel David pereira

    Um dos erro do PT foi invertido em banqueiros,onde com insentivo fiscais na compra de seus carros favorecia tanto a elite quanto aos trabalhadores de bens ,teve em insentivo ao pro_uni, mais de 44milhoes de estudante mesmo o nosso presidente preso ainda condecorado na ONU como cidadão "Catedrático".

    Responda
  3. José Oliveira

    É uma pena que aqueles pusilânimes não lerão este artigo, se lerem, farão chacota e voltarão às suas banquinhas de disseminarem venenos para cães mortos e pessoas incautas que eles mesmos doutrinaram. E vale uma pergunta meio demodê: quem são os inimigos do povo? Gostei dessa: "O que move esse debate são as frustrações de figuras e a militância personalista, em sua maioria MASCULINA, que não abrem mão do direito de poder dizer como as lutas e as coisas deveriam ser."

    Responda
  4. ricardo fernandes

    o PT parte do pressuposto de que antes dele chegar ao governo só havia trevas, e com ele se fez a luz. desconsidera que em muitas áreas governos anteriores fizeram mais que ele e em outras nada fez. desconsidera que após o impeachment, nas primeiras eleições municipais, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes (180 e poucas), o partido só elegeu 10 prefeitos, o que fez uma revista semanal criticar o povo, dizendo que não sabia votar.

    Responda
  5. Vera Oliveira

    Me parece, na cabeça da "articulista", que no período dos governos petistas, todos os governos estaduais e municipais eram petistas e/ou de seus partidos aliados. A brutal repressão da PM de São Paulo contra o aumento das passagens em 2013, por exemplo, foi levada a cabo por um governo tucano que, aliás, continua governando este estado. A questão não é não poder colocar os dedos na ferida no que se refere aos anos PT, mas é a desonestidade da argumentação.

    Responda
  6. DANILO SILVA PAES LANDIM

    Os que estão torcendo o nariz pra esse ótimo artigo poderiam ler o livro "2013", da profa. Camila Jourdan (UERJ) e parar de disseminar o esgoto dos canais Brasil 247, DCM, GGN e afins. A dificuldade de estabelecer relações razoáveis de causa e efeito, sem a mirabolância de colocar os EUA ou a CIA como origens ou atores importantes das jornadas de junho (justamente um aspecto no qual o artigo toca), nubla o entendimento de vocês. Além disso, faz apagar a disputa de narrativas no período.

    Responda
  7. MAURICIO Katz

    A articulista desmerece tanta coisa. Reunir meia duzia de informações não faz um argumento. 2013 começou pela passagem de ônibus e depois tomou outras proporções. A mudança na narrativa da globo de vandâlos para manifestantes de um dia pro outro fala bastante sobre os acontecimentos. Sim, foi em 2013 que começaram a falar contra os partidos e contra o Estado (depois conta o PT). Foi em 2013 que tudo começou. Se a culpa também é do PT, ok, mas haviam outras partes interessadas e eis o resultado!

    Responda
  8. Igor Rosado

    Se a situação hoje, de uma forma geral e para alguns, parece pior que a pré-2013, onde estão os manifestantes de 2013? Estão arrependidos ou acreditam que fizeram o país melhorar? Os que dizem que o país está melhor agora do que em 2013 apoiam o governo atual e muitos estiveram nas ruas naquele ano. Há algo de egocentrismo entre quem acha que 2013 só teve progressista defensor de quilombola na rua.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    A política do pós verdade encontra terreno fértil no Brasil. É uma cultura política na qual o debate acontece com apelos ao emocional, mas desconectado de detalhes e fatos, além de ignorar os argumentos em contrário. No livro "Post Truth", Lee McIntyre, discute a realidade do mundo atual onde "fatos alternativos substituem os fatos verdadeiros e o achismo tem mais peso do que evidência". Trocando em miúdos prevalece a mentira deslavada. A distância entre a mentira e a verdade ainda é mentira.

    Responda
  10. henrique schneider

    Os argumentos são fluidos, movediços. Ficaram aquém das expectativas. Mas, convenhamos: o título é ótimo. Valeu o show !

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo.

  11. Mario Protasiewytch

    Parece que esta moça esta conseguindo separar o terraplanismo do mundo da lua onde ela vive.

    Responda
  12. Jarbas Vasconcelos

    Sou progressista, mas sejamos justos: nesses tempos de extrema direita no poder, o campo da esquerda, não produz sua autocrítica. O motivo: não dar munição à oposição. Tirante o reducionismo, em alguns aspectos, da análise da autora, de resto, no que ela mostrou, ela está absolutamente correta.

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Isso, Arthur. A crítica da esquerda ao PT sempre foi nesse sentido.

    2. Arthur Rodrigo Ferreira

      Exato, costumava dizer que no plano federal o PT era a esquerda da direita.

  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O texto dessa moça é fraco, mal sustentado, falacioso. É possível desmontar cada ponto do que ela afirma tão enfaticamente - aliás, só afirma enfaticamente porque não precisa demonstrar suas opiniões equivocadas. E falo isso, não do ponto de vista dos interesses da esquerda ou da direita. É o texto dela, em si, que é sofismático. Os pretensos intelectuais brasileiros são uma piada. Nenhum rigor.

    Responda
  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O texto dessa moça é fraco, mal sustentado, falacioso. É possível desmontar cada ponto do que ela afirma tão enfaticamente - aliás, só afirma enfaticamente porque não precisa demonstrar suas opiniões equivocadas. E falo isso, não do ponto de vista dos interesses da esquerda ou da direita. É o texto dela, em si, que é sofismático. Os pretensos intelectuais brasileiros são uma piada. Nenhum rigor.

    Responda
  15. vicente oliveira

    ô povo bu rro ,voces não entenderam nada, o que a hannah arendt ressurrecta quis dizer é que a rebimboca da parafuseta se torcer pra a esquerda ou para a direita prá cima ou prá baixo importa pouco o que importa e tem pose de chic e moderno é dizer que o pt tem de fazer auto critica, porque auto critica é tudo de bom e os petistas devem ficar de castigo porque são muito feios,tem de ser moderno limpinho e cheiroso e estar acima do bem e do mal enfim sera quela coisa bem mais ou menos.

    Responda
  16. Daniel Liaz

    É...Bom.....É....Vejamos... Deixa pra lá

    Responda
  17. Jarbas Vasconcelos

    A autora tem razão em quase tudo; a lei antiterrorismo e o favorecimento do PT as empreiteiras são inegáveis. Contudo, não sejamos reducionistas: PP, PSDB, PMDB entre outros foram agentes da corrupção generalizada que tomaram o governo nos anos petistas. Vamos dividir à culpa. E que os erros do PT, que não são defensáveis, não sejam justificativa para uma escalada ainda mais autoritária do atual executivo federal. Demos a Cézar o que é de Cézar. Nada a mais e nada a menos.

    Responda
  18. Enivaldo Lima

    "políticas públicas de segurança do próprio PT foram colaboracionistas com o fascismo e a extrema direita". Como assim????

    Responda
  19. Lineu Saboia

    Esqueça a esquerda. Acabou, virou pó. Qual é a liderança com bagagem e com carisma a para liderar uma plataforma e um programa de esquerda? Comecem a pensar para daqui a 20 anos poderem ser uma alternativa. Será ?

    Responda
    1. vicente oliveira

      lineu robot do bozzo o que tá fazendo aqui?

    2. Daniel Liaz

      Por incrível que pareça e por mais que eu lamente, acho que vc anda meio esquecido Lineu. No mínimo se esquece que tem um líder de esquerda que quase ganhou a quinta eleição, mesmo estando preso e com toda exposição negativa. Tanto é que, foi só ele sair da cadeia que mts se apavoraram

    3. Jarbas Vasconcelos

      A direita esteve morta por quase trinta anos. Não subestime a história. A esquerda voltará. Mais forte e mais organizada. Que seja!

  20. Iago M Zulu

    "O que move esse debate são as frustrações de figuras e a militância personalista, em sua maioria masculina ..." kkkk nessas horas ninguém lembra da Dilma. Para o feminismo oportunista, o problema sempre são os homens.

    Responda
    1. Sergio Lucio

      kkkk Quando ela fez o texto, ela discutiu com o marido, entenda. kk

    2. Adriana Maccacchero

      Quando é conveniente todos se esquecem que a Dilma governou durante 5 anos... seja para direita ou para esquerda.

  21. JONES DARI GOETTERT

    A preocupação de Andreza foi tão grande com "2013" que "esqueceu" que depois já vieram Eduardo Cunha, "Coronel Ustra", Temer e... o atual presidente! Toda análise histórica é sempre em retrospectiva e crivada de disputas - não há "a história" que ocorreu e que será única. Ora, a leitura de 2013 sempre será feita com o que veio depois, mas o depois para Andreza parece que sumiu! Espero na semana que vem um artigo analisando o cenário atual. Obrigado!

    Responda
  22. LUIZ ANDRE REBELO

    Ela tem razão, mas é bom deixar claro que ela se refere a esquerda mais alinhada ao petismo, pois a esquerda radical sempre fez a crítica que ela mesma está fazendo.

    Responda
    1. Arthur Rodrigo Ferreira

      Exato... Para muitos petistas é Lula no céu e na terra, esquecem dos erros políticos dele.

    2. vicente oliveira

      Tenha dó

    3. vicente oliveira

      Esquerda radical? Na banania? tenhadó.

    4. Jarbas Vasconcelos

      Perfeito, Luiz.

  23. EDSON CARLOS MOROTTI

    Ninguém é ingênuo de dizer que era perfeito. Mas deve estar melhor agora na opinião do comentarista. A sociedade civil excluída da participação nas políticas sociais, aumento expressivo no desmatamento, na pobreza, nos assassinatos de índios e defensores das minorias e do meio ambiente, retirada de direitos sociais e trabalhistas, autoritarismo no trato social, falta de postura de Chefe de Estado e guerras ideológicas do Presidente e seus Ministros. Querem reduzir até o direito a manifestar-se.

    Responda
    1. Andre Rosa

      Antes da gestão atual isso tudo era igual. Diferença está na transparência e divulgação, decorrente da perda dos alinhamentos econômicos entre governo e mídia .

  24. antonio lopes

    Qual era a pauta de 2013 alguém sabe? Os 20 centavos não era!

    Responda
  25. Arthur Rodrigo Ferreira

    Faltou alguns fatos concretos para corroborar seu pensamento, mas não se pode negar, sobretudo no último parágrafo, que a autora chamou a atenção para contradições do governo PT: na questão do direito à cidade vimos a um aumento exponencial da especulação imobiliária via mega eventos esportivos, impactando no custo de vida e tornando a vida dos mais pobres ainda mais difícil devido a gentreficação. Na ZL cadê desenvolvimento prometido com a construção da Arena Corinthians? Reflitam...

    Responda
  26. Bolívar Arsênio Silva

    O lulismo (diferente de dizer esquerda) espera ver emplacada, ao menos em Hollywood, a tese do golpe, já que nas urnas aqui não funcionou. E nas urnas era onde interessava, seria a manutenção do poder. O país que aprende é o mesmo que frustrou sonhos lulistas de eternização no poder; é o mesmo que igualmente frustará o bolsonarismo nas próximas eleições — sem no entanto restabelecer o lulismo.

    Responda
    1. antonio lopes

      Não dar para afirmar que nas urnas não funcionou! Porque houve o uso da força da justiça para desequilibrar o jogo, não foi só nas unas! Se a direita não tivesse achado um Juiz para apitar o jogo a seu favor dificilmente teria teria ganhado o jogo.

  27. José de Paula

    difícil ver na fsp um artigo com tal lucidez . . . . . a petezada não aceita nada fora do manual ditado pela alma mais honesta do planeta . . . !!!!!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      E pq que vcs gado julgam que qquer pessoas crítica é necessariamente petista? Não sou nem de perto petista, mas infelizmente o txt aí carece se alguns fundamentos e deixa muitos fatos importantíssimos para a análise de fora

  28. Dalton Matzenbacher Chicon

    Não há consistência argumentativa. Coluna com um ponto de vista, e nada mais.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema é fundamentar contornos de tese a partir de mero ponto de vista.

    2. João Amarante de Oliveira Silva

      Qual o problema em ser um ponto de vista?

  29. ADONAY ANTHONY EVANS

    De fato, cabe perguntar: qualéasua? Uma hipótese de um artigo encontrado apenas em arqueologia: Anarquismo Romântico. A repressão superficial em 2013 não foi às manifestações, mas ao vandalismo que de lá brotou.

    Responda
  30. Henri Coelho

    A FSP muitas vezes erra em dar destaque para um texto sem argumento , mal escrito e nenhuma relevância. Para que serviu esse texto?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Não há erro da FSP. Eu também discordo do artigo, mas criticar a publicação é um erro. Bozo e seus "acepipes" (novalíngua weintrouble) fazem isso o tempo todo e o objetivo óbvio é desqualificar o jornal. Critique o artigo, não a mídia.

  31. Vladimir Micheletti

    Péssimo artigo. A autora está delirando e a aconselho a não fazer tratamento medicamentoso, ao contrário, apenas leia, converse com pessoas da esquerda, estude e pesquise. E aqui vai uma dica: ler o artigo Market price To market value: a theoretical bus trip publicado no Journal of US-China Public Administration de agosto de 2011. Em seguida, veja o que FHC tentou fazer comigo na UFAL.

    Responda
    1. José Ramon

      "FHC tentou fazer comigo" E quem é você?

  32. Rafael Calegari

    Não ficou muito claro qual é a acusação que a autora deste texto pretendeu formular. É tudo muito vago, inespecífico e indeterminado. Texto ruim,

    Responda
  33. eli moura

    mais uma tentativa de criar simetrias, os militantes de um lado ou de outro devem ser avaliados por suas virtudes e erros. Os extremos se comportam de forma semelhante, mas não há mais extremistas do lado esquerdo no Brasil. Criar simetria é apostar na narrativa de meia verdades para torna la possível. É no minimo amoral.

    Responda
  34. Marcos Serra

    Bastou a colunista escrever uma coluna que diverge em mais de 90% da ideologia que predomina na FSP para que os cegos e fanáticos de plantão exercitem, sem qualquer lógica ou análise profunda, aquilo que mais desejam: criticar, mesmo que inconsequentemente, qualquer um que não pense como eles. A autora faz uma análise do que realmente aconteceu e está acontecendo. Para que tomemos decisões mais acertadas, é importante, sempre, analisarmos os diferentes aspectos de qualquer problema.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Aí ai Marcos. Isso que é fogo no gado. Não vi ninguém criticar a posição dela em si, mas a falta de fundamentos e aprofundamento em tudo que ela afirma sumariamente. Ademais, se vc conseguisse interpretar, o que ela está dizendo é que essa desgraça atual (essa mesma que vc defende como gado) é apenas uma piora do que se iniciou em 2013

  35. Marcos Serra

    Bastou a colunista escrever uma coluna que diverge em mais de 90% da ideologia que predomina na FSP para que os cegos e fanáticos de plantão exercitem, sem qualquer lógica ou análise profunda, aquelo que mias desejam: criticar, mesmo que inconsequentemente, qualquer um que não pensem como eles. A autora faz uma análise do que realmente aconteceu e está acontecendo. Para que tomemos decisões mais acertadas, é importante, sempre, analisarmos os diferentes aspectos de qualquer problema.

    Responda
    1. vicente oliveira

      marcos serra falou tanto em analise ,fez acusações e analise que é bom ,nadica de nada.aconselho ao sr marcos que procure um psicanalista.

  36. Sidney Fabril

    Isso é um artigo sem 1 argumento sequer. Incentivo a autora a continuar tentando, mas vai demorar para escrever algo que tenha consistência.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Sidney, bom dia. Você é Fabril ou está febril?

  37. Sidney Fabril

    Isso é um artigo sem 1 argumento sequer. Incentivo a autora a continuar tentando, mas vai demorar para escrever algo que tenha consistência.

    Responda
  38. Carlos Alberto Almeida de Araújo

    Será que a missivista e o mundo nerd sabem da obra de Os engenheiros do caos, do italiano Giuliano Da Empoli?!

    Responda
  39. Luansol Valério Aquino da Silva

    Manhêêêêê, e o Petêêêêê??? (resumo do texto)

    Responda
  40. Paulo Sarmanho

    O texto e os comentários publicados até o momento vai na direção "vamos ressuscitar o PSDB". Aliás, o artigo publicado na segunda por um invejoso pela indicação do documentário ao Oscar vai na mesma direção. A carapuça de golpistas mexe com muita gente.

    Responda
    1. Bolívar Arsênio Silva

      Essa é a ordem: ver se emplaca ao menos em Hollywood a tese do golpe, já que nas urnas aqui não funcionou. E nas urnas era onde interessava, a detenção do poder, não em Hollywood.

  41. Rondinelli Borges Borges da Silva

    Eles criticam a proximidade de Bolsonaro com as igrejas mas esquecem que outrora essas eram aliadas do PT. Parte da esquerda tá cada vez mais parecida com a direita.

    Responda
  42. MARCELLO CAMPOS

    Apesar do título interessante, trata-se de um texto muito mal escrito. A FSP poderia pagar um cursinho de redação para moça.

    Responda
  43. Sérgio Pombo

    Corre -se o risco dessa retórica radical prevalecer como uma espécie de contrapartida ou contrapeso à posição de bolsominios na política. As pontas crescem até em países desenvolvidos, o que é um perigo para todo o mundo.

    Responda
  44. fabio cavalcante

    O bacana da direita e da esquerda ê que nenhum dos lados se deu conta de que, quem é terraplanista na verdade são ambos os lados. Todos tolos radicais acreditando que somente uma visão política é a correta. Espero que os eleitores optem por derrotar ambos os lados de maneira contundente. Fora aos radicais de direita e esquerda. Fora aos bolsominios e fora aos lulistas. O Brasil precisa é de seriedade e equilíbrio.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Nao tinha um comentario mais clichê aí no bolso Fabio?

    2. vicente oliveira

      Fabio cavalgado quer parecer sofisticado ,mas é so mais um minion enrustido.

  45. fabio cavalcante

    O bacana da direita e da esquerda ê que nenhum dos lados se deu conta de que, quem é terraplanista na verdade são ambos os lados. Todos tolos radicais acreditando que somente uma visão política é a correta. Espero que os eleitores optem por derrotar ambos os lados de maneira contundente. Fora aos radicais de direita e esquerda. Fora aos bolsominios e fora aos mortandelas. O Brasil precisa é de seriedade e equilíbrio.

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Com o "centro" fale que temos, que se finge de civilizado, mas aplaude todas as políticas do bozo?! Não, obrigada.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.