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  1. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Tudo começou com o plano de Juscelino Kubitschek, que queria fazer "50 anos em cinco", priorizando as rodovias e a indústria automobilística, deu no que temos hoje!

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  2. neli faria

    Perfeito editorial. Não sei se é possível, mas, algum Jornalista deveria investigar o passado remoto(anos 1950/1960), o motivo de ter sucateado as ferrovias. No início dos anos 1960 a família migrou para o Paraná e fomos de trem, saindo, da hoje, Sala São Paulo, para Cornélio Procópio. E antes, de Minas/Brazópolis para Aparecida(agradecer a santa) e depois para cá, também de trem. Qual seria o motivo de ter acabado com as ferrovias num país continental? De quem foi a culpa?

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  3. José Oliveira

    Copiamos tudo que há de pior da Europa e dos Estados Unidos, mas não copiamos [a nossa burguesia atrasada não deixou] que copiássemos o sistema ferroviários destes continentes. aí, não temos estradas, não temos rios navegáveis, devemos então usar os muares nacionais, sobretudo os de brasilia?

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  4. Ivan Tavella

    Lamentável essa situação. Investe-se uma fortuna e o trem não chega ao aeroporto. Bastava mais 2 Km de linha e chegaria ao terminal 3. Parece que algum corporativismo (taxi, ônibus) e a administração do GRU Airport impediram o trem de chegar lá, já com espaço próprio para a estação. Agora que venha a correção rapidamente, o que já está atrasada, pois o trem é estadual e a concessão do Aeroporto é federal.

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  5. Ivan Tavella

    Lamentável essa situação. Investe-se uma fortuna e o trem não chega ao aeroporto. Bastava mais 2 Km de linha e chegaria ao terminal 3. Parece que algum corporativismo (taxi, ônibus) e a administração do GRU Airport impediram o trem de chegar lá, já com espaço próprio para a estação. Agora que venha a correção rapidamente, o que já está atrasada, pois o trem é estadual e a concessão do Aeroporto é federal.

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  6. Cloves Oliveira

    O transporte ferroviário tem dois inimigos mortais no Brasil: a abominação do Brasileiro em investir em manutenção e a indústria automobilística. Nos anos trinta e quarenta nos EUA, as grandes empresas automobilísticas criavam empresas especializadas em adquirir empresas de transporte urbano, geralmente na área de ferrovias e ônibus, simplesmente para eliminar a concorrência. No Brasil o processo foi ainda mais brutal, pois condicionava a presença de montadoras no país ao sucateamento da malha.

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    1. José Cardoso

      ..."a abominação do Brasileiro..." você parece ser brasileiro, mas pela frase na terceira pessoa fiquei confuso.

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