Ilustrada > Estética e discurso do vídeo de Roberto Alvim têm origem anterior ao partido de Hitler Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Elilio de Faria Matos Júnior

    O polêmico discurso de Rodrigo Alvim disse que um povo vive de seus mitos, entre os quais Deus e o relacionamento com Deus. Foi um discurso romântico, que colocou em primeiríssimo plano o povo entendido como nação (nacionalismo), que precisa construir e fixar a sua identidade. Vê-se claramente que existe aí a ideia de que a religião está, de algum modo, subordinada ao ideal nacionalista, o que a instrumentaliza e a subordina aos interesses políticos e mundanos. Perversão da religião.

    Responda
  2. Milton Nauata

    Esse Alvim, não é facista e nem nazista, é um idio 0ta mesmo. O discurso q leu deve ter sido escrito por um estagiário, ou melhor, fez copiar e colar das páginas do google. Toda aquela imponência e impostacao da voz é de um imb ecil q nem sabe o q estava lendo, duvido q ele sabia q o trecho do seu discurso era do tal Goebells.

    Responda
  3. Milton Nauata

    Esse Alvim, não é facista e nem nazista, é um idio 0ta mesmo. O discurso q leu deve ter sido escrito por um estagiário, ou melhor, fez copiar e colar das páginas do google. Toda aquela imponência e impostacao da voz é de um imb ecil q nem sabe o q estava lendo, duvido q ele sabia q o trecho do seu discurso era do tal Goebells.

    Responda
  4. Andres Alexandre Solli

    A ca dela do fascismo esta sempre no cio. Cuidado, Brasil.

    Responda
  5. Renan Reginato

    Que "pensamento do secretário exonerado"? O cara só reproduziu uma fala. E outra: como uma cultura pode ser romântica e livre de sentimentalismos a um só tempo? O raciocínio parece ilógico.

    Responda
  6. Jarbas Vasconcelos

    Fora nazistas! Fora seus imundos travestidos de patriotas.

    Responda
  7. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

    A tendência pelo Comunismo e pela ideologia do italiano Antonio Grasmc e pela ideologia nazista não podem prosperar neste século nem aqui nem algures.

    Responda
    1. elcio matos

      É por isso que o comunismo não mete mais medo em ninguém, pois foi sepultado sob os escombros do muro de e Berlim. O que nos dá medo é saber que a ideologia nazista está renascendo novamente em diversos governos do mundo como enviados de Deus, exatamente como Hitler dizia de seu governo e como esses governos atuais afirman ser, entre eles, Bolsonaro.

  8. Mario Donizete Pelissaro

    As semelhancas entre este governo e o nazismo não é mera coincidencia. Quem leu "Mein Kampf", auto biografia de Hitler, vê muitas semelhancas entre os pensamentos de Hitler e Bolsonaro.

    Responda
  9. José Afonso Barbosa Afonso

    Somos de direita, mas não idiotas!

    Responda
    1. Andres Alexandre Solli

      Procura-se gente de direita civilizada, elegante e sincera.

    2. elcio matos

      Podem não ser idiotas, mas são nazistas.

  10. roque alves

    Gostaria de ver todos, todos mesmo, bozominions se sacrificando por BOZO e pela pátria amada , sacrifício no sentido radical da palavra ; dar sua vida por esta causa abjeta que é o governo BOZO.

    Responda
  11. Luiz Philippe da Costa e Silva

    É preciso coragem. Não é mais possível aguentar isto que está aí!

    Responda
  12. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Mesmo com o fim do governo Bolsonaro, há gente mais elegante e equilibrada que prega o mesmo. Se não afirmarmos, aberta e categoricamente, que não há saída para o nosso povo, para os trabalhadores e para o homem neste sistema, teremos que aturar um Dória ou um Moro com o mesmo blá blá de sempre. Defendamos uma perspectiva libertária, assim como os CBfistas defendem o retrocesso.

    Responda
  13. Markus Nascimento

    Que papel ridículo esse cara fez tentando agradar o patrão. E ainda acabou demitido!

    Responda
  14. Luiz Philippe da Costa e Silva

    É urgente que se tenha a coragem de propor ao nosso povo algo para além do que aí está. É preciso e imperioso desnudar o liberalismo, os retrocessos causados pelo capitalismo e defender abertamente uma alternativa da classe trabalhadora para a catástrofe que se apresenta.

    Responda
  15. Luiz Philippe da Costa e Silva

    É urgente que se tenha a coragem de propor ao nosso povo algo para além do que aí está. É preciso e imperioso desnudar o liberalismo, os retrocessos causados pelo capitalismo e defender abertamente uma alternativa da classe trabalhadora para a catástrofe que se apresenta.

    Responda
  16. Luiz Philippe da Costa e Silva

    Há algo de patético no discurso de Alvim. Ele não está à altura de Goebles, assim como Bozo não é consequente como Adolf Hitler. São uns palhaços, é verdade. Ouço e leio pessoas relativamente sensíveis afirmarem que teremos de aguentar este governo por mais três anos. Não vejo assim. A extrema-direita é franca quando prega seus princípios. É que essa gente é burra e vai testando o regime democrático até onde pode. As eleições já não são faz tempo instrumento de mudança social

    Responda
  17. NELSON PRADO ROCCHI

    Anna Liaz. Assumam os governos de esquerda: Lenin, Stalin Mao, Pol Pot, Guevara, Fidel, Maduro, o gordinho da Coreia do Norte e os totalitários já desconhecidos da Alemanha Oriental, Albania, Romênia, Bulgária, etc . Não venham com a conversa mole que a esquerda é a favor da liberdade. Não sou a favor dos totalitarismos de direita e nem dos de esquerda. Leituras além das já as bem conhecidas eu tenho. Não façam identificações projetivas das próprias ignorâncias.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Wando você reencarnou? Acho igualmente desprezíveis Stalin e Hitler, Lenin e Trump, Pol Pot e Mussolini, Guevara e Franco, Fidel e Pinochet, Kim Jong-un e Bolsonaro, Trótski e Salazar, Lula e Al Capone, Lula e Macunaíma, Lula e Jesus, Lula e Mohamed Suharto, Lula e FHC. Já Dilma a única comparação é com Elizabeth Bathory. Politicamente Bolsonaro é o nosso Kerenski.

    2. Waldo Assahi

      Cobra quanto pra passar pano? Faz outro serviço como diarista? Pode ser com carteira verde e amarela, também.

  18. NELSON PRADO ROCCHI

    Citações, cópias e plágios ocorrem aos montes tanto na direita como na esquerda. Frases de totalitários de esquerda que mataram milhões como Lenin, Stalin, Mao, Guevara, Fidel são livremente usadas e até elogiadas, já de totalitários de direita provocam escândalos. Se é para proibir que todas sejam proibidas. Eu pessoalmente prefiro todas liberadas e não esse pessoalzinho totalitário dando show de chocadinhos.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      E alguma vez os pouquíssimos governos de esquerda fizeram algo parecido com isso? Tipo: o Ministro da Educação lançando um programa usando bigode, ouvindo a Internacional ?

  19. Alfredo Azevedo

    O que tentam agora, é se aproveitarem de um "zumbi" à frente do governo e inocular essas ideias, velhas, de "Deus Pátria e Família", como se fosse uma força nova e do bem no sentido de alavancagem o que de mais sórdido a civilização Ocidental produziu: o Nazi-fascismo. De forma espúria tentam abocanhar o inconsciente coletivo para seus tenebrosos fins. A encenação de tão grotesca não prosperou. Alerta: é o mote!

    Responda
  20. Alfredo Azevedo

    O apelo mítico representado, no caso, à cruz missionária e à bandeira, não se ajusta bem à nossa realidade hisrórica. O Brasil como nação, ou pátria, genuinamente não possui uma mitologia. Repete-se, atualmente com frequência, com esse governo sem um norte, algo já caricaturado e verbalizado por escroques tipo, Plínio Salgado na década de trinta e, seus "camisas verdes" e, nos anos 70 com o Plínio Corrêa e sua TFP em São Paulo. Ambos movimentos mal espelhados nos nos nazistas e sua cruz gamada.

    Responda
  21. Daniel Liaz

    Ok. É sabido que os nazistas não eram muito criativos. Claro que copiaram de algum lugar. Mas o qie isso acabou representando, torna esse ponto algo bem, mas bem secundário

    Responda
    1. Dr Héróé

      La idea principal de la publicación es demostrar como los regímenes totalitarios se constituyen a los pocos. Tras décadas, incluso siglos, de acumulación de preceptos ideológicos. Hay que estar siempre atento a las señales. Conocemos ese camino muy bien.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.