Mario Sergio Conti > É abusivo Cristovam Buarque dizer que esquerda elegeu Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O que se pode esperar de uma escrita do Mário Sérgio ? Como sempre, bater em todo mundo, exceto nos que pensam como ele extremista de esquerda, ou melhor, comuns.
a sra Neli (mas nao so ela) tropeça ao desconsiderar os diversos atores e grupos politicos em açao como se a politica fosse apenas vontade pessoal de humanos "bons" ou "maus" num reducionismo intelectual de folhetim dos 1850 A questao nao e´o projeto pessoal mas os diversos projetos que disputam nacos do Estado em qq democracia -basta ler as paginas internacionais
a sra Neli (mas nao so ela) tropeça de novo ao desconsiderar os diversos atores e grupos politicos em açao como se a politica fosse apenas vontade pessoal de humanos "bons" ou "maus" num reducionismo intelectual de faroeste dos anos 50 A questao nao e´o projeto pessoal mas os diversos projetos que disputam nacos do Estado em qq democracia -basta ler as paginas internacionais
Quem elegeu bolsonaro foi Lula,indiretamente!Pensou apenas em seu projeto pessoal de poder.Outro que disputasse com bolsonaro no segundo turno tinha todas as chances de vencer. Parabéns lula:Teve o demérito em eleger os 2 piores presidentes da história.No mais, polÃtico brasileiro somente pensa em seu projeto pessoal de Poder, por isso o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento. Pense nos presidentes(menos os militares/Itamar) que governaram o Brasil nos últimos 60 anos: apenas pensaram em si.
Grande texto. Mário toca no ponto fundamental da Incapacidade de autocrÃtica da esquerda e da consequência disso para a própria esquerda. Até onde sei, de fato, Cristovam é um homem honrado.
Não sei se ajuda na discussão mas,vamos lá: "Não gosto da direita porque ela é de direita, e não gosto da esquerda porque ela é de direita". Millor
Quem elegeu Bolsonaro tem nome: Lula. Ou a esquerda brasileira se livra do lulo petismo ou a esquerda acaba de vez no Brasil.
Quem elegeu Bolsonaro foram os fascistas .
Ótimo artigo, Cristovan é até bem intencionado mas está seguindo um caminho errado, já estou farto desta briga esquerda e direita , a briga é do bom senso contra a insanidade fascista.
O caixa dois está pór trás de praticamente todos os crimes de corrupção. Atire a primeira pedra que não tenha pecado. Bolsonaro, através do seu partido, recebeu recursos da JBS e diz que devolveu e depois recebeu novamente. Não é de hoje que ele é confuso.
A ascensão do Presidente Bolsonaro e do Ministro Sérgio Moro, foi a resposta exata ao desgoberno pe-theba. Reto e retro, pe-thebas !
22 de agosto de 2019: Desigualdade bate recorde no Brasil, mostra estudo da FGV.
Simples. É só levantar o tapete e esconder a sujeirinha. Os pe-thebas sabem fazer esse serviço de cor e salteado. Atualmente eles nem se preocupam mais se alguém está olhando. Vai tudo prá baixo do tapete. Eita !
Por favor, não toquem na merreca de US$ 382 bilhões de ''sujeirinhas'' das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI volta! Volta como quando esteve no Brasil sanando bancarrotas financeiras ( Brasil quebrado!) durante os governos dos Camisas Amarelas de outrora da Ditadura, de Sarney, Collor e FHC. Viu o FMI varrendo sujeirinhas no Brasil durante os Governos de Lula e de Dilma? Eu NÃO vi!
31 de mar. de 2018 '' Esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias (no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Touché !
Desculpe o MARIO SERGIO, mas não fossem os desmandos da esquerda, desde o conluio com as oligarquias imundas desse paÃs até os pecados cometidos por iniciativa própria, esse blefe que está na presidência continuaria no baixo clero, insultando as minorias como sempre fez no congresso, o que sempre fez!
Como faço para cancelar a assinatura! Muita censura nesse jornal!
Tchau querido
outra coisa: seria interessante conti ler outro livro, também de um esquerdista, paulo schilling, que trata do golpe de 64, e cujo titulo é 'como se coloca a direita no poder', antes de fazer comentários desse tipo.
achar que lula não foi personalista é forçar a barra. outro colunista da folha, joel fonseca, de forma mais aguçada, mostrou como lula usou da linguagem para se passar por um ente que ora se confundia com a massa, ora se sobrepunha a ela. lula criou e estimulou o culto à personalidade. fhc cometeu muitos erros, mas isso ele não fez.
Horrivel esse texto do Mario Sergio Conti, um comunista rancoroso que não aceita a eleição do Bolsonaro e tenta de todos os modos, com textos ou entrevistas na Globonews denegrir e difamar o Presidente. Mas vai ter que aguentar sete anos de Bolsonaro e oito de Moro. Cuidado com a saúde, raiva causa doença, acho melhor se mudar p Venezuela ou p Cuba Mario...
a última frase desse artigo deveria estar em lápide na entrada da unb.
...Fatos definidores foram os Protestos de 2013 e a Reação do PT a eles. A primeira coisa que LullaLá e Dilma fizeram foi Procurar o Marqueteiro João Santana, um Corrupto Confesso...***LullaLá, o Stalinista MacunaÃma, já Decretou que Nada de AutocrÃtica e pode Definir a sobrevida do Parvo que nos Governa! Miséria!
Quem elegeu o Bozo foi quem clicou 17 na urna. Não tentem culpar os outros pelos erros de vcs. Acreditaram na imprensa neo-liberal que dizia que o governo do pt era comunista e que a corrupção tinha sido inventada a partir de 2003. Agora toma que o filho é teu! O pior é que quem mais vai perder com esse governo é a classe média!
Tem razão, a esquerda não o elegeu, Foi apenas seu principal cabo eleitoral, por sinal, fez seu melhor trabalho. E o bolsonaro está fazendo um esforço enorme para retribuir. Mas esse ponto de vista Esquerda x Direita caiu em desuso há anos. Esse debate não atendeu ãs expectativas nem nos seus paÃses protagonistas, imagine aqui.
Tomemos só 2 pontos: (1) ÿEsquerda elegeu a direita? Sim, a corrupção entranhada, a rotina de escândalos, tudo naturalizado por um cinismo revoltante— anos a fio, a nação conviveu com isso. Fartou-se. Resultado: 75-80% dos votos q elegeram Bolsonaro foram puramente anti-PT, nem de longe por fidelidade ao vitorioso. 2. Culto à personalidade? Sim, é só ver, até hoje, a mão forte de Lula no PT; este deixa-se submeter alegremente às vontades dele.
(1) Ao citado cin ismo, acrescento a incomp etência que, somada à arrogâ ncia, produziram os desa stres dos anos Dil ma; (2) O empr esariado q hoje endossa é o mesmo q nadou de braçadas naqueles anos de um BND ES muito, muito amigável aos seus interesses. Ah, e os banqueiros então...!
Cristovao Buarque é mais um daqueles arrependidos que não assumem o erro que resultou na ascenssao deste governo e tenta culpar seja lá quem for por isso. Buarque hoje é visto como um homem de visao curta e rasteira q apesar de sua idade e experiencia não consegue contribuir para o desenvolvimento cultural. É um traidor
Conti é um dos que integram aquela categoria de ressentidos do lulismo, parafraseando o livro do Andre Singer. Eles nao aceitam a corrupção lulopetista como sendo uma obra acabada da esquerda que acabou elegendo sim o Bolsonaro. Não aceitam a verdade que Buarque joga nas suas caras de que as esquerdas de botequim e de caviar levaram o paÃs à breca. Sua derrota agora foi maior do que a de 64.
Ah, Cristovam ignorou os indicadores que mostram um paÃs mais escolarizado que antes, e que agora há gente defendendo volta ao passado, que seja menos. Resolveu o problema da quantidade na escola, falta o da qualidade, antes se achava normal não estar na escola, colocaram no poder quem acha isso. Foi mais um a jogar o bebê fora junto com a água da bacia, o bebê é a Democracia.
Quem elege é quem vota, o resto é culpa não assumida que tem incomodado muita gente ao ver que suas ações deram no que rejeitam. Na BrasÃlia que deu 70% dos votos para a extrema direita, Cristovam namorou esse eleitor e não teve voto, mas perdeu o voto dos demais. Não representa mais ninguém, ele é o traidor. Simples assim.
À esquerda representada pelo PT, buscou apoio nas isenções fiscais para os mais ricos, o tal Bolsa empresário!!! O analista está com amnésia! O apoio veio pela troca econômica e surfou na era das comodittes . Alguma diferença com o comportamento liberal da direita atuante?
Os eleitores arrependidos do Bolsonarismo estre bucham, não admitem sua responsabilidade na mer dança que instituÃram, cujas consequências não sabemos nem prever. E aà o culpado é o tal lulopetismo! Mas não conseguem explicar o apoio oportunista do "mercado" e dos empresários - vÃdeo Paulo Lehman e AbÃlio Diniz- ao governo de extrema direita. Quanto ao Cristovam Buarque, sinceramente, submergiu na lama direitista há um bom tempo. Nem vale perder tempo.
É tudo muito interessante... Por que a direita - incluindo nela C. Buarque - demonstra asco em assumir que elegeu o atual governo? Por que a direita, ao contrário, insiste em atribuir a vitória à esquerda? (A casca do ovo é mole quando sai, por isso, sem traumas...) Por outro lado, C. Buarque optou em uma saÃda à direita do campo progressista; talvez fosse melhor assumir esta escolha. Obviamente não chegaria ao extremismo de Alvim, mas juntos fariam ótimas análises do mundo das ideias.
É claro que a esquerda (pt) não elegeu Bolsonaro. A esquerda não erra. Por favor, estou sendo irônico.
Pode ser que a esquerda não elegeu mas. Que ajudou ajudou muito. Eu mesmo votei no Bolsonaro no segundo turno porque repetir um prato indigesto que tanto mau fez ao paÃs e ao povo brasileiro é inaceitável. Não me arrependi. Apesar do Bolsonaro e alguns ministros o governo está funcionando bem.
Um livro útil para quem,Cara pálida ???? O Cristovam apenas admitiu,o que sua soberba ,não permite admitir .
O lulopetismo insiste na narrativa de que não foram eles que nos brindaram com esse governo de ultra direita que está ai. Se não foram eles, quem foi? A Imprensa, rentistas, artistas, dentistas, analistas, filateistas, trumpistas e trompetistas. Lula traiu Ciro, e arriscou com o fantoche Haddad, como já havia arriscado com a fantocha Dilma. A narrativa cai como uma luva em sua melhor perfomance: a vitimização. Depois da sortida feira de lambanças, os culpados são os outros.
O Sr. continua sabendo de tudo, além é claro de escrever muito bem. E me deu até vontade ler este livro. O problema, o problema mesmo é que os polÃticos e agora, de alguns anos para cá, as polÃticas, não mudam nunca, sai um bando entram outros e fica cada vez pior. Homens e mulheres igualmente tristemente nauseabundos e fétidos no desastre trágico de nos conduzir rumo ao abismo!
Pra mim está claro! Lula, auxiliado pela melhor ciência polÃtica do paÃs, cansado das derrotas que sofrera, optou por governar sem confrontos em prol de um projeto para o paÃs que viria em etapas: combate a fome, consumo e educação. Esse foi o chamado "pacto conservador". Se utilizou de meios pragmáticos para tanto, se aliando a tudo q não presta no Brasil, mas era essencial para que conseguisse fazer o que pretendia. Pecou em 2010 ao não apoiar Ciro Gomes e isso tbm ajudou eleger Bolsonaro.
O Cristovam é um Gabeira mais inseguro. Frustrado com o fracasso dos seus anseios de poder, engendrou uma guinada ideológica. Fosse apenas discordância com métodos, teriam feito como os do PSOL, PSTU, e radicalizado no mesmo espectro, mas não. Mudaram da esquerda para a direita, como quem muda de roupa. Como fazem os do centro. Na mudança, nem carregaram o apoio que tinham, nem receberam novos apoios e agora vagam por aà dando apenas opinião, um bem que ninguém pode nos tomar.
Só para lembrar, Buarque apoiou o golpe parlamentar contra a Dilma. Votou a favor do impeachment fraudulento. Ele ajudou a eleger o Bozo!
Cristovam não é direita, não é esquerda, não é nada. E foi um péssimo governador. Se ufana de ter introduzido a prioridade dos pedestres nas travessias de rua, mas acompanhei e vi como o experimentalismo dessa gente é perverso e irresponsável: tinha já contado 43 atropelamentos, com muitas mortes, quando parei de acompanhar, por nojo. É o tipo do nefelibata que deita falação fora da realidade. Que não volte mais.
Bolsonaro foi eleito com as mesmas estratégias adotadas por Lula: faltou aos debates como Lula fez, se aliou a paÃses de determinada posição polÃtica (Israel, EUA, Japão) como Lula fez (Cuba, Venezuela, Irã), vê a mÃdia como um instrumento usado pela oposição para atacá-lo como Lula fez, ambos atacaram a eficiência das urnas eletrônicas. Por isso é tão difÃcil pra esquerda atacá-lo sem ser por meio de mentiras e calúnias.
Mais um que acha que um presidente moderado e que dialogava com todos é igual a um extremista autoritário. Viúva do FHC? Acertei?
1 Não existem regras nas brigas de rua. Vale tudo. Dedo no olho, dentadas, chute nos paÃses baixos, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Comparadas à s brigas das esquerdas, são um minueto, um ballet francês.
Adonay e suas taras anais...
E você, já tomou seu supositório hoje?
Tomou seu gardenal hoje? Quanta bobagem!
2 Quando preso na Ditadura, o então estudante e militante da Esquerda, Pérsio Arida, depois de esbofeteado por um jovem tenente, ouviu dele: Como vocês querem vencer, fragmentados em mais de 40 facções?
3 As crÃticas honestas reforçam um sistema, para as esquerdas, crÃticas honestas são ofensas eternas, e os crÃticos, por melhor que sejam suas intenções de aperfeiçoamento da Esquerda como herdeira do iluminismo, são agentes do imperialismo. Vendidos aos rentistas e ao Grande Capital. Olha só, até votou no Aécio, contra a Dilma. Pois então sábio, o execrável Aécio não nos teria levado ao Bolsonaro e à desmoralização da esquerda, a quem compete gerar e realizar sonhos.
4 Enquanto a esquerda olhar o próprio umbigo, na mais anti-dialética das formas de vÃcio, numa emulação de Centralismo Democrático e Teoria da Revolução Permanente, em versão tropical, praia, água de coco e verão do Assalto ao Palácio de Inverno do Planalto, estamos no mato sem cachorro. E sim, Cristovam Buarque está certo, não foram os empresários, cujo peso do voto é nulo que elegeram Bolsonaro. Foram os erros da Esquerda, que a coluna tenta remendar com esparadrapo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > É abusivo Cristovam Buarque dizer que esquerda elegeu Bolsonaro Voltar
Comente este texto