Educação > Toffoli iguala teto salarial de universidades estaduais ao de federais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Imagine o dono de uma empresa, um sujeito rico e que não precisa de salário, decidir registrar seu próprio salário bem abaixo do mercado e depois cortar os salários dos seus funcionários para que todos fiquem menores do que o seu. É isto que acontece nas universidades estaduais há vários anos. Muitos governadores não precisam de salário, pois têm casa, comida e transporte independente de salário. Por isto, não aumentam seus salários artificiais há anos. É justo? O ministro Tófoli só foi justo!
As universidades paulistas estão entre as melhores do PaÃs, além de estarem no topo das melhores universidades da América Latina. Todas têm prestÃgio internacional reconhecido, fruto da competência de seus quadros funcionais, sobretudo o corpo docente. Não é justo que professores que estão no topo da carreira tenham salários inferiores a seus colegas das universidades federais, pois lutaram para subir cada degrau da carreira docente. A decisão do TSF resgata a justiça para os docentes paulista.
Que que é isso, gente? E o princÃpio da autonomia financeira dos entes subnacionais? E o princÃpio de responsabilidade fiscal de "nenhuma despesa sem prévia dotação orçamentária"? O ministro-presidente ainda não acordou do recesso...
O orçamento das universidades estaduais é fixo: uma porcentagem do ICMS. Nenhum dinheiro a mais vai sair dos cofres do estado por conta dessa liminar. A ignorância nunca pede licença para passar recibo.
O STF odeia os trabalhadores. Professor é um trabalhador dos mais importantes ao Estado. Claro que no julgamento do mérito, o pleno do tribunal vai eliminar essa liminar de forma laminar.
Justa e oportuna a decisão do ministro Dias Toffoli. Não tem nenhuma lógica as universidades públicas paulistas, que estão entre as melhores do Brasil, terem condições salariais tão diferentes das outras universidades brasileiras. É importante frisar que não se trata de aumento, mas sim de equiparação salarial, que já acontece em 21 dos 27 estados. Além disso essa decisão não impacta o orçamento do estado, pois os recursos saem do orçamento das próprias universidades.
Quando o dinheiro vem de impostos, não tem limite. Quando é em benefÃcio de quem está dentro do próprio estado, aà pode se socializar os custos e igualar a renda de desiguais.
Prezado José, o orçamento das universidades estaduais paulistas é fixado por lei, sendo um percentual da arrecadação do ICMS. Não será alterado por essa decisão. A decisão de Toffoli corrige uma injustiça que vem sendo cometida contra os docentes com mais tempo de serviço e maior especialização. Isso não significa que iremos ganhar o mesmo que um juiz do STF, mas sim o que está especificado nas regulamentações ligais da carreira docente. É justiça.
A farra não tem limite mesmo. Já na primeira oportunidade a canetada vai passar os salários todos para o topo, sem critério algum, só baseado em "direitos", mais conhecidos aqui como privilégios. E Pindoram é assim mesmo, o paÃs da desigualdade.
Isso abre uma brecha para que um mesmo cargo, seja professor, médico, ajudante geral, etc tenha o mesmo salário, independente de ser servidor federal, estadual ou municipal
Os colegas de São Paulo estão sofrendo em função das administrações tucanas, quando eles governaram o Brasil os professores das federais tinham péssimos salários, o ministro da época tinha fortes vÃnculos com o setor privado de educação, quando saiu do ministério se tornou consultor dessas instituições, São Paulo, infelizmente, ainda não se libertou do jugo tucano, quem sabe o quadro não muda?
Pelo contrário, em São Paulo, os hospitais funcionam, as escolas tem merendas, os salarios estão em dia. Um exemplo !
Com as receitas publicas virando estopa e agora com que dinheiro esta festa vai acontecer, certamente com menos saneamento básico, menos emprego pois aumentos de impostos virão a seguir. o que reduz o poder de consumo e a necessidade de produção . pdsm.net.br
O orçamento das universidades estaduais é fixo: uma porcentagem do ICMS. Nenhum dinheiro a mais vai sair dos cofres do estado por conta dessa liminar.
A atitude de Toffoli me faz lembrar CÃcero: Quo usque tandem abutere, Toffoli, patientia nostra? Até quando, Toffoli, abusarás da nossa paciência? Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Toffoli é o ministro dos despachos espasmódicos, erráticos e errados.
O teto constitucional de remuneração é uma ficção 'sob medida'. De igualação em igualação, de bonificação em bonificação, de 'indenização em indenização', o distinto público (e o contribuinte) vai sendo ludibriado e os poderes nobiliárquicos vão sendo bajulados. Nos setores em que é cumprido, os salários de categorias inferiores avançam sobre os salários bloqueados. É o caos, inadministrável sob normas de racionalidade, intolerável sob princÃpios de moralidade pública. Até quando?
agora é só igualar os salários dos policiais civis estaduais com os federais, os policiais militares com os das forças armadas, aumentar em 50 % os direitos aos penduricalhos e horas extras de procuradores juizes e desembargadores, 3 meses de férias remuneradas por ano e fazer uma novar reforma da aposentadoria do regime geral para a aposentadoria começar com 85 anos para mulheres e 95 anos para os homens.
Sem entrar no mérito,todos tem seu valor. Um dos principais motivos da Cleptocracia brasileira decorre da falta de bom senso da justiça. Da falta de respeito à s leis (que são feitas por polÃticos,não por juÃzes). Cada juiz decide do jeito que quer...daà decisões estapafúrdias e conflitantes diuturnamente. Parece que muitos querem é ser executivo...mandar, fazer, desfazer. Outros querem legislar. Qual a urgencia de tal decisão? Porque não foi levado a plenário?
Mais do que justo. Os vencimentos dos servidores do Poder Judiciário também deveriam ser unificados, e não deveria haver diferença entre federal e estadual.
Absurdo é o salário do governador de São Paulo ser congelado só para ferrar com professores em atitude anti-intelectualista tÃpica da gente ignorante no poder atualmente, seja no Estado, seja na União. Pior, apoiados por ignorantes.
Uai. Quem prestou concurso para as Universidades Estaduais não sabia dos salários? Prestasse concurso para a Federal então. Valerá para todos os nÃveis de servidores? Todos deverão então ser enquadrados aos servidores federais. Direito de igualdade. Esta liminar cairá num sopro. Não tem lógica. PaÃs de loucos... meu Deus.
Sabia, mas não sabia que os governadores do PSDB iriam congelar seus próprios salários para limitar o teto. Tenho 34 anos de USP, promoção só com tese e exame por banca com maioria externa. E deixo 30 % do meu salário nesse confisco disfarçado.
Interessante, na época do FHC as universidades federais pagavam metade do salário de seus pares nas estaduais paulistas. Outro detalhe é de que a reportagem traz a percepção de que professor de universidade federal pode ganhar até 39 mil, o que é uma mentira sem tamanho. Só se o cidadão for reitor e tiver uma série de penduricalhos mas mesmo assim fica longe disso. Os contracheques são públicos nos sites das universidades.
Sou professora nivel associada de uma IES federal. Nao ha possibilidade , salvo uma situacao excepcionalissima, de um.professor, mesmo em fim de carreira ganhar isso. O cargo de prof titular ganha em torno de 20/mil brutos. A liminar nao tem logica, e Toffoli sabe disso. Somos uma federacao com autonomia administrativa e orcamentaria. O portal da transparencia comprova o que digo.
Fanfarrão. Vai fazer o mesmo com auditores, profissionais de saúde, da educação, com policiais e todo o resto? É claro que é uma intromissão absurda. Esse senhor não foi eleito para nada, mas se comporta como rei absolutista, criando e aumentando obrigações por decreto. Se falamos em impeachment do STF, mandam o aparato policial bater na porta. Quem nos protegerá das barbaridades desses senhores?
É ignorância ou má fé? Deve ser ambas para falar tal besteira. Uma carreira até professor titular pode levar décadas. Quando optei pela carreira há 35 anos tinha salário digno para o nÃvel de exigência. Esse teto foi implantado há cinco anos acabando arbitrariamente com uma carreira baseada em mérito, titulações e publicações.
E como ficam os orçamentos dos Estados? Terão que tirar mais recursos da saúde, segurança e educação secundária para privilegiar as universidades estaduais...
Era o que eu queria comentar aqui na Folha. Você chegou na frente. Toffoli está deslumbrado com o poder da caneta.
Que tal tirar do, judiciário do legislativo,dos trocentos mil cargos comissionados,enfim tirar dos come quieto,e pagar direito aos professores de todos os niveis e também claro exigir que produzam.
No Estado de São Paulo, as universidades são financiadas por uma porcentagem do ICMS. O Estado não vai pagar um centavo a mais por conta dessa decisão. As universidades terão que se virar com o orçamento que já têm.
Toffoli foi eleito pra alguma coisa? Se mete em tudo, e desastradamente. Só cria problemas.
É isso aÃ, dinheiro é infinito.
Não, o dinheiro público é definido por lei e é limitado. No Estado de São Paulo o orçamento das universidades é um percentual fixo da receita do ICMS. E o governador não reajusta seus salário de acordo com a inflação, resultando em um congelamento do salário dos docentes com mais anos de casa, maior titulação.
Se essa decisão infantil pegar, vai ter que ser ampliada para as demais categorias que trabalham para os governos municipais, estaduais e federal... Vai ser uma zona!!!
Mario Sampaio um robot do bozzo 24 horas,deve estar faturando só com hora extra mais que catedrático da usp
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Toffoli iguala teto salarial de universidades estaduais ao de federais Voltar
Comente este texto