Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz augusto pessoa nogueira

    É mesmo inacreditável! Temos um PR que elogia e indica o vídeo do ex-secretário de cultura num dia e no dia seguinte demite este secretário pelo mesmo vídeo que havia elogiado. Que treva! E o tal hildebrando fica aqui tentando defender esse governo vergonhoso! Toma vergonha na cara, rapaz

    Responda
  2. Sergio vila

    Que porcaria de texto. Parece que vai detalhar uma interessante pesquisa cientifica, porém se resume a enunciar os nomes dos pesquisadores e fazer comentários rasos sobre os estudos, ao mesmo tempo em que é recheado de parágrafos que não fazem o menor sentido falando sobre o Bolsonaro. Por favor, arrumem uns colunistas melhores, que saibam escrever um texto coerente pelo menos.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Eu indico Sergio Vila Seu comentario e´enxuto, analisa com profundidade o tema e seus paragrafos fazem todo o sentido com a falta de sentido chamado Bolsonaro .

  3. Nelson Vidal Gomes

    A insistência do articulista em repetir diversas vezes que não se referia ao Secretário de Cultura recém demitido,deve-se antes a autodefesa para que tais-os psicopatas-não se confundam com diversos membros de seu partido,do que a uma pretensa e mal-sucedida ironia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e atues!

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    Um marxista, amoral pela própria ideologia, deve insistir que todos somos iguais, psicopatas. Previsível. E não é verdade. P/ se escamotearem na sociedade tentam nivelar todos por baixo, a amoralidade passa a ser o normal social. Também cultivam o hábito de "chamar os adversários do que são e acusá-los dos erros que cometem", algo em que se já são bem repetitivos. Tenho observado que, ultimamente, Bolsonaro e Sérgio Moro têm sido os grandes alvos dos psicopatas do País, mas têm aguentado firme.

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Que gracinha! O ativista da coluna praticando distorção da fatos em defesa de seus interesses e da seita; isso tem nome, dissimulação ou manipulação, coisa de psicopatas, que podem sim existir nos Governos claro, mas que tem sido abundantes na extrema imprensa marxista, unida p/ recuperar o monopólio da verdade e os privilégios perdidos, tipo vale imprensa ou dinheiro extorquido de empresários, em associação c/ políticos, via publicação obrigatória de balanços financeiros.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Rssss! Faz me rir, Carlos Frederico! Expert em política, história e psicopatia.

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Hildes Eremildo em sua eterna ladainha de disco arranhado é incapaz de discernimento mínimo para verificar que seita e interesses estão presentes no desgoverno atual como em nenhum outro na história deste país. Profundamente igno. ante sobre política e história, é ce. Go em ver os des. Caminhos a que este país está sendo levado, transformado num verdadeiro pá. Ria internacional. Você, Hildes Eremildo, é exemplo acabado de psi co. Pata

  6. NELSON PRADO ROCCHI

    Um psicopata ou um com muitos traços de psicopatia é alguém no tocante de impulsos básicos com desejo sexual habitual, apego muito baixo, agressividade muito alta e curiosidade habitual. No tocante a capacidades seja empatia cognitiva e inteligência sistemática é variável. Felizmente para os outros a empatia cognitiva é bem baixa e o QI tende a médio a ligeiramente baixo. Uma pessoa assim com alta empatia e QI alto seria extremamente perigosa. Hannibal Lecter seria super perigoso.

    Responda
  7. Danuzio Carneiro

    Prezado Leite, implícito à sua constatação - "A comparação com cidadãos normais fica prejudicada, faltam pesquisas específicas sobre portadores de muitos traços espertos o suficiente para não serem surpreendidos" -, está a sugestão de que se deve fazer estudos epidemiológicos qualitativos: seja Coorte, seja Caso-Controle. Em minha experiência de (quase) 40 anos de Psiquiatra, inclusive com Mestrado (Saúde Pública, UECE) na área de Epidemiologia da Saúde Mental, caberia bem um estudo de Coorte.

    Responda
  8. Rogério de Mendonça Lima

    Realmente o "artigo" é sobre psicopatia leve, média ou alta. "Me engana que eu gosto". Quanto a psicopatas bem sucedidos, os temos em governos, em jornais, em todas as funções humanas. No Brasil, esta fa una é vasta. No gov.atual não os falta, mas sugerimos ao pessoal do estudo, inicia-lo com o chefe da OR CR IM, eg resso de Curitiba, o maior psi co pata que já existiu "nunca antes neste pais", sua qua dr ilha e seus apoiadores, incluindo os da imprensa mar rom. Material de primeira.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      Sei não, acho que o presidente miliciano e seu séquito de nazistas ganham fácil o título de "maiores psicopatas"

  9. Wagner Santos

    Para se obter sucesso em algumas funções e cargos, em algumas áreas do que se chama mercado, são necessários muitos traços de psciopatia severa, pois a falta de empatia é a mola mestra de algumas ações. Não ligar, não se envolver e usar a desculpa de que "são apenas negócios" são facilmente demonstráveis para esse grupo, assim como o do " eu cumpria apenas ordens" o é para os militares, outro grupo que pode perder a capacidade de empatia de maneira severa.

    Responda
  10. Wilson Lima

    Primorosa a maneira como assunto tão árido foi abordado por Marcelo Leite. Em relação a Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho, Eduardo e Carlos Bolsonaro, Onix, Alvim, Weintraub, Guedes, Ricardo Salles, Fabrício Queiroz (são os que me vêm à memória neste momento; certamente há mais gente do tipo na equipe montada por Bolsonaro), dá pra concluir, depois de ler a coluna, que eles integram a categoria dos que nunca conseguem se mostrar espertos o suficiente. E Alvim, naquele vídeo, zerou a esperteza.

    Responda
  11. Jarbas Vasconcelos

    Sim, há vários casos de psicopatas bem sucedidos no atual governo. A começar pelo Bozo, 01, 02, 03...

    Responda
  12. Povo de Rua By Borges

    É impossível não relacional tal estudo ao aumento do discurso de ódio q antes ficava escondido até q alguém ostentando tais traços se torna um líder da nação. Lembro-me do personagem Coringa e a caracteristica de seus seguidores : se ele pode, eu também posso. Nada diferente da politica atual....Os nuneros mostram isso, do aumento da violência policial ao feminicidio

    Responda
  13. Ivandete gomes oliveira

    Taokei. Isso me lembrou uns certos esquizonazista de plantão no planalto e seu entorno. Aceito o castigo e dispenso as sungas.

    Responda
  14. Paulo Ary Dias Ribeiro

    Meio psicopata esse texto...

    Responda
  15. edilson borges

    tem tão pouco a ver com os que sofrem de bozolismo quanto o pouco de nazismo do alvinho. a matilha espuma a boca, acertou no alvo.

    Responda
  16. Artur WAGNER

    Você escreveu e não explicou a pesquisa. Ficou na paródia. Por favor escreve melhor da próxima vez, seja claro e não compare qualquer outra coisa. Se vai falar da pesquisa fale sério sem ironias , sem esta crônica vazia, tipo picolé de xuxu. Ok ?!

    Responda
  17. Vladimir Micheletti

    Meossaco! Quanta tolice!

    Responda
  18. Roberto Freire

    Como não tem traquejo de jornalismo politico, e insiste nisso, suas colunas estão cada vez piores. E sem graça alguma.

    Responda
  19. Tersio Gorrasi

    Não existe um exato divisor de águas entre o que se considera uma mente sadia ou doente. Isto porque a psiquiatria é uma especialidade subjetiva em sua essência, ou seja, não se pode diagnosticar com um grau de certeza aceitável através de exames complementares, como nas outras especialidades. Além disso, há um número significativo de simulações conforme os interesses do simulador

    Responda
  20. EDUARDO BASTOS

    Ela também não tem a ver com um certo elemento que foi solto recentemente e que disse que era um ideia ou o homem mais honesto e que adora Getúlio Vargas?

    Responda
  21. Pedro Sodré

    Tem um monte do mercado financeiro que frequenta a sede do jornal, o qual vc trabalha. Amigos dos seus amigos de jornal, o qual vc trabalha. Longe de defender os indivíduos com muitos traços psicopaticos de Brasília. Apenas dando um conselho de que você pode achá-los mais próximo do que você cogita

    Responda