Celso Rocha de Barros > Democracia está ameaçada, e não há nada de normal em nada disso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ALUIZIO A DE BARROS

    O artigo do Fernando Schüler citado pelo Celso Rocha merece uma leitura atenta de leitores independentes

    Responda
  2. eli moura

    o que aconteceu esta semana passada, com um desajustado em alto posto da cultura, mostra para os leiram todas as bobagens o que estes articulistas, que escreveram o quanto as coisas estão normais. De onde será que saem estes caras? tens uns que deus me livre, demetrio, lisboa, um outro economista testudo, ....complicado muito complicado.

    Responda
  3. CLAUDIO VASCONCELOS

    Para alguns a democracia funciona assim: se um governante tenta se eternizar no Poder por meio de compra de votos, corrupção institucionalizada, comprando o legislativo e criando um sistema de compra de artistas financiando todas as suas loucuras, inclusive, casamentos suntuosos com força do dinheiro publico é democracia; mas se um outro rompe esse ciclo, sendo eleito , democraticamente, por meio do voto do povo que reagiu antes de sucumbir, aí , nossa é Golpe;

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Sério que vc escreveu isso? Surreal. Havia democracia no tal governo sim. Tanto que seus líderes foram investigados, denunciados, presos.... Aliás, nunca houve tanta democracia no Brasil, pois pela primeira vez as instituições tiveram real autonomia (só como um exemplo entre tantos): mesmo depois de denunciar meio partido, Janot foi democraticamente reconduzido por Dilma à PGR. Já qdo o PGR é escolhido por comungar com os valores do presidente, aí sim, pra mim, há ameaça a democracia

  4. Paulo Azevedo

    Concordo que a democracia está sob risco, o bolsonaro sempre foi favorável às ditaduras, ele mesmo quebrou as regras no Exército e por isso foi "reformado", mas se ele tivesse feito o que na ativa na época da ditadura talvez fosse expulso. Michel Temer, quando Presidente da Câmara, o livrou de ter o mandato cassado por apologia da ditadura. Fico espantado que ainda tem pessoas que o defendem e não adianta vir falar em Lula ou PT , Lula é passado.

    Responda
  5. José M Leal

    Ameaça à Democracia é a carta mais jogada pela Esquerda totalitaria apeada do poder.

    Responda
  6. Rogério de Mendonça Lima

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá tão nervoso que suspeito tenha sido atingido em algum calo. Não precisa xingar pessoalmente basta rebater os argumentos com outros mais consistentes e demonstrar as inconsistências dos argumentos do articulista. Easy, boy!

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Muito maior of ensa são as idi otices que este escrevinhador, tenta passar aos leitores. Se escreve só prá agradar um certo tipinho, entende-se. Para um cidadão que apresenta uma penca de títulos, devia respeita-los, e a si próprio. Para quem não segue muares de esquerda ou de direita, já cansou está lenga lenga que: "A democracia brasileira, corre perigo" Vê se escreve artigos não parciais, vira o disco, se a ideologia cega e bb urra deixar.

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Pra quem faz tanta ofensa, parece que falta espelho em casa.

  7. Gil Cabral

    Para os petista,a democracia só não está ameaça quando a quadrilha do PT,comandada pel ladrão do Lula e seus asseclas estão no poder.

    Responda
    1. Gil Cabral

      Corrigindo:Tentaram e não conseguiram ,mas continuam tentando interferir,com toffolli,intercept,juiz de garantias e outras .....

    2. Gil Cabral

      Corrigindo:Tentaram e não conseguiram ,mas continua tentando interferir,com toffolli,intercept,juiz de garantias e outras .....

    3. Gil Cabral

      Corrigindo:Tentaram e não conseguiram ,mas continua tentando interferir,com toffolli,intercept,juiz de garantias e outras .....

    4. Luis Henrique Lemos

      Não esqueça que a Lava Jato transcorreu de forma positiva porquê a então presidente não interferiu, coisa que não fez o senhor Michel Temer e até mesmo nosso atual presidente. Democracia é mais ou menos isso. "Tá ok?" "Forte abraço".

  8. roberto oliveira melo filho

    Talvez, pois nada é para sempre (a não ser a morte), porque importamos modelos de análise e de interpretação de fatos históricos, sejam econômicos, políticos, sociais e culturais, ou tudo ao mesmo tempo agora, que, provavelmente, não se aplicam com essa "lógica" impecável com a qual pretenderam Pereira e Scüler. Para eles, com toda a certeza, já houve demonstrações antes mesmo desse quadro atual, importa o funcionamento das instituições republicanas somente aos interesses do mercado. O resto..

    Responda
  9. Eduardo Giuliani

    Dinastia da Bozolândia, estelionato eleitoral com a imagem das forças armadas, tenta vários caminhos erráticos para o país, mas nenhum está vingando. É um fenômeno passageiro. Não apresentam qualquer conteúdo inteligente de evolução para o Brasil. Vide aprovação popular em queda e continuidade das políticas para desemprego.

    Responda
    1. Lucas Cansado

      Um "fenômeno passageiro"? Como sabe? Houve muita gente no Brasil que não acreditava na possibilidade de vitória do Bolsonaro; e, nos EUA, que não acreditava em vitória do Trump. Vamos repetir os erros? Acho que os dois têm grande chance de se reelegerem. Para a oposição, permanecer desunida e apresentar candidatos sem apelo popular (como Alkmin e Meirelles, em 2018) será fatal; uma catástrofe para o Brasil e, no caso do Trump, para o mundo.

  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    O Brasil está muito legal. Obrigado Presidente Bolsonaro e Equipe.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Adorei a ironia!

  11. reinaldo senna

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que tal algum comentário sobre eventuais equívocos, manipulações, conceitos imprecisos ou convenientemente fora de lugar, ou outras imprecisões argumentativas que eventualmente tenha cometido o articulista. Vamos lá, animo, você consegue!

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Muge mais.

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Nenhum encantador de muares cumpre tão bem este papel quanto bozo e seus puxa sacos, como você parece ser um bom exemplo

  12. José Cardoso

    Teria sido melhor a eleição de um candidato "normal" (e haviam vários). Mas o povão (e muitos que não são povão) gosta de histrionismo, o que fazer? Vai ser com emoção até 2022, se não for além disso.

    Responda
  13. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    É de causar assombro a quase pato lógica incapacidade dos bozolóides que aqui neste espaço vomitam san dices e des pautérios em reconhecer as notórias agre s sões à democracia, a falta de compostura, a agres sividade gratuita, a falta de um mínimo de traquejo politico deste lamen tável grupo que chegou ao poder nacional. Para estes bozolóides, estes sujeitos de pensamento dual, o atual (des)governo não pode ser passível de qualquer crítica. Se algum o fizer é porque é pe tis ta.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Incapazes de reconhecer que entre o coiso e o pe tê (que não são antípodas), há outras escolhas e opções políticas diversas das duas anteriores. Talvez entendam que nem mesmo pet istas possam fazer qualquer crítica ao coiso e seu (des)governo. E parece ser este mesmo o "entendimento" dos bozolóides.

  14. Aroldo Andrade

    O autor está de parabéns. Um longo arrazoado para demonstrar o óbvio. Como somos patéticos. Como suportamos tanta coisa sem nada fazer. Quantos comentários estapafúrdios. Até quando vamos ficar de braços cruzados?

    Responda
  15. Hildebrando Teixeira

    É didático ler aqui petistas tentando igualando o Mensalão à liberação recursos pelo Governo p/ as bases de políticos que o apoiaram, algo legal, transparente e uma regra nas democracias do mundo inteiro. Esses argumentos explicam o próprio Petismo e onde nos levaria.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      no mundo inteiro???? És mesmo viajado, hein bozominion? Quer dizer que o toma lá dá cá é a regra básica da democracia? Exceto quando praticada por petistas, right? Mas o Bozo não veio para acabar com tudo isso que está aí? E a nova política, ou melhor, a política da extrema-direita nazifascista?

  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O melhor do artigo é a última frase: : “... não fosse pelo interesse nas reformas de Guedes, todo o establishment já o teria reconhecido.”. E complemento, fosse um governo de esquerda todo o establishment estaria indignado e preparando o golpe!

    Responda
  17. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Eu diria até q nossa poliarquia (Dahl) está ameaçada. Ou então, se quisermos falar em democracia, teremos de nos restringir à visão estreita de Schumpeter, q aliás é a mesma presente nas cabeças de planilha ou da elite econômica do país, q ñ está nem aí pra participação política ou direitos. O Chile de ontem é o Brasil de hoje.

    Responda
  18. Carlos Mello

    Nunca vi uma frase conexa desse Fernando Schuller da FSP. É impressionante a defesa desfaçada que ele faz do governo Boso-Guedes-Ricos-Mercado, demonizando quem argumenta de forma contrária com argumentos bem fracos.

    Responda
    1. Edgar Freitas

      Concordo integralmente. Ingenuidade ou desonestidade intelectual...

  19. MARCELLO CAMPOS

    Concordo com o Celso: Fernando Schuler e Carlos Pereira falam em normalidade democrática pq acreditam na (ou foram comprados pela) agenda econômica liberal monetarista da dupla Guedes-Maia. A verdade é q, se levarmos em conta a nossa desigualdade abissal, a democracia brasileira é uma farsa - com ou sem um simpatizante de Goebbels na Secretaria de Cultura.

    Responda
  20. MARCELLO CAMPOS

    É interessante notar q todas as análises q avaliam o nível democrático de um país, sempre levam em consideração uma série de variáveis, mas nunca o nível de desigualdade - por meio de um índice qq, como o de Gini, por exemplo. Me parece um erro muito grave já que um estado verdadeiramente democrático (ou seja, comandado pela maioria do povo e limitado pelo estado de direito) jamais conviveria com um nível de desigualdade tão abissal quanto o nosso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Concordo plenamente, inclusive porque a plena participação no processo democrático de imensos contingentes que não tem acesso a cultura, escolarização e informação fica absolutamente prejudicada, tornando mais fácil a tarefa de demagogos, populistas e detentores do poder econômico.

  21. MARCELLO CAMPOS

    Como disse o Marcelo Zero, o verdadeiro Hitler é a política econômica da dupla Guedes-Maia. De fato, não há nada mais anticivilizatório e anticristão q o darwinismo social absoluto q resulta da agenda econômica atual. É exatamente aí, nesse darwinismo social absoluto, q o liberalismo monetarista se encontra com a "purificação" nazifascista.

    Responda
  22. Pedro Carlos Xavier de Moraes

    "Se não fosse pelo interesse nas reformas de Guedes, todo o establishment já o teria reconhecido." Concordo totalmente com o senhor. A possibilidade dessas reformas liberais parece ter cegado todos aqueles que as desejam. Mas será que cegou mesmo? Será que eles não acham "um mal necessário"?

    Responda
  23. Bianca Moreira

    Concordo. Diariamente, este governo testa os limites do Estado Democrático de Direito. Como diz o ditado... Ãgua mole em pedra ... Cuidemos da Democracia!

    Responda
  24. Nilton Silva

    Parabéns ao articulista e ao jornal. Discordâncias devem ser tratadas com argumentos, no campo das ideias, não com xingamentos e desqualificações generalizadas.

    Responda
  25. Dartagnan Santos

    Quem votou em algo capaz de elogiar Ulstra sabia muito bem o que estava fazendo. Sabia que estava sujando as mãos no sangue e no esgoto do pior que poderia existir. É gente que também votaria no igual da Alemanha de 1933. E não adianta se fazer de inocente.

    Responda
  26. Cloves Oliveira

    De maneira conveniente, os auto denominados defensores da democracia nunca definem aquilo que entendem por democracia. É o estilo Humpty Dumpty: “As palavras significam aquilo que eu quero, nada mais que isso.” O problema é que o Lils acreditava que a Venezuela tinha excesso de democracia. A Coréia do Norte se intitula uma república democrática, assim como a Russia. O Duterte foi eleito pela via democrática nas Filipinas. Com amigos assim, quem precisa de inimigos?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Duterte, e o Vitor Orbán, outro ídolo do Bozo, também, e vem promovendo um bem sucedido ataque à democracia, solapando as instituições, e tudo isso democraticamente. Percebe a importância desses alertas e desse debate?

  27. José Oliveira

    O fascismo raiz italiano e o nacional-socialismo raiz alemão surgiram e cresceram vorazmente em condições históricas específicas. Ambos os países foram humilhados pela Primeira Guerra mundial e se encontravam submerso em profundas crises econômicas e sociais, estes fenômenos duraram até o fim da Segunda Guerra. Mas isso não explica o surgimento de regimes semelhantes onde não tinham as mesmas crises precedentes. Então é melhor vigiar e não orar! O oportunismo é a arma do covardes e insanos.

    Responda
  28. Andre Ferreira

    Fernando Schuller, me parece, se apegou à tese da normalidade, do fortalecimento democrático e quanto mais a democracia é testada, mais ele dirá que ela resiste. Ótima observação, Celso: testar a democracia do sim, dia também não é normal.

    Responda
  29. José Bernardo

    Preciso, Celso. A última frase de seu artigo resume tudo, e toca no cerne da questão.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Preciso, Bernardo. O interesse das "reformas do Guedes" está na base da situação de calamidade não somente nas pressões sobre a democracia e o Estado de Direito: a podridão é mais funda, como mostra o artigo de hoje, "Demissão de Alvim foi queima de arquivo", subscrita por Dodô Azevedo.

  30. ailton mazulo

    A alienação dos minions não tem limite. Mesmo que a expressão de pensamentos venha a ser cerceada.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Certamente o petrolão foi o maior esquema de corrupção conhecido no Brasil, mas os desconhecidos jamais saberemos, pois jamais serão investigados, do que prova as inúmeras denúncias envolvendo tucanos ignoradas pela lava jato, com direita até a justificativa tática pelo herói Moro. Se não tivesse sido prsticada por petistas, mas não só, como todos sabemos, jamais teria sido desbaratada.

    2. Serafim dos Anjos Castro Neto

      A democracia esteve ameaçada nos governos Lula-Dilma. Estes compraram o congresso (lembra do mensalão?), injetarão 700 milhões de contribuição de empresas numa das campanhas de Dilma e, para favorecer PT, PMDB e políticos petistas e peemedebistas foram protagonistas do petrolão, simplesmente o maior esquema de corrupção como nunca antes na história deste mundo. Esses são exemplos claros e inequívocos da tentativa de solapar nossa democracia. Logo, não há elementos de comparação com o gov atual.

  31. Luis Silva

    O descontentamento esquerdista “sempre” usa o argumento de “queda da democracia”, sem citar sequer apenas 1 fato que justificasse - além do que a queda da democracia necessitaria de um conjunto de fatos. Esta última eleição foi a mais democrática de todas, e a cada ano que passa, teremos eleições mais democráticas ainda - Democracia em ascensão ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A mais democrática, mesmo com urnas eletrônicas fraudadas, não é mesmo? Só é democrática a eleição porque o Bozo ganhou, como ele mesmo afirmava. Me poupe, bozominion preocupado com democracia!

    2. Hildebrando Teixeira

      Pôxa Maria! O cara ganhou com menos de 2 milhões, doados por eleitores. Aceita, que dói menos.

    3. Maria Lopes

      A mais democrática de todas? Sem debate de um dos candidatos? Com fakenews a granel cujo financiamento è ainda bastante obscuro e bastante suspeito? Inocente ou complexo de avestruz?

  32. Luis Silva

    O descontentamento esquerdista “sempre” usa o argumento de “queda da democracia”, sem citar sequer apenas 1 fato que justificasse - além do que a queda da democracia necessitaria de um conjunto de fatos. Esta última eleição foi a mais democrática de todas, e a cada ano que passa, teremos eleições mais democráticas ainda - Democracia em ascensão ?

    Responda
  33. Marcos Serra

    A sanidade mental do Celso é que está ameaçada. Fanático, contesta, utilizando falsas premissas, ideias de outros. Como sempre, distorce a realidade tentando ajustá-la a sua ideologia ultrapassada e, comprovadamente, ineficiente. Fico pensando como será o cotidiano de uma pessoa assim. Insatisfação, inquietude, frustração, sem sorrisos, apenas confabulando e maquinando palavras que se ajustem às próprias ilusões. Pessoas assim estão presas nelas mesmas. Falta-lhes o brilho, o sopro da vida.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Demonstra aí as premissas falsas, as distorções da realidade, destrua uma por uma! Vamos lá, você consegue!

  34. AIMAR MATOS

    Essa esquerda histérica nao sossega. Vamos trabalhar e estudar, minha gente!

    Responda
  35. Hildebrando Teixeira

    Mas o Presidente é um democrata e vai tolerar todas as agressões, até o fim do mandato. Os brasileiros nunca viveram uma democracia tão intensamente como agora, elegendo, como nunca antes, um representante de forma realmente livre, sem a imposição dos velhos coronéis e sem a manipulação da imprensa marrom, acostumada com o poder de impor sua própria verdade; os brasileiros experimentam a liberdade e não abrirão mão dela de forma alguma.

    Responda
    1. Adriana Maccacchero

      Hilde, vc é muito divertido! Às vezes fico em dúvida se vc acredita no que escreve ou só vem comentar para "causar" nos comentários da Folha.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué mas essa democracia toda já existia quando ele nem era presidente, era só um candidato, já que a eleição foi assim um primor de democracia, então não tem nada a ver com ele. Aliás, não era isso o que ele é o gado dizia antes, lembra? As urnas eletrônicas nso eram fraudadas por petistas? E Bozo não dizia que se não vencesse seria fraude? Então só foi a mais democrática porque ele ganhou? Entendo o raciocínio democrático!

    3. Ayer Campos

      Reverberando o vírus, "Já tomou seu remedinho hoje, Hilde?".

    4. marilza abrahão

      JB não é democrata, não é liberal, é apenas um extrema direita que está no poder porque a elite financeira assim o quer! O povo brasileiro não está vivendo democraticamente porque falar o que quer, votar mas, lentamente, perder direitos importantes não se confunde com a Democracia verdadeira!

    5. Milton Mastabi

      ou você está sob o efeito de drogas, ou precisa, com urgência, estar.

  36. Hildebrando Teixeira

    Realmente a ameaça é imensa mas Bolsonaro, o Governo do povo, vai resistir às investidas do velho e mesquinho stablishment derrotado pelo voto e que vem perdendo poder e recursos com o atual processo de devolução do País ao povo brasileiro p/ desgosto da mídia marrom, dos sindicatos, dos pixulequeiros dos partidos de esquerda e seus sócios da direita, de ONGs, acadêmia ideologizada, artistas, bolsistas, criminosos que jamais iam presos, funcionalismo público de elite, empresários "amigos".

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas não entre em pânico, Hilde! Tampouco é necessário um grande intelecto para compreender isso, Lula fez o mesmo, aliando-se a burguesia para se sustentar no poder, e Temer também. Lembra-se do Ponte para o Futuro, documento escrito para mostrar aos donos da grana o que faria se golpeada a Dilma? Graças a isso chegou e manteve-se no poder, mesmo que todos soubessem que seria a raposa cuidando do galinheiro, e com apoio do gado que apoiou o golpe contra Dilma por causa da corrupção.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mané bobominion, o Bozo só esta sobrevivendo no poder porque é apoiado pelo establishment, interessadíssimo nas reformas do Guedes. Entendeu agora qual foi a jogada do Olavo de Carvalho ao recomendar a guinada neoliberal com o Guedes? O Bozo sempre foi anacronicamente nacionalisteiro e corporativista e dependesse da sua ausência de intelecto jamais se sustentaria.

  37. Ayer Campos

    As instituições liberais do Estado de Direito estão em teste, sob um regime assolado por espectros difusos do fascismo tropical. JB mostra que a História só se repete como farsa (ou a farsa como História?): um soldado frustrado e malfeitor, que não resistiu à disciplina da carreira, volta como presidente para redimir os melancólicos ("como poderia ter sido!") e saudosistas da ditadura - uma farsa descomunal, que arrasta milhões de crentes que procuram amparo num mito redentor.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.