Opinião > Bacon, esse vilão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    Artigo e comentários muito interessantes. É curioso porém notar, que Bacon sistematizou o pensamento científico, mas esse já corria solto, surpreendentemente em Portugal. Há autores que dizem que a Renascença nas ciências, não começou com o experimento de Galileu na Torre de Pisa, entre 1590 e 1610, rompendo a hegemonia aristotélica, mas muito antes, em 1434 quando o português Gil Eanes, dobrou o Cabo do Bojador, mediante excursões sucessivas e registros de tentativa e erro.

    Responda
  2. Mônica Stein Neto

    Kant ajudou a conciliar esse bipolarismo epistemológico. A palavra chave dele é crítica e sua utilidade social se dá na democracia. Uma visão crítica sobre as verdades só com educação de qualidade.

    Responda
  3. José Fernando Marques

    Em suma, não tivemos movimento iluminista no Brasil, e mesmo em Portugal esse movimento de ideias foi controlado pelo despotismo de Pombal, primeiro-ministro de 1750 a 1777. O iluminismo, que põe sob suspeita os dogmas religiosos e reclama uma verdade assentada em fatos, fatos determinados pela observação e pelos experimentos, não vingou por aqui. Uma consequência atual é a confusão entre Estado e religião, derivada da existente entre razão e fé. Em suma, ignorância.

    Responda
  4. José Cardoso

    A coluna deve estar se referindo a algum evento atual, mas não ficou claro o que é.

    Responda
  5. Cloves Oliveira

    O Francis Bacon foi o profeta do empirismo ingênuo e primitivo. Sua ideia de como a ciência funciona estava completamente equivocada. Nenhuma verdade científica jamais foi descoberta pela busca rudimentar de fatos. O cientista deve antes de coletar fatos, ter uma hipótese formada sobre o que buscar e por quê. No seu livro "New Atlantis", publicado em 1627 após a sua morte, Bacon demonstra porque era o zeitgeist do seu tempo, ao propor uma utopia governada por déspotas iluminados.

    Responda
  6. José Oliveira

    Resumindo, aqui no Brasil, o nosso bacon vilão não é exatamente de toucinho é outro. O que temos aqui defumado desde as caravelas é o cérebro, defumado lenta e inexoravelmente pelas luzes e fogo de velas e alguma fogueira, por suposto. Amém!

    Responda
  7. ricardo fernandes

    mas num livro incompleta, atlantida, defendeu uma sociedade teocrática, em que adeptos de outras religiões poderiam sobreviver, desde que as abandonassem e se submetessem ao cristianismo.

    Responda
  8. JOSE LINO DA SILVA

    Foi muito bom ler esse artigo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.