Educação > Ministério da Educação limita viagens de servidores, e cientistas protestam Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Óbvio que o gado, com sua mentalidade pré medieval e seu horror à ciência e ao saber, iria apoiar!
Tudo na vida depende dos resultados que qualquer iniciativa podem trazer.Se enumerarem 3 aspectos positivos para o paÃs das viagens feitas à s custas dos brasileiros, concordo com os protestos. Caso contrário, assistam pela internet essas conferências com tradução simultânea se necessário. Muito mais barato para o paÃs. Acabar com mordomias já.Minha opinião é essa.
Engraçado que sempre participei de congressos médicos, aqui e no exterior, e nunca o governo pagou sequer a inscrição dos congressos pra mim ( e não são baratas!!). Tem que limitar mesmo, pois existem excessos que precisam ser coibidos.
O único jeito para um governo que não respeita o mÃnimo de dignidade para as pessoas é a desobediência civil massiva.
Ciência e pesquisa à conta gotas. O erro por colocar essa gente em BrasÃlia vai nos custar muito caro.
Enquanto continuarmos naturalizando a indiferença isso não muda. Através dos vários meios alimentaram em nós odio a alguns politicos e endeusamento a outros convenientes, assim fomentaram cultura de conflito e de odio, hoje só pensamos em nós mesmos, vivemos dentro de uma bolha individualista que apesar de agradavel tem pouco substrato humano. Nos acostumamos com o sofrimento do semelhante pque isso não nos afeta, ninguem mais é responsavel. Quando não existe um culpado, todos são culpados.
Duas coisas, essa medida vem de quem não tem o menor conhecimento da missão da universidade, do seu funcionamento e da pesquisa, segundo, querem colocar a avaliação da universidade no mesmo patamar do Piza em vez de se fazer o contrário. Para os Bolsominiuns, congresso cientÃfico não é palestra para espermatozóides vencedores.
Quanta estupidez! Quanto retrocesso nesse paÃs. Querem acabar com a ciência e a educação em nosso paÃs. Esse desgoverno é horrÃvel!! Que tristeza! Acorda Brasil!!
Terraplanistas bolsominions podiam todos fazer uma viagem pra bordo do mundo, despencar e desaparecer. Única situação em que a forma plana da terra teria alguma serventia!
Com os recursos disponÃveis pela internet, ´viagens para participar de congressos são , em sua esmagadora maioria, totalmente desnecessárias.
Affffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff!
É sério isso? Já participou de um único congresso cientÃfico na vida? Santa ignorância.
"Várias áreas da ciência, da matemática à imunologia, se valem de colaborações internacionais para gerar resultados e publicações de maior impacto". esse arco dos saberes discriinado no texto é, no mÃnimo, bizarro. uma melhor redação teria sido algo como "praticamente todas as áreas da ciência se valem de colaborações internacionais...". falta copiqdesque aÃ, hein, dona folha?
Perguntas para o MEC 5-7: (5) Houve consulta ao MCTIC? (6) Houve interlocução com entidades representativas dos servidores federais? (7) Se a ideia é tratar participação em eventos cientÃficos 'em caráter excepcional' e 'devidamente justificada' pelos dirigentes das unidades (mais burocracia, aliás), quais serão os critérios técnicos e objetivos para deferir ou indeferir para a "autorização prévia e expressa do Secretário-Executivo"?
Perguntas para o MEC 1-4: (1) O que a CAPES tem a ver com uma portaria assinada pelo ministro (substituto) de educação? (2) Qual é a justificativa de uma restrição tão impactante? (3) Entre autonomia universitária de um lado, e gestão de pessoal no serviço público, que hoje é atribuição do Ministério da Economia, o MEC tem autoridade para publicar tal portaria? (4) Como congressos cientÃficos nacionais grandes e de temática ampla vão sobreviver sem participação significativa das IES federais?
Faltou dizer que a portaria do governo proÃbe até mesmo que o pesquisador viaje à s suas próprias custas, pagando passagem e hospedagem do próprio bolso, sem nenhum ônus para a administração pública. Um ataque direto à produção de conhecimento pois sabemos que a ciência avança pelo trabalho conjunto dos cientistas e os congressos são espaços por excelência para a interlocução entre pesquisadores e criação de redes de pesquisa.
É preciso restringir as viagens, principalmente de avião, devido aos efeitos no aquecimento global. Os cientistas deviam ser os primeiros a defender essa medida. Vejam o exemplo da Greta.
O problema é que a portaria restringe a participação em qualquer congresso que se dê fora da cidade do pesquisador. Ficam restritas inclusive viagens para cidades vizinhas, mesmo se o pesquisador pagar do próprio bolso (que é o que geralmente acontece).
@ José e Iago: Infelizmente as alternativas não funcionam ainda - se a internet fosse tão boa para substituir reuniões presenciais, todo mundo tanto no setor privado como no setor público trabalhava de casa. E infelizmente, sem avião não chega-se muito longe no Brasil. Ah, se houvesse trem bala no Brasil... Não custa sonhar. Agora, para seguir o exemplo da Greta, vão ter que despoluir o rio Tietê primeiro...
Boa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Ministério da Educação limita viagens de servidores, e cientistas protestam Voltar
Comente este texto