Demétrio Magnoli > Decisão de Fux sobre juiz das garantias ilumina os contornos do Partido de Moro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Analisar atos, ações e estratégias da LAva Jato, apontando erros, deslizes, maquinações, atividades ilicitas, etc. tem seu valor porque tudo que é humano é sujeito a falhas e necessita de acompanhamento e fiscalização externa.. com certeza houve falha e abuso na
Analisar atos, ações e estratégias da LAva Jato, apontando erros, deslizes, maquinações, atividades ilicitas, etc. tem seu valor porque tudo que é humano é sujeito a falhas e necessita de acompanhamento e fiscalização externa.. com certeza houve falha e abuso na operação. É da sua natureza. Mas nunca podem sequer ser mencionados elementos colhidos pelo Intercept, de forma ilegal e criminosa e apresentadas ao bel prazer de quem os os produziu. Sem perÃcia judicial não existem, e o art.sabe disso!
Ótimo artigo. CompreensÃvel algumas manifestações em oposição e em defesa de Moro. Muita atenção sobre essa figura.
Aonde estava essa lucidez do Demétrio quando suas palavras engrossavam o coro do ódio e da imbecilidade que marcaram a polÃtica desde 2014? Se hoje ele exige uma retratação de muitos atores daquela época, principalmente do PT, poderia dar o exemplo e reconhecer a enorme parcela de responsabilidade que ele, Reinaldos e Villas tiveram para chegarmos a este ponto.
BelÃssimo texto! Decifrando os bastidores.
Dizer que o juiz de garantias nasceu da Vaza Jato é apenas o pretexto de polÃticos enrolados com a lei, ávidos para pôr areia na engrenagem judicial. É a polÃtica engabelando a justiça para abençoar corruptos e quadrilheiros. As vozes dissonantes caladas pela Lava Jato eram dos que assaltavam o erário e que se achavam acima da lei. Mas Magnoli defende o 'status quo ante' com base em crime cibernético, oco de revelações ilÃcitas. Qual é mesmo o partido de Magnoli?
Sérgio Moro tem alta popularidade, conquistada porque o povo viu o que ele fez. Esse povo, na retórica de Magnoli, é aquele da alfabetização básica. Nesse registro, a atuação do ex-juiz foi lida como a aplicação do princÃpio da igualdade perante a lei. Larápios influentes da República caÃram. Nenhum é inocente. Ser contra essa corrente parece refletir o estado da graça de alfabetizados funcionais descolados, como Demétrio deve se achar. Nesse registro, seu artigo é mero panfleto polÃtico. Sigo..
Grande reflexão, Demétrio. Deslinda muito bem os ricos consequentes do jacobinismo judiciário nesses últimos anos.
*riscos
Excelente texto
Ótima narrativa. Valeu Demétrio Magnoli. A melhor da minha leitura durante a semana. Não acredito no patriotismo deles.
Carlos, Não dá para discutir com quem usa expressões chulas para denegrir Sergio Moro. Isso não ajuda o debate. Você mesmo concorda que a Lava Jato foi um sucesso. Mais educação, rapaz.
Não sabia que marreco e Maringá eram palavras chulas ! Obrigado por me alertar ! Rsrs
Geimison, Na polÃtica, infelizmente, não há espaço para inocentes. Quantos deles foram engolidos na defesa da democracia. Só não pode ser inocente útil na mão de quem afundou o paÃs. A polÃtica é terreno pantanoso. E o Brasil não é para amadores.
IrrepreensÃvel. Certeiro. Inexorável.
O articulista age de má fé ao criticar o Ministro Fux. Não vejo nenhuma crÃtica à atuação do Gilmarzão, do Tofis e do Levando. Mais exdrúxula, ainda a tentativa de vinculá-lo ao Ministro Moro.
Demétrio Quem te viu e quem te vê. Acredite que o admirava pela alto nÃvel de seus comentários sempre em defesa dos princÃpios democráticos. O que aconteceu? Não acredito que tenha se bandeado para o lado dos que defendem a corrupção a qualquer preço como alguns leitores da Folha. Lamentável.
Não entendi, Raymond. Qdo ele descia o pau no lula e na Dilma, com razão, vc pensava da mesma maneira, ele era um excelente articulista. Agora que ele faz o mesmo com o Moro, novamente com razão, vc vem dizer que o Demétrio Se bandeou para a corrupção?! Aà não dá,
Quer dizer, então, que o marreco de Maringá está acima de qualquer suspeita e critica ? Mesmo quando prática, ele próprio, corrupção ? (Corrupção, nem sempre, envolve dinheiro)
Demétrio continua defendendo a Democracia, você leu o texto e não entendeu.
Corrigindo: Geimison.
Gemidos, Respeito o direito de você ser inocente, mas Gilmar e Toffoli têm causa, sim. Se você não sabe quais são as causas deles, lamento muito.
Muito bem, respeitemos mutuamente nossos espÃritos inocentes, porém, o meu não atenta contra os valores da democracia.
Bacana, sério! Em torno de Sergio Moro articula-se uma nova força polÃtica, independente de antigas tradições conservadoras. Mas, e se esse movimento tem origem mais no enfraquecimento do campo polÃtico, do que na capacidade articuladora do ex-juiz? Fruto de forças que escolheram ignorar os abusos do poder judiciário, já bem conhecidos antes da Vaza-Jato, com a clara intenção de tirar do poder... Buscar o poder polÃtico não é pecado, nem para o ex-juiz, mas jogar contra as regras é perigoso.
Dona Marli, Para encerrar e não ficar chato. Todas as decisões de Moro foram confirmadas por outras instâncias. AÃ, vieram Toffoli e Gilmar e derrubaram a prisão em segunda instância, um retrocesso. Resultado: muitos bandidos e corruptos voltaram para as ruas. Em certas conjunturas, minha senhora, não dá para relaxar. Mendes e Toffoli respeitam a Constituição? E grampear autoridades, é legÃtimo?
Glenn não grampeou as ôtoridades.
Não é verdade! Fora do âmbito do ativismo curitibano varias decisões do pato roxo foram derrubadas. As que foram confirmadas revelam extremo conlúio entre o ex vigilante do judiciario e os desembargadores que julgaram os recursos.
Quando o combate à corrupção torna-se um valor absoluto, então passa a não existir limites legais para os mecanismos de combate a corrupção. Nesse caso, sai de cena a justiça e entra o justiçamento. Juiz não tem luta ou causa, mas apenas a obrigação de obedecer a lei, seja contra com quem for.
Dona Marli, Não se trata de rasgar a Constituição, mas com criminosos de alta periculosidade, num paÃs viciado com este, não se pode ser bobo. Tanto é que a popularidade de Moro só cresce. Se Moro não reagisse, bilhões não voltariam ao paÃs e os Cunhas e os Dirceus não seriam presos nunca. E Glenn agiu de forma criminosa. DM está sendo corporativista. A luta entre criminosos e a Justiça não é um acampamento de escoteiros. A história comprova isso.
Não se está aqui querendo tirar méritos da operação Lava-jato. Claro que tem pontos positivos. O que é forçoso reconhecer é que o marreco de Maringá, no caso especÃfico do julgamento de Lula, cometeu corrupção (nem sempre corrupção envolve dinheiro). Ele corrompeu um dos poderes da República, o Judiciário e deveria ser punido por isto. Ou seja, pra combater a corrupção, praticou, ele próprio a corrupção
A Sra. Marli tem razão, e eu vou mais longe. Armar um combate a corrupção sem seguir as regras da democracia é prender a pessoa errada, quase sempre o adversário do candidato a ditador.
Trata-se de rasgar a Constituição sim! A forma como Moro agiu foi criminosa e, em um paÃs sério, seria punido. A corrupção precisa ser combatida dentro das regras democráticas. Caso contrário, estaremos criando mais monstros que vão se aproveitar da fragilidade da democracia para seu próprio benefÃcio em detrimento da sociedade. Lula não é santo, Moro muito menos. Moro é perigoso porque é dissimulado, age nas sombras, desrespeita as leis. Isso não é bom para a democracia.
Excelente análise! É preciso jogar luz no ativismo da Justiça. É uma arrogância comemorar uma decisão monocrática de um Ministro, que contraria dois poderes. Esse é o caminho do autoritarismo, poucos percebem que estamos trilhando e muitos justificam.
É muito bom ler uma opinião tão lúcida e precisa. Parabéns!
Ótimo texto. Perfeito em tudo: gênero, número e grau. Parabéns ! ! !
Excelente análise.
Excelente análise! Moro dissimulado e agindo nas sombras representa um risco maior à democracia do que Bolsonaro.
Coluna de má fé e sem bom senso. Pede que um herói em situação de guerra se comporte como um santo ingênuo. TÃpica percepção de covarde. Vive no mundo da lua.
Alguns princÃpios importantes: bom é inimigo do ótimo; certo é o que dá certo, não o que parece certo. Leis nem sempre são para o Bem. Vide a situação de ilicitudes em que nos encontramos por causa de uma cartinha de direitos sem responsabilidades de 1988. Legislativo, Judiciário e Executivo com maioria de membros ilÃcitos. Como uma pessoa de carne e osso navega neste ambiente para atingir bons resultados para a maioria (democracia)? Se as leis inibem as pessoas de Bem, tudo é permitido.
Esse é o problema: Moro é tratado como mito, um herói. E, por conta disso, passa a ser infalÃvel, inquestionável e pode agir acima da legalidade, já que o herói é um ser visionário, está além dos simples mortais.
"Em guerras, a primeira vÃtima é sempre a verdade"
Excelente análise. Parabéns!
Interessante o que uma coluna que distorce a realidade tenta fazer. Adulando leitores, como diz o próprio autor, com alfabetização básica, redige um falso texto induzindo-os a considerarem-se alfabetos funcionais e, com isso, digerir sua ideologia a serviço de um paÃs do passado. Minimiza e adula crimes, acusa, inacreditavelmente e invertendo a ordem das coisas, defensores da lei como criminosos, clama pela impunidade de corru.ptos e julga não com a lógica senão com sua frustração e parcialidade
Correto!Deprimente este artigo.Nada do que Moro fez alterou a verdade dos fatos e as provas contundentes que demostraram sua existência,tanto assim o é,que Lula foi coondenado em três instâncias julgadoras em dois processos por um total de 11 juÃzes,registre-se, 11 juÃzes.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Não se está aqui querendo tirar os méritos da Lava-jato. Claro que há méritos nela. O que é inaceitável é juiz travestido de justiceiro e praticante, ele próprio, de corrupção (corrupção, nem sempre evolve dinheiro). Ou seja, combate-se a corrupção com a prática da própria. Será que que se a segunda instância tivesse conhecimento da forma corrompida que São Moro agiu, seu julgamento seria o mesmo ?
A parcialidade está impregnada no seu comentário
DM, sempre tão elegante, incorporou um linguajar rasteiro, tosco. O articulista acha que vivemos na Suécia. Para se combater a corrupção que acabou com o paÃs, não dá para ser puro, anjo. Faltou a DM lembrar das ligações de Glenn com o PSOL. Seu texto de hoje poderia ser assinado por José Dirceu. Não se notaria diferença alguma. Caiu no meu conceito, caro articulista.
Então você é do time que acredita que para combater a corrupção vale tudo, inclusive rasgar a Constituição, ignorar leis? Cuidado! Você um dia também poderá ser vÃtima deste jogo perigoso que põe em xeque a democracia.
Excelente!
A decisão do Fux foi ridÃcula e vai ser derrubada logo. Quanto ao Moro não se trata de partido polÃtico, mas de prestÃgio na opinião pública. O J Edgar Hoover era um caso desse tipo, os presidentes tinham um certo medo dele.
Juiz das garantias, envio de crimes de corrupção para a justiça eleitoral, lei de abuso de autoridade contra juÃzes e procuradores, ordem das alegações finais de delatores/ tados, fim da prisão em 2a instância, trânsito em julgado com 4 instâncias e recursos infinitos, presunção de inocência eterna, prescrição e lei anti-crime desvirtuada. Isso tudo vem do partido q Demétrio defende. Defensor do status quo corrupto. Nosso estado democrático jurássico e tupiniquim de direito. Dane-se a sociedade.
Também é inimiga dissimulada da democracia a imprensa que defende o "crime como jornalismo" e à corrupção com o discurso de que o faz à s leis processuais,como se a razão teleológica da existência destas não fosse a busca da verdade,alcançada pela Lava Jato,mas não homenageada por aquela como aqui se vê partidária,a ponto de contar entre seus colunistas com o maior opositor eleitoral do atual governante,algo sem precedentes nos paÃses democráticos.Deus nos ilumine e um abraço fraterno nos ateus!
Esconder a sujeira embaixo do tapete não costuma ser a atitude de quem quer combater a criminalidade. A verdadeira criminalidade.
Dá-lhe, Marli.
Quem defende o crime como jornalismo? Ter acesso a gravações que mostram irregularidades na condução de um julgamento e divulgá-las é crime? Jamais a sociedade teria conhecimento deste conluio entre juiz e promotores sem a atuação da imprensa.
Topete Fux, Mato no Peito, quando servia ao PT, a Sérgio Cabral e Adriana, continua matando no peito. Matou no peito quando sentou em cima por 4 anos de sua própria decisão monocrática, conferindo auxilio moradia a quem não merecia, custando 4 bilhões de reais ao PaÃs. Mata no peito agora, outra vez monocrática, anulando decisão do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do próprio pleno do Poder Judiciário e até de Acordo Internacional. Quando setembro vier, presidente do STF, vai matar o que?
Nesse galope, está matando a democracia
Se a decisão monocrática de Fux, O Topete que Mata no Peito, afrontando os 3 poderes em que se assenta a República, e Tratado Internacional que institui o juiz de garantias como fiel da Democracia, não é motivo de impeachment do ministro, não sei mais o que poderia ser. Ou os 3 poderes reagem agora, ou irrelevantes, será tarde demais.
Aos, como o estúpido da aldeia de que já falava Umberto Eco, atacam a revitalização das garantias individuais, como biombo a proteger o interesse dos poderosos, lembro que a Magna Carta foi instituÃda no interesse dos barões ingleses, e a Constituição Americana, no interesse dos grandes proprietários de terras. Hoje não se imagina o Mundo sem elas, protegem a todos, em especial aos mais humildes, que não dispõem dos recursos dos poderosos. E protegerá a você e a seus descendentes.
O articulista e boa parte da sociedade, inclusive da imprensa, começa a ver agora o caos institucional, polÃtico e econômico causado pela Lava Jato. O Messianismo chegou montado num populismo perigoso. Moro quer transformar o Brasil numa Venezuela ou coisa pior. Parece incorporar Hugo Chávez. Nunca foi juiz. Agiu como polÃtico desde sempre. Tem um projeto de poder arrogante. Quer todas as Instituições aos seus pés. Alguns idiotas se agacham sem pudor. 60 milhões no subemprego é fruto disso.
As elites brasileiras estão na periferia do sistema capitalista mundial e ganham para administrar Brasil para os paÃses capitalistas centrais. E o que tem o moro a ver com isso? Segundo um vazamento de 2009 da WikiLeaks, moro fez vários cursos e treinamentos nos EUA até 2008, até que ele estava suficientemente preparado para dar palestras num Curso no Rio de Janeiro organizado pelo US Departament of State que ensinava a organizar uma força tarefa para combater crimes financeiros...!!!
Desisto de vez de entender a cabeça desse cara, Demétrio Magnoli!
Enquanto a industria dos recursos, os foros especiais e o conluio dos grandes escritorios de advocacia garantiam a impunidade, o gangsterismo e a corrupcao, todos se calavam. Sociologos nao vinham a publico apontar a gangrena no poder. Moro, ainda que nao seja perfeito, foi ponto de inflexao na Historia deste Pais, na luta contra as castas que dividiam o dinheiro arrancado do brasileiro pobre. Fez o que ninguém conseguiu fazer. Agora, vai ter que enfrentar a ira Máfia Brasileira.
"extorquiam"
Vai ser conhecido na historia do Brasil como o célebre juiz de 1a Instancia que desvendou aos olhos da Nação as práticas das gananciosos castas politicas que por décadas extorquia o povo. Especial referência será dada à República do Pixuleco, que em 13 anos montou no Governo o maior esquema de corrupcao da historia moderna.
O marreco de Maringá representou ponto de inflexão na História do paÃs só se for no fato de ter sido completamente desmascarado, corrompendo um dos poderes da República (sim, corrupção nem sempre envolve dinheiro). A conduta do marreco é indigna de um juiz digno de assim ser chamado. Agiu como polÃtico que é, mais do que comprovado, através de seus desca. labros na Magistratura
Dessa vez fico com o Barroso. Escreveu Barroso: "Há em curso no Brasil, no entanto, um esforço imenso para capturar a narrativa do que aconteceu no paÃs. Muita gente querendo transformar a imensa reação indignada da sociedade brasileira e de algumas de suas instituições no enfrentamento da corrupção numa trama para perseguir gente proba e honesta. E, para isso, não se hesita em lançar mão de um conjunto sórdido de provas ilÃcitas, produzidas por criminosos - Deus sabe a soldo de quem."
Perfeito
Deus sabe que o Miro estar a soldo dia isteites!
Ilustre Demétrio, poucos têm clareza sobre os poderes que dominam as sociedades, estes (polÃtico, econômico, midiático, religioso, conhecimento e o poder paralelo) só têm um objetivo: serem adorados como deuses diante da mirÃade dos civis que os colocaram lá para serem adorados. Tétrico fato.
Parabéns Demétrio. Quem assistiu ao Roda Viva viu ali um candidato não um ministro de Estado.
Parabéns Moro. Quem assistiu ao Roda Viva pode constatar que o entrevistado, apesar das tentativas dos entrevistadores em constrangê-lo, saiu-se extremamente bem. Lúcido, coerente, inteligente e articulado. Se existe nele a intenção de ser candidato, ótimo para o Brasil Estaremos muito bem representados.
Certeza que os moristas têm vários podres de Fux guardados na manga, provavelmente descobertos nas "consultas informais" --investigações clandestinas-- à Receita durante o curso da Lava Jato a partir de delações não oficializadas. Só Barroso é morista por convicção no STF. E em breve teremos mais um ou dois ministros bolsonaristas para apimentar a trama. Preparem a pipoca! House of Mãe Joana temporada 2020 vem aÃ.
Perfeito, Demétrio!
Concordo com você, e é isso mesmo...mesmo. O STF foi "politizado" devidamente na Constituição de 87, a forma de nomear as "Vossas Excelências" do STF pelos Partidos PolÃticos e assim garantirem suas, digamos, falcatruas. O Moro é um fenômeno polÃtico da modernidade sim, como Juiz e agora como fator polÃtico, e poderá ser levado à Presidência a qualquer momento.
Como assim "a qualquer momento"? Você não está advogando mais um golpe de Estado, está?
Demetrio erra nesta avaliacao. Nao tenho medo dos juizes ou da justica brasileira. Mesmo sendo lerda. Tenho pena de mim e dos brasileiros pela corrupcao desenfreada no pais. Quanto ao Glen ele deve ser indiciado e confenado por participar de escuta criminosa! Simples como isto. O Mouro e Dalanhou podem nao ter sido perfeitos. Mas fizeram o maior feito juridico de toda a historia do pais. Nao creio que condenaram inocentes.
Mas, por outro lado, o marreco e o coiso se equivalem e se merecem ! Se permanecer onde está, permanece num (des)governo à sua altura
O marreco de Maringá foi ponto de inflexão só se for no fato de ter sido completamente desmascarado, corrompendo a Justiça (sim, corrupção nem sempre envolve dinheiro), mostrando-um magistrado indigno de exercer a magistratura; ou seja agiu de um modo a ser firmemente evitado por um juiz digno deste nome. Nunca foi juiz e sim polÃtico ! O melhor que tinha a fazer era abandonar este (des)governo e se candidatar a alguma coisa no Legislativo ou Executivo; mas, por outro lado, o marreco e o coiso
Concordo. Enquanto a industria dos recursos, os foros especiais e o conluio dos grandes escritorioa de advocacia garantiam a impunidade e incentivavam o gangsterismo e a corrupcao, todos se calavam, coniventes. Moro, ainda que nao seja perfeito, foi ponto de inflexao na Historia deste Pais, na luta contra as castas e oligarquias que patrocinavam a corrupcao. Moro fez o que parecia impossÃvel.
Desejo de vingança! E o juÃz e seus auxiliares na promotoria da operação Lava Jato apenas cumpriram até o fim o projeto polÃtico, de eleger a extrema direita. Nada desse fábula de prender corruptos, foi apenas vingança e oportunismo polÃtico!
Se deseja justiça ou vingança, parece-me óbvio. Deseja um governo policialesco, vazador, de interesses bem obtusos. Como foi a chamada lava a jato!
Então diga para a gente: quem é você, todo-poderoso, dono da verdade, para crer que não condenaram inocentes, com todos os conluios criminosos e fora-das-leis, indicação de testemunhas-chave, manipulações, vazamentos criminosos não autorizados? É esse tipo de "justiça" que deve sustentar um estado democrático, com todos os desvios já conhecidos por todos e por esses novos escancarados, para quem quiser ver.
O senhor deseja Justiça ou vingança?
Sua colocação está perfeita.Sem reparos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Decisão de Fux sobre juiz das garantias ilumina os contornos do Partido de Moro Voltar
Comente este texto