Opinião > Mais um fiasco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bernardo Pereira

    A ideia de um design inteligente não afasta necessariamente a ideia de evolução, proposta por Darwin. Da mesma forma, o projeto de uma casa não elimina a necessidade de que a casa seja construída tijolo a tijolo. Apesar disso, essa teoria do design inteligente não pode ser considerada científica, assemelhando-se mais á filosofia dos pré-socráticos, à Tales de Mileto.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Nos devidos termos, as proposições defendidas pelo design inteligente sequer podem ser admitidas. Este é o ponto.

  2. Evandro Luiz de Carvalho

    Quando será que a mídia empresarial começará fazer a autocrítica, que tanto cobrou do PT, por ajudar a eleger essa aberração?

    Responda
    1. AYRTON CASTOR DIAS

      Bolsonaro governa bem e colocou o Brasil no rumo certo.

  3. Bernardo Pereira

    Pondé ministro

    Responda
  4. Bernardo Pereira

    O que é essa teoria do design inteligente? Tem a ver realmente com o criacionismo bíblico? A Folha já se referiu várias vezes a ela, sem porém explicá-la.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Essa "teoria" --uma doutrina religiosa mal arranjada que parte da conclusão para chegar em hipóteses infundadas-- não merece nem a tinta e o papel gastos para imprimir seu nome.

  5. delane José de souza

    Até quando? Enquanto durar o seu mandato.

    Responda
  6. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    O estrago é grande e está nos fazendo retroceder anos em conhecimento e, portanto, em desenvolvimento! Irresponsabilidade de quem elegeu um bronco, tosco, autoritário e incompetente, pois sabíamos desse seu perfil!

    Responda
  7. Antônio Augusto Soares

    Em terra que falta pão, todos falam e ninguém tem razão . . .

    Responda
  8. José Cardoso

    A ideia criacionista parte do fato de que há uma enorme diversidade de seres. Diante dessa diversidade postula a existência de um Ser criador, uma unidade que explique a diversidade. Isso está ligado a uma concepção autoritária da sociedade, em que tudo depende do Estado (e do chefe do Estado). A enorme diversidade social exigiria (segundo essa concepção) uma forte unidade estatal.

    Responda
    1. Said Ahmed

      O criacionismo é uma reação dogmática contra a ciência. Você acredita em arrebatamento? Em eternidade? Em reencarnação? Em vida depois da mor.te? Em gravidez humana sem contato sexual? Em céu e inferno? ... são muitas as mentiras das religiões, dogmaticamente marteladas na cabeça dos fiéis. Como a ciência não compactua com mentiras, os dogmáticos reagiram criando esta teoria esdrúxula.

    2. Eduardo Rocha

      Tersio, Design e evolução não são compatíveis entre si. Papa não é autoridade científica. Aleatoriedade não é "varinha de condão" - recomendo que estude o assunto antes dessas patacoadas.

    3. Tersio Gorrasi

      Design e evolução podem ser plenamente compatíveis entre si e não mutuamente exclusivos, como citado recentemente pelo papa Francisco. Ao contrário de uma varinha de condão fazendo surgir uma espécie aqui e outra ali, um projeto genético que permita o surgimento ou desaparecimento dessas espécies conforme o biossistema é muito mais factível

  9. Tersio Gorrasi

    O que uma idéia diferente da atual sobre a origem das espécies tem a ver com falhas numa prova para selecionar candidatos em vagas nas universidades públicas?

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Muito pelo contrário, caro Paulo, a ciência já comprovou em inúmeras ocasiões que o processo evolutivo (nem a religião questiona mais isso) não é casual como se pensava até há pouco tempo atrás, e sim previsível, obedecendo padrões bem definidos de causa e efeito. Só para citar um exemplo, simples, o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos tem um motivo mais do óbvio, que é o uso e abuso desses antibióticos, e portanto, não é por acaso

    2. Paulo Roberto Schlichting

      É que essa ideia diferente é originária da religiosidade e travestida de cientificidade como se fora um argumento válido e apto a contradizer todo um campo teórico legitimado e reconhecido como verdade científica. Ou seja, o cidadão que estará a frente de um dos principais órgão de apoio ao desenvolvimento científico acredita em uma fraude e, como aponta o editorial, terá o poder de direcionar os escassos recursos disponíveis em apoio à ideias que deveriam se restringir ao âmbito da religião.

    3. Tersio Gorrasi

      Eduardo, o retrocesso a que vc se refere é justamente a proibição de idéias diferentes sobre um tema polêmico, em que só uma delas é aceita como verdade absoluta, quando o conhecimento científico está em constante evolução e ainda há muitas perguntas sem resposta. É como colocar uma mordaça naqueles (e não são poucos) que pensam diferente

    4. marilza abrahão

      Tem a ver com a superficialidade e incompetência do ministro! O MEC lida com o futuro do conhecimento em todas as áreas científicas, dele dependo a formação da nossa inteligência tecnológica responsável pelo desenvolvimento econômico e social do país! Ministros incompetentes comprometem o avanço de qualquer projeto que se queira para o Brasil! Esse então...

    5. Paulo Zacarias

      Também, procurando entender, Térsio. Talvez, na carona da zona em que se transformou o MEC. Entender também porque para o salário básico de um professor PEB I ou II a coisa fica "periclitante" e nada perigoso sobre os R$ 39 mil do teto das federais e universidades, acrescentando que o piso de R$ 2.800 dos PEB é metade do que ganha um graduado em qualquer outra formação.

    6. Eduardo Rocha

      Não é uma "idéia diferente da atual sobre a origem das espécies". É uma concepção não científica. Pressupõe a existência de um deus ou deuses, o que a torna não comprovável. O ensino do criacionismo é, por exemplo, proibido no Reino Unido. Um criacionista à frente de um órgão de fomento científico, é um grande risco de retrocesso. Mais um.

    7. Erica Luciana de Souza Silva

      Ambas demonstram a incompetência do ministro e desse governo com a educação.

  10. Dea maria Kowalski

    O desmonte da educacao no Brasil eh um projeto desse governo. Nada ocorre por acaso ou somente por incompetencia. Ha muito mais, assim como o desmonte da construcao civil no pais por Moro, nao foi para acabar com a corrupcao, mas, um projeto para entregar o Brasil em maos estrangeiras. Foi o preco pago para ter o governo para si e implantar o neoliberalismo de Guedes e entregar os recursos naturais e privatizar a preco de banana. O pais foi vendido.

    Responda
    1. CMK CRQ

      Faltou dizer que a Terra é plana e que o holocausto foi uma invenção do imperialismo ianque.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.