-
Wilson de Oliveira
Parabéns ao colunista. Chega de interpretações criativas e de menosprezo ao texto da CF.
-
Adriano Santos
Os ímpetos das "ditaduras das maiorias" insistem em querer transparecerem uma atitude democrática nas suas proposições. Mas uma coisa é maioria; outra, totalmente distinta, democracia. A maioria tem o poder de se fazer representar nos espaços de poder e de lá impor suas pautas políticas -- isto é um fato. Entretanto, democracia significa respeitar os valores do Estado de Direito que garantem àqueles que discordam da maioria dominante um mínimo existencial de direitos (dignidade humana).
-
roberto foz filho
Perfeito. Ao mostrar sua indignação o prof. Conrado demonstra ter um respeito muito maior pelo judiciário, do que a imensa maioria dos membros deste poder. Expoente da magistocracia, Fux age constantemente como sindicalista e contribuiu para o imenso descredito deste poder. O cidadão comum considera o poder judiciário imprescindível; a turma da magistocracia prefere destruir a democracia representativa e agir como cidadãos imunes ao alcance da lei, preocupados apenas com seus privilégios.
-
neli faria
Min.Fux é o Relator do Processo. Ele não pegou processo alheio, ao arrepio da Norma.Fundamenta muito bem as suas decisões(desde o STJ). Basta ler a r. decisão.O Min.Fux tem saber jurídico notável e digno de todos os encômios.Todos os Juízes deveriam ter a sua sabedoria jurídica.Juiz de Garantia:repiso-me!Enquanto pegava os 3 Ps(preto,pobre e profissional do sexo), o Juiz de 1ª Instância era imparcial. Bastou pegar o 4º P(Pirata do que fez butim no erário...),para ser parcial? Tá!
-
neli faria
Paulo Roberto, o Direito é lindo porque um assunto pode ter N interpretações.Não tenho simpatia por acusados( investigados, condenados ou sem pecados!)Apenas externo minha opinião aqui e agora.Os juristas que admirei, estão mortos, e os homenagearei nesse instante: Teori Zavraski( foi relator de um Resp que fiz e mudou a Jurisprudência de 20 anos!) Carlos Maximiliano, Vicente Rao, Galdino Siqueira, Pontes de Miranda,Raimundo Pascoal Barbosa e Valdemar Mariz de Oliveira! Ninguém mais!
-
Paulo Roberto Schlichting
Não sou especialista na matéria mas, com a devida vênia, a elegante indignação da comentarista não rebateu aos fartos e fortes exemplos de mau uso das mui dignas competências do ministro Fux.
-
neli faria
data vênia, porque sou uma humilde operária do Direito há mais de 44 anos...
-
-
Pedro Cardoso da Costa
Isso prova que não se tem uma cultura jurisdicional no Brasil. Sempre foi e vai ser assim. Por quê? Porque o ordenamento jurídico é um só, e temos castas neste país. A mesma lei que prende - como prende! - ladrões de leite e margarina, solta ladrões de iates, aviões de cocaína, lanchas e mansões. É assim por que interessa a lei é inalcançável a alguns. Este caso só exemplifica que a lei aqui é a cabeça do magistrado.
-
ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO
Há mais de 5.000 Comarcas no Brasil distantes das capitais. Aí instalam-se os Juízes de 1ª Instância, havendo em 40% delas somente um Juiz. Evidente que o Juiz das Garantias preserva bem mais a imparcialidade do Juiz, sistema no qual a fase preliminar(acautelatória) cabe a um magistrado e a Instrução e Julgamento ficará com outro. A implementação desse sistema mexe com a lei, as finanças e a estrutura do Poder Judiciário em muitos Estados. Luiz Fux foi bem e decidiu nova ADIn, a nº 6.305.
-
Thiago Lima
Essa discussão é algo com parlamento e governo. Não pode o judiciário onde seus membros não foram eleitores, decidir o que gastar e como.. então vc apoia a corrupção, pq corrupção começa quando se burla sistemas...
-
-
Diego Mentor
Seu texto é claro, sensato. Mas, infeliznente, não estamos preparados para essa CF. Dilma nos condenou quando indicou esses tipos de ministros ao STF, estamos pagando caro pelas más escolhas. Perde a República, enfraquece a democracia.
-
Fábio Nogueira
Vem um e toma uma decisão monocrática que favorece um lado, depois vem outro e muda a decisão monocrática com outra decisão monocrática que favorece o outro lado... Aí depois ninguém entende mais nada e acabou-se a segurança jurídica..
-
Fabio Bittencourt da Rosa
Monocráticas
-
Fabio Bittencourt da Rosa
As medidas provisórias são temporárias. Não seria o caso de fazer o mesmo com as liminares monocromáticas no STF? Valeriam por 90 dias, perdendo eficácia se não levadas para apreciação do colegiado dentro desse prazo.
-
Tersio Gorrasi
Quanto mais filigranas tivermos na legislação, mais difícil ela se torna de ser interpretada, mais pareceres contraditórios aparecem e mais fácil de ser burlada ela se torna. Como já dizia o velho guerreiro da TV:"Eu vim pra confundir, não vim pra explicar"
-
Alexandre Matone
Se acabarem com a vergonhosa indicação de juízes do STF sem concurso, alguns com reiteradas reprovações nos mesmos, só vai sobrar o Fux, que tirou primeiro lugar em todos os concursos de que participou. E vai acabar a evidente venda no atacado de habeas corpus.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Tirar primeiro lugar em todos os concursos de que participa não é garantia de bom exercício das funções. Veja o exemplo do Fux. Ministro patético. Não se esqueçam do caso do "auxílio moradia". Ou isso não desqualifica qualquer magistrado?
-
-
geraldo magela sobrinho
Quer uma decisão que afronta a Constituição? Manda pro Fux, que mata no peito.
-
luiz lima
A Lava Jato vai destruir o país. O engajamento vergonhoso de gente da imprensa, da política e do Judiciário é patético, mas preocupante. Estão violando sistematicamente a Constituição a o papel das Instituições Republicanas em nome de um movimento político messiânico. A Lava Jato virou um seita perigosa. Seu dogma é perseguir tudo que lembra a esquerda. Produziu Bolosonaro e suas inspirações nazistas. A L J é um partido político idealizado pelo Moro. Um perigo à democracia.
-
Guilherme de Queiroz
O ministro revogador usou a "Katchanga Real". Parabéns pelo artigo professor.
-
Antônio Alencar
Perfeita a construção do texto. Vejo como uma análise doutrinária de um caso concreto. O problema é que hoje cria-se doutrina para qualquer gosto, dependendo apenas do credo ideológico do autor. Não é o caso presente. A rigor, a análise se aplica a todos os ministros.
-
eli moura
na gestão do fux peruca deve ser trocado um ministro, para que o stf fique mais popular pode se começar uma campanha para Mama brusqueta. Com os lives do julgamento dos processos vai ser um tremendo reality show com a participação de mama, fux, barroso , fachin e alexandre de moraes fazendo discursos para audiência. Na próxima oportunidade junta se Decio Pecinini Ás batatas com a constituiçao e com a justiça.
-
Ayer Campos
O artigo é de excelência, digno do que de melhor já produziu esse grande jurista e cientista político, mas gostaria de sugerir uma ressalva. Ao perquirir sobre o que Marco Aurélio e Gilmar Mendes "fizeram no verão passado" (o que já sabemos), Conrado se deixa levar por um racionalismo extremado, que talvez subestime o sublime encanto das sereias. Não é preciso idealizar a "metamorfose ambulante" para reconhecer que a coerência humana tem avatares insuspeitados de "sem querer querendo"...
-
Adriano Alves
O articulista cirúrgico como sempre e a cada coluna! Bravo!!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.