Educação > Funcionários do MEC afirmam que resultado do Enem não é 100% confiável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. reinaldo senna

    É urgente a necessidade de desinfetar o MEC... Trocar todos os funcionários... O ministério está completamente tomado pelos muares encantados... Estão sabotando todas as ações que beneficiam o Brasil adotadas pelo ministro e dificultando qualquer providência que possa melhorar a atuação do ministério... Cegos pela ideologia esquerdista, perderam completamente o senso de honradez e de amor ao Brasil.

    Responda
  2. Geralda Alves Ferreira

    Já começo a pensar que esse governo, que é contra a democratização da educação, tem mesmo é a intenção de "acabar" com o ENEM. Não me espantaria se aparecesse uma empresa particular pra assumir o ENEM ganhando muito, é claro. Se ocorreu sabotagem por parte desse desgoverno não sei, mas acredito que, diante de tantos absurdos que acontecem diariamente, pode ser possível sim. Triste

    Responda
  3. Geralda Alves Ferreira

    Já começo a pensar que esse governo, que é contra a democratização da educação, tem mesmo é a intenção de "acabar" com o ENEM. Não me espantaria se aparecesse uma empresa particular pra assumir o ENEM ganhando muito, é claro. Se ocorreu sabotagem por parte desse desgoverno não sei, mas acredito que, diante de tantos absurdos que acontecem diariamente, pode ser possível sim. Triste

    Responda
  4. Geralda Alves Ferreira

    Já começo a pensar que esse governo, que é contra a democratização da educação, tem mesmo é a intenção de "acabar" com o ENEM. Não me espantaria se aparecesse uma empresa particular pra assumir o ENEM ganhando muito, é claro. Se ocorreu sabotagem por parte desse desgoverno não sei, mas acredito que, diante de tantos absurdos que acontecem diariamente, pode ser possível sim.

    Responda
  5. Geralda Alves Ferreira

    Já começo a pensar que esse governo, que é contra a democratização da educação, tem mesmo é a intenção de "acabar" com o ENEM. Não duvido que isso tenha ocorrido de caso

    Responda
  6. Jô Maria Souza

    Como podem em sã consciência defenderem essa desorganização toda? Esse enem ficará marcado na memória de todos como o mais inconfiável da história dos exames. Os técnicos do MEC são concursados, capacitados e e estão denunciando anonimamente pq têm medo de represália, com toda razão.

    Responda
  7. Alexander Barbierato

    É normal reclamação contra o governo. Não se pode agradar a todos. Seja esquerda ou direita. Mas, o atual ministro da Educação é simplesmente lamentável. Nenhuma competência para o cargo. Sem jogo de cintura para um ministro. Além do que, é analfabeto funcional. O Presidente realmente surpreende nas escolhas. É surreal

    Responda
  8. Magali Barbosa de Abreu

    aposto que os "chegados " do pte laranja pinoquio fantoche e sua dinastia que fizeram as provas não tiveram problema e se tiveram o ministro da educação lambe botas deste ,já resolveu...o resto dos estudantes como diria o deputado justo verissimo personagem do saudoso Chico Anísio ..ah esses que se explodam...qual é mesmo a reposta do poder judiciário para mais essa trapalhada desse governo???como fica os sonhos e sacrifícios dos estudantes ?

    Responda
  9. Paulo Brito

    Por favor, removam esse Ministro, podem colocar um militar no lugar, de preferência alguém do IME ou ITA, com experiência em educação e que saiba escrever na nossa língua. Não perceberam até agora que para alguém ser seguidor do Olavo tem que ter alguma incapacidade/déficit mental ou cultural??? 100% dos escolhidos pelo governo por indicação do Olavo caem neste filtro. Araújo, Alvim, Weitraub e o primeiro da educação que eu nem lembro o nome mais.

    Responda
  10. Valdeci Gomes

    Não é uma questão de estatística, mas uma questão matemática pura, em que não existe sobra nem aproximação, a conta tem que fechar, tem que ser exata. Exatamente por isso a divulgação da nota do Enem não é confiável, e muitos estudantes serão prejudicados.

    Responda
  11. Waldo Assahi

    Muito engraçado ver a zumbizada bolso-olavista se desesperar com as trapalhadas que seus "excelentes quadros" aprontam. São de uma incompetência ímpar. Extrema-direita ignorante e incompetente, sem um único cientista, um único intelectual respeitado que possa assumir a pasta da educação. Fazer o que, né, vamos jogar pedra no PT.

    Responda
  12. Joaquim Salomão

    Com esse governo de zerda, a próxima prova do Enem será composta só de questões sobre religião, pra alegria da crentarada.

    Responda
  13. Waldo Assahi

    O desgoverno bozo é contra as universidades públicas. A sabotagem ao Enem existe e é praticada pelo próprio ministro, que quer frustrar ao máximo a entrada de alunos nas univ. públicas, uma vez que ele faz lobby para as particulares.

    Responda
    1. Geralda Alves Ferreira

      Acredito nisso também. Esse governo quer acabar com a democratização da educação. Muuta maldade. Só falta quererem privatizar o ENEM. Não duvido se já não tem gente de olho nisso.

    2. Geralda Alves Ferreira

      Acredito nisso também. Esse governo quer acabar com a democratização da educação. Muuta maldade. Só falta quererem privatizar o ENEM. Não duvido se já não tem gente de olho nisso.

    3. Andre Luis Tasoniero

      Quanta arbitragem...

  14. ANDRE BARRETO

    Esse ministro é um imb ec il e inc ompet ente completo. Fora Weintraub!!!!

    Responda
  15. Renato Botelho

    Principais crise do governo JB, por incompetência. Não atribuiveis a LDT: ENEM, SISU, fila INSS, fila Bolsa Família, Meio Ambiente, Queimadas, secretaria da Cultura, PSL, COAF. Preparem-se, muitas outras virão com este presidente despreparado.

    Responda
    1. Andre Luis Tasoniero

      Desde que não estejam predispostos e preparados a desviar bilhões do povo como fez o governo "socialista", qualquer coisa é preferível.

  16. CARLOS FRANCA

    daniel, entenda uma coisa: O lattes está para nós pesquisadores, assim como o facebook e demais redes sociais estão para a grande maioria. Se alguém interagi comigo num post sobre pesquisa, antes de responder vejo se encontro o lattes ou qualquer outra fonte do meu interlocutor. Se não há nada eu só posso crer que se trata de um perfil fake. Acho incrível criticar quem tenta jogar luz na escuridão, mas cada cabeça é uma sentença.

    Responda
  17. UELTON SANTOS GOMES

    Esse ministro é mais um que o mito pariu. Parabéns, não conseguem fazer o básico, corrigir uma prova. Mas, será que eles sabem as respostas? Porque para os lunáticos a terra é plana!

    Responda
  18. reinaldo senna

    Após concluído o processo do Enem, é preciso realizar a desratização no MEC.. Trocar todos os funcionários... Limpeza geral. Começar do zero, com funcionários sem vínculos com a infecção esquerdista...

    Responda
    1. Waldo Assahi

      kkkkkkkk.. este zumbi bolsonazi não tem mesmo um pingo de vergonha na cara.

  19. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A gestão corporativa da maquina publica viciada por anos de incompetência administrativa, pouco renovada, em seus costumes, o que é geral na burocracia estatal, não agüentou o pacotaço do INSS. Acostumem. Vai ser assim. Na Educação. Saúde. Segurança. Infra. Herança das “boquinhas”? Ideologias de direita e de esquerda não podem ignorar a matemática. Entenda matemática como quiser!!!

    Responda
    1. ANDRE BARRETO

      As únicas boquinhas aqui são os gestores despreparados e incompetentes desse governo que não passam nem em teste para síndico de edifício, muitos dos quais com rabo preso, né Secom?

  20. João Braga

    ...rsrs...funcionários do MEC anonimos....rsrs. Por acaso eles tinham uma estrela no peito, levavam uma bandeira vermelha e gritavam o nome do presidiario. Ãs vezes os articulistas da Folha se superam...

    Responda
    1. João Braga

      Paulo, como todo petista voce é agressivo e arrogante. Que sabe voce da minha capacidade de entendimento de texto, um eleitor da Dilma. Ridiculo. Continue a gritar lulalivre.

    2. Paulo Brito

      Você não entendeu nem metade do que estava sendo dito no artigo, né?

  21. Tersio Gorrasi

    Praticamente nada do que é medido é 100% confiável. Em estatística, 95%, (ou no máximo 99% em alguns casos) de confiabilidade, já é aceitável como válido para os propósitos a que se destina. Isto ocorre porque são muitas as variáveis envolvidas no processo

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Uninove

  22. renato rodrigues

    Esse ministro é 100% não confiável.

    Responda
  23. benjamim picado

    pelo tom de alguns comentários, acho bom checar o estoque da hidrocona na farmácia.

    Responda
  24. Geraldo Caetano Rodrigues

    Senhor Paulo Saldanã, peça autorização à sua empregadora (Folha de São Paulo) e divulgue os nomes dos funcionários do MEC que pediram anonimato. Será que esses funcionários não são patrulheiros da esquerda lotados no MEC por favorecimentos políticos, sem concurso público.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Não sou funcionário do MEC e já havia comentado isso. Qualquer um que tenha trabalhado no planejamento de concursos ou vestibulares sabe desse erro.

    2. benjamim picado

      tem mano aí que nunca ouviu falar do instituto do "anonimato da fonte", mui certamente porque nunca frequentou um curso de jornalismo, tampouco leu a CF. uma vez que uma fonte declara coisas sob anonimato, não há força no mundo que o retire, a não ser que o próprio se declare. ademais, se a folha publicou, é porque a informação tem valor. geraldo deveria ler sobre mark felt antes de comentar sobre o que patentemente ignora. osso, hein?

  25. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Foi sabotaJem, tá na cara. ImpreCionante!!

    Responda
  26. Marcos Serra

    O fanatismo é ridículo ou irônico? Talvez, os dois. Os irresponsáveis críticos da Lava Jato, quando das delações, lançaram descrédito sobre pessoas presas, identificadas, com presença de advogados e juízes e todas as garantias legais. Agora, arvoradamente, acreditam em denúncias anônimas que vieram do além pelo simples fato de, assim, poderem criticar o governo. Sem contar que a base da matéria pode ser uma fraude movida por interesses escusos. A verificação do ENEM deve ser de acordo com a lei.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Não há qualquer estratégia, mais uma mentira. Apenas fiz um comparativo evidenciando como a grande maioria dos participantes do fórum adora utilizar dois pesos e duas medidas, segundo sua conveniência. Essa é a verdade. Em tese e na prática, não pode haver qualquer resultado, por menor que seja a diferença, que prejudique qualquer candidato.

    2. benjamim picado

      a velha estratégia de malhar o carteiro porque não se gosta da mensagem que ele traz. agora a tese mais que surrada de tão antiga é dizer que a fonte é corrompida, a mesmíssima que os detratores da cobertura de watergate na casa branca usavam para desqualificar o washington post. rá!!!

    3. Wagner Santos

      Eu já já vi a comentado e avisado sobre esse erro é que MEC não o corrigira. O erro foi majorado pelo esforço em esconder seu tamanho. Todas atitudes subsequentes foram equivocadas.

    4. Rita de Cássia Louback de Souza

      Pior é alguém que se acha entendido e não sabe a diferença entre denúncia anônima e fonte jornalística, protegida pelo sigilo. "Imprecionante".

  27. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Ouvi dizer que quem sabotou o Enem foi um tal de Deodoro - Deodoro da Fonseca , a mando de um tal de Rui - Rui Barbosa ! Estão investigando ...

    Responda
  28. roque alves

    Fora Dilma ! Fora P. T.! , eu quero o meu país de volta , quando BOZO for presidente , tudo mudará pra melhor. Viva BOZO!

    Responda
  29. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Caro Mario Sampaio ! parabéns ! caprichaste " "funcionários públicos do MEC cegos e doutrinados pela ideologia esquerdista" . Provavelmente são servidores públicos federais concursados , aprovados na época do FHC ou antes disso . Estás com inveja ? Não conseguiste ser aprovado num concurso público federal ?

    Responda
    1. reinaldo senna

      Ué, mas não são os funcionários do MEC que operacionalizam as atividades? Ou seria o ministro? Fica claro a existência de sabotagem operacional no MEC. É urgente fazer uma limpa!

  30. Lineu Saboia

    Não tem mais que chorar pitangas, o resultado do SiSU saiu e é isto que todos estavam querendo. O Brasil tem pressa. Foi uma decisão acertadíssima. Vamos produzir e chega de blá,blá,blá! Bolsonaro 2022 !

    Responda
    1. reinaldo senna

      E depois tem o Moro em 2027...

    2. reinaldo senna

      E depois tem o Moro em 2027...

    3. Daniel Liaz

      Ana, Lineu é gado. Quer dizer: gente de bem que quer que os outros se exploram, desde que ele possa manter seu delírio. Aliás, se os outros trouxerem alguma realidade que confronte esse delírio, como no caso, aí sim: tem que metralhar!

    4. Ana Lacerda

      Toca o barco qdo tudo sai a contento. Estamos falando de jovens que passaram anos pensando no Enem. Não poder assim! O MEC tem que admitir que não sabe trabalhar e ponto! Ninguém tem q pagar essa conta não, rapaz!

  31. CMK CRQ

    Mas que matéria mais confusa!!! Será que o autor entendeu o que escreveu?

    Responda
  32. reinaldo senna

    essa matéria do jornal foi um tiro que saiu pela culatra... Tentaram atingir o governo, mas acertaram exatamente na raiz dos problemas... Ou seja, o problema são os funcionários públicos do MEC, doutrinados e cegos pela ideologia esquerdista, estão envolvidos até à medula em atos de sabotagem... Vamos aguardar o desfecho.

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      A cartilha antiesquerdista-olavista-bolsonarista doutrina seus seguidores para diversas atitudes. Uma delas é desqualificar servidor público, outra é rotular servidores fardados como injustiçados, merecedores de correção de salário e carreira. Mais uma, "é duro ser empresário no Brasil". São muitos ítens, como atribuir erros a urna eletrônica (hipocritamente, não falam mais depois do resultado) Esse Sampaio pode ter essa cartilha.

  33. Rodolfo Luiz

    Por mais que a verdade seja objeto da Folha basear um alarde desses sob a condição de anonimato e um ato aniquilador aos brasileiros que dependem do sistema pra ingresso no ensino superior. E não existe anonimato de servidor público o art 37 impõe responsabilidade mesmo sobre ordens ilegais, que vão ao MP aos órgãos de controle nunca jamais alardear para simplesmente vender jornal .

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Claro. Pra vcs o "serto" é fingir que tudo está tauquei e não tem pb nenhum. Esse fingimento basta para que o Brasil melhore e se alguém não seguir a cartilha (seja uma pessoa ou uma instituição), vcs estão legitimados a caluniar o qto quiserem!

    2. CMK CRQ

      Sim, mas que importância tem isso diante da possibilidade de a "isenta" Folha armar mais uma confusão para cima do governo?

  34. Francisco de Assis Amancio

    Putz... padrão braziu, pagamos os mais altos impostos para ter este serviço meia-boca.

    Responda
  35. CAMILO DE MELLO

    Esse ministro é como este governo..Um verdeiro escárnio, sem nenhum compromisso com a educação pública e de qualidade. Seja um verdadeiro patriota Ministro..Renuncie Já... A sua incompetência é algo "imprecionante"....

    Responda
    1. CMK CRQ

      E houve algum governo desde a chamada "redemocratização" compromissado com a tal educação pública de qualidade?

  36. Claudio L Rocha

    Tem de ser muito cego para ainda não entender o que esta ocorrendo. A prioridade deste grupo politico desde que chegou ao governo é derrubar a quantidade de jovens que tinham acesso a universidade, isso ja havia ficado claro desde o remanejamento verbas, aquele ex-ministro que era de outro Pais, sucateamento das universidades federais etc e etc..Fico pensando naqueles pais/maes que fizeram maior esforço pela eleição do bozo..E agora?

    Responda
  37. Arthur Rodrigo Ferreira

    Esse ministro é a personificação do bolsonarismo: limitado, chucro, medieval e corrupto.

    Responda
  38. Pedro Martins

    Melhor Enem da História. "Imprecionante"

    Responda
  39. João Braga

    Não é dificil imaginar que possa estar havendo sabotagem para tentar desmoralizar o governo. Afinal o P T aparelhou o estado....de gente que pensam quanto pior, melhor. Não pensam no país e sim neles próprios...Vide Venezuela....não largam o osso...

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      "gente que pensam"? kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Ricardo Melo

      Brasil é Brasil, não à toa só veio a ter prensa e universidade depois de 1808...agora depois dos anos de "pior corrupção no governo" teremos para a satisfação de muitos os anos de pior burrice e incompetência no governo...salve-se quem puder.

    3. João Braga

      Gabriela, Artur, Gustavo. Pedro ,Hudson...., sabem que eu penso, como leitor ha mais de 50 anos da FSP? Que hoje existam " leitores" pagos para comentarem e curtirem contra o atual governo. Seriam como os mo rtadelas, mas provavelmente melhor remunerados. É uma preocupação doentia em defender os anos de maior corrupção da história. Afinal onde foi parar todo aquele dinheiro?

    4. Alexandre Miquelino Levanteze

      Êh Oôh vida de gado!

    5. Gustavo Jonathan Bencz

      mesmo com o PT fora do governo faz 3 anos, ainda tudo é culpa do partido. vocês não cansam de sempre atribuir a culpa à algum terceiro?

    6. Pedro Martins

      É isso aí, se não for a gente pede para milicia digital fazer uma fake news e por a culpa nos aplicadores de prova, como fizeram como navio do Greenpeace e os brigaditas. É imprecccionante

    7. Gustavo Jonathan Bencz

      mesmo com o PT fora do governo faz 3 anos, ainda tudo é culpa do partido. vocês não cansam de sempre atribuir a culpa à algum terceiro?

    8. Arthur Rodrigo Ferreira

      Gado é gado mesmo, não é João...

    9. gabriela loureiro de bonis simoes

      Assumir o erro dói mesmo. Continue se enganando.

    10. Hudson Cesar Melo Farias

      Essa ladainha do PT já cansou. Pare de esconder a incompetência desse governo de milicianos do baixo clero atrás do Pt. O despreparo eh muito grande. Essa papo não cola mais.

    11. Hudson Cesar Melo Farias

      Essa ladainha do PT já cansou. Pare de esconder a incompetência desse governo de milicianos do baixo clero atrás do Pt. O despreparo eh muito grande. Essa papo não cola mais.

  40. Marli Moras Garcia

    Daqui a pouco vão querer fazer auditoria no processo do Enem e gastar mais R$48 milhões. Eita governo ruim!

    Responda
  41. CARLOS FRANCA

    Não ficarei nem um pouco surpreso se noticiarem indícios de sabotagem ou ataque cibernético. A política de proteção de dados sensíveis no Brasil ainda é insipiente e hibrida. Um dia adotarão uma criptografia "pós-quântica" robusta e 100% brasileira (https://www.profcarlosfranca.com.br).

    Responda
    1. CARLOS FRANCA

      daniel, entenda uma coisa: O lattes está para nós pesquisadores, assim como o facebook e demais redes sociais estão para a grande maioria. Se alguém interagi comigo num post sobre pesquisa, antes de responder vejo se encontro o lattes ou qualquer outra fonte do meu interlocutor. Se não há nada eu só posso crer que se trata de um perfil fake. Acho incrível criticar quem tenta jogar luz na escuridão, mas cada cabeça é uma sentença.

    2. Daniel Liaz

      Concordo com vc Carlos. Aliás, não lhe reprovo por exibir seu conhecimento. Muito pelo contrário. Não sei o que vc quis dizer sobre perfil fake - talvez seja só um ataque aos modos olavistas, não sei. Mas, reafirmo: se vc acompanhasse um pouco melhor a realidade do MEC atualmente, não perderia seu tempo com a hipótese de sabotagem (salvo se for auto sabotagem)

    3. CARLOS FRANCA

      daniel liaz, quem tem conhecimentos sabe que o saber precisa ser compartilhado e não se omiti com suas pesquisas e descobertas. Quem não tem ataca os outros, se esconde com perfil fake e não contribui em nada para mudar a realidade que você disse que é está preocupante.

    4. CARLOS FRANCA

      daniel liaz, quem tem conhecimentos sabe que o saber precisa ser compartilhado e não se omiti com suas pesquisas e descobertas. Quem não tem ataca os outros, se esconde com perfil fake e não contribui em nada para mudar a realidade que você disse que é está preocupante.

    5. Maria Lopes

      Vc quis dizer insipiente (de nao saber) ou incipiente (de algo recente?). Nestes impreCionantes tempos, é bom esclaresser...

    6. CARLOS FRANCA

      Jos Nucci, para você ter uma ideia, atuo nessa pesquisa e divulgo o criptógrafo heru technologies desde 2013/2014. Mesmo com esse cenário que você salientou, jamais estive tão esperançoso e próximo de concretizar meus propósitos. Os cortes nas ciências são gritantes, mas muitos setores do atual governo param para ouvir e isso para os meus objetivos faz toda a diferença.

    7. Daniel Liaz

      Carlos só quis exibir um pouquinho seu conhecimento específico. Se tivesse um pouco mais de noção do que se passa na realidade brasileira atual, não perderia tempo se iludindo com essa hipotese

    8. J L N

      Com estes niveis de ministro e assesores, reprimindo as verbas para as pesquisas, sabe quando vamos criptografia "pós-quântica ", nunca.

    9. Marli Moras Garcia

      Não te causa estranheza ter um ministro da Educação que nem sabe escrever?

    10. CARLOS FRANCA

      Não, Marli ! Comento e "cogito" fatos científicos e da minha área de atuação. Faço ciência e prefiro não me intrometer nos contextos partidários/ideológicos. Me causa estranheza o mar de problemas de uma hora para outra....

    11. Marli Moras Garcia

      Impotência não. Incompetência mesmo, né meu corretor?

    12. Marli Moras Garcia

      Impotência você não cogita? "Inpressionante"

  42. Aderbal Silva Aguiar Junior

    Fraude!

    Responda
  43. reinaldo senna

    funcionários públicos sabotando o Brasil... Movidos pela ideologia doentia do esquerdismo, trabalham contra o país, atrapalhando quaisquer iniciativas honestas. É urgente desinfetar o MEC e defenestrar os muares encantados ali infiltrados...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não adianta tentar conversar com robô. Ele só vai poder responder as frases padrão de seu diminuto HD

    2. J L N

      Começando pelas cabeças.

    3. gabriela loureiro de bonis simoes

      Afe mas é muita idolatria! Tira os atolhos!

    4. Alexandre Miquelino Levanteze

      E só para reforçar quem paga o salário dos funciona´rios do MEC somos nós o povo, não é o ministro e nem o presidente, então serviram ao povo, parabéns.

    5. Alexandre Miquelino Levanteze

      Êh Oôh vida de gado!

    6. CARLOS MARCHESANO

      O Mario não vai provar nada. É um b a b a c a adorador de miliciano. Tem que desinfetar seu cérebro.

    7. ISAIAS DA SILVA

      Mario, concordaria contigo se a questão fosse sobre grevesna educação. Mas aqui, vamos concordar, é inépcia administrativa mesmo. Se nosso ministro trabalhasse ao invés de mitar seria diferente.

    8. Marli Moras Garcia

      Vai ter que provar, falastrão

    9. Estranho Demais

      Prove!! Ou responda pela acusação.

  44. Ana Lacerda

    Esperar o quê de um governo que não consegue tocar uma política já implementada? Elaborar e implementar, então!

    Responda
  45. Robson Pedroza

    É foi "o melhor ENEM de todos os tempos". Imaginem o pior !

    Responda
  46. Robson Pedroza

    É foi "o melhor ENEM de todos os tempos". Imaginem o pior !

    Responda
  47. Cristiano Jesus

    Teoria da Resposta ao Item é um modelo estatístico e conforme foi explicado na reportagem depende de um pré-teste ou de resultados da própria prova. Se a nota está errada pode haver uma calibragem errada do peso das questões comprometendo o resultado final e isso significa o comprometimento do futuro de muitos jovens. Se existe justiça nesse país, esse ENEM deve ser cancelado por completa falta de confiabilidade no processo.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Peter, entendo seu raciocínio, mas me parece um mais complicado: se o Inep recalculasse agora os parâmetros para atribuir as notas, sim, alguns candidatos subiriam na classificação e outros cairiam. Mas não dá para dizer se essa alteração do resultado seria porque havia uma distorção (devido aos erros) antes ou apenas porque a amostra aleatória de candidatos para o cálculo foi diferente da primeira versão. Pelo estudo usado como argumento, a explicação correta é a segunda, e não a primeira.

    2. Cristiano Jesus

      Não há mais confiança no processo. Se os técnicos resolveram falar é porque o absurdo é grande e não aguentaram guardar para si, sabendo que são jovens que terão suas vidas afetadas irremediavelmente. O ministro disse que foram 6.000. Dá pra acreditar num sujeito que faz as coisas escondido? Mesmo que fosse isso, é inaceitável.

    3. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      @ Leonardo: Concordo que, nesta altura, talvez seja o 'menos pior' manter as notas recalculadas mesmo com deficiências. Mas não escapamos de um problema moral: em um universo de 3,9 milhões de candidatos, mesmo uma fração ínfima de prejudicados, relativamente falando, equivale em números absolutos um monte de gente afetada tendo que abandonar ou postergar um sonho injustamente. Por isso, mesmo se como qualquer avaliação há uma margem de erro, esta teria que ser a menor possível.

    4. Leonardo Gama

      Como qualquer modelo estatístico, a TRI tem uma margem de incerteza. As notas e classificações dos candidatos também teriam uma pequena variação se a amostra aleatória usada fosse diferente, mesmo sem os erros nas notas. Portanto, se um estudo bem embasado --e, pela primeira vez, esse governo toma uma decisão com respaldo científico--mostrou que não há diferença significativa com a alteração de uma fração pequena da amostra, é melhor manter como está.

    5. JOSIVALDO SILVA

      Kkkkk piada

  48. Estranho Demais

    Foram chamados de sabotadores. Precisam se defender.

    Responda
  49. RINALDO SOUZA COELHO

    Parece que temos um vício aqui não "confirmado oficialmente" como a matéria deixa claro logo no início. O que leva a perguntar. Será que esses resultados já foram alguma vez confiáveis?

    Responda
    1. Estranho Demais

      Sim, sempre foram. O que ocorreu agora, embora tenha ocorrido em outa avaliação, nunca havia afetado o ENEM.

  50. wilson kfouri

    Em 7 anos à frente do MEC ,Haddad foi o principal responsável pela criação do Ideb,Fundeb,Novo Enem,Sisu,Prouni,Pronatec e Proinfância, ações que beneficiaram milhões de brasileiros da pré-escola ao ensino superior. Em menos de 1 ano o Weintraub avacalhou com tudo...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.