Opinião > Livre iniciativa e a iniciativa privada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Roberto Schlichting

    O texto é pertinente. É antiga a máxima já bastante popular de que o capitalismo tupiniquim precisa ser exposto ao verdadeiro capitalismo. A 'captura regulatória' comentada no texto fez a festa na época das Câmaras Setoriais dos anos 80 e fez escola. As tais bancadas temáticas são ainda mais perversas. A autora manejou muito bem as sutilezas envolvidas entre significados no âmbito do jogo de interesses. Surpreende o comentário que defenda o criacionismo! Cruz, credo!

    Responda
  2. Clara Castilho Oliveira

    Professora da Universidade que defende a teoria do design inteligente. Criminalisam a representação legítima de interesses ma Câmara dos deputados pelo simples fato que não são os interesses do mercado. Triste

    Responda
  3. JOSE LINO DA SILVA

    Temos aí o caso da bancada evangélica atrás de mais benefícios fiscais. Aliás, nesse caso, temos dois desastres em construção, a pobreza gerada pelas excessões fiscais e a teocracia em formação, pela captura do estado.

    Responda
  4. Cristiano Jesus

    Acredito que se possa medir a incapacidade de um mercado pelo nível de messianismo que ele acolhe. Quanto mais forte é a idéia de que o empresário é um ser diferenciado que presenteia a sociedade com sua empresa e dá empregos como se isso fosse um ato de benevolência, maior é o nível de despreparo. Pior é quando até o governo estimula isso, como faz Guedes reiteradamente.

    Responda
  5. Cristiano Jesus

    Empresários, sobretudo aqueles que não possuem formação na área de negócios ou se têm ignoraram as aulas de história e sociologia, defendem o Capitalismo 1.0 e apregoam a liberdade irrestrita do mercado. As sociedades evoluíram para livre iniciativa em que a força de trabalho não é mais uma mercadoria, mas um serviço que deve ser reconhecido. Tem empresário que se sente injustiçado porque um colaborador pede demissão depois de ter ganhado um panetone e vai trabalhar no vizinho. Despreparo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.