UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto foz filho

    Gostaria de perguntar, não apenas aos 2 citados, como aos outros expoentes da politica e da economia; Qual o peso dos privilégios imorais e ilegais que pagamos aos membros dos 3 poderes da república. Não seria essa uma reforma verdadeira e justa?

    Responda
  2. José Antônio

    Perguntem ao Patão Amarelo, aos Camisas Amarelas e ao tal de Estado mínimo o que é o Brasil presente. Afinal, lá se vão quase 4 anos.

    Responda
  3. juliano Pereira Da Silva

    tem q ter no mínimo má fé p dizer q no governo Bolsonaro tem mais pessoas procurando emprego do q no governo Dilma, isso é resultado do Governo Dilma e pt ( desemprego) ou to enganado? me ajudem

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Está enganado.

  4. TULIO RENATO DE SOUZA

    Para Jânio de Freitas se nosso futuro nunca existirá, nosso presente existe independente do nosso passado, para ele nosso presente surge num movimento de espaço tempo que permite pinçar do passado só o que interessa - 64 por exemplo. 1964 foi resultado da "nova república" dos tenentes, e se fez com ruptura da ordem constitucional. 2015 é resultado da Nova República de 85, e se fez dentro da ordem constitucional, o que é difícil de aceitar. Nosso presente é o legado de 1988.

    Responda
  5. Orlando Gomes de Freitas

    Janio de Freitas, sempre lúcido e esclarecedor,muito bom ler seus artigos.

    Responda
  6. Orlando Gomes de Freitas

    Janio de Freitas, sempre lúcido e esclarecedor,muito bom ler seus artigos.

    Responda
  7. Antônio Carlos de Paula

    Como sempre Jânio impecável em seus artigos! Parabéns.

    Responda
  8. celso bittencourt

    Pergunte sobre o Passado Recente do Brasil a Dilma! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!

    Responda
    1. José Antônio

      Ao contrário da Ditadura, de Sarney, Collor e FHC (todos Camisas Amarelas), um passado sem FMI.

  9. celso bittencourt

    O Colunista Sofista defende que Bom Mesmo Era no Tempo de Dilma, da Nova Matriz Econômica, Maquiagem na Inflação, Queda da Taxa de Juros no Braço e Mega Recessão.! Miséria Literalmente!

    Responda
    1. José Antônio

      ''A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 BILhÕES de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.'' (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de mauro Santayana). Após quase 4 anos em quanto está a dívida/PIB? 78%? 79%?..

    2. CARLOS NILTON DE PEREIRA

      A realidade do governo Dilma nao anula a realidadde do governo Bolsonaro.Sejamos mais decentes e honestos.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comparado ao desastre total deste desgoverno, não é que era mesmo!

    4. Daniel Liaz

      Mas tem que ser mt tapado, muito obtuso pra chegar a uma conclusão rasa como essa

    5. Stefano Domingues Stival

      Sério que foi isso o que você entendeu? Volta pro fundamental 1

  10. wilson kfouri

    A fatídica facada causou ,infinitamente,mais dano ao Brasil do que a saúde do Bolsonaro...

    Responda
  11. Paulo Moreira

    correção: desempregados, diminuíram, pública.

    Responda
  12. alderijo bonache

    Demonstrado que quem ganha o salário mínimo neste país, é o grande culpado por todas as mazelas que ocorrem por aqui!

    Responda
  13. Lucas Monteiro

    Que texto mal feito. Dentre as afirmações porcas (reforma da previdência não resolveu o problema — é óbvio, qualquer ameba sabe que não é em poucos meses que se resolve) ou que a taxa de desemprego no último ano do primeiro mandato da Dilma estava baixa (também sabemos que ali era o auge do populismo fiscal da madame). Vá estudar, Jânio. Não seja desonesto.

    Responda
  14. Paulo Moreira

    É muita desonestidade! Porque 6,6 milhões de desempregado no último ano do primeiro mandato, e não 13 milhões do último ano do segundo mandato? Apesar de achar que este governo é liderado por um doido, pergunto: o desemprego aumentou ou diminuiu no atual governo? A dívida publica aumentou ou diminuiu? Os juros da dívida aumentaram ou diminuiu? O valor do bolsa família aumentou ou diminuiu? Me parece que o 13o do bolsa família corresponde a 8% de ganho real.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Aliás, quem aprovou as pautas bomba, inclusive a anti reforma da Previdência, que acabou de escancarar o rombo, foram os mesmos liberais que depois reviram tudo no governo do golpista Temer e agora no desgoverno Bozo, incluindo o Rodrigo Maia.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Simples, o 2o. governo Dilma foi sabotado pelo Congresso golpista, que aprovou inúmeras pautas bomba, uma delas piorando as contas da Previdência, com auxílio do PSDB, com a regra 85/95, e impedindo que a Dilma fizesse as reformas necessárias.

  15. Paulo Moreira

    É muita desonestidade! Porque 6,6 milhões de desempregado no último ano do primeiro mandato, e não 13 milhões do último ano do segundo mandato? Apesar de achar que este governo é liderado por um doido, pergunto: o desemprego aumentou ou diminuiu no atual governo? A dívida publica aumentou ou diminuiu? Os juros da dívida aumentaram ou diminuiu? O valor do bolsa família aumentou ou diminuiu? Me parece que o 13o do bolsa família corresponde a 8% de ganho real.

    Responda
  16. WLADIMIR KIREEFF

    Arminio deve ter lido a foreign affairs de fevereiro. Sim, sai com bastante antecedência. Lá tá bem discutido que A salvação do capitalismo é resgatar a gente da miséria. E discutem tb a falência do neoliberalismo e do neo socialismo. Tamos falando de uma social democracia Renovada com taxação sobre fortunas e mercados protegidos, como o financeiro. E o fim do determinismo social, e mais meritocracia com nivelamento de situações iniciais de competição.

    Responda
  17. Regina Mello

    Parabéns, Jânio! Mais um artigo impecável. Mas, essas constatações são muito tristes.

    Responda
  18. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Artigo bastante lúcido. Eu também vejo a intenção da área econômica claramente de "fazer a baleia se mover" como diz Guedes, mas fazendo os mais pobres pagarem a conta. Logicamente com todo o aplauso da nossa elite africana. E a classe média, no mínimo ingênua, batendo palmas. É lamentável.

    Responda
  19. Marcos Medeiros

    O artigo vai direto ao ponto, com sobriedade e conhecimento sobre os rumos degradantes do país. Já está claro, para quem tem um mínimo de noção, que o país está sendo governado pelo que tem de pior. Todos os dias as manchetes insistem em nos lembrar que estamos vivendo uma distopia. Aumento da miséria, eliminação de índios, negros e pobres. Gente sem nenhuma qualif icação intelectual, humana e moral, que ainda usa o nome de Deus para faturar.

    Responda
  20. Maria Emília Pimenta Costa

    Artigo esclarecedor, didático. Obrigada ao Sr Jânio de Freitas.

    Responda
  21. Marcos Medeiros

    O artigo vai direto ao ponto, com sobriedade e conhecimento sobre os rumos degradantes do país. Já está claro, para quem tem um mínimo de noção, que o país está sendo governado pelo que tem de pior. Todos os dias as manchetes insistem em nos lembrar que estamos vivendo uma distopia. Aumento da miséria, eliminação de índios, negros e pobres. Gente sem nenhuma qualificação intelectual, humana e moral, que ainda usa o nome de Deus para faturar.

    Responda
  22. MANOEL DOMINGO BARROS

    Perguntar O pue p Rodrigo Maia? só se for de jatinho da FAB, 229 viagens só em 2019

    Responda
  23. Isabele Haruna Ono Zamaro

    A receita brasileira para o caos é essa. Misture misticismo irracional com fake news em massa. Adicione um mito no poder e governe para aqueles poucos enganados. Subverta um judiciário partidário e anestesie ajuda social e cultural. Pronto, a receita criou o Brasilquistão onde seus seguidores fundamentalistas dançam em praças, marcham para estátuas e dizem que a terra é plana.

    Responda
  24. Priscila Soares Porto

    Jânio, quem sabia do futuro era o Cazuza e ele estava absolutamente certo: "Eu vejo o futuro repetir o passado Eu vejo um museu de grandes novidades O tempo não para Não para não, não para"

    Responda
  25. Joaquim Parron Maria

    Obrigado, Jânio de Freitas. Esse é um verdadeiro desgoverno.

    Responda
  26. José Manoel Martins

    A sociedade brasileira precisa entender que hoje o atual governo flerta o mesmo caminho trilhado para o Chile, não há vantagem na concentração de renda, mas se investirem na redução da desigualdade social ganharão a paz social e serão ricos da mesma forma.

    Responda
  27. reinaldo senna

    coitado do escrevinhador. Que final de vida triste. Perdido num mundo paralelo, completamente sem noção do mundo real.

    Responda
  28. wilson kfouri

    O que esperar de um país que tem um miliciano psicopata como presidente,um semianalfabeto como ministro da Educação,um czar na Economia que taxa pobreza,um criminoso ambiental como ministro do Meio Ambiente e sob a orientação espiritual do bispo Edir Macedo e influência filosófica do Olavo de Carvalho. Tempos sombrios...

    Responda
    1. Ivan Cunha

      O desqualificado, não conseguindo progredir na carreira militar por incapacidade, foi presenteado com polpuda aposentadoria militar aos pouco mais de 30 anos de idade,suporte financeiro para se aventurar e levar toda a família para a mamata da politica o que, em 30 anos e sem nada produzirem, os elevou de patamar econômico/social e aguçou no clã mais sede por poder e dinheiro. Juntos a milicianos, falsos profetas religiosos, terra planistas e oportunistas atrasam diminuem e envergonham o país

    2. Ivan Cunha

      O desqualificado, não conseguindo progredir na carreira militar por incapacidade, foi presenteado com polpuda aposentadoria militar aos pouco mais de 30 anos de idade,suporte financeiro para se aventurar e levar toda a família para a mamata da politica o que, em 30 anos e sem nada produzirem, os elevou de patamar econômico/social e aguçou no clã mais sede por poder e dinheiro. Juntos a milicianos, falsos profetas religiosos, terra planistas e oportunistas atrasam diminuem e envergonham o país

  29. Aquiles Campagnaro

    Então, não li até o fim. Artigo nem curto nem longo mas difícil de se percorrer. O autor abre e fecha excesso de parenteses lógicos ou equivalente, para fazer comentários. Fiquei cansado como em viagem curta com muitos desvios e atalhos....

    Responda
    1. wilson kfouri

      Errata: nazismo é de esquerda...

    2. wilson kfouri

      Artigos do Jânio de Freitas,ícone do jornalismo brasileiro, certamente aborrecem quem acredita que a Terra é plana,que o nazismo é de direita,que o triângulo é quase uma reta etc. Vc deve ficar fascinado com quem consegue fazer " retrospectiva do futuro"..

  30. Aquiles Campagnaro

    Então, não li até o fim. Artigo nem curto nem longo mas difícil de se percorrer. O autor abre e fecha excesso de parenteses lógicos ou equivalente, para fazer comentários. Fiquei cansado como em viagem curta com muitos desvios e atalhos....

    Responda
    1. Eurico Xavier da Silva

      E da escola do ministro da educação

    2. Alexandre Fenerich

      O cúmulo da ignorância é criticar sem ler. Se não leu não critique.

  31. ANDRE FONSECA

    Janio, farol de nossos dias. Mas haja escuridão, hein!!!

    Responda
  32. Rogério de Mendonça Lima

    Previdência? OK. À "côr te" do funcionalismo? Solução já proposta pelo Min. Guedes. Logo, Armínio, atendido. Sr. Maia, sem futuro é um país com o seu "centrão". Emprego voltando, economia crescendo, lento, mas crescendo. Thor neiras do rou rou bo dez cara do, fechadas, etc etc nada disto realmente desfaz as desigualdades sociais. Bom mesmo, é uma cri ser nunca vista antes, com 13 milhões de de sem pregados, e um escrevinho ultra par cial para igualar socialmente todos, pela..... miss éria.

    Responda
  33. Danilo BAROSSI CURY

    Rodrigo Maia é tão "povão" que quase não foi reeleito. Enrolado no lava jato, não tem credibilidade nenhuma. O outro é um rentista, desses que estão acabando com o país. Muitas besteiras em um artigo só. Vamos ver se melhora essa inspiração, Dr. Janio!

    Responda
  34. José Fernando Marques

    O melhor, ao lado de Gaspari.

    Responda
  35. Mateus Sá

    Será que "quebrar o Brasil" é o preço pela conscientização da sua gente? Mas, até onde? Até quando? Será que a politização da população somente acontecerá como consequência da miséria extrema, desemprego, baixos salários, falta de educação, saúde, assistência social?

    Responda
  36. Heitor Siqueira Sayeg

    Sombrio e verdadeiro.

    Responda
  37. ANITA ROBELIA LUEDY RIVAS

    Ler o texto de Jânio já vale a assinatura da folha. Sobriedade no conteúdo, elegância na forma, acertando, ademais, em cheio na "história".

    Responda
    1. Lúcia Helena Hubie

      Menos Anita...

  38. ANITA ROBELIA LUEDY RIVAS

    Ler o texto de Jânio já vale a assinatura da folha. Sobriedade no conteúdo, elegância na forma, acertando, ademais, em cheio na "história".

    Responda
  39. ANITA ROBELIA LUEDY RIVAS

    Ler o texto de Jânio já vale a assinatura da folha. Sobriedade no conteúdo, elegância na forma, acertando, ademais, em cheio na "história".

    Responda
  40. eli moura

    esta é a questão, para onde vai o Brasil, os sacrifícios humanos e as oferendas de direitos dos mais pobres (reformas) aos deuses do mercado, não fez e nem vai fazer os céus resgatarem a economia brasileira. As nossas desigualdades são ainda maiores que o Chile, a salternativas uber ifood devem se esgotar. Rezo a Deus por minha gente (não o dos neovangélicos, deles é o salomão com a prata), mas o de Cristo preocupado com os mais pobres (a enorme maioria dos brasileiros).

    Responda
  41. diogo de sa leitao marques

    E a verdade os libertará...Obrigado por nos descrever com precisão nosso futuro país do futuro. O de sempre...

    Responda
  42. Galdino Formiga

    Eles não são futurólogos. Um é político e o outro é banqueiro profissionais, com interesses próprios.

    Responda
  43. Riler Scarpati

    Bravo Jânio de Freitas! Coragem e lucidez num belo artigo!

    Responda
  44. Antonio Catigero Oliveira

    Diz o ditado que "o futuro a Deus pertence", mas perante as injustiças sociais causadas para uma meia-dúzia de avarentos gananciosos, que possuem os olhos maiores do que a cara, multiplicar os valore$ de seus papéis, forçando uma situação de miséria e falta de perspectiva a Milhões de Pessoas, chegamos à conclusão de que existe um deus que controla o futuro, mas o nome apropriado é o deus Mercado, que provou não ter limites

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Chama-se Mamon*, esse deus mercado! "Não se pode servir a dois senhores, a Deus e a Mamon." *Na era pré-cristã eram cultuados muitos deuses. Mamon, contudo, não era o nome de uma divindade e sim um termo de origem hebraica que significa dinheiro, ou bens materiais.

  45. Riler Scarpati

    Bravo Jânio de Freitas! Coragem e lucidez num belo artigo!

    Responda
  46. denise messer

    Salve Mestre Jânio, na minha opinião o melhor analista político atualmente, uma pena que a Folha tenha reduzido seu espaço em detrimento dos analistas que defendem o "liberalismo". Rodrigo Maia e Fraga são dois hipócritas. Maia é o principal fiador de todas as mudanças que contribuiram para o aumento da desigualdade neste governo.

    Responda
  47. OTACILIO BATISTA SOUSA NETTO

    Salve mestre Jânio de Freitas, pena que o tenhamos tão poucas vezes e em colunas tão curtas aqui nesta folha

    Responda
  48. OTACILIO BATISTA SOUSA NETTO

    Salve mestre Jânio de Freitas, pena que o tenhamos tão poucas vezes e em colunas tão curtas aqui nesta folha

    Responda
  49. OTACILIO BATISTA SOUSA NETTO

    Salve mestre Jânio de Freitas, pena que o tenhamos tão poucas vezes e em colunas tão curtas aqui nesta folha

    Responda
  50. Agricio de Jesus Silveira

    Jânio de Freitas você é demais, para mim o maior articulista desse matutino!!! Como é que pode termos um governo como este? Que não está nem aí com a questão social: educação em crise; saúde precária; inflação em alta e desemprego tirando o sono de milhões de brasileiros... E apesar de tudo isso, o presidente está pensando em se reeleger. Sem dúvida é o fim da picada!!!

    Responda