Luiz Felipe Pondé > Filhos de pais paranoicos ficarão cada vez mais zoados da cabeça Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumidamente, os pais querem que os filhos nasçam prontos e acabados. Que é para poupar trabalho. E pior ... tem um desejo tão grande nisso que transformam a Greta num modelo pronto e acabados à ser seguido. Mesmo que ela seja uma garota como todas em pleno desenvolvimento. Só que em um mundo que dá vazão à ela para satisfazer seus desejos, mas não dará vazão às demais. Então todas tem que querer o que a Greta quer porque já é um caminho trilhado.
Tem que avisar o Pondé que este livro não tem para comprar em lugar nenhum... pô... Sacanagem... Cadê meus direitos de leitor?????
Hahahah pondé, vc precisa e um psicanalista!! Já assumiu sua homossexualidade?
Uma coisa é certa. Garanto que 100% dos pais que leem as matérias sobre as crianças, pensam que não é com eles....
Pensei que o artigo era sobre o Bozo paranóico e seus filhos desajustados...
Errou, Said. O texto é sobre a turminha do politicamente correto que supera a vontade de abortar para ter um filho.
No mÃnimo intrigante. Mas ainda penso que nem tanto ao mar nem tanto a terra. Sem extremismos.
Pondé é um ideólogo meio que constrangido do Bolsonarismo. Acho que depois de toda coluna que ele escreve aqui na folha ele faz mentalmente arminha com a mão. Se solta Pondé, grite mito, mito, mito e seja feliz.
Polarizador vc
tenderão
Os pais mais paranóicos são, na verdade, os conservadores, mais ainda os cristãos fundamentalistas que lotam as igrejas. A paranóia do pecado, da culpa cristã, de achar que sexo é coisa do demônio, de achar que quem não faz o que seu pastor manda vai pro inferno etc. O próprio Pondé já veio aqui defender que se a famÃlia não tiver papai e mamãe e valores religiosos, os filhos tendemrão à bandidagem. Oi?
Minha avó paterna teve 15 filhos, morreram 5, 2 no parto, 1 com quase 1 ano e 2 com mais de 60 anos. Ela morreu lamentando a morte de cada um, cujos nomes jamais esqueceu.
não é uma sensibilidade admirável a do colunista?
É bem por aà mesmo. Impressionante também que este tipo de pais não impõe limite algum à criança, fazendo com que ela cresça sendo um ser humano folgado, mal educado, mimado e com um excesso de egocentrismo patente, triste realidade.
Curioso como nós, os velhos, não admitimos que Greta, a adolescente, defenda seus interesses, que são de um futuro viável para a vida no planeta, mesmo sem saber ainda como fazê-lo. Dizemos que ela não deve se manifestar antes de estudar e ter idade para ter os mesmos intere$$es que nós temos hoje. Envelheci sem perceber o quão hipócritas nos tornamos com o tempo?
Carlos, acho meio contraditório afirmar que os velhos admitem que Greta defenda seus interesses, mas, ao final dizer que os jovens só devam ser levados a sério depois de envelhecerem. Por que alguém tem que primeiro envelhecer para depois defender seus legÃtimos interesses? Não será a geração dela que receberá como herança o planeta em más condições em razão da nossa inação? Vai dar tempo de esperar? É preciso se tornar um Ãcone para isso?
Na verdade o que imagino quando vejo Pondé criticando Greta Tumbert é que ela se manifesta ou se expressa como JanaÃna Paschoal diante do impechement da Dilma. Pondé critica essa semelhança e o fato de Greta ser a adolescente modelo ou alfa.Coisa assim. Os pais usam Greta como modelo para moldar seus filhos. Só que Greta ainda não tem personalidade formada. Está em desenvolvimento.
Os velhos admitem, sim. Só não entendem como marmanjos - que deveriam ter um conhecimento no mÃnimo mediano sobre o assunto - caem nas esparrelas ecoterroristas que a mocinha foi treinada a repetir em tom colérico toda vez que está diante das câmeras. Mais difÃcil ainda é entender como esses mesmo adultos transformam em Ãcone alguém que sequer saiu da adolescência. Jovens tem seu valor, mas só podem ser levados a sério depois de envelhecerem um pouco mais.
E a paranoia do colunista? Qual seria?
Mais um excelente artigo indo de encontro a paranoia dos pais das classes mais favorecidas.
O Pondé deve abrir o olho. Trabalhos repetitivos tendem a ser automatizados. O mesmo para artigos de jornal. Pode ser substituÃdo por IA.
Eu considero que a causa dessa paranoia é a internet, a globalização e ao superprotecionismo. Obviamente, no século passado, conforme o autor explicou, havia menos paranoia tanto por parte dos filhos quanto dos pais. Eu, por exemplo, quando estou de saco cheio de noticias tristes simplesmente desligo meu wifi e televisão e fico de boa. Mas cada um julga qual é o melhor método para evitar certa paranoia que incomoda muito nas relações humanas .
Isso é falta de assunto? Ou uma visão parcial de quem nunca sai das capitais e nem andou pelo interior do Brasil? Porque, de resto, a inveja de Greta Thumberg fica cada vez mais evidente nesses tiozinhos machos-alfa.
Inveja de quem????
Texto muito bom. Ver pais descontrolados, testando autocontrole de seus filhos com doces é piada. É o cúmulo da paranóia.
Pondé superestima a paranoia politicamente correta na educação dos filhos. Sem dúvida há pais paranóicos, mas a maioria apenas reage a estÃmulos. Em público apoiam as bandeiras “progressistas”, mas na vida privada criam seus filhos de modo conservador. Estimulam a heterossexualidade, a busca por carreiras profissionais seguras etc. Não vai aà nenhuma crÃtica; é apenas uma constatação. É uma maioria silenciosa.
Apesar de concordar com sua análise, em um ponto eu discordo o fato dos pais serem conservadores e defenderem a pauta progressista reagindo à estÃmulos já é em si um comportamento paranóico, então não acho que Pondé superestima a paranóia. Ela é real e evidente o suficiente.
Concordo com sua análise.
Não entendo a Folha dar espaço para este senhor ressentido e agressivo nas suas páginas de segunda-feira. Uma crônica lamentável cheia de ataques gratuitos e pouca reflexão.
Moro em El Salvador e assinei a Folha só por ele. Já queria eu no meu paÃs um pensador tão cultivado e tão corajoso e provocador para dizer essas verdades incomodas. Não tenho nada contra essa menina da Suécia, mas concordo com a Carolina F. em pensar que ela ainda está se desenvolvendo e não está o madura suficiente para ter critério desenvolvido e atinado. O tempo dirá quem realmente essa menina é e quais as causas que a motivam. O que fala de pais paranoicos acertou na mosca, hahaha!
Fale por você! Considero o Pondé um dos grandes colunistas da Folha, ao lado de Elio Gaspari e Ruy Castro. Se não gosta dele basta não ler.
Ela também dá espaço para vc. Leia o que vc escreveu. Não é lamentável vc não ter nada útil para dizer sobre o o assunto do texto?
É verdade Pondé! A gente vive nesse mundo com um monte de zoeiros por aÃ, notado, mas sem ser ter um conceito claro sobre isso. Somente as pessoas cultas tem a dizer mais claramente a sociedade.
Realidade. Quem tem filhos e netos sabe disso.
Quem não tem também sabe.
Ganhou quanto, Pondé, pra tirar sarro da Greta nessa croniqueta vagabunda?
Essa pergunta o setor de marketing vai responder melhor.
Muito bom, Pondé!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Filhos de pais paranoicos ficarão cada vez mais zoados da cabeça Voltar
Comente este texto