Mirian Goldenberg > Os homens podem ser felizes sem sexo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como de costume, muito oportuno o seu artigo, Miriam ! A questão sexual parece ser ainda um grande tabu para a grande maioria dos homens. Há uma sobrevalorização do sexo em nossa sociedade; e isto, aliado à pressões vindas de muitos (e muitas também rs), oriundas de um tipo de entendimento sobre a sexualidade que faz do homem praticamente uma máquina sexual, leva este a viver quase que numa camisa de força;
pois ao homem não é dado o direito de recusar sexo; este tem que querer e estar disposto sempre. Por isso, vejo como muito positivo e salutar que alguns homens comecem a questionar este tipo de visão/entendimento sobre sua sexualidade e seu "papel" nesta área. Que os homens criem coragem pra se libertar de visões estereotipadas e ultrapassadas sobre este tema.
A diminuição ou mesmo perda da libido em homens e mulheres a partir de uma certa idade se dá pelas perdas hormonais que se instalam e se acompanham de todo um repertório de sintomas fÃsicos e emocionais. Uma consulta com um profissional que, de preferência trabalhe com a Medicina Funcional/Integrativa/Ortomolecular certamente dará a essas pessoas o resgate da auto estima e um envelhecimento digno.
Fazer sexo é uma necessidade biológica.
O problema é, com que frequência? E quando não for mais possivel ou reduzir a libido, o camarada se mata?
Uau, que pergunta intrigante..!
sinceramente, não acredito que um homem heterossexual possa ser feliz sem sexo, já que o único motivo pelo qual se casa é esse. se com 60 anos está caindo a produtividade, ou é um problema médico/psÃquico ou a produtividade só não está ocorrendo em casa.
Com esse texto dá vontade até de casar de novo. Foi um texto que me surpreendeu. Obrigada, Mirian!
Eu parei de fumar pensando que melhoraria, mas que nada. Com nÃveis de colesterol e glicemia alto não dá. E com a madame lembrando uma pipa de carvalho, o incentivo é fraco. Melhor fazer como Juca Chaves, que sempre dá duas, e a segunda é mais suada, porque a primeira é no inverno e a segunda é no verão. Mas fala sério: sexo não é a única fonte de alegria, há muitas outras, e até a percepção do que é alegria muda conforme a idade.
Isto depende de cada um. Tenho pena da mulher que tem um marido deliz sem sexo. Ele já perguntou para a esposa que é assim que ela quer viver? Conheço homens. de60 anos que tem uma vida sexual ativa e prazerosa. Ainda bem que o mundo está mudando e as mulheres podem ter companheiros mais jovens que elas.
Mas Cleusa, se ele nao sente necessidade vai fazer por obrigaçao, como o citado no artigo, que é como bater o ponto na firma? Isso nao depende só da idade nao, sao os fafores citados no artigo, entre outros, segundo os especialistas. Dá pena dos homens também, que devem temer falar do assunto claramente com a parceira e ela espalhar no cÃrculo de amigos. Mas você menciona uma coisa muito boa; as mulheres podem ter parceiros + jovens e assim ter + possib. de curtir sexo ativa- e prazerosamente.
Pergunte a José de Abreu.
foi bom?
Reforço os parabéns da Adriana pelo artigo. Na Alemanha, de vez em quando, um sexologista faz uma pesquisa anônima sobre o tema,com casais de diferentes idades, e muitos homens/casais dizem que nem se lembram quando tiveram sexo e que vivem muito bem. Outros casais descobriram a sua assexualidade e curtem-na com muito amor. Mas há casais que se separam por isso. Contudo o tema entre amigos/conhecidos é um tabu.
Oi Mirian bom dia! Acredito que até podem ser felizes sem sexo, mas são tantas as camadas sociais colocadas sobre o homem, que devem ser poucos q conseguem admitir que vivem bem sem sexo com medo dos rotulos que serão colocados. Muito bom o tema e.sua coluna sensacional. Parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Os homens podem ser felizes sem sexo? Voltar
Comente este texto