Opinião > O descaso diante de tantos alertas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fabrício Souza Libório

    Ótimo texto! Verdades que precisam ser lidas e reconhecidas antes que seja tarde demais. Votei no Bolsonaro, mas me arrependi. Hoke, vejo que não precisamos de alguém dessa estupidez para representar os interesses do mercado e a direita. Não é possível que o mercado não consiga arrumar alguém melhor para financiar, alguém de direita, porém mais ao centro, que beneficie todo o povo brasileiro, não apenas grupos específicos e que não flerte com ideais nazistas.

    Responda
  2. Jose Roberto X de Oliveira

    Acredito que na década de 30/40 o então Governo Alemão comparava Ciganos e Judeus a parasi.tas entre outros estereótipos pra induzir ó ód.io nas pessoas mais ou menos como o Ministro da Economia está fazendo nos dias de hoje em relação a servidores públicos. A comunidade Judaica acredita que esse pessoal que ela está apoiando é boa coisa?

    Responda
  3. José Gomes

    Opiniões são livres, mas os fatos são sagrados. O autor, como todo mundo, tem direito à sua opinião qualquer que seja ela. Mas ninguém tem direito aos seus próprios fatos. A ameaça à democracia em 2019 veio do STF, que censurou a Crusoé e intimidou seus redatores. Também Collor e Lula, conforme relatado, por constranger a imprensa.

    Responda
    1. José Gomes

      Fabrício Liborio, o programa de avaliação educacional internacional PISA constatou em 2019 que apenas 2% dos alunos de 15 anos de idade diferenciava corretamente fatos de opinião num texto. Nas "ameaças à democracia" listadas, só os episódios de Collor e Lula agrediram a ordem democrática. Os demais não tiveram consequência alguma. Noto que aquela deficiência cognitiva persiste em outros extratos.

    2. Fabrício Souza Libório

      Mas o autor só expôs fatos. Quem não deixou o cérebro derreter por conta de ideologia em 2019 sabe que todo o texto é verdade.

  4. Pedro Cardoso da Costa

    Ninguém faz mudança por mera birra. Se quem está no governo, numa cargo, numa direção de empresa, a responsabilidade por não se manter não é de quem ocupou o espaço. A população não é tão ingênua, como querem fazer crer, a ponto de trocar o "céus de brigadeiro" por aventureiros. Muitas vezes, as mudanças desagradam pequenos grupos que se refastelavam num determinado período. E esse grupo precisa confundir. Tem um livro com um título apropriado mais ou menos assim: "confessem que perderam".

    Responda
  5. Paulo Roberto Schlichting

    Aparentemente os atos golpistas promovidos ou apoiados pelo mandatário inventariados no texto são do agrado de alguns leitores da Folha. Em sua maioria, os comentários desse grupo tentam desqualificar aqueles que vêm a público denunciar a índole golpista do atual governo. Outros, uma minoria que ignora nada saber sobre nada, defendem abertamente as virtudes do atual governo. Todos têm seu espaço na Folha e isto engrandece a missão de independência do jornal em relação aos inquilinos do poder.

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista só não contou o motivo pelo qual o capitão boquirroto foi eleito, com o apoio incondicional do deus Mercado -- esse ente sagrado que realmente manda. A promoção do arrocho na base social está sendo pago com a miséria econômica, política, cultural, midiática...

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Talvez o colunista devesse se ater ao ofício da música, sob o risco de soar ridículo ao se arvorar como analista político. Como disse o Thomas Sowell, a esquerda costuma ser encontrada onde a produção de resultados não é importante. O maior truque do Tinhoso foi convencer as pessoas que ele não existia, segundo o Keyser Söze. Igualmente a grande ameaça à democracia é o mito de que ela é inevitável e inatacável. Democracia não significa impor no atacado valores e leis. Isso tem outro nome.

    Responda
  8. Michael dos Santos Gomes

    A Folha de São Paulo é uma das responsáveis pela eleição de Jair Bolsonaro. A verdade é dura a Folha flertou com a volta da ditadura.

    Responda
  9. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    A democracia está de fato em vertigem! Vamos despertá-la!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.