Educação > Governo de RO manda recolher 'Macunaíma' e mais 42 livros e depois recua Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Jose Francisco Ferreira Rebouças

    Povo que só lê a bíblia. E pior ainda, na versão dos evangélicos, agentes da prosperidade (deles, os donos da igreja), sem nenhuma relação com cristianismo.

    Responda
  2. Marino Rosado

    "Muita saúva e pouca saúde os males do Brasil são"

    Responda
  3. Hernandez Piras Batista

    Agora, nada é tão representativo do espírito que reina entre estes corporativistas fanáticos do que a censura à parte "A Luta" do livro "Os sertões", de Euclides da Cunha. Por que censurar apenas esta parte deste clássico absoluto da literatura brasileira? Por que é exatamente a parte onde Euclides critica severamente a forma brutal e irrefletida como o Exército atuou na luta contra o arraial de Canudos. Puro espírito de corpo extremista combinado com obscurantismo igualmente extremo.

    Responda
  4. Hernandez Piras Batista

    O que há de imoral ou "ofensiva aos valores familiares" em obras como "Os Sertões", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" ou "O castelo"? Tórridas descrições de relações sexuais ou coisa parecida? Nada disso. São livros que fazem pensar, que convidam à reflexão, só isto. E isto é precisamente o seu "pecado". Querem o país dos obedientes, de gente que não pensa, não critica, só obedece..

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    "Os Sertões da Luta", de Euclides da Cunha!?!? Até pelo modo como a lista foi composta, percebe-se que os autores não leram nenhum destes livros, só ouviram falar. É coisa de obscurantista beato, mas também é expressão da mais pura negligência e leviandade, coisa de gente que sequer sabe como trabalhar de forma profissional e digna. Absolutamente desprezível.

    Responda
  6. Salomão Ribas Junior

    Livros, amigos, a gente coloca mais e mais. Retirar uns por razões desconhecidas ou conhecidas demais e acrescentar outros com exclusividade não me parece adequado. Livros são meios, o seus conteúdos devem lidos, discutidos e assimilados ou desprezados. Impedir sua leitura é que é muito ruim. Mais ou menos como cortar a assinatura do jornal porque não gosta de sua linha editorial. Até Goebels (?) deve ser lido. Por que não?

    Responda
  7. Salomão Ribas Junior

    Livros, amigos, a gente coloca mais e mais. Retirar uns por razões desconhecidas ou conhecidas demais e acrescentar outros com exclusividade não me parece adequado. Livros são meios, o seus conteúdos devem lidos, discutidos e assimilados ou desprezados. Impedir sua leitura é que é muito ruim. Mais ou menos como cortar a assinatura do jornal porque não gosta de sua linha editorial. Até Goebels (?) deve ser lido. Por que não?

    Responda
  8. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Daqui a pouco vão queimar livros. Depois, gente! É assim que começa. (Coitado do Rubem Fonseca: sobreviver a duas ditaduras nao é fácil..)

    Responda
  9. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Daqui a pouco vão queimar livros. Depois, gente! É assim que começa. (Coitado do Rubem Fonseca: sobreviver a duas ditaduras nao é fácil..)

    Responda
  10. Rogerio Barbosa Silva

    É preciso reagir de forma contundente a esse novo arbítrio dessa gente fascista e autoritária (começaram com o lengalenga da “escola sem partido”, i.e., do partido da extrema-direita, e chegaram ao index librorum prohibitorum). O balão de ensaio é sempre o jeito que têm de chamar a atenção.

    Responda
  11. Bianca Moreira

    Não sei por que ainda me espanto com algo que venha dos correligionários de Bolsonaro e eleitos com o mesmo discurso de ódio? Mas, infelizmente, me espanto e cada vez mais vejo perigo e ataques à nossa democracia.

    Responda
  12. João Carlos D'Elia

    É preciso reagir!!!! Quando o obscurantismo bater na porta de nossa casa, pode ser tarde!!! Aos que têm lucidez conclamo para que reflitam e se manifestem por todos os meios possíveis. Ido Amin teria inveja da maioria dos governantes atuais. Truculência e ignorância são ferramentas das ditaduras mais sanguinárias. Não é mais possível rir dos absurdos cometidos. A situação é trágica!!

    Responda
  13. Paulo Aguiar

    O governo Bolsonaro e seus políticos simpatizantes estão cada vez mais próximos do Neonazismo em que Hitler ordenava queimar de livros contrários a sua doutrina

    Responda
  14. Maria Lopes

    A estupidez, a ignorância, a total falta de cultura e de inteligência. A truculência, a pretensão dos bur.ros. É tão absurdo. Nem na ditadura eram tao estúpidos: Machado de Assis! Kafka! Rubens Alves! Essa gente é bur.ra demais.

    Responda
  15. Maria Edna Fernandes

    Adolf Hitler em Maio de 1933, determinou a queima de livros em praça pública, de intelectuais, judeus e da extrema direita.

    Responda
  16. Artur Alencar

    Fascistas, nazistas e obscurantistas!

    Responda
  17. Bernardo Pereira

    Este pessoal nunca leu sequer gibi.

    Responda
  18. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    Censores estúpidos estão impedindo que os jovens acessem o que há de melhor na produção cultural brasileira.

    Responda
  19. Ale Schunck

    Enquanto isso, já estamos no 2.o ano de mandato e nada. Governo amador e composto por ignorantes. Vamos ver até onde isso vai dar.

    Responda
    1. Rogerio Barbosa Silva

      Penso que são profissionais do desmonte e do autoritarismo. Quem mais, com pautas diversionistas, conseguiu fazer o país retroceder ao medievalismo?

  20. Jose Roberto X de Oliveira

    O tal Marcos Rocha professa alguma religião? É para não ser injusto. É do PSL. Esse pessoal tá abusando. Parece que só estão esperando um pouquinho mais para aplicar um AI 5 no povo que não se submete a seus delírios autoritários.

    Responda
  21. NEITON MELO

    Queimem os livros de Machado de Assis e Kafka, seus imbecis covardes! Governo de baratas! Agora vocês tem batatas, mas nós ainda temos maçãs!

    Responda
  22. Anna Rodrigues

    Bem feito para o Nelson Rodrigues, que vivia defendendo essa galerinha de farda.

    Responda
  23. lia lemos

    Agora só falta queimar livros ! Hitler começou assim !

    Responda
  24. Daniel Liaz

    Pergunto: onde estão os Matones, Hildes, Marios, Arys, Coans, Lineus, Avelinos agora? Queria ver o que têm a dizer sobre isso.

    Responda
  25. Geimison Falcão

    O ovo da serpente já está sendo chocado, já está quebrando a casca.

    Responda
  26. Ernesto Pichler

    Nazis strike again! O que tem a Regininha a dizer sobre isso? Nada.

    Responda
  27. Daniel Liaz

    Fizeram o jogo se sempre do joha, ve a reacao, recua. So que numa dessas podem conseguir. Por isso que seria imprescindível que além do recuo, os responsáveis fossem exonerados

    Responda
  28. Ernesto Pichler

    Nazis strikes again!

    Responda
  29. Maria Edna Fernandes

    Cadê o Ministério Público? Tal fato exige apuração imediata. E que se puna, exemplarmente, os culpados. Retrocedemos a maio de 1933? É inadmissível que em pleno séc. XXI, ainda possa existir mentalidades doentes que querem se utilizar de práticas medievais para obscurecer a consciência da população. É muito grave.

    Responda
  30. Joaquim Parron Maria

    A ideologia nazista mandava queimar livros. Será que está voltando em solo brasileiro. Fiquemos em alerta.

    Responda
  31. Herbert Luiz Braga Ferreira

    Isso é gravíssimo! Faz lembrar a queima de livros pelos nazistas! A que ponto chegamos! Moral idade e moral ismo inaceitáveis!! Primeiro, retiram os livros, depois, os quei mam. O que virá depois? A pri são dos escritores, professores, artistas e de todo aquele que ousar discordar?!

    Responda
  32. JOSE LINO DA SILVA

    De tanto ensaio, acaba colando. Em Brasília se tenta a mesma estratégia. O rebanho deve decorar a bíblia e obedecer o guia. E o que diria reegina?

    Responda
    1. Lucia Leal Ferreira

      Pois é! Hoje fiquei pensando: tem alguma coisa que essa gente ameace fazer que cause repúdio em massa? Parece que não. Todo dia tem pelo menos um horror, e aí o sentido vai se esvaziando, se esvaindo. Que pesadelo!

  33. Milton Nauata

    Gente, não viaja, ridículo esses vies ideológico, contudo achar q estamos a caminho do facismo, neonazismo é viajar na maionese. Parece q muitos nem são brasileiros, desconhecem o nosso espírito, não somos alemães, chineses ou russos, aqui nós desmoralizamos, avacalhamos com tudo. Comunismo, nazimos e outros íamos não tem vez, aqui tudo acaba em pizza ou samba.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Não concordo. A manipulação que temos hoje se inspira naquela época sim. Com mais força por causa da internet. Daqui a algumas décadas a eleição de Bolsonaro com o apoio de parte da população que teve mais acesso a educação, vai ser tema de estudo para muitos mestres e doutores que terão como tema de estudo a manipulação em massa.

    2. Daniel Liaz

      *encertamento = encantamento. **achar que é "viagem na maionese e perceber já tarde demais

    3. Daniel Liaz

      Caro Milton. Se vc der uma olhada na história dos regimes totalitários, todos, todos, todos eles comecaram desssa forma. Sempre comecou com o um longo ceticismo das pessoas. Isso pela propria estrategia de emcantenro dessa ideologia. Em todos os casos, achavam "viajar na maionese" perceber só qdo era tarde demais!

    4. Marcelo Santana

      Si tô dizer, mas sim o Brasil flerta com o neofascismo. Vários autores vem mostrando o neoliberalismo como um sistema simpático a Estados autoritários e totalitários.

    5. Jarbas Vasconcelos

      Vai nessa!

  34. Ricardo Candido de Araujo

    Vocês não tinham curiosidade de saber como seria o Brasil na Idade Média? Está aí, não precisam mais usar a imaginação, basta ver como os bolsolavetes estão fazendo. Ou reagimos ou no final de 2022 não teremos mais sequer um arremedo de país!

    Responda
  35. LUIZ ANTONIO BARONI

    No item 25 da primeira lista apresentada na matéria, o livro a ser recolhido chama-se "Memória Póstumas de Brás Cubas" de autoria de um tal de MACHADO DE ASSIS. O que dizer depois disso?

    Responda
    1. Ludmilla M

      Afinal, Capitú traiu Bentinho ou não?

  36. Verônica Souza

    Já vivemos numa ditadura branda, mas o sonho desses sujeitos sem escrúpulos é que ela fosse escancarada e mais violenta que vivemos há poucos anos atrás.

    Responda
  37. José Maria Silva

    Estamos vivendo Fahrenheit 451.

    Responda
  38. Joao Vianey Nogueira Martins

    Começa recolhendo os livros. Em seguida, recolhem ao cárcere os que discordam da queima dos livros. Faz só setenta anos que isto aconteceu na Alemanha. Está em marcha o nazibolsonarismo com a bênção da alcateia neopentecostal.

    Responda
  39. ADONAY ANTHONY EVANS

    Todos livros perigosíssimos. Além de estimular a libido, ainda denigrem a imagem de nosso, kkk, país. Coisa de cumunista mesmo. Não sei como não prenderam esse tal de Gutemberg. Ao que se diz, escondido na Mogúncia.

    Responda
  40. Stella Lima

    Inacreditável ler uma notícia destas em um país democrático em 2020!!!

    Responda
  41. Mauro Sergio

    Mais um atraso, putz.

    Responda
  42. jurandyr silvestre

    alem de tudo sao covardes e escondem o que fazem... país na descendente

    Responda
  43. Romero Lima

    Será por causa da segunda sílaba nada palavra?

    Responda
  44. Paulo Cesar Rodrigues Santos

    Já fiz a lista desses autores e vou já para o estante virtual comprar. Agradeço aos bozominions por me aguçar a curiosidade. Se não gostam é porque é bom.

    Responda
  45. Lucas Diego Holz

    Até as obras do "Kafta"?

    Responda
  46. Raimundo Carvalho

    É um crime atrás do outro, e o ministério público virando ministério cúmplice. Até quando?

    Responda
    1. Verônica Souza

      Já estamos numa ditadura branda! Isso é fato! Vamos acordar quando?

    2. Hercilio Silva

      Não é só o MP que é cúmplice, judiciário, legislativo, imprensa, a maioria das pessoas. Toda vez que não reagem a altura, silenciam, ignoram ou apenas não acham que é um risco, são cúmplices. Pelo jeito começaram 2020 testando os limites, até onde podem ir.

  47. ANDRE BARRETO

    Trata-se do fascismo bolsonarista em ação. Amanhã vão começar a queimar os livros e depois perseguir pessoas. Já sabemos como isso termina. A menos que cortemos o mal pela raiz. Antes que seja tarde.

    Responda
  48. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Mais uma demonstração de que sob o agente laranja na presidência a nossa democracia está em vertigem!

    Responda
  49. Maria Francisca de S C B Souza

    Durante o governo nazista livros considerados não condizentes com a ideologia vigente, serviram de combustível para alimentar as fogueiras d o terror. Qualquer semelhança....... Aqui ainda estão só recolhendo.

    Responda
  50. Rodrigo Barbosa Mesquita Neiva

    Eles dizem que há doutrinação nas escolas e estão certos... Isso ocorre a 3 por 4 nas escolas militares e nas cívico-militares. Doutrinação não conta quando são os amigos que fazem, não é, seu Bozo?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.