Tati Bernardi > Pobre de direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Boa Tati!!
A ideia é precisa. O discurso do socialista-caviar tem furos, claro. Porque coerência é algo difÃcil de se obter até em telegrama (ou, para modernizar um pouco, em um tuÃte). O discurso do pobre de direita, por outro lado, é suicida. Ele venera quem o odeia. Ele ama o Justo VerÃssimo, aquele personagem do Chico Anysio que, nos dias de hoje, seria da bancada BBB (bala, boi, bÃblia).
Só para constar, a Estelita carioca votou no Crivella...
E vai votar de novo, como todo bom pobre de direita.
Tati, sua terapia ta em dia? A minha nao está, mas eu nao tenho uma coluna na FSP. Desculpe a sinceridade, seus textos já foram bem melhores
Tati Bernardi, a adolescente de 40 anos.
Tati Bernardes : conheco vários pobres que sVo de direita, desfrutam de benesses implantadas pelos governos anteriores mas se esqueceram disso.
Se Estelita votou em Bolsonaro, ela merece sofrer mesmo, e bem sofrido.
Considerando que o nosso Brasil disputa, há décadas (entra governo, sai governo), as piores colocações na qualidade da educação (que é o que realmente faz diferença na vida das pessoas) e o nosso secular abismo social, eu pergunto: - o que é mais eficiente para gerar o "bem-estar social": ações do "Estado" ou do "Mercado"?
Sou leitor da coluna da Tati Bernardi, a quem admiro. Dessa vez discordo. Estelita só é de direita porque o cara do charuto e sua classe ignoram a sua existência. Estelita só quer chegar em casa sem ter o celular que ela pagou em 20x roubado. Estelita só quer comprar uma TV. Ou ir no culto ouvir o pastor. Ela vê a marcha de 8.3 com meninas da Z. Oeste e acha estranho ver peitos de fora. Falta empatia. Sobram julgamentos morais sobre suas escolhas. Empurramos Estelita para o colo dos trogloditas.
Linda... Agora sei como não se transformar em tiozinho! Valeu a dica... Abramos os olhos das massas!! Continue a batalha! TMJ
O que pode explicar o que Estelita pensa pode estar no artigo da médica veterinária Silvia Correa na mesma Folha. Ela explica que o hábito chinês de comer animais selvagens (causa provável do coronavÃrus) vem da grande fome que matou 45 milhões de chineses entre 1958 a 1962. Não é um traço cultural dos chineses. As pessoas não agem nem pensam com base no conhecimento (ou falta de). Fazem-no por necessidade. As pessoas de bem na China também acham o hábito abominável ...
Parem de definir direita e esquerda como posicionalismo polÃtico. Este conceito vem do parlamento francês do século XVIII, que separavam parlamentares por assentos na Assembléia. Ser esquerda nunca significou ser socialista/comunista/progressista ou direita ser capitalista/conservador. Tudo é uma questão de referencial. Se girarmos no sentido horário vamos pra direita caso contrário vamos à esquerda. Quando polÃticos estão no poder tendem pra direita, se estão fora tendem pra esquerda.
Só existe dois lados: quem está puxando o gatilho e quem está na mira do cano da arma, porcos capitalistas ou socialistas utópicos, esquerda ou direita, fÃsica quântica ou newtoniana. Homo homini lúpus.
Te entendo, prezada tati. Sei que você carrega muito ódio no coração e tem dificuldade em sentir empatia por pessoas com alinhamento ideológico diferente do seu... todos temos. Mas você acha mesmo que a solução vai vir de textos provocando os outros? Não seria melhor tentar compreender o processo atual de polarização e os motivos da ascensão da tal “extrema direita”? Ódio e desprezo não formam bons alicerces para as pontes que nossa sociedade precisa construir... fica a dica.
Veja o que você fez, Tati Bernardi. Que coisa feia. Veja os comentários abaixo. Atiçou a matilha bolsonarista com seu belÃssimo texto. Ficaram furiosos, babando e mostrando os dentes, como faz o imprestável fantasiado com faixa presidencial.
Parabéns! Excelente texto! Acho que precisamos respeitar mais as pessoas, independentemente se são de direita ou de esquerda. Sempre morei na periferia pobre da cidade, onde, tenho certeza, a maioria das pessoas são conservadoras. Não é a classe social que vai determinar o destino ideológico de cada um e sim outras questões relevantes para todo ser humano.
Ãpice do petismo. Lula presidente atravessando a Praça dos Três Poderes para entregar ao Presidente do Congresso o Projeto de Lei da Bolsa FamÃlia. Petismo no Fundo do Poço. Traindo a classe trabalhadora com a criação da CUT. O braço remunerado do trabalhismo ideológico com o aparelhamento do Estado. Onde toda ideologia se afunda. As ideologias não podem ignorar a matemática. Entenda matemática como quiser.
A matemática eu entendo. E bastante. DifÃcil é entender você. Acho que o cogumelo estava estragado.
Poucas linhas muito bem sintetizadas. Alteridade não possui classe social. Mas, massa de manobra, sim. A maior oposição midiática deste desgoverno está vindo das mulheres; deve ser porque possuem mais sensibilidade.
A cada coluna que leio eu te amo mais...
Eu também
Talvez, Sra. Escrevinha, nossa Estelita, seja pelo sofrimento bem mais inteligente, que QQ palpiteiro ideológico. ( De QQ matiz). Ou seja: " É melhor eu trabalhar para este ca na lha, e receber, do quê ficar desempregada junto com os 13 milhões, que a esquerda desempregou" O que passa pela cabeça da sofrida Estelita? O que passa? Aceita-se palpites.
Tenho um palpite. O que passa na cabeça da Estelita é algo que não fede como o conteúdo de sua caixa craniana.
Oh! Tati, sua omissa, que raio de vizinha intelectual é voce? A coitada, se for se guiar por si só, é claro que vai pensar besteira. Voce precisa chamá-la, explicar-lhe a mais valia, o materialismo histórico, despertá-la para o "Lula livre", "Me too", para o fascismo emergente. Enfim, doutriná-la pois, como voce e outros sabem, a depender das escolas não há doutrinação, embora os tontos do "Escola sem partido" teimem que sim.
Olha olha. Um defensor dos frascos e comprimidos. Frascos de uÃsque e comprimidos de ácido. Enquanto isso, vendem a classe mais baixa que ela precisa trabalhar, trabalhar, resignar e não reclamar para terem o mérito de subirem para uma classe superior. Mas isso não é doutrinação. É uma religião mesmo.
Estelita, "nobre" escrevinha, não é de direita, ela está de direita. E sabe porquê? Porquê um dia foi de esquerd., e esta-laia, lhe roubou o que de mais sagrado a Estelita tinha, a Esperança. Assim a maioria silennciosa, e mais desfavorecida, não é, mas, está de direita. As Estelitas e os Estelitos, sempre pagaram as contas dos ex tú pi dos palpiteiros à esquer. ou à direita. Palpiteiros que,do alto de 5 refeições diárias, se agridem num im be Cil FLAxFLU. Farinhas antagôn., mas do mesmo saco.
É muito provável que Estelita tenha formado seu pensamento politico através de algum charlatão,"pregando" numa igreja pentecostal de seu bairro.A situação de miséria, crescente no Brasil,empurra os desvalidos a buscarem conforto nestes locais. Diante disso vemos o poderio financeiro e politico desta mafia crescer enormemente com as "doações" de seus crentes.Some-se aos lideres desta mafia "cristã"(SIC) as mafias do congresso, e pronto.O desastre dessa terra como nação está completo.
Acredito que em pouco o dÃzimo será descontado no holerite. Aguardem e verão.
Se os capitalistas não tivessem investido na formação de lÃder de esquerda não existiria esquerda ou seria muito fraquinha sem poder atrapalhar o o desenvolvimento do paÃs. O irmão do Lula ativista comunista foi contratado pela Odebrecht para dar palestra para trabalhadores nos sindicatos. O lula recebia mesada da Odebrecht desde a década de 70. Os lidederes de esquerdas são todos capitalistas. O assistencialismo é para manter o povo pobre e sobre domÃnio.
E o que resolveria isso? A "meritocracia"? Estelita trabalhar até morrer para "ficar rica" por merecimento? kkk. Liberal é um ser esquisito demais
Se nãao tivessemos lÃderes de esquerda a maioria do povo ainda estaria trabalhando seis/sete dias por semana, 10/12 horas por dia, sem benefÃcios como ferias, seguro-saúde. , direitos, apenas como semi-escravos do sistema.
Perfeito retrato da antÃtese dos dias atuais, legal!
Liberal ou esquerdista com empregada doméstica ou diarista é uma contradição. É como os pais da pátria dos EUA falando em "we, the people... life, liberty and pursuit of hapiness", e todos com seus escravos. Limpar a própria sujeira e cuidar dos próprios filhos é básico.
Tati, é exatamente isso que eu penso! É chocante ver o oprimido dando o braço ao opressor.
Ter coerência entre a própria vida e o que acredita ser o caminho pela polÃtica? Entender o que influencia a vida quanto à opção ou visão polÃtica? Vejamos: tudo de ruim que aconteceu com Estelita foi na época dos governos do PT, e talvez, alguma coisa no governo FHC (que foi centrista murista). Logo, o discurso do PT não evitou estupro e outras violências .. Já o tiozão de esquerda NÃO vai mudar nada se o banco onde está seu dinheiro doou para AECIO e DILMA. A sociedade é doente?
O que a meu ver atrapalha a interpretação da realidade brasileira de sempre, tanto da Estelita quanto da patroa dela é o mesmo que falta ao Brasil e sobra nos paÃses nórdicos da Europa. Educação de qualidade na base. E isso é proposital. A quem, no andar de cima, interessa a conscientização? Ou alguém tem outra explicação para o fenômeno do pobre, do miserável, votar em poderosos? Claro, há outros fatores, sempre há. A alienação, a acomodação, via religião, por exemplo.
Talita como motoristas de uber soldados e sargentos da pm caminhoneiros, todos próximos a base da piramide social sofrem uma forte lavagem cerebral, seja pelas redes sociais da internet, seja pelos pastores neovangelicos, seja por apresentadores populistas como datena huck os da record joven pan bandeirantes etc. São os conservadores da falsidade ideológica. Os da esquerda se posicionam como donos da verdade para discutir com elite e não com populares ignorantes. Espectro escuro de 2 faixas.
Tudo em nome de uma mentira chamada "Meritocracia"
Vou repetir uma frase do Walt Whitman, considerado o "bardo da democracia": "Eu contenho multitudes." É lamentável que o ser humano, tão complexo e multifacetado seja reduzido a uma mera categoria estatÃstica, como esquerda e direita. É o proverbial ato de sacudir o cachorro pelo rabo, pois as posições polÃticas de qualquer não é algo escrito em pedra que vale para todas as situações. Somos como o clima paulistano que no mesmo dia experimenta as quatro estações. A quem interessa o tribalismo?
Direita, esquerda, ficção exagerada.
Excelente texto, embora o PSL, partido ao qual você se refere no final, não seja o partido dos ricos. É um partido populista.
A coluna da tati sempre traz algo de novo sobre um assunto tão vejo quanto o Brasil: a desigualdade social ! Parabéns minha amiga... !
O problema da esquerda é pensar que dá para discutir sério sem falar da luta de classes e colocando no lugar o identitarismo. O tiozinho é muito pior porque ele de alguma maneira forma a opinião dos outros. O tiozinho é de direita, só não descobriu ainda. O Lula já descobriu, mas tá na encolha. Porque o gado pra ele manobrar tá por aà se achando superior de alma.
Texto fantástico, Tati. Além das feridas nas almas, a tal da esquerda brasileira precisa entender porque o tempo que ela passou no governo não foi eficaz para a estelita acreditar que um outro mundo era possÃvel...
Pessoas erradas no lugar errado.
Colunista pouco criativa. Texto muito ruim
Não, cara. Vc q não entendeu!
Chacrinha: A Ignorância "astravanca" o progresso, e o "lobo" segue em frente, manipulando e propagando suas mentiras, vide o último discurso do Trump,bela peça para os incautos se inspirarem.
Rótulos, a mercadoria mais cara e de menor preço que consumimos hoje em dia, graças ao mau uso das redes sociais. Mas o ser humano sempre foi assim, o que espanta é a nossa própria imagem neste grande espelho. Já é um começo a gente conseguir se ver, dormir com isso é que é um problema. Melhor descarregar no outro, que seja.
DifÃcil entender como um massacrado pode gostar do massacre. O bom é podemos tirar o peso das costas de viver num paÃs governado por idiotas na polÃtica e de gananciosos na economia, colocados lá por pobres de direita.
No fim do artigo tem a palavra Comente! Eu tô aqui tentando comentar, mas não consigo. Só canto o refrão - nesta vida tudo passa e você também passou.
Nair, minha querida, a colunista, no seu roteiro, cinematográfico, perdeu a oportunidade de se posicionar e falar o que pensa cara a cara. Mas foi pensar o que deveria escrever. Será porquê? Sim, achei o texto, com dizia minha sabia avó, Escalafobético, ou seja: que demonstra falta de jeito, de aprumo, de elegância; desengonçado, desconjuntado, maljeitoso. Em vez de Escalafobético, acho que pode ser usado Roteiro em Vertigem, última moda.
Ih, olha outro q não entendeu!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > Pobre de direita Voltar
Comente este texto