Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eli moura

    não há alternativas senão o isolamento para evitar a transmissão. isto seria feito na europa ou em qualquer outro lugar. querer olhar as coisas apenas com o espectro político ideológico leva a suspeita de falta de senso crítico, que pode ser encontrado na frase "menos de mil pessoas mortas". como pode um sujeito publicar tal coisa.

    Responda
  2. SILVANA MORAES

    Pois é tempo sombrio esse 2020 .... de forma misteriosa um vírus já conhecido e mutável como o da gripe faz 1000 mortos em uma China tão populosa e traz ao mundo o pavor e o desespero. Quando o mundo vem sendo agredido pelo fascismo em sua versão moderna

    Responda
  3. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Entendo sua revolta mas diante do desconhecido, que envolve mortes, melhor errar para mais do que para menos.

    Responda
  4. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O confinamento me lembra uma antiga prática de nossos ancestrais. Se um guri pegava varicela, era colocado junto com os filhos dos vizinhos e parentes para que fossem todos contaminados de uma vez com o tratamento adequado.

    Responda
  5. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Excelente abordagem. Mas, toda escolha tem o seu preço. Ante a ameaça cujo potencial a princípio era desconhecido, o governo chinês optou pelo princípio da precaução. À medida que os aspectos epidemiológicos vão sendo conhecidos, a China e os demais países menos impactados pelo coronavírus deveriam abrandar o controle social para que os efeitos negativos na economia global sejam abrandados.

    Responda
  6. CARLOS MAYR JR

    A pergunta que resta a ser respondida é se ao colocarmos populações inteiras sob quarentena confinadas a um único local não estaríamos de fato intensificando a proliferação do vírus, visto que o maior número de casos notificados tem sido dentro da área submetida a quarentena compulsória. O aumento de casos dentro do navio submetido a quarentena pelas autoridades japonesas sugere esta possibilidade.

    Responda
  7. Henrique Hermida

    Excelente análise, Demétrio! Assim como a guerra aos guerreiros mongóis da Eurásia, ou aos inimigos da Lestásia, no romance 1984, o coronavirus hoje é nada mais que uma desculpa para ações de controle social e deliberada xenofobia. O Grande Irmão vive entre nós.

    Responda
  8. José Bernardo

    Inteiramente de acordo. Histeria e paranoia como políticas de governo, em escala global, são muito mais danosas do que qualquer vírus.

    Responda
  9. Fatima Marinho

    Pela primeira vez concordo com o Magnoli. Precisamos ficar atentoss A polícia sanitária e seu autoritarismo. de plantão, em governos como o atual Breve todos podem ser suspeitos e toda sua vida destruída para ser metido em uma isolamento qualquer. Já aconteceu antes com os “leprosos” nesse país. Nos anos 30 famílias inteiras eram isoladas em leprosarios, crianças passaram a vida presas porque quando havia uma suspeita de lepra na família todas as pessoas eram presas para todo o sempre.

    Responda
  10. Francisco Henrique Dias

    A posição do colunista é indefensável. Especula até sobre o que não sabe. A China aceitaria 30 milhões de mortes só entre chineses? Se a morte por gripe sazonal nos Estados Unidos é tão grande é simplesmente por não se poder impedir a circulação do vírus. Potencialmente o vírus mataria 6 milhões de americanos. O colunista faz comentários tolos e sem base em ciência. Isso, sim.

    Responda