Opinião > O design inteligente, tido como vertente do criacionismo, é uma teoria científica válida? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Matone

    https://youtu.be/r4sP1E1Jd_Y

    Responda
  2. Alexandre Matone

    https://youtu.be/r4sP1E1Jd_Y

    Responda
  3. Mariana da Costa Conde

    Ridiculo e ralo sofisma de Matone ; os cientistas com crenças religiosas seguem rigidamen te os postulados e protocolos cientificos para desenvolver suas inovaçoes ; nao sendo assim , elas nao sao aceitas, patenteadas nem passam a circular no ambito cientifico Nao existe nenhum 'medicamento inovador' chancelado por Deus a nao ser aqueles dos charlatoes

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Capacidade de compreensão de texto zero!

  4. Joao Guilherme Rocha Poco

    Os relatos da criação descritos na bíblia são fruto de observação e explicação do que se percebia. É a teoria científica daquele povo naquela época. Os gregos já percebiam que a Terra era redonda e mediram seu raio, mas não havia congressos para se discutir.... A mecânica de Newton evoluiu com a relatividade de Einstein. O que se aprende disso é que a ciência evolui e sempre e há espaço para novas teorias. Elas tem que ser testadas, debatidas e validadas para sair do status de pseudo-ciência.

    Responda
  5. Alexandre Matone

    Roberto Gomes, entre 1901-2000, auto-declarados ateus, agnósticos e "livres-pensadores" ganharam 8,9% dos prêmios de medicina , 7,1% de química , 5,2% de economia , 4,7% de física e 3,6% da paz. Assim, saiba que cada vez que você usa um medicamento inovador, a maior probabilidade é que tenha sido desenvolvido por um cientista que não se auto- denomina ateu, agnóstico ou "livre pensador".

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Capacidade de compreensão de texto zero!

    2. Mariana da Costa Conde

      Ridiculo e ralo sofisma de Matone ; os cientistas com crenças religiosas seguem rigidamen te os postulados e protocolos cientificos para desenvolver suas inovaçoes ; nao sendo assim , elas nao sao aceitas, patenteadas nem passam a circular no ambito cientifico Nao existe nenhum 'medicamento inovador' chancelado por Deus a nao ser aqueles dos charlatoes

    3. Alexandre Matone

      A prevalência percentual de ateus, agnósticos e "livres pensadores", assim autodenominados, é sem dúvidas bem maior entre os jornalistas da Folha, militantes esquerdistas e egressos dos cursos de Filosofia, Sociologia, e afins do que entre os laureados com o Prêmio Nobel. Principalmente nas áreas científicas, pois em literatura é 36%, a maior de todas.

    4. Alexandre Matone

      Para efeito de comparação, os judeus ganharam 23% dos prêmios Nobel, até hoje. Há muito mais ateus do que judeus no mundo.

  6. Alexandre Matone

    A Ciência não precisa do "nihil obstat" de nenhuma equipe de Torquemadas.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Os Torquemadas sempre atrapalharam o desenvolvimento da Ciência. Mas hoje, eles jogam em outro time. São sacerdotes de outro lobby de crentes.

  7. Alexandre Matone

    Texto cheio de desinformação e preconceitos. O DI não "nega a evolução" e nem a confirma. Ele analisa as evidências de projeto. Uma evolução pode ter sido guiada. Descartar essa possibilidade a priori é se guiar por dogmas. Uma evolução tem que se iniciar de um primeiro ser vivo. Não há nenhuma evidência de uma sopa orgânica primordial que produzia seres vivos. Isso é mito do "wishful thinking" ateu.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Não podemos dogmatizar que toda a idéia que conduza à existência de um projeto e um projetista para o universo, e a vida "não é científica". Isso vem do dogma falso que a ciência tem que ser atéia. Ciência é a análise da natureza sem preconceitos. E o que quer que seja descoberto é uma descoberta científica. Mesmo que contrarie crenças prévias do lobby dominante.

  8. fabio raposo do amaral

    Bravo!

    Responda
  9. Renato Botelho

    O debate se resume a uma única questão: existe um criador ou é tudo consequência do acaso? Para o homem existem conceitos que, por sua experiência, não consegue admitir. Ausência de criador e infinitos tempos, espaços e matérias. Hoje os debates sobre o inescrutável multiverso e críticas aos conceitos do big-bang já são temas de debates entre os cosmólogos. O homem criou deus como a única resposta a todas as perguntas que não consegue responder, deus é a resposta.

    Responda
  10. Paulo Roberto Schlichting

    Nota 10. Com louvor!

    Responda
  11. Eduardo Giuliani

    Excelente artigo! Gente irresponsável, e em maioria aproveitadores, gostam de envolver deus em tudo. Ao criar a figura de deus tentam se aproveitar do posicionamento. Sacerdotes. Estamos aqui para melhorar este mundo através de uma constante evolução (desde o big-bang). Melhor entender Deus como uma grande alma que nos conecta do que como um arquiteto. Não precisamos de religiões para melhorar esta grande alma, precisamos de iniciativas em nossa comunidade: emprego e inclusão social.

    Responda
  12. Ivan Zacharauskas

    Só de ler o texto e o modo de apresentar as ideias dá pra ver a formação científica do autor. Ai contrário de seu contraponto favorável à TDI, que parece ter sido escrito por alguém sem a devida experiência de pesquisador e escritor necessárias.

    Responda
  13. osvaldo missiato

    É um assunto que nunca se saberá a resposta correta.Basta andar um pouquinho e pensar mais um pouquinho. Não foi dado ao homem poder para decifrar certas coisas.Leia o livro do Eclesiástico com muita atenção que você saberá o quero lhe dizer.Os grandes gênios da Física: Newton, Einstein, etc queriam saber o projeto de Deus.Não conseguiram.Faltou inteligência? É claro que não.Não nos é dado saber certos conhecimentos!!!!!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Eu diria "Kohelet", o nome original do livro de Salomão.

    2. ALEMAR BRAGA RENA

      Concordo, mas eu diria o "Eclesiastes" !?

    3. Roberto Gomes

      Graças a Newton, Einstein e outros estamos comentando na Folha on-line utilizando nossos celulares. Não é graças à Bíblia, Osvaldo.,

  14. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O embate, me parece, pode ser resolvido por uma posição intermediária. A sugerida por Yuval Noah Harari, no seu livro Sapiens, qual seja: se até aqui Darwin é mais convincente, doravante com a aproximação da biotecnologia com a inteligência artificial, podemos estar frente a um design inteligente, só que não com um ser superior mas o próprio ser humano. Quem viver, verá, até porque o Harari prevê que nós seremos amortais.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Roberto Gomes, entre 1901-2000, auto-declarados ateus, agnósticos e "livres-pensadores" ganharam 8,9% dos prêmios de medicina 7,1% de química 4,7% de física . Assim, saiba que cada vez que você usa um medicamento inovador, a maior probabilidade é que tenha sido desenvolvido por um cientista que não se auto- denomina ateu, agnóstico ou "livre pensador". Para uma rápida comparação, 23% de todos os prêmios Nobel foram ganhos por judeus.

    2. Alexandre Matone

      Marcos Eberlin é o tipo de químico capaz de desenvolver antibióticos de última geração.

    3. Roberto Gomes

      Derocy, se vc tiver uma infeção generalizada, vc gostaria que seu médico dissesse: veja, Derocy, existem duas possibilidades de tratamento, antibióticos de última geração e reza braba. Qual vc prefere?

  15. Cloves Oliveira

    A Lei de Sayre, criada pelo cientista político e professor W. S. Sayre, diz que as brigas entre acadêmicos é tão intensa porque o que está em jogo é muito pouco. A questão da evolução das espécies divide opiniões desde que Darwin lançou a sua teoria. Mas e se todos os lados estiverem errados? E se a vida tiver originado fora da Terra? A formação expontânea da molécula mãe, o RNA, para quem tem um mínimo conhecimento de Química, é algo incrivelmente improvável. O Universo não pode ser estéril.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Cloves, improvável não é impossível. Ganhar na mega Sena também é bastante improvável.

    2. Emerson Amorim Cortes

      A teoria da evolução não explica o surgimento da vida nem tem esta intenção. Se a "molécula mãe" surgiu fora da Terra isso não muda uma vírgula na teoria de Darwin. "Estatisticamente", incrivelmente improvável pode ser visto como altamente possível se a referência for a sobreposição de um número quase infinito de eventos no transcorrer de bilhões de anos. A verdade é que invocar conceitos estatísticos não faz sentido sem conhecer os eventos possíveis. Este conhecimento é um dos objetivos ciência

  16. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

    Excelente texto. Lógico, claro e preciso, ao contrário do "contraponto" que o acompanha.

    Responda
  17. Henrique Rodrigues

    Pq a folha dá espaço para uma discussão que não existe na academia? É exatamente o que esses propagandistas do di querem

    Responda
    1. Waldo Assahi

      O espaço dado se deve exatamente ao fato de que, hoje, no desgoverno bozo, com weintraub no ministério, o presidente da Capes - a principal agência oficial de fomento à pesquisa científica acadêmica - é um adepto do DI. Para vc ver em que ponto chegamos.

  18. Pedro Sodré

    Em qualquer país do mundo quem defende o DI ou vira piada ou toma por.rada. Aqui no Brasil, ganha cargo no governo

    Responda
    1. NORIVAL ROBERTO SUTTI

      E espaço na Folha.

  19. Arthur Cordioli

    Excelente!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.