Opinião > Epidemia confinada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Leonardo Gama

    Estatísticas mais confiáveis do que as chinesas: até sexta (07/02) foram 343 casos confirmados fora da China. Desses, pelo menos 10 pacientes já se recuperaram e apenas um morreu.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    O editorial da Folha está subestimando o coronavirus. Na China há uma morte para cada 3 curados, um número alarmantemente baixo de quem se livrou do virus em relação aos contagiados. O médico de 34 anos que ficou doente no início de janeiro e faleceu esta semana, só foi confirmado com o virus no fim de semana passada. Podemos inferir que os casos de coronavirus não são todos reportados pelo governo chinês. A crise parece muito pior do que tem sido reportada.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Igor, há uma morte a cada três curados *dos casos notificados*, o que é uma informação pouco confiável a princípio. Apesar de o governo chinês estar sendo mais transparente nesta epidemia do que na de SARS há pouco mais de 15 anos, ainda assim os casos estão sendo subnotificados, com pacientes com sintomas leves sendo mandados para ficar em isolamento em casa. Imagino que uma fração nem esteja procurando os hospitais superlotados. O melhor seria estimar a letalidade pelos casos fora da China.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.