Opinião > A síndrome de Levitsky Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Que texto horrível. Como vcs colocam um Bolsonarista olavista, cheio de ódios ressentimentos e técnicas de acusação para comentar os textos de um professor de Harvard, mundialmente reconhecido por sua excelência.

    Responda
  2. Alexandre Anello dos Santos

    Podia chamar esse artigo de :manual de pseudoargumentos de um olavete:.

    Responda
  3. Vinícius Novais

    Achei que estivesse lendo um texto do Weintraub...Onde é que essa galera lunática aprendeu a escrever tão mal?

    Responda
  4. aecio castro

    E eu que pensava que para ter o título de dotô, fosse preciso , pelo menos estudar os clássicos e pasmem, entendê´los, como em países pobres como o nosso podem existir "liberais" - é muito fácil encher a boca e dizer "sou liberal" quero ver fazer isso vivendo ou pleo menos conhecendo a triste realidade de muitos - onde há liberdade para alguém que acorda às 4 da manhã para entra o trabalho às 9, que liberdade é essa? Saiam da bolha. Sem mencionar o salário. Nem rir dá mais.

    Responda
  5. Carlos Patez

    O grande problema deste texto eé que seu autor não leu a obra que cita. Deturpa conceitos e não enxerga o óbvio na obra que cita corrosão no tecido democrático em vários regimes, tanto oriundi de direita quanto de esquerda. O problema não é a predileção por um outro espectro político, mas sim, pelo autoritarismo. Caso o mesmo tenha lido, sofre de Deficiência Cognitiva Programada em alto nível.

    Responda
  6. José Ricardo Braga

    Texto de Facebook... ;)

    Responda
  7. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    A Folha descobre cada pérola. Triste Brasil.

    Responda
  8. Paulo R Torres

    O risco à democracia está nos ataques diários que recebe e nos recuos que se vê dos que deveriam reagir. Este caso é um exemplo e mostra que, como diria Leonel Brizola, a própria Folha - ou já seria "Foice de S.Paulo", como dizem - está "costeando o alambrado". Enquanto este artigo de ataque à "esquerda" ganha espaço nobre no alto da página 03, matéria sobre petição global de personalidades e intelectuais brasileiros e mundiais pela nossa democracia sai no pé da página 17. Precisa dizer mais?

    Responda
  9. Ricardo Sato

    Gente, que texto ruim. Ele pagou pra publicar isso, Folha? Ou a curadoria foi de vocês mesmo? Tá louco.

    Responda
  10. Paulo Roberto Schlichting

    O texto é manipulação ideológica completa. Realmente, um hermeneuta da empulhação.

    Responda
  11. Maria Cecília de Arruda Navarro

    Meu pobre rapaz, você não entendeu...não é porque a esquerda perdeu - e com motivos para perder - que a democracia está em risco. Se você não enxerga o governo solapá-la diariamente seu problema é Síndrome da Cegueira Permanente. É grave! Cuidado...

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      É mais ou menos como o bolsonarismo apregoa. Nada de ideologia no governo; só se for de direita.

  12. Clóvis Gruner

    Isso é o que acontece quando se é "especialista do Instituto Mises": acreditar que o livro do Levitsky é de esquerda.

    Responda
  13. LUIS M COSTA

    Não creio ser essa a questão. Aconteceu algo assim nos governos FHC? Sabemos que não. E nos do PT? Também não vivenciamos isso... Temos um governo que promove exatamente o oposto ao que se entende por uma democracia. É agressivo, preconceituoso e sectário. Não respeita as instituições, ofende a classe artística, professores... vide o vídeo do ex-secretário de Cultura, com menções claras ao nazismo. Para mim, é um texto de militante que quer tratar como iguais coisas muito diferentes...

    Responda
  14. ricardo fernandes

    o articulista coloca na conta da esquerda todos aqueles que estão ligados ao PT e defendem as ditaduras de esquerda. pela mesma lógica, todo aquele que é de direita defende bolsonaro. bom, no caso presume-se que sim, e o articulista veio a público com esse discurso para fazer média com o chefe ernesto araujo.

    Responda
  15. Adauto Lima

    A discussão Esquerda x Direita está fora de moda há décadas. Não entregou evolução social. A Ciência Política existia antes dela e segue depois dela.

    Responda
  16. Devanir A Merengué

    Todas as ditaduras são abomináveis!!!

    Responda
  17. Devanir A Merengué

    Todas as ditaduras são abomináveis!!!

    Responda
  18. MARIA IRENE CARDOSO MAIA

    Que texto péssimo. É diplomata mesmo? Primeiro, partir do pressuposto que partidos de esquerda não podem fazer oposição quando um partido de direita é eleito é não saber nem o abc da democracia. Segundo, resumir todas as críticas até aqui feitas pela oposição a mero mimimi feito por não aceitar a derrota, é de um reducionismo e colaboracionismo com o atraso. Seja direita, mas seja direita pensanye, por favor.

    Responda
  19. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Definição perfeita da es,quer.da Brasileira,pessoas com personalidade Narcísica que se acham portadores das idéias que irão salvar humanidade,na realidade são uns ditadores enrustidos que só gostam da democracia quando são os vencedores nas eleições.Aja espelho para essas personalidades doentias.

    Responda
  20. João Mauro Gomes Vieira de Carvalho

    A parte boa do texto é que já no início o autor admite não saber quem é Steven Levitsky. Com isso, fica mais fácil entender o resto do texto, que apenas comprova que o autor não leu o livro do referido cientista político.

    Responda
  21. Dea maria Kowalski

    Como esse pessoal de extrema direita eh ruim em comunicacao. Nao consegui entender o texto. Um emaranhado sem nexo. Esse pessoal nao frequentou escola? Nao leem boa literatura? O tal instituto Mises, antes de doutrina-los deveria dar-lhes aulas de redacao. Esses artigos confusos nao passam por averiguacao antes de ser publicados? Se nao, deveria. Eh um espaco importante para nos leitores desse jornal.

    Responda
  22. Niels Søndergaard

    (seguido) é importante, porque de modo geral, autocratas em atenção de fato fazem o que falam que vão fazer. Como Levitsky observa, Bolsonaro objetivamente demonstra uma longa série destes traços autoritários, que sim, fornecem claríssimas indicações de que o seu projeto se encaixa nesta categoria, ao contrário de outros lideres da direita/centro-direito que não demonstram este comportamento. Simples assim.

    Responda
  23. Niels Søndergaard

    O texto é incoerente, e duvido que o autor tenha lido Ziblatt & Levitsky (2018). O argumento central destes autores é justamente que existem muitos exemplos de degeneração democrática vindo tanto da direito como da esquerda. A manutenção de um estado de direito democrático depende do comportamento dos líderes, e a observação de uma série de critérios de respeito às instituições. Como transições autoritários costumam demorar muito tempo, os indícios (ações iniciais, retórica, etc.) normalmente

    Responda
  24. Catharina Pinheiro

    O nível dos intelectuais da direita está muito ruim. O texto acima apresenta graves problemas de coerência e argumentos falaciosos que podem ser facilmente desconstruídos. Meu caro, tanto a esquerda quanto a direita séria reconhecem que a democracia vai mal quando a ultradireita estimula a violência contra os opositores, quando ameaça o STF, elogia torturadores, cita o ministro de Hitler no seu discurso, só para falar dos acontecimentos mais gritantes.

    Responda
  25. Giovani Moises Pacheco

    "[...]propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo"? Falharam miseravelmente. Com tais bobagens sendo publicadas, fica bem difícil acreditar em tais propósitos e continuar a pagar por isso. Chega.

    Responda
  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A democracia não está em risco porque a direita ganhou, sabe muito bem disso o articulista, mas se reconhecer o fato a sua coluna dança, não é mesmo? Sabe ele que o que ameaça à democracia é um governo que atua contra as instituições democráticas, contra o estado de direito e contra os princípios e valores da civilização. Só tudo isso!

    Responda
  27. RUBENS FERREIRA

    Perfeito o texto, parabéns ! Mas sabe o que seria muito engraçado, se não fosse trágico ? Imagina se alguém de outro partido de esquerda que não o PT ganhar uma eleição para presidente, o que será que aconteceria ? Certamente se matariam um ao outro ....

    Responda
  28. Egle Roberto Menezes de Melo

    Se são esses os argumentos contra Levstiky ele estava certo.

    Responda
  29. MARCOS PAGANINI MATTIUZZO

    Não sei como o cronista está articulando sua tese de doutorado, porém imagino que seja melhor do que o texto apresentado. Ao citar Levitsky, ironizando o cientista político e tentando desqualificá-lo, o faz a si próprio. Um diplomata, no mínimo, deve estar a par dos cientistas políticos contemporâneos. Suas argumentações sobre a esquerda brasileira são plausíveis, porém nominá-la como síndrome de um autor que desconhece, diria metaforicamente, que se trata de uma síndrome de Maultasch.

    Responda
  30. lucia caetano

    Pelo menos, gente da esquerda escreve bem melhor. Pobrezito, deve estar achando que fez um texto profundo e bem-humorado. Só que não! Não mesmo!

    Responda
  31. Alisson Assunção

    Esse governo desafia às instituições o tempo todo. Lembro muito bem do discurso do Bolsonaro após a vitória eleitoral desejando prisão e morte aos adversários e ameaças a imprensa, inclusive a Folha de São Paulo. Existem governos de direita que não compactuam com esse discurso extremista (veja as declarações dos presidentes de direita do Chile e do Uruguai sobre o bolsonaro).

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele finge ignorar tudo isso porque destruiria o mote do seu artigo e ele precisa produzir um texto provocativo para a esquerda senão o seu emprego corre risco. É apenas isso!

  32. wilson kfouri

    Depoi que um miliciano psicopata foi eleito presidente tudo é permitido...

    Responda
  33. MARCELLO CAMPOS

    O q faz a FSP publicar um texto infantil e pseudo irônico como esse? Que rapaz limitado. A esquerda não fala que a democracia está em risco porque perdeu a eleição. Ela não questionou o resultado democrático das eleições e não fica pedindo o impeachment do PR - ao contrário da direita liberal q fez exatamente isso entre 2014 e 2016. O riscos à democracia são apontados qdo se vê, por exemplo, ações e omissões com motivações claramente políticas por parte do MP, da PF e do poder judiciário.

    Responda
    1. MARCELLO CAMPOS

      O Fora FHC foi em 1997 por causa do escândalo do Sivam e da compra de votos para aprovação da emenda da reeleição, ou seja, nada a ver com questionamentos sobre resultados eleitorais. Seu contra-argumento é seletivamente im.be.cil., José Aguiar.

    2. João José Aguiar

      Esqueceu do "Fora FHC"? Memória e percepções seletivas infelizmente predominam e nos dominam.

  34. João Matias

    Num artigo tão medíocre, seria inesperado que o autor atentasse para as muitas divergências que aqueles que se dizem de esquerda têm para com Fidel, Maduro e associados. Não se fala. O objetivo é unicamente de generalizar e nivelar por baixo. São todos iguais, na visão do pobre articulista. Certamente, nunca leu "Esquerdismo, a doença infantil do comunismo" de V. Lenin. A quem interessa generalizar e solidificar esquerda e direira? Como instâncias estanques?

    Responda
  35. Maria Lopes

    O artigo é tão medíocre, tão tentando ser engraçadinho (não consegui) e tão cheio dos clichês polarizastes em voga, que só resta concluir que é mais um lambe botas olavista tentando cair nas boas graças dos terraplanistas.

    Responda
  36. Eduardo Baltazar

    O articulista foi infeliz logo no título, uma vez que o próprio Levitsky disse textualmente que o governo atual é um risco para a democracia. Espera-se que no mínimo o cronista tenha lido sobre a fonte que vai citar. Fico impressionado como esses especialistas que temos que não pesquisam o mínimo para emitir uma opinião, alguém com credenciais tão importantes deveria ter alguma proposta ou ao menos argumentos mais fortes do que esse ataque a "tudo isso que estava aí".

    Responda
  37. Beto Rezende Rezende

    Bianconi, Creio que você sabe o que são condições objetivas e subjetivas para que mudanças ocorram. Uma coisa é a Alemanha pré- Hitler, outra são os tempos atuais. O que JB faz diariamente é retórica para o seu fiel eleitorado. Qual o peso de Alvim citando Goebbels? Nenhum. Tanto que foi demitido. JB escalou R Duarte. Que é de direita. E qual o problema de ser de direita? Ou só se é bacana se for de esquerda? É disso que o texto trata. Democracia supõe aceitar as regras do jogo. Simples.

    Responda
    1. Neber Fava

      meaça a democracia é quando o presidente diz que vai mandar opositores pra ponta da praia ou pro exílio , quando diz que não houve ditadura em 64-85 e que gostaria de voltar 50 anos. E a pior ameaça é quando vemos pessoas comuns preferindo fazer piadas sem graça ao invés de encarar o óbvio.

  38. Nathan Barbosa

    Dei a chance e li metade da opinião. Quando começou a radicalizar as interpretações, não deu.

    Responda
  39. Marcelo Arias

    O panfleto terminou sem explicar quem foi Levitsky, ou o que ele escreveu... faz o leitor enxergar tudo como pilhéria... é esse tipo de produção pseudointelectual dos nossos diplomatas? Affffe

    Responda
  40. WALTER MORAIS JUNIOR

    Texto típico de um reacionário, deve ser outro discípulo do "mago da Virginia", li para saber se era piada ou análise, não consegui ver nem uma nem outra definição.

    Responda
  41. Saulo Nepomuceno

    Poxa folha, quanto vocês estão ganhando pra divulgar a bobajada do instituto mimimises?

    Responda
    1. Francisco Henrique Dias

      Mimimises! Kkk! Esquerdista mimimi. Pode cholar.

    2. Francisco Henrique Dias

      Mimimises! Kkkkk! Esquerdista mimimi! Pode cholar!

    3. Francisco Henrique Dias

      Mimimises! Kkkkk! Esquerdista mimimi! Pode cholar!

    4. Francisco Henrique Dias

      Mimimises! Kkkkk! Esquerdista mimimi! Pode cholar!

  42. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Eu até concordo que a esquerda seja autoritária. Mas este artigo, na semana que a extrema direita quer censurar livros em Rondônia, é no mínimo inoportuno. Afinal este é um ato q abala a democracia

    Responda
  43. Neber Fava

    Ameaça a democracia é quando o presidente diz que vai mandar opositores pra ponta da praia ou pro exílio , quando diz que não houve ditadura em 64-85 e que gostaria de voltar 50 anos. E a pior ameaça é quando vemos pessoas comuns preferindo fazer piadas sem graça ao invés de encarar o óbvio.

    Responda
  44. renato soares

    kkkkkkk! A síndrome descrita está escancarada até nos comentários. Há muito tempo não lia algo parecido na Folha. Um texto imparcial, sem tendências, que fala de um fato que acomete tanto a esquerda quanto a direita, sem distinção. Fico feliz de ter a boa sensação de ler a velha Folha de São Paulo. Aos perdedores a esperança de uma vitória no futuro, mas com muita tolerância e inteligência. A polarização estabelecida no país só traz infortúnios e ódio. Afinal, somos todos brasileiros.

    Responda
    1. Saulo Nepomuceno

      Kkkkkkkk imparcial é muita palhaçada

    2. Saulo Nepomuceno

      Kkkkkkkk imparcial é muita palhaçada

  45. José Bernardo

    Com pérolas como "torturazinha", "mea cuba", esse artigo não consegue mostrar inteligência suficiente para se qualificar como humorismo; com generalizações simplistas e banais, como a de que todo progressista ama uma ditadura, contanto que seja de esquerda, muito menos se qualifica como análise ou denúncia com um mínimo de seriedade. No fim, reduz-se ao que é: provocaçao boba, com ares inteligentinhos. Em respeito aos seus leitores, a FSP deveria ter mais zelo com a qualidade do que oferece..

    Responda
  46. Dartagnan Santos

    Textinho mixuruca. No máximo, melhor que um Weintraub vomitando asneiras.

    Responda
  47. Beatriz R Alvares

    A bajulação e o puxa saquismo passaram a ser pré requisitos importantes na ascensão da carreira diplomática! Tristes tempos.

    Responda
  48. Wellington Serpa Monteiro

    Perfeito. A esquerda nacional não aceita perder, defende ditaduras como a de Cuba, e de Maduro. Tentou fraudar nossa democracia mensalão. E se locupletar do orçamento e empresas públicas- petrolao.

    Responda
  49. Cloves Oliveira

    Sejamos honestos. Existe inteligência tanto na esquerda como na direita. Aqueles que relincham, escoicinham e ruminam bobagens nesse espaço e nas redes sociais são como armários de informação ruins usadas para ofender os demais. Ainda bem que são minoria por isso, irrelevantes. O cidadão civilizado quando encontra uma situação ruim transforma-a e quando encontra uma situação que não pode ser transformada, transforma-se a si mesmo. Não é apenas questão de sobrevivência, mas de humanidade.

    Responda
  50. Severo Duarte

    Ameaça a democracia...raaaaa, o que que é isso cumpanhero?

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.