Ilustrada > 'Democracia em Vertigem' tem inconsistências econômicas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ah ! O jornal não podia deixar de colocar uma questiúncula econômica , através da nobre e desconhecida Alexia em relação ao filme . Ela não é nem uma tese de história nem uma tese econômica. Atenção : É um filme que chegou lá . Embora alguns não tenham gostado ou do filme ou das questões, de fundo politicas e econômicas e etc... que ele levanta. Pobre FSP, pobre Alexia , Pobre e tristes tempos ... Viva o cinema brasileiro ! Viva Petra ! com ou sem o Oscar... chegamos lá
Pra mim já é Vitória! Estar entre os melhores é inédito pros documentários brasileiros, ainda mais produzido por uma mulher. Todos deveriam ter orgulho, mas entendo que no brasil mesquinho de hj ta dificil. Vamos acompanhar a festa hj!
Uma maneira de negar a verdade dos fatos.mais ridÃcula que qualquer outra coisa.Quem viveu a época sabe disso;o resto é dor de cotovelo...
O curioso é que os que entram aqui na seção de comentários para criticar a Petra e seu brilhante documentário indicado ao Oscar nunca produziram nada que presta na vida. Jamais ficariam entre os cinco melhores do mundo em qualquer coisa!
O Brasil é a única ex colônia da AL que não lutou pela sua independência; em vez disso preferiu compra-la com dinheiro que não tinha, dinheiro que teve que ser emprestado da Inglaterra. DÃvida é a forma mais eficiente de domÃnio e foi isso que os Ingleses fizeram. Desde então nos especializamos em arrumar desculpas para todas as nossas mazelas. É mais fácil arrumar desculpas do que pegar o touro a unha. Os imigrantes que vêm aqui e vencem na vida devem se divertir com a choramingança nacional.
É Cloves, o Pranciscus tem razão, a culpa é dazelites, só se esquece que a zelites são eles mesmos.
Sou estrangeiro e "venci na vida", com muito trabalho. E não me divirto com as desvantagens que a maioria da população brasileira enfrenta desde o berço. Educação, saúde, moradias precárias. Grande parte de europeus e asiáticos que aqui aportam já começam em outro patamar graças aos valores culturais que trazem. Culpar o povo pelo atraso e a miséria, sem levar em conta a história, os 300 anos de escravidão, os preconceitos, a exploração da mão de obra , é insensibilidade social e histórica.
Canal francês já começou a transmitir e tem 1500 jornalistas presentes. Ganhar o Oscar é irrelevante o importante é que foi denunciado ao mundo o regime autoristarista é pré facista que estamos vivendo. Parabéns Petra por ter mostrado ao mundo quem é Bolsonaro !!!
Cara, Alexa. Eu também concordo que o lula deu sorte no boom das comodites. E deu azar tambem pela queda delas. A economia mundial é quase que escrava desse setor energético. É so a gente analisar: Venezuela, BolÃvia, Iran... todos esses paÃses entram em decadência quando preço baixa ou sofrem embargos. É só uma narrativa. Para direita e assim: se foi bem é sorte, se foi mal é incompetência. É uma narrativa e é subjetiva. Incomodou muito a direita.
Meu Deus, este avatar não tem limites. Você tem razão............. Que limbo seus comentários são, total falta de autenticidade jornalistica. O FDSP esta aguardando o mestre dizer................ou mais verba. Porque não sai do mudo, tucano ?
O filme dedica-se a louvar , Lula , o PT e Dilma, esquece todavia de narrar que o Brasil por conta da valorização das commodities no perÃodo até 2010 gerou um grande superávit na balança comercial e aumentou a divida interna para pagar a externa , entregando aos banqueiros nacionais uma enorme receita. Aumentando uma grande corrupção e quando da crise de 2008 tomou decisões erradas que geraram o grande desemprego que foi deixado em 13 milhões de pessoas e a recessão que ainda estamos a sair .
O filme narra fatos. Mas como diz um leitor ai acima. Para a direita é assim: se governo de esquerda deu certo é porque teve sorte, se deu errado é incompetência. Quanto ao desemprego e inflação, procure comparar os números deixados por FHC e aqueles deixados por Dilma. O mesmo quanto a reservas internacionais, dÃvida externa etc. Dilma sp muito melhor. Mas FHC é considerado estadista. A História é implacável ... futuras gerações saberão. E viva Petra! Mesmo sem Oscar, é vitoriosa.
O agente duplo Hildebrando, que um dia me chamou de Vincentinho o Vermelho. O cara é o bocal da esquina. Que tinha pena de minha pessoa porque ele tem amigos e eu não. Abri que este fórum é um embuste, a mesma pessoa que critica é a mesma que fala contra, coisa de bolsominon. Além do mais, espero que ele esteja no Rubaiyat com a esposa, como se fosse o apogeu do sucesso.
quanto ciúme Petra desperta. Mas foi graças os áulicos do "mico" que Petra se tornou hoje cineasta de apenas 36 anos mundialmente conhecida.A histeria da direita nas redes sociais deu a Petra o reconhecimento e a tornou famosa no mundo.Petra agradece !
Sejamos sinceros, o filme deveria se chamar Democracia em histeria. O Sérgio Moro é um agente da CIA, Lula é uma vÃtima dazelites e Governo é fascista e nazista, persegue e assassina negros, mestiços, gays, pobres e Ãndios, e tudo isso sem nem o Bolsonara passar pro segundo turno! Loucura, loucura total!
Ah tá! A culpa agora é daqueles que têm mais de 59 anos e não souberam e não sabem. A culpa nunca é do PT. Ah, vai ...
Imaginem se o filme fosse feito após o vaza-jato. Seria mais arrasador para o ga.do bozzalino.
há uns dias foi plantada uma matéria no jornal Washington Post sobre esse filme de ficção. Adivinha quem forneceu o conteúdo para a matéria? Uma jornalista brasileira chamada Ana Paula Blower, do jornal o globo... Sobre o filme sabe o que disse o Editor do jornal? "Ela é documentarista e pode dizer o que quiser. Mas se isso fosse jornalismo, nenhum editor respeitável teria permitido que este filme fosse lançado."
Como o autor do comentário não é documentarista, nem jornalista, resta-lhe expor sua inveja na sessão de comentários de um jornal local...
Vê-se como a direita (Matone, Hilde e quejandos) têm um enorme pavor da verdade e da democracia. É pena que tecnicamente o filme seja fraco, particularmente na narração lamuriosa muitas vezes inaudÃvel. Tinha que ser mais forte e contundente.
Um filme que tem uma narrativa pro esquerda, com as mesmas cenas seria capaz de criar uma narrativa à direita! Como a criadora angariou recursos para a produção? Tem a Andrade Gutierrez por trás? Como está empresa atuou no antigo governo?
O lobby da "disinformation" petista lança mais essa bola para os "cumpanheiros" esquerdistas ("liberals") da mÃdia e da academia do cinema cortarem. A verdade é apenas "mais uma narrativa", competindo em condição de desigualdade com a versão de quem detém a máquina.
De Petra Andrade Gutierrez só espero uma coisa, que nos devolva o dinheiro.
Petra, mesmo não ganhando o Oscar, já fez muito pelo Brasil. Ajudou a divulgar o paÃs horrÃvel que o Brasil se tornou.
aqui nos EUA esse assunto é totalmente desconhecido pela população americana. Talvez no Brazil vocês estejam vivendo uma ilusão coletiva. O famoso me-engana-que-eu-gosto. O filme é uma peça de ficção ordinária, cansativo e chato. Os personagens são caricatos e a autista... autista. Simples assim.
Get an education, Trumper.
Mário, o Sérgio se esqueceu de citar o Le Monde, Ele PaÃs, O Diário do Centro do Mundo...
Por que vc nao leu a excelente reportagem sobre o filme da Petra publicada pelo Washigton Post? Too busy to glance over the national newspapers?
Refiro vc a excelente reportagem sobre o filme da Petra publicada pelo Washington Post dias atras. Too busy to glance over the headlines of the national newspapers?
Aqui nos EUA, o titulo do documentario de Petra Costa eh Democracy on the Edge ( mais ou menos: Democracia por um Fio). Dias atras, o Washington Post publicou uma extensa materia analisando o ducumentario historicamente (para os americanos entenderem) e o elogiando como uma obra de arte, sem duvida merecedora de um Oscar. Qualquer que seja a opiniao no Brasil, sera a versao em ingles na Netflix que sera vista pelo mundo inteiro.
exatamente. A extrema direita brasileira deram um tiro no pé procurando agredir Petra pelas redes sociais. Hoje ela tem acesso positivo a toda mÃdia internacional. Obrigado mions.
Espero que a narração em inglês seja mais audÃvel.
A diretora Petra Costa mostrou talento inquestionável em "Elena". Com "Democracia em Vertigem", ela reafirma o seu olhar aguçado e sensÃvel ao direcionar as lentes da câmera para os dissabores da nossa polÃtica destes últimos anos. Ela faz critica sim a esquerda e não poupa a direita. Mas, antes de tudo, faz arte, agrade ou não à queles que torcem o nariz para a sua forma particular de conduzir seu documentário. Se for premiada com o Oscar, quem ganha é o Brasil.
Esse documentário é um ensaio dos discursos do PT para as eleições municipais 2020. Será a tônica dos palanques Brasil a dentro. Vejo que será apresentado um Brasil próspero do inÃcio dos anos 2000 e uma apologia exacerbada ao ex presidente e ao governo de esquerda. Alguem dúvida?
E seria justo.
Deveria ter falado que lula pensando unicamente em seu projeto pessoal de poder, ungiu a inexperiente e incompetente dilma, em detrimento de Petistas experientes e fundadores: Marta,Tarso, OlÃvio, Viana. Qualquer deles teria apagado o brilho do lula... Não percebem isso, porque o fanatismo apaga a crÃtica e o bom senso. Se lula tivesse ungido alguém competente,experiente, hoje o P T estaria no poder.Insistiu com a sua candidatura e propiciou indiretamente a vitória de bolsonaro.
Concordo plenamente com a análise de Neli Faria Faria. Acrescento que a escolha de Dilma foi também pra dizer que tÃnhamos uma mulher na Presidência da República - idéia, claro,do brilhante ignorante, especialista em politicagem, o tal Lula.
Bem isso. Digo mais, Lula, em sua sucessão, se comportou como um prefeitozinho dessas cidades do interior, que chama um candidato sem expressão e o "coloca" já sabendo que irá ganhar, mas com a nÃtida intenção de se servir dele para uma série de mesquinharias: alugar casas, carros, imóveis para servir à prefeitura, garantir apaniguados e deixar o caminho livre para maracutaias... Lula RIP.
"Quem tem um minimo de cidadania com espirito de autocritica", independente suas preferencias, sabe que vivemos um golpe. É esse o nome, quando se destitui um governante legitimamente eleito sem q tenha cometido crime. Todos sabem (está gravado...Jucá falou) dos planos do congresso liderado por Eduardo Cunha: "1o. Desmoralizamos o governo, tiramos a Dilma e depois estancamos a sangria da lava jato". Maquiavel, em o "Principe", deu a receita.
Quem aplaudiu o Circo dos Horrores no dia 17 de abril de 2016 se vê como personagem principal do filme da Petra.
”Nada disso, porém, importa.” Como assim? A autora diz que uma parte do "documentário" (a econômica) está baseada numa mentira - entre tantas outras privilegiadas na fita - e isso não importa? O que importa então? A esquerda não resiste às adversativas como meio espúrio de justificar as próprias narrativas. Lamentável.
"Mas Lula deu sorte". Esse é o argumento de quem não tem argumento. Dar mérito ao acaso. Alexa, patético
Lula deu muita sorte; está bilionário. Quem deu azar foram os Brasileiros.
Lula pode ter tido sorte qdo o Brasil cresceu 7% ao ano durante seu governo. Mas nem sorte o Bozo teve ate agora.
"Petra atribui o crescimento do Brasil na primeira década do século passado à consciência social do então presidente Lula". A consciência do corru.pto foi apenas uma névoa destinada aos adoradores da seita para encobrir seu real propósito de enriquecimento pessoal. Quanto à s demais considerações da colunista, seguem o mesmÃssimo roteiro da diretora: uma visão unilateral de quem considera apenas a narrativa petista. O filme, na verdade, apenas tenta inocentar o partido e colocá-lo como vÃtima.
¨Mas Lula deu sorte¨. Sempre ouço isso para responder aos resultados alcançados pelos brasileiros no governo Lula, fico a pensar se fosse outro, não se fosse o outro lado, os brasileiros teriam tanta sorte, sorte não, não foi sorte que fez o Brasil cumprir a Constituição Cidadã que foi criada em 88 e nos trouxe até aqui. Agora com as reformas trabalhistas, previdenciária e as decisões judiciais, os brasileiros estão voltando a ter uma massa de miseráveis, se não vê isso, vai percorrer as ruas.
Concordo em um ponto com vc, graças a Lula, o primeiro presidente a apoiar e acreditar nas pesquisas feitas pelas Universidades Públicas brasileiras (UFRJ), existiu o Pré-sal, que tornou o Brasil praticamente auto-suficiente, despertando a cobiça norteamericana. Isso é sorte?
Se não fosse lula e PT,não teria petróleo, mensalão, porto de mariel, passadena, médicos cubanos, doação de dinheiro pra paÃses da Ãfrica apenas pra sermos "protagonistas. (?)", Metro em Caracas, etc, etc,etc... Pensou todo esse dinheiro investido aqui? Sei não, o povo estaria melhor sem o câncer do lula do PT.
O filme pode até ser ingênuo, mas as cenas de filofascimo tabajara são bem reais. E se o gado mugiu, ele fica melhor ainda
Por que não fazer um documentário, mais voltado aos jovens que viveram uma parte muito pequena de toda a realidade existente nos bastidores, enfocando o motivo do surgimento da ditadura militar, antes em pleno regime democrático, e depois o motivo da intensa rejeição à esquerda que acabou resultando no atual governo?
Texto vergonhoso. A principal premissa de um documentário é que ele documente a realidade, caso contrário o nome é ficção. Aliás a principal cacterÃstica da mentalidade esquerdista é esta total desconexão com a realidade.
Indique algum ponto em que o documentário é falso, ou o falso é você.
O fato de que o documentario recebeu tantas criticas negativas e extremadas, so indica que ele incomoda muita gente.
IncrÃvel o cinismo de quem cultua a mentira. Pessoas assim estão abaixo do nÃvel da mediocridade.
IncrÃvel a ignorância de quem que um documentário relata a realidade. Isto é que e viver abaixo da linha mediana da inteligência.
Márcio, bom dia. Estás corretÃssimo. Abaixo, o Eduardo segue a prática da esquerda fanática de utilizar dos pesos e duas medidas. A visão distorcida que eles têm da realidade é sempre apresentada como racional e verdadeira. Como ca.chorros, correm, em cÃrculos, atrás do próprio ra.bo sem considerar a vida fora de seu limitado espaço. Chamam de análise e opinião (rsrsrs) narrativas distorcidas que apenas encantam os desavisados justificando as mentiras como se fossem verdades. Sempre foi assim.
A principal premissa de um documentário é que ele tenha uma visão da realidade. Questionar e opinar, como fez o jornalista, é direito. Desejar a supressão total da opinião do outro, é para fascistas e sociopatas autoritários.
O gado que receber dinheiro público para espalhar fake news e defender o governo, tá irado com o documentário, tá com medo de acabar a mamata.
Quem não gostou do documentário, pode assistir O Mecanismo na Netflix. São duas narrativas diferentes. A Petra venceu o embate, com ou sem Oscar,.
Isso mesmo, parabéns pela matéria. O filme é um documentário bem estruturado e mostra bem os lados que atuaram no impedimento de Dilma. Com certeza os apoiadores desse doente mental hoje na presidência ficaram irados. Mas a intenção do documentário e mostrar oque ocorreu e ele mostrou. Como vivemos em uma democracia, ainda, assisti quem quer. Para aqueles que não gostaram, sinto em dizer que existe uma quantidade superior que gostou. Viva a democracia!
Parabéns Alexa pelo escelente texto. Concordo plenamente contigo. O documentário é excelente e honesto e traz o depoimento dos autores da história polÃtica. O "mico" e os seus não o perdoa porque ela traz para o mundo em vários momentos o próprio Bolsonaro falando..... Petra Costa, uma jovem cineasta brasileira de apenas aos 36 anos se torna indicada pelo Oscar e seu nome hoje é conhecido no Brasil e no mundo,graças aos seguidores do Mico.Ela agradece e passa p/história de nosso cinema!
Colunista petista é dose. Demos uma guinada de 360 graus porque estávamos indo pelo mesmo caminho da Venezuela.O fato da diretora do filme ser petista e ter lula como seu maior Ãdolo ja é suficiente para entender sua narrativa mentirosa. Mentiras para petista nunca foi problema, o importante é o poder a qualquer custo.
Diga onde está alguma mentira, ou o mentiroso évocê.
TÃpico comentário de quem não viu o filme. Ataca antigos governos, que já foram apeados há anos, para justificar os descalabros do atual governo. Fala da Venezuela, mas não diz que atualmente estamos mais perto de um governo tipo “maduro” que com Lula e Dilma. Enfim, um robô.
Primeiro texto sóbrio sobre o único brasileiro indicado ao Oscar 2020. Esse filme só recebeu pancada até agora. É como se um Brasileiro fosse indicado ao prêmio Nobel, mas por ser crÃtico do atual governo, não merecesse nem a indicação. Ao invés de democracia em vertigem, deveria ser chamado de PaÃs da depressão!
Até que enfim uma análise e insultos vulgares.
?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > 'Democracia em Vertigem' tem inconsistências econômicas Voltar
Comente este texto