Opinião > O PT aos 40 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FRANCISCO ANTONIO

    Os petistas mostraram ser incompetentes administrativamente, quando colocaram pessoas(companheiros) em empresas estratégicas para o país, sem saber o que iriam fazer ali, ou sabiam(tirar proveito), sito a Petrobrás. Se acharam ser bons administradores quando encontraram o cofre cheio e o dragão da inflação controlado. Fizeram uma gastança desenfreada com programas sociais, obras inacabadas e muita propaganda enganosa, por favor PT nunca mais!

    Responda
  2. Bruno de Lorenzo Costa Corrêa

    O Partido dos Trabalhadores já fez uma série de autocríticas e assim o faz há bom tempo. Repetindo as palavras do ex-presidente: todos pedem uma autocrítica do PT, mas ninguém pede autocrítica da elite brasileira, que escraviza nosso povo há 500 anos!

    Responda
  3. Paulo Roberto Schlichting

    Acerta em tudo o editorial. Faltou menção em relação às consequências da hegemonia e da falência petista para o campo democrático progressista. O passivo petista é bem maior.

    Responda
  4. celso bittencourt

    LullaLá Pensa à la Luis XIV: O PT Sou Eu! Rararararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!

    Responda
  5. Luiz Marcos de Carvalho

    Lamento profundamente a atitude do PT de não fazer uma autocrítica e também na insistência no nome de Lula, quando deveria com urgência procurar novos caminhos e alternativas, começando pela admissão dos seus erros e desvios. Se continuar na mesma vai ser responsável pela reeleição do Bozó.

    Responda
  6. ricardo fernandes

    o PT, quando foi fundado, era para ser diferente de tudo isso que estava aí em termos de politica, porque naquela época, ainda no regime militar, vigia o rouba mas faz. o PT vinha para fazer e não roubar, e fazer para a maioria e não para a minoria. infelizmente, com o tempo, e para desgosto de boa parte de seus fundadores, o PT ficou igual aos demais partidos, inclusive os que viviam à sombra da ditadura (só muito tonto para achar que não existia corrupção durante a ditadura)

    Responda
  7. FERNANDO NOGUEIRA DA COSTA

    Quem ganha com a campanha para destruir o PT?

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    O PT foi um cavalo de Troia: bateu as portas do pais com uma aparencia sedutora e pregando caça aos ratos que roiam a bandeira brasileira. Quando as portas se abriram e foi acolhido com carinho e confiança os verdadeiros ratos desceram do cavalo e foram roendo tudo. O medico Eneas previu e avisou do perigo mas morreu e nao impediu a desgraça. Nada a comemorar.

    Responda
  9. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Apesar de todas as falhas, e são muitas, parabens ao maior partido do Brasil!

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Maior em todos os aspectos.inclusive .............

    2. ARY OLIVEIRA

      Maior em todos os aspectos.inclusive .............

  10. MARCIO OLIVEIRA

    Qualquer democracia necessita de partidos de esquerda que sejam fortes e representativos. O PT neste momento nao é nem forte e nem representativo.

    Responda
    1. Bruno de Lorenzo Costa Corrêa

      O maior partido de esquerda da América Latina não é forte nem representativo?

  11. Evandro Sada

    Perfeito Abstract para uma tese sobre o PT

    Responda
  12. Manoel Ribeiro de Moraes Junior

    O PT falha em não fazer uma auto-crítica, mas a mídia que minimamente se quer mostrar esclarecida/iluminista na esfera pública precisa também envergar-se para uma auto-crítica - e também a própria sociedade civil se quiser se manter aos pés de uma dinâmica viva de atora política primordial. O desmoronamento do PT implicou um desmanche da política democrática e da segurança constitucional brasileira. Por que a fragilização do PT implicou na própria fragilidade do Estado brasileiro?

    Responda
  13. MARCELLO CAMPOS

    (Cont.) É sempre bom checar os dados - mesmo quando se trata de um texto opinativo.

    Responda
    1. MARCELLO CAMPOS

      Ary, sei aritmética, história e por acaso, sou mestre em economia. Nos anos FHC, ou seja, entre 1 jan de 95 e 31 dez de 2002, o pib mundial cresceu 25% em dólar e o brasileiro caiu 9% em dólar. Nos anos Lula (01/01/2002 - 31/12/2010), o pib mundial cresceu 90% em dólar e o brasileiro cresceu 335% em dólar. Quer q eu desenhe?

    2. ARY OLIVEIRA

      Marcelo. O artigo cita que o partidinho em questao foi benificiado pela conjuntura global. Voce nao sabe aritmetica?

  14. MARCELLO CAMPOS

    (Cont.) expansão das despesas e da dívida pública: tolice e mentira. A dívida pública brasileira líquida equivalia a 60% do PIB qdo Lula assumiu em janeiro de 2003 e caiu para 40% do PIB qdo deixou o governo em 2010. O mesmo aconteceu com as despesas públicas primárias - a média dos resultados fiscais primários e nominais nos anos do PT supera em muito o dos governos tucanos apesar da carga tributária nos governos petistas ter crescido muito menos do q nos governos tucanos. É sempre bom (Cont.)

    Responda
  15. MARCELLO CAMPOS

    Texto opinativo sério - ao contrário de muitas matérias do jornal (ver a coluna da ombudsman de hoje). De toda forma, duas coisas me incomodaram. Primeiro, a expressão “embrião oligárquico”: Conferir ao PT, a criação de um embrião oligárquico no país parece piada diante da explícita Plutocracia q domina o Brasil há décadas e da qual a FSP é importante instrumento. Segundamente, o parágrafo q fala de “dogmas fracassados” na economia e do “desaparecimento” de limites para a expansão (cont.)

    Responda
  16. Dario Thomaz

    No fundo, um texto preconceituoso. Por que jogar fora o que o PT construiu até aqui? Por que essa implicância com o que tem mais tempo? Ideologia tem prazo de validade? Podem as circunstâncias mudar e a política ter necessidade de adaptar-se, mas isso não invalida o passado, que sempre vai ser uma luz a projetar-se sobre o futuro.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      O que o PT construiu foi aquilo q conseguiu quando o vento estava a favor. Ai e' facil e gostoso velejarr. O mercedor de elogio e' aquele que sabe velejar tambem contra o vento. Preciso desenhar?

  17. Daisy Santos

    40 anos, vida adulta, independência e responsabilidade pelos próprios atos e suas consequências. Sem vitimismo ou qualquer espécie de messianismo. Triste do país/povo que em pleno Século XXI ainda é carente de heróis, (M)messias e salvadores da pátria. Estes que muitas vezes acabam como bodes expiatórios.

    Responda
  18. Ygor Heleno

    O PT, com seus erros e acertos, ainda é objeto de muita discussão. Agora, pergunto, onde está o PSDB ? Creio que seria interessante, no momento oportuno, um editorial honesto e que remonte a fatos, sobre a história do PSDB, que, convenhamos, virou, de fato, um livro velho e empoeirado de história!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Com efeito,ficamos sabendo com Aécio Neves que o PSDB era o sócio oculto do PT,enquanto o MDB o foi ostensivo com Michel Temer.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  19. Ygor Heleno

    Erros e acertos constituem a história de qualquer homem ou partido de 40 anos. O PT, objeto desse editorial, acertou muito e errou muito. Quanto a isso, não restam dúvidas. Mas, a indagação que faço é a seguinte: um partido que chega a idade de 40 anos sendo, quer queira, quer não, o maior partido político da América Latina e um dos maiores do mundo merece um certo crédito. E a razão disso se deve, sem dúvidas, ao fato de ter marcado mais para o bem do que para o mal a vida do brasileiros.

    Responda
  20. Herculano JR 70

    Partidos aceitos como meios de acesso ao poder são excrescências introduzidas no sistema democratico, pensado para pessoas ñ partidos. A rotação de poder e para pessoas, e como ha partidos no poder tem que rodar o partido tambem. O PT para ser governo vendeu a alma pro diabo, teve q jogar o jogo jogado. Se tivesse ficado so 8 anos teria se consagrado. Insistiu, dançou e nos fez dançar.

    Responda
  21. Nelson Vidal Gomes

    A autocrítica verdadeira que o PT poderá fazer será com a mudança de seu none para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Mas PT e verdade nunca foram parceiros.Deu no que deu!

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    A autocrítica verdadeira que o PT poderá fazer será com a mudança de seu none para PB ou PE-Partido dos Banqueiros ou das Empreiteiras.Mas PT e verdade nunca foram parceiros.Deu no que deu!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      *nome

  23. Nelson Vidal Gomes

    Falta autocrítica também a este jornal ao falar do PT.Este à revelia do nome,nada fez pelos trabalhadores e ainda os prejudicou com um rendimento pífio do FGTS e a redução do direito ao Seguro Desemprego.Nada pelas reformas agraria e tributária.Nos seus governos o pobre subsidiou o rico.Debilitou a saúde e educação públicas(ver PISA).Governou com os maiores juros do mundo e legou-nos um país repleto de corrupção e epidemias leatais por falta de Saneamento.Que Deus nos ilumine a todos!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      *letais.

  24. eli moura

    Lula representa a disrupcao com uma elite absolutamente incompetente. A folha e parte desta elite. Sua abertura a divergência e uma decisão mercadológica. Intelectuais se manifestam pelo Guardian el pais, porque será?quem confia no editorial da folha ?

    Responda
  25. eli moura

    Lula representa a disrupcao com uma elite absolutamente incompetente. A folha e parte desta elite. Sua abertura a divergência e uma decisão mercadológica. Intelectuais se manifestam pelo Guardian el pais, porque será?quem confia no editorial da folha ?

    Responda
  26. CIRENIO BARBOSA

    PT é uma seita de pessoas alienadas , espertas para o mal e irresponsáveis

    Responda
  27. Nelson Shishito

    O PT há muito tempo deixou de ser PT para ser PL, Partido do Lula. Renovar para o Lula e mudar a cor da sigla Kkkkk

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.