Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    As ações desse (des) governo sempre caminham para o autoritarismo. Posturas dogmáticas não combinam com educação, são base para doutrinação, é isso que quer o governo, com incremento da educação militar e negação da ciência, estimular a ignorância e o irracionalismo é o melhor caminho para dominar os pobres, assim os ovos vão sendo chocados, se cuidem, os sem memória!

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Que se danem as religiões. O que não da para aceitar é que um criacionista dirija um órgão estatal científico é uma das poucas boas coisas que temos neste país desgraçado! Os evangélicos adoram essa palavra. He he!

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    Design inteligente é o nome pomposo que se dá ao criacionismo biblista mosaico e segundo o qual o homem foi criado, seis mil anos atrás, exatamente como é hoje. É o mesmo design que enfiou na boca de seres humanos o tal dente do siso, que não tem função nenhuma e precisa ser removido por um dentista.

    Responda
  4. eli moura

    pontos tem que ser revistos, hoje a teoria é que a nossa água veio do espaço. também outros sinteses organicas podem nao ter tido a origem nas probabilidades e muito menos parece razoável que a natureza evoluísse para que a reprodução precisasse de dois individuos na maioria da especies. Isto parece ser produto de uma decisão e não de uma evolução. Há muitas questões e defender o darwinismo não pode ser uma questão de fé que ajude a criar descrenças na ciência.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Decisão de quem ? Se esse tal "decisor" existiu mesmo, ele foi muito sacana e masoquista... Já que ele poderia ter evitado um tanto de sofrimento, pois ele não seria infinitamente "bonzinho" ?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Essas dúvidas mequetrefes só são suas e dos fanáticos crentes numa imbecilidade inexistente. Por que não acreditar no deus Rá, no Deus Shiva, no Deus Tupã, no deus Alá, no deus Inca, Asteca, Maia, Nascar, e tantos outros quase infinitos? E todos eles criaram o mundo a sua maneira.

  5. Jose Roberto X de Oliveira

    A Escola e a Universidade devem entregar a Educação Natural/científica baseada em dados e métodos de comprovação aferíveis. A Educação religiosa/ esotérica/ pode ser opção de cada um após a. maturidade. Bolsonaro e correligionários estão incluindo métodos a deturpar a liberdade de ensino. Ensino religioso é opção e nas igrejas e não em escolas/Universidades.

    Responda
  6. Wagner Santos

    Sendo eu um ateu que estuda assuntos para poder opinar com base, tenho algumas Bílias ( e versões eletrônicas do Corão e Torá). A versão católica traz a advertência de que não é um manual de ciências ou biologia em seu preâmbulo. Como ateu, eu não sei ter fé, e minha formação científica permite o entendimento da evolução, inclusive no nível molecular. A discussão sobre essas balelas religiosas impostas como teorias válidas não dura meio segundo entre pessoas com mínimo conhecimento científico.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem nas com mais de dois neurônios!

  7. Paulo Abreu

    No princípio, Deus criou o Céu (tudo o que não era um ponto infinitamente denso) e a Terra (um ponto de densidade infinita). E Deus disse: haja luz. Isso é Física Moderna pura. A Biblia fala claramente em uma Evolução. Os seres vivos surgiram no Oceano segundo a Bíblia. Segundo os cientistas Oparin e Melvin Calvin, também. Ciência e Religião se complemetam, mas não se misturam.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Hahaha... A Bíblia não tem nadinha de Física.. Você qé que está ajeitando as coisas...Lá tem um monte de histórias de irmão matando irmão, incestos, destruição de tudo, de arca que caberiam todas espécies (!)... É tudo feito para o povo se iludir e acreditar num sujeito que depois vem e lhe pede uma graninha...

  8. ANSELMO TADEU FERREIRA

    Estudo filosofia e me interesso por ciência. Ainda assim me inclino a uma certa explicação tipo "design inteligente" ou por uma causa final, como dizia Aristóteles. Mas isso, em hipótese alguma leva a concluir pelo criacionismo do deus bíblico; é uma questão de fé. O artigo é conciso e muito didático. Parabéns.

    Responda
    1. Wagner Santos

      A evolução é um experimento com tempo indefinido, que testa aleatoriamente algo sem prever resultado. É eficaz porque não é desenhada, mas testada após a tentativa. Se esta for ruim, será eliminada.

  9. benjamim picado

    a posição de defesa da racionalidade científica foi levada a importar subrepticiamente um aspecto da argumentação criacionista, aquele de que as teses da "seleção natural" não comprovam-se para além de qualquer dúvida. ora, até que ponto a prova científica é embutida de ausência de dúvida? segundo certas filosofias da ciência, o critério de cientificidade envolve falibilidade - ainda que sob critérios lógicos de demonstração (especialmente o da indução). é aí que o DI falha.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A ciência constrói modelos explicativos da realidade, os que permanecem sendo aceitos são aqueles que permitem manipula-la satisfatoriamente. Daí a nossa permanente incerteza sobre a verdade. Os mais fracos apelam para deus.

  10. Fernando H

    Deuses não existem e não estão por trás de nenhum fenômeno natural. Nenhum cientista usa os desejos e super poderes de divindades fantasmagóricas como a força motriz de fenômenos naturais. Vamos evoluir, por favor! A humanidade já passou dessa fase, não?

    Responda
    1. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Pior que não.

  11. Hercilio Silva

    Quem tem fé não precisa de ciência para certificar, nem pra validar sua fé, temos ou não temos fé. Quer oficializar a fé como ciência os que querem padronizar o pensamento e o modo de vida, projetos políticos que hoje usam igrejas para aumentar a penetração na sociedade. Vai custar caro a essas igrejas quando esse projeto entrar em declínio, pois se ligaram visceralmente a um projeto político autoritário. Como todo projeto autoritário, está fadado a sofrer reação e rejeição profundas.

    Responda
  12. neli faria

    A primeira vez que li o Antigo Testamento, fiquei decepcionada com a ira Divina. Como ter transformado uma mulher em estátua de sal? Anos mais tarde, por mais tarde nisso, percebi que Deus (se é que foi!), falava por metáforas. Então, passei a crer na Evolução . Só não viro ateia, porque as Sagradas Escrituras têm a resposta para essa triste quadra política que passa o Brasil:Coríntios 11: 14 e Marcos 13: 22.

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    O que precisa ficar claro aqui é que a idéia do design não é uma 'alternativa' à evolução, e sim uma explicação mais razoável para a evolução como a conhecemos, ou supomos conhecer. Cada vez mais se observa que longe de ser casual, a evolução obedece a leis específicas, com ativação ou desativação de determinados genes, conforme e ecossistema em que um determinado organismo vive, ou seja, é previsível

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Lee Spetner, em "Not By Chance", propõe que possivelmente já haviam informações nos genes ordenando que, diante de certas mudanças no ambiente, houvesse mudanças adaptativas no fenótipo da espécie. Muito bem observado.

  14. Alexandre Matone

    A Igreja Católica sempre teve uma facilidade incrível de incorporar, como plasmídeos, crenças que lhe eram estranhas. A Saturnalia tornou-se o Carnaval católico, a mitra (nome de um deus pagão) virou o chapéu do bispo, etc. Mas vocês não têm o direito de exigir isso de outras religiões, como os evangélicos!

    Responda
  15. Alexandre Matone

    "A seleção natural e outros mecanismos explicam de modo convincente como as formas de vida surgiram e se diversificaram por meio de leis naturais." - Prezado Reinaldo, você parece estar colocando no mesmo balaio Darwin e Oparin. O Darwinismo nunca buscou tentar explicar como teria surgido o primeiro ser vivo. Quem tentou foi Oparin, e foi desprovado. Onde estão as evidências de sua "sopa orgânica primordial"? Na cabeças dos homens de fé (atéia).

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Raimundo, assim como você, há uma enormidade de pessoas palpitando sobre coisas e assuntos que lhes são absolutamente estranhos.

    2. Raimundo Carvalho

      Cosita mesmo!

    3. Alexandre Matone

      PS: Sou "circunciso" de ouvidos, coração e "otra cosita más".

  16. Benedicto Ismael Dutra

    A educação segue cada vez mais na direção do materialismo e da economia deixando o humano de lado. A liberdade plena requer o saber amplo sobre o significado da vida. "Conhecereis a Verdade e ela vos libertará”. Onde buscar a Luz da Verdade neste mundo dominado pelo dogmatismo, fake news e teorias engendradas pelo raciocínio, impostas coercitivamente aos seres humanos? Saber como a vida e suas leis funcionam, pois as teorias, muitas vezes, fogem da naturalidade perdendo a clareza e simplicidade

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Não concordo... Ser bom, justo e equilibrado não são qualidades só dos religiosos. Até mesmo porque muitos desses que se dizem "crentes" são na realidade as maiores pragas...