Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Duarte

    "Decidir não se guiar por cartilhas mas sim por estudos e muita reflexão"; Chatabata, poupe os que sobrevivem as margens dessa onda de obscurantismo e anti-intelectualismo que você surfa. "A deputada de Harvard não basta ser honesta, deve parecer honesta". Acorda menina.

    Responda
  2. Dario Thomaz

    Redação de nível ginasial, repleta de obviedades. Visão de quem está no centro e não enxerga o que se passa 'a sua volta, muito menos o que se passa nos extremos.

    Responda
  3. Carlos Gueller

    Tabata, petismo e bolsonarismo não são equivalentes, não faça esse joguinho politiqueiro de quinta categoria. Com todos os erros do PT, os governos de Lula e Dilma não foram extremistas, não promoviam o ódio, não estavam ao serviço da destruição das políticas públicas que favorecem os mais necessitados, etc. O principal ministro da educação do PT foi Haddad. Vc se atreve a compará-lo com o incompetente do Weintraub? Quem fez o Bolsa Família que vc diz defender? Seja séria, menina!

    Responda
  4. Hildebrando Teixeira

    Intolerância é a dos outros, como são os outros o inferno. Tábata adora o neo-marxismo e tolera bem quem não lhe atravesse o caminho; conservadores, nacionalistas, anti-globalistas, jamais; a eles o ódio da esquerda.

    Responda
  5. Rafael Pimenta

    Tabata, você é uma luz (das poucas) no fim do túnel. Parabéns, e continue com seu excelente trabalho.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    Não é preciso ser petista para combater o fascismo e a milícia. Mas dialogar e negociar com eles diz muito sobre quem você quer ser quando crescer. Você mesma deixa claro, está tratando com criacionistas, terraplanistas e desmatadores na esperança de chegar num consenso que favoreça o sofrido povo brasileiro, como exatamente se faz isso? Votando a favor da Reforma da Previdência? Aumentando os beneficiados pelo Bolsa Família para depois Bolsonaro simplesmente não pagar os benefícios devidos?

    Responda
  7. Galdino Formiga

    Em política é impossível e muito cômodo ficar em cima do muro. Posicione-se e atue.

    Responda
    1. Paulo Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Guilherme F

    Ao dizer que petismo é "extremo" já revela o viés que a inspira. Ninguém nunca acusou a deputada de ser bolsonarista, e sim de estar a serviço do grande capital que financiou sua candidatura, o que significa topar medidas que matam pobres, como a reforma da previdência que vc apoiou e cujos frutos prometidos obviamente não apareceram. Vc não é intolerante, só é neoliberal e, como tal, em nada contribui para resolver falhas estruturais do país.

    Responda
    1. Guilherme F

      João Carlos Moreno - pois é, e os países citados ficaram ricos com um Estado forte. Os EUA chegaram a ter 90% de alíquota máxima de IRPF em seus anos dourados. Coreia do Sul se desenvolveu com uma ditadura fortemente intervencionista. Japão foi com keynesianismo com Plano Marshall, que não tem como ser replicado. PT fez um governo neoliberal, de modo que citar Cuba é totalmente fora de tempo e lugar.

    2. JOAO CARLOS MORENO

      O socialismo/assistencialismo acaba quando acaba o dinheiro alheio. A frase não é minha, mas é verdadeira. Temos que nos espelhar em países que deram certo como Estados Unidos, Coréia do Sul, Japão; e não na Venezuela, na Bolívia em Cuba.

  9. ROMERO MELO

    Deputada, V.Sa deveria tornar-se escritora...de ficção. Suas teses guardam léguas de suas atitudes. Como o gadonao votou na senhora-seus eleitores sao escolarizados -, nao haverá perdao nas proximas eleicoes: será reprovada nas eleicoes. Restará o consolo de um novo namorado - pelo menos isso.

    Responda
  10. Roberto Marchi

    Autorar é verbo inexistente na língua portuguesa. Co-autorando, então....

    Responda
  11. Mauro Azana

    Ainda bem que os intolerantes são minoria, embora às vezes pareça que não, pois são os que gritam mais alto!

    Responda
  12. Marcelo Silva Teixeira

    A Lehman girl não passa de um robô de plástico estéril....

    Responda
  13. GUILHERME MARTINS

    Cinco bilionários concentram a mesma riqueza que a metade mais pobre da população brasileira. Essa é a verdadeira polarização.

    Responda
  14. Adauto Lima

    A exceção mais aguardada é a que resgatará negros e índios e os colocará como protagonistas ao invés de espectadores. Qualquer partido distante disso será apenas mais um.

    Responda
  15. Leonardo Zanon

    Caramba, Tabata. Seu "bom senso full total master blaster" me abalou aqui. Só faltou fechar com a frase de efeito: "nem de esquerda nem de direita, pra frente (e a favor das reformas neoliberais, claro). Me poupe.

    Responda
  16. Pedro Jose Pezzuto Gimene

    Aconselho a deputada a ler a reportagem de hoje sobre o Bolsa Família , nessa mesma folha. Não está batendo com o discurso

    Responda
  17. Tiago Oliveira

    Desculpe Tabata, mas me parece muito cômoda a sua posição de se colocar contra Weintraub e Salles, que são sujeitos grotescos e incompetentes, e ficar a favor do desmonte do Estado e das políticas públicas feitas pelo Paulo Guedes. Agora virá a Reforma Administrativa e com ela uma segunda chance para você demostrar que o que estou falando é bobagem. Tomar uma posição clara a favor dos mais pobres não é extremismo.

    Responda
    1. ROMERO MELO

      Bravo, Tiago. Mas o grande estrago foi feito. Nas proximas eleicoes para camara federal ( ou camera, como diz o conge), temos q lembrar de sua atuacao.

  18. Dea maria Kowalski

    Tabata assinou o pedido de impedimento do Ministro de Educacao ou esta usando o que os outros deputados do Psol fizeram? Olha que eles sao de esquerda e o patrao bilionario nao vai gostar disso. Desculpe, mas, jamais, esqueceremos que vc. votou a favor do desmonte da previdencia. Uma covardia imensa contra os desfavorecidos. Vc. se queimou na largada.

    Responda
  19. URIAS TAKATOHI

    "“e o ministro da Educação, que recrutou uma legião de criacionistas e terraplanistas.” O que vou dizer não é defesa ao ministro da Educação nem defesa a criacionistas e terraplanistas. Mas... boa parte do clima de intolerância se faz por rotulação. e na frase entre aspas acima há dois rótulos com objetivo de diminuir alguém. Poderíamos reclamar da intolerância sem cair na tentação da rotulação?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Dar o nome das coisas conforme elas são não é exatamente rotular. E, no caso, ele é isso e muito mais.

  20. Daniel Liaz

    Eu, eu, eu, eu, eu.....É só do que vc sabe falar menina?

    Responda
  21. Plinio Góes Filho

    Tabata Amaral é uma fingida. Como todo bom esquerdistazinho malandro, Tabata reclama da 'polarização', mas polariza ela própria. Seu textículo não tem uma só proposta, só a constatação da coisa. A única ação de fato foi pedir o impeachment do ministro da educação. Tabata não é exceção de p. nenhuma, apenas uma esquerdista a mais com cara de anjo. Senta lá com o ministro e vê se ele é intolerante. Intolerante é quem quer a sua saída apenas por capricho. Intolerante é Tabata!

    Responda
    1. Carlos Gueller

      O ministro não é intolerante? Apenas ensinou publicamente que na hora de discutir com alguém de esquerda vc tem que xingar ele sem arguemntar, assim como ensinou o mestre Olavo. Sem dúvida, gente de diálogo

    2. Hernandez Piras Batista

      A proposta dela é o "impeachment", já que a incompetência técnica do Ministro em questão já foi amplamente demonstrada. Tanto assim, que você não enumerou nada em defesa do mesmo, apenas insistiu em rotular a deputada de esquerdista. E não é por capricho que ela pede a saída do Ministro, mas por uma série de dados que mostram amplamente sua inoperância e incompetência. Mas, se você não se "impreciona" com isto, pelo menos argumente de verdade.

  22. Cloves Oliveira

    “Intolerância” é outra palavra que virou modismo para rotular àqueles cujas ideias não compartilhamos. Como descreveu o Karl Popper, é um paradoxo a ideia de que para manter uma sociedade tolerante, a sociedade deve ser intolerante com a intolerância. Se uma sociedade for tolerante sem limites, sua capacidade de ser tolerante será eventualmente destruída pelos intolerantes. Portanto, para alguém insinuar que a sua tolerância é ilimitada, significa atuar contra a própria sobrevivência.

    Responda
  23. Barbarella Duran

    Discurso de traíra para boi dormir. Vota de acordo com a pauta dos banqueiros e se desculpa dizendo que é o centro. Ou seja, está sempre contra o povo e diz que não é radical pensando o melhor para o Brasil. Vá trabalhar em algum projeto decente e consiga sua aprovação antes de ficar de mimimi em sua coluna de jornal. Afff. Trabalhe mais e fale menos.

    Responda
  24. marcelo goldenstein

    Nem sempre dois lados são extremistas! Nenhum governo brasileiro desde a redemocratização foi extremista até o Bolsonaro. Que tal achar um "meio do caminho" entre terraplanistas e terrabolistas? Ou pacifistas e terroristas? Ou entre fundamentalistas e tolerantes? Nem sempre o caminho do meio é o correto...

    Responda
  25. Pedro Sodré

    Primeiro, quem escreve essa coluna não é ela, mas sim algum acessor "ghost writer". Segundo, mais queimada com seu elitorado que a Tabata é difícil encontrar. Terceiro, além de tudo mostra que é bur.ra. Assume logo a bandeira neoliberal do seu patrocinador, o ex homem mais rico do Brasil, que fica mais fácil vc se reelegeer pra uma nova legislatura. Se ficar com esse discursinho de justiça social só vai aumentar a percepção que é a falsidade ideológica sua principal característica

    Responda
  26. Marcelo Müller

    Belo texto.

    Responda
  27. Carlos Lopes

    Está moça só tem bla bla bla...

    Responda
  28. TIAGO VINICIUS RUFINO MARTINHO

    Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.

    Responda
  29. Gustavo Carvalho

    Jura que ainda não saiu dessa ladainha de Dois Extremos? E é sério que não evoluiu desse tucanismo pretensioso de que é vc é que tem razão? Está a caminho de se tornar tão relevante quanto o Alckmin e o Cristóvão Buarque.

    Responda
  30. simone costa

    Ótimo texto! Mas como você comenta, quando não estamos nos extremos somos criticados. É difícil para muitas pessoas entenderem e aceitarem que o radicalismo não colabora, não inclui, só gera ódio e atrasos. Não desista da sua luta, ignore os comentários machistas.

    Responda
  31. HUGO FALCAO SILVA

    Olho para a frente e não vejo minha aposentadoria. Agora os militares foram privilegiados juntamente com o judiciário. Olhar para frente é enfrentar as injustiças sociais com o objetivo de eliminá-las e não fazer o trabalhador assalariado o que paga pelas ditas "reformas" em nome de um falso recuo nos gastos públicos.

    Responda
  32. MARCELLO CAMPOS

    (Cont.) Os tucanos e o establishment econômico e financeiro do país - que aliás, patrocinam as aventuras políticas da moça e do animador de auditório, Luciano Huck. Não se conformaram com a quarta derrota eleitoral e decidiram atacar a democracia. São os grandes responsáveis pelo empobrecimento e destruição de milhões de famílias no país.

    Responda
  33. Danilo Miranda

    Meu deus que texto fraquinho...

    Responda
  34. Bruno Andreoni

    O ministro do meio ambiente não é "contra o meio ambiente", mesmo porque a frase está mal construída. Ele é um técnico com dois problemas: primeiro, ele tem zero de habilidade política, e segundo, tem dificuldade em admitir seus erros. E enfrenta uma máquina de propaganda muito bem montada e azeitada. Tem sido massacrado por ela. A deputada, que se pretende isenta e racional, deve olhar essa questão com mais cuidado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá aí um belo exemplo de tolerância, tolerância com a barbárie, com os interesses escusos, com a destruição das florestas, com a grilagem de terras, com a destruição da cultura indígena, com a degradação do planeta, dos rios, da natureza ecde nossas condições de vida e do futuro. E a essa tolerância que a Tabata se refere?

  35. MARCELLO CAMPOS

    Não sei se é cinismo ou ignorância (apesar da formação em Harvard) que a faz a moça colocar o PT no mesmo patamar de extremismo da turma do Bolsonaro. Um sempre pediu por mais democracia e menos darwinismo social. O outro faz exatamente o contrário. Aliás, não apenas a direita conservadora de Bolsonaro. A direita liberal dos tucanos, Huck e Tabata idem. Afinal, quem começou esse processo fratricida de destruição da democracia e da política após a eleição de 2014? Os tucanos amigos de Tabata.

    Responda
  36. MARCELLO CAMPOS

    A autodescrição da moça após o texto, mostra com força para onde ela só olha: para si mesma. Como é auto-centrada e narcisista, essa menina. Vossa excelência é uma filha da pobreza q virou um produto do establishment financeiro e midiático do país. Apesar de ter nascido na periferia, votou sistematicamente contra os direitos dos trabalhadores e aposentados para o agrado de seus patrocinadores bilionários. Assim como Huck, a sua conversa mole sobre educação e desigualdade é pura fraude.

    Responda
  37. ANDREA SIMONE B DIAS

    Excelente texto deputada Tabata. O Brasil não precisa de extremos, mas sim de consensos sobre o melhor para nossa nação, para nosso povo. Precisamos de políticos que não representem apenas o capital financeiro ou industrial, mas pensem em desenvolver metas que produzam riquezas para todos e possibilitem a um número maior de brasileiros o viver com mais dignidade e oportunidade. Falo em perspectiva de melhores condições de vida mesmo.

    Responda
  38. daniel Rodrigues Santos

    Parabéns pelo discurso Lemannista.

    Responda
  39. Franco Oliveira

    Querida Tabata, a maior intolerância que o Brasil nutre é aquela entre os de maior renda, educação e saúde contra os miseráveis. Os ricos querem o estado só para eles!! Você tomou um lado nessa história ao votar a favor de uma reforma da previdência privada que só fará aumentar o número de miseráveis em favor dos mais abastados (mercado financeiro e mais ricos). Espero que seu enorme potencial político lhe de a chance de acertar em outras frentes.

    Responda
  40. reginaldo costa faria

    Seu embate contra o Governo Federal foi no mínimo muito inocente, fruto da sua inocência política. Deixaram vc quebrar a cara porque não desejam uma líder tão nova se destacar tão cedo. Na política os inimigos são os mais próximos.

    Responda
  41. pedro tomas de paula

    parabéns, excelente análise.

    Responda
  42. eli moura

    voce não é bolsonarista e nem petista voce é ambevista. Levante a cabeça, já foi ver porque nas comunidades que votaram em voce (capão redondo, grajau, pedreiras) há tanto feminicidios? quais são suas propostas para reduzir esta de violência contra a mulher nestes bairros? Faça alguma coisa, ou voce simplesmente é nada, talvez uma oportunista mentirosa.

    Responda
    1. simone costa

      Que grosseria!

  43. Henrique Marinho

    Tábata, países subdesenvolvidos como o Brasil (ainda) tem uma chance de ascender como nação: aproveitar de maneira inteligente as ferramentas da era da informação, queimando etapas antes impensáveis. O problema é que não há incentivo ao acesso a canais que poderiam nos elevar de nossa miséria material e intelectual. O que os jovens buscam hoje na rede ajuda sua ascensão como hommes libres de Stendhal, ou tende a aprisioná-los à distopia orwelliana? That’s the question.

    Responda
  44. Magali Barbosa de Abreu

    titulo errado deputada o correto é quero e sou oportunista

    Responda
  45. João Matias

    Não há polarização alguma, deputada. O que há é um lado, o do governo, falando sozinho. A esquerda está calada, todo mundo vê. Seu discurso de polarização é para vender posturas supostamente moderadas no atacadão. Não nos faça crer que o Lula que governou com Sarney, Temer e Antônio Carlos Magalhães é extremo em qualquer multiverso possível da metafísica política "contra-extremista". A intolerância é útil, mas somente contra acenos autoritários e intolerantes de um lado só. Sem bravata.

    Responda
  46. gabriela loureiro de bonis simoes

    Nenhum problema vc defender a reforma da previdência. Só não se diga de esquerda. Traiu seus eleitores ( graças a Deus não sou um deles). Mas não esquenta, PSDB, dem, PSL , pp, novo...todos estão de bracos escancarado pra te receber. Não faltarão votos.

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      Gustavo, a proposta da esquerda é taxar as grandes, fortunas, os lucros e dividendos, o superlucro dos bancos, retirar benefícios fiscais de alguns setores (agrotóxicos, por exemplo), e fazer uma reforma tributária com mais faixas. Além disso, aumentar o papel do Bndes e das estatais no financiamento e investimento para a retomada (de verdade, não fake) da economia. Além disso investir em educação de qualidade (institutos e universidades federais). Ou seja, ao contrário do que é feito hoje.

    2. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      E qual é a sua proposta pra lidar com déficit fiscal? Qual é a proposta da esquerda? Além de insistir no terraplanismo econômico e esperar que cheguemos numa situação como a grega?

    3. Paulo César de Oliveira

      Tabata eh uma jovem inteligente e bem preparada que sabe o que eh melhor para o país. Se tivesse votado contra a Reforma da Previdência, estaria traindo as suas convicções. O bom político deve fazer o que eh melhor para o povo e não aquilo que seus eleitores supostamente querem.