Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Georgina Fernandes de Almeida

    Quem ainda não percebeu que os evangélicos decidiram as eleições? Qual é a dúvida sobre seu peso para a de 2020? As bestas sentaram no trono (Bolsonaro, Witzel, Crivella, Zema...), e foram eles mesmos que as elegeram. A Bíblia acertou de novo.

    Responda
  2. Dario Thomaz

    Criticar Damares alucinada ao pé da goiabeira é preconceito? Quem semeou joio foram justamente esses pastores milagreiros e meros captadores de dízimo. Que me diz do bispo que está até formando milícias?

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Essas pessoas que invadiram o terreiro de Umbanda em Rib.Preto e atacaram as pessoas devem ser procuradas pela policia, investigadas, julgadas e presas, pois cometeram crimes. Quanto aos evangélicos, claro que existem os moderados, mas pelo visto aqui no Brasil, os fanáticos são a maioria...

    Responda
  4. Rodolfo Coelho

    Toda opção por uma ou outra religião implica necessariamente em preconceito e intolerância. E até os ateus são alvos de tal intolerância. Se as religiões salvam, é ainda uma dúvida, mas com certeza elas matam.

    Responda
  5. Marisa Coan

    Thiago, parabéns pelo texto, pelo bom senso tão difícil de encontrar hoje em dia.

    Responda
  6. César Augusto Soares dos Santos

    Que texto fofo! O colunista esqueceu que é da natureza dessas igrejas, sejam de matriz protestante tradicional, ou pentecostais, a exclusão e a condenação dos diferentes. A teologia diz que o crente " é o povo de Deus", ou seja, quem está fora do clube não é; e que o crente "já está salvo de seus pecados" pelo sangue de Jesus. Quem não está salvo pelo sangue de Jesus, segundo Paulo de Tarso, não importa o que faça de bom na vida, vai para o inferno. O outro é o diabo!

    Responda
  7. Wagner Santos

    Eu sou ateu, e desde já declaro que o preconceito por parte de religiosos ( quase sem exceções) para com ateus é imenso, mas, as experiências de Damares e suas visões não são problema . O problema da fé alheia é quando se decide que todos devem seguir a sua e usar seus parâmetros morais e religiosos, enquanto existe uma lei acima disso ( que tentam mudar, por sinal). Nessas horas a intolerância da Damares e contra a Damares se confundem. Eu sou daqueles ateus que abomina o ateísmo militante.

    Responda
    1. Flavio Fernandes

      Ateísmo militante é outra forma de fanatismo religioso.

    2. Flavio Fernandes

      Ateísmo militante é outra forma de fanatismo religioso.

  8. Antonio Catigero Oliveira

    Estado Laico deve prevalecer porque é consenso mundial realizado para acomodar as diversas ideias e religiões. O termo usado no título do texto não condiz com a realidade e só instiga o conflito. Sabemos muito bem que as lideranças evangélicas fazem parte deste governo porque possuem Poder de Voto. Caso contrário, não seriam agraciados com diversas benesses, como é o caso das isenções fiscais -- inclusive das igrejas católicas também. Vítimas estão sendo as religiões afro; sem falar nos ateus...

    Responda
  9. Marcelo Carneiro da Rocha

    Deixa eu entender o artigo, umbandistas e católicos são agredidos aqui e no mundo e existe uma crente-fobia ? Não qualificar todos os crentes está certo , mas a maioria destas igrejas são caça níqueis isentos de impostos. São protegidos porque elegeram um facista que se não for rapidamente contido no país junto com seu verdadeiro Deus-Mercado, irá provocar uma tragédia ou guerra civil. Uma maior do que o exército pode controlar, porque militar também tem familia e os pobres são muitos de recurso

    Responda
  10. WAGNER MARTINS DA COSTA

    O respeito incondicional às diversas teologias é mais do que necessário hoje em dia. O que preocupa é o cinismo com que certos "religiosos" exploram "dinheralmente" os mais carentes através de copos com água, santinhos, toalhinhas e "curas", extirpando qualquer janela para uma consciência crítica sobre a injusta desigualdade sócio-econômica- cultural e, consequentemente, alimentando uma legião de alienados e reacionários politicamente.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Eu sou ateu, e começa a me incomodar o ateísmo militante com objetivo comercial. A liberdade de crença, ou ausência de crença, deve vir antes de qualquer coisa, especialmente antes da venda de toalhinhas milagrosas, águas santas, e até mesmo de um parque temático religioso como o Templo de Edir Macedo, ou de meus pares ateus que criam polêmicas apenas para venderem livros descolados.