Hélio Schwartsman > Queima de arquivo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Infelizmente já foi eleito, não foi por falta de aviso, agora teremos que aguentar mais três anos, pelo menos.
Eu não falei em derrubar (apesar de simpatizar com a ideia), falei em esperar o final do mandato e, no voto, tirar essa excrecência do poder. No caso da Dilma foram 6 anos e sabemos como foi feito.
Por quê? Eles esperaram 4 anos para derrubar a Dilma?
Jornalismo especulativo gera comentários e hipóteses também especulativas.
Na cabeça dos Bolsonaros os militares e policiais estão acima de tudo. Para os Bolsonaro é totalmente justificável que aqueles exerçam outras atividades que complementem seus soldos. Afinal, a vida de deputado do Bolsonaro pai foi, sempre, em defesa da classe de policiais e militares de cabos a capitães. Daà a defesa até da participação destes em milÃcias e grupos de extermÃnio que tato avançaram desde a ditadura. Lembremos do delegado Fleury e sua gangue.
Talvez o que explique a situação seja o baixo nÃvel de evolução moral do povo brasileiro como um todo. Quando alguém não se importa que o próprio governante elogie torturadores e facÃnoras é porque estamos atrasados no caminho para uma civilização aperfeiçoada. E o pior é que muitos continuam com a ideia de que o PT seria a outra alternativa. Isso se chama desculpismo: para justificar um ato equivocado, o ser humano sempre quer encontrar uma desculpa, a fim de conseguir se enxergar melhor.
Filosofia prática: Hélio deixou de lado por um momento os livros com que de costume nos brinda com sabedoria e adentrou o campo do 'juÃzo polÃtico'. Valeu.
É isso aÃ! Há situações em que toda a teoria bonitinha se dissolve na realidade suja e gosmenta. O Hélio é um veterano legalista stricto sensu, praticamente um defensor do abolicionismo penal, mas com os bolsonaros esta conversa fiada não cola, talquei?
A milÃcia chegou ao Planalto.
Se instalou.
Isto se chama prudência!
Texto sensacional. Parabéns.
É interessante como hoje parte da direita já pratica o que eu chamo de "moralismo por cifras". Em suma, trata-se de afirmar, não que o polÃtico da nossa preferência é honesto, mas que ele desviou menos que o oponente e, só por este motivo ele é honesto. Em outras palavras, se a fulano imputa-se o roubo de 1 bilhão, quem rouba "só" 10 milhões e, de quebra, manda matar uns dois ou três, é uma boa alma, pura e cândida. Assim, vamos longe no caminho da civilidade e do progresso...
Talvez os brasileiros estejam menos preocupados com milÃcias e mais preocupados com o tráfico eleitor do PT e com a corrupção gigantesca liderada pela qua dr ilha petro petralha. Dos males o bem menor.
Êpa, não acredito que o iluminista Hilde voltou só pra livrar a cara do miliciano.
Depois que um miliciano psicopata foi eleito presidente tudo é permitido...
Olha só o brando. Aproveitou que a galera foi dormir e veio teclar pensando que iria se dar bem. Lembram durante o governo Dilma? Fazem 3, 4 anos só. Dava de relho. Moralizava o paÃs. Indignava-se. Agora, cabeça enfiada num buraco dorme de dia para poder teclar sozinho, à noite. Me engana que eu gosto!
O Hélio escreveu algo parecido.quando Lula poderia ser reeleito após corromper o Congresso e assaltar o PaÃs com o Mensalão?
E se tudo não passar de mais uma teoria da conspiração. E se a polÃcia realmente estiver muito empenhada em prender e matar milicianos. Então o presidente deve já ir embora. Mas, se por acaso não for, então é o Queiroz quem deve correr. Run, Queiroz, run!
Primeiro, as armas apreendidas não condizem com a resistência alegada. Certamente eram armas pertencentes ao dono do sÃtio, não ao Adriano. Segundo, na apresentação das armas (foto) não aparece nenhuma MUNIÇÃO apreendida, muito menos uma única cápsula deflagrada, como é costume quando armas e munições são apreendidas e apresentadas pelos policiais. Terceiro, foi execução, pelo que se depreende no dito ai acima.
Eu vi duas fotos com as armas apreendidas, só o revólver parece o mesmo, em uma aparecem 2 "espingardas" enferrujadas e uma pistola cromada, na outra aparece uma pistola preta e 2 "espingardas" novas. Além disto, um ex capitão do Bope, matador de aluguel, reage à prisão e não consegue acertar nem um policial??? Muito mal contada essa estória!!!
O colunista está precisando ler o próprio jornal do qual ele é colunista.
Opaaaa! Qualificação ética para ocupar cargos?? Onde estava vossa excelência, o colunista, nos anos Lula/Dilma? Já escrevia no jornal? Escreveu algo parecido na época? Há uma questão cronológica e uma moral aÃ. Se condena malfeitores em cargos públicos agora, deveria tê-lo feito antes também. Ou não? Fica o desafio.
Indiretas, rodeios... queremos nomes! Poupar nomes intencionalmente... aà é fácil. Por que não escrever "nos tempos de fulano, a falta de qualidade ética era a marca do governo"? Medo? Conivência ? Conveniência ? Obediência ?
A resposta está no próprio texto. Você poderia tentar entendê-lo. Fica o desafio.
Como não há indÃcios de queima de arquivo? O cara foi cercado em um sÃtio, já tinha perdido... Ãrea aberta.. Era só ter paciência e negociar a rendição. Foi execução e ponto final.
Obrigado, José!
Juliano: "Morte de ex-PM é fruto de operação policial suspeita, diz especialista em milÃcias" [ https://folha.com/kqc48waf ]
Oi Leonardo! Onde você leu esses detalhes? Gostaria de ver também. Obrigado.
Eu gosto assim, quando o colunista é tosco o suficiente pra me fazer logar pra comentar algum absurdo que ele fala. Meu querido, se isso não foi queima de arquivo, então o PT não roubou a Petrobrás e a Terra não é redonda. No nosso paÃs do helicóptero de cocaÃna, do avião do ministro que caiu, do vizinho miliciano, não tem como assumir que foi mera coincidência.
Não sabe ler, Marcos? Possibilidade e verossimilhança não são elementos objetivos. Em outras, palavras, pode até ter sido queima de arquivo, mas não há provas. Lembro também que a polÃcia baiana é comandada por governador do PT, o qual não tem nenhum interesse em aliviar as coisas para os Bolsonaro.
acho que o articulista leu "alice através do espelho", de lewis carroll, e considerou que isso teria alguma coisa a ver com o assunto que escolheu para tratar sua coluna de hoje. resultado, ele produziu uma das coisas mais bizarras que já li nesta folha, em muito tempo.
paulo cesar, sempre bom conversar e mesmo divergir em tom civilizado, coisa cada vez mais rara - especialmente em setores de comentários, abarrotados de sabemos bem o quê. constato que o articulista fala em evidências objetivas, de fato ainda ausentes - o que não se aplica aos fortes indÃcios, que o articulista poderia ter ao menos contemplado em sua formulação. de resto, a a cobertura do jornal o contraria, nem que seja pelo traço conjectural da hipótese da queima. saudações respeitosas.
Caro Picado, o Hélio admitiu a possibilidade e a verossimilhança de uma queima de arquivo; apenas ressaltou a ausência de sinais objetivos de que isso de fato ocorreu. Lembro aqui que a polÃcia baiana é comandada por um governador do PT que, em princÃpio, não teria interesse em facilitar a vida dos Bolsonaro. A referência à eleição de 2018 tem a ver com o texto do Hélio e não com o seu. Saudações.
Benjamin: li o texto novamente e concordo, é muito bizarro!
caro paulo, acho que teu argumento se perde já na segunda frase - já que a primeira é apenas uma assertiva negativa e não um argumento. o que a eleição de 2018 tem a ver com aquilo que eu afirmei sobre a coluna em questão é assunto cujo obséquio em tratar cabe a vc. - pois ele não cola na lógica daquilo eu disse sobre a coluna em questão. ficarei pacientemente no aguardo de tua volta ao tópico, se vc. puder fazer-nos essa gentileza.
O texto não tem nada de bizarro e só não gostei muito do final. Muitos votamos em um candidato eticamente questionável porque a alternativa seria o PT. Se for preciso, voto de novo. Entre dois males, ficamos com o menor.
cara marina, leia outras partes da cobertura desta mesma folha (de cujo conselho editorial o articulista inclusive faz parte), na qual os elementos em favor dessa tese da "queima de arquivo" são bastante favorecidos: recomendo especialmente a entrevista com especialista em segurança pública da UFRRJ, estranhando como a inteligência policial construÃda nessa investigação resultou nessa operação de confronto descabido.
Admitir a hipótese é admitir a total incompetência da oposição. A polÃcia baiana, ligada ao governo Rui Costa (PT), imagino ser a maior interessada em não queimar esse arquivo, conforme nota oficial. “Procuramos sempre apoiar as polÃcias dos outros estados e, desta vez, priorizamos o caso por ser de relevância nacional. Buscamos efetuar a prisão, mas o procurado preferiu reagir atirando”, disse o secretário da Segurança Pública da Bahia, MaurÃcio Teles Barbosa.
Sério Mariza? Com todo respeito: vc não acha bizarro alguém afirmar, nesse caso, que não há indÃcios de queima de arquivo?
Li o texto com atenção e não notei nada bizarro.
Foi queima de arquivo e ponto final. Foi o próprio morto que previa que haveria interesses na sua morte. A famiglia está em festa, só o Hélio não percebe.
Quem mandou o vizinho do presidente matar Marielle e Anderson?
É sr Helio o senhor como Bolsomion tá se saindo melhor que os filhos deles em defender esse governo de milicianos
Ao que parece boa parte dos brasileiros tem um fetiche por criminosos no poder.
Há uma questão que o articulista não levou em conta: os grupos criminosos paramilitares, com todo salvo-conduto que a ligação com o poder público lhes dá, ameaçam os moradores dos locais sob sua influência a votar em quem eles querem. Ou se vota no candidato escolhido ou "todo mundo vai pagar" se ele não for vitorioso na área. Ainda tem isso.
Ah tá. E eu sou o Bozo.
Bolsonaro foi eleito porque a alternativa seria o PT.
Votaram no sujeito porque o admiravam e se identificavam com ele e agora querem culpar o PT.!!!
Blablablabla. Foi eleito pq uma parcela irresponsável e pouco informada da população votou nele. Querer culpar o PT é uma postura de covardia civil
Isso é raciossimio. Havia a opção do voto nulo, porque nenhum dos dois prestava. Para o democrata, é claro. MAM
O quê foi que usastes antes de sentares-te ao teclado?
pensei o mesmo, meu caro.
"Não há, por ora, elementos objetivos a sustentar a tese de que a morte do miliciano Adriano da Nóbrega", apenas o fato de ser Ãntimo nas falcatruas do clã, ser o o chefe do escritório do crime, responsável pela morte da Marielle na qual há fortes indÃcios de envolvimento do chefe do clã, além das relação Ãntima do seu 01 com o miliciano assassinado. Ou seja,era um arquivo vivo e comprometia a imagem do clã. Isso não é convicção, mas são fatos que deveriam ser impoarcialmente tratados.
Queima de arquivo!!! está ê a mesma coisa que o PT se nega a dizer sobre Celso Daniel, uma verdadeira chacina desse ilustre petista de Santo André
O inquérito para apurar a morte de Celso Daniel foi realizado pelo ministro do STF Alexandre de Morais do PSDB paulista. Ele teria interesse em acusar o PT, mas não encontrou nenhum elo do PT com a morte do Daniel. Deixe de falar bobagens e procure se informar corretamente.
O negócio é continuar a matar protetores da floresta, pagar gás caro calado, pagar gasolina caro e fingir de morto
Ah coi.ta.do...Tão in.gê.nuo, o sr Schwartsman...parece até o Secretário Wajgarten - fala sério!
Hélio, Helio.... esqueceu de mencionar que vc e boa parte da imprensa tiveram papel fundamental nessa artificial polarização. A tietagem irresponsável com a Lava Jato, a adulação ao Moro, a excessiva execraçao do PT em nome do projeto Neoliberal.... tiveram forte papel na ascencao dessa coisa aÃ. Vivem cobrando autocritica dos outros. Que tal vcs (assim como o Janio de Freitas) fazerem tb?!
Quem assalta o dinheiro público provocando mortes por falta de saneamento básico, desnutrição e doenças infecciosas desviando dinheiro para boa vidam vinhos, pinga, farras, caviar, queijos, viagens de amantes, hotéis carÃssimos, joias, sÃtios com pedalinhos, triplex na praia, ilhas particulares, etc é melhor ou pior do que uns milicianos que traficam drogas e brigam com outros grupos pelo tráfico para a classe média e alta?
Senhor Nelson. Quer dizer que antes do PT havia saneamento básico? (Ele até aumentou no governo do PT) Não havia desnutrição? (Parece que, reconhecidamente, por organismos internacionais, o PT pôs comida no prato dos mais pobres). Não havia doenças infecciosas? (Olha o sarampo de volta após o PT) E Bolsonaro é melhor?
Pereira, eu não estou acusando Lula porque essa coisa de triplex e sitio foi talvez malfeitos feitos pela dona Marisa. Lula é o homem mais honesto da história do Homo sapiens e o dinheiro do povo que ele surrupiou, foi aplicação para devolver num espetáculo de crescimento para esse povo .Se essa história de pixululecos fosse verdadeira aà sim poderÃamos afirmar que Lula seria mais danoso do que esse grupo de milicianos.
Verdade... jogou duro. Essa co.rja de cana.lhas petistas, afff, tem q se f..
Não sei como dorme a noite defendendo tamanha barbárie, deve ser a base das tais drogas que citou, traficadas por esses que defende. Vá ler um pouco sobre o que é e como funciona a milicia, vá ouvir o que Marielle tinha a dizer antes de ser morta, vá ver a proporção de eleitores de Flávio no Rio das Pedras. Não existe democracia se a população carente é abandonada pelo Estado e feita de refém, sofrendo extorsão e coação 24x7, inclusive na privacidade da urna, por policiais e polÃticos corruptos.
Hélio chegou ao fundo do poço. Não há elementos por ora? Por ora, existem dois casos onde Adriano foi avisado horas antes da batida policial. Existe Moro retirando-o da lista de mais procurados. Existem as parentes de Adriano desviando verbas para Flávio. Existe Ferreirinha e seu chará, Hélio Khristian Cunha de Almeida, delegado da PF colocados lá para atrapalharem as investigações sobre a execução de Marielle, existe o porteiro e o Seu Jair da casa 58...
Vc tem a mesma doença de Bolsonaro: transtorno delirante paranoico.
... existe o Carluxo adulterando os registros da portaria. Existem procuradoras Bolsominions escolhidas a dedo. Existe Witzel dando férias forçadas no exterior para o Delegado que prendeu Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, existe o contato entre esses dois mesmo depois de presos, para combinar versões. Existem 117 fuzis na casa vizinha a do 'presidente'. Existe a tentativa por Moro de federalização do caso. Existem 152 milhões de brasileiros esperando há quase 2 anos uma elucidação desse crime.
A pergunta crucial feita por Helio merece ser respondida. Apesar das ligações públicas de Bolsonaro e famÃlia com milicianos, mesmo assim ele foi eleito. Como explicar isso? A possÃvel explicação assumindo uma certa inteligência pragmática da massa não contaminada pelo moralismo burguês é que entre tremendos assaltantes do dinheiro público levando a miséria e morte da população carente e amigos de milicianos, estes últimos são menos nocivos.
A sua defesa incansável dos milicianos dão a forte impressão de que vc é um deles!
Os Bolsonaros representam a classe polÃtica mais suja e infame deste paÃs, são os verdadeiros parasitas do Estado. Parasita esse, não satisfeito com os órgãos periféricos, estão tomando conta dos órgãos vitais do paciente (Estado).
Hélio sempre acerta na mosca. Análise sucinta e elucidativa. "A mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta". Será que alguém ainda acredita que ela seja honesta. O Rei está nú...
Qual a intenção do articulista?
Boa pergunta! Perguntei a mim mesmo a mesma coisa porque não entendi o ponto chave do articulista, a sua mensagem de fato.Defender o indefensável?
Passar pano para milicianos, exatamente como fez nas eleições de 2018.
Vejam o vÃdeo. A poça de sangue está no centro da sala, longe de portas e janelas que dão para o exterior, não há respingos de sangue nas paredes, mas há um forte efeito aerossol no chão ao lado da poça, como se o tiro fosse dado de cima para baixo. Caso clássico de execução com a vÃtima rendida e de joelhos.
Exato! Mas o pessoár tá preocupado em discutir quem roubou mais... Dose pra leão
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Queima de arquivo? Voltar
Comente este texto