-
Said Ahmed
Trump é um ditador, só não vê quem não quer. Se ele for reeleito é possível que tenha o controle do congresso. Na suprema corte ele mesmo indicou dois membros e é possível que indique pelo menos outros dois antes de encerrar um segundo mandato. Tendo os três poderes no bolso, seu próximo ataque será contra a imprensa. É o roteiro de Orbàn e Erdogan, talvez por isso o rapport. Não duvido que por trás do conflito com o Irã haja interesse em isolar um importante fornecedor de petróleo para a China.
-
Said Ahmed
Muitas pessoas se enganam, pensando que um tirano aparece da noite para o dia. Não é assim. Eles aparecem e vão se revelando aos poucos, e vão desconstruindo a democracia aos poucos, porque só assim eles conseguem chegar onde querem. Quando as pessoas acordam para o erro já é tarde. Trump irá legitimar este processo de desconstrução em muitos países. Ele próprio não será um ditador qualquer, mas um ditador de uma superpotência militar que controla o dólar.
-
-
Humberto Giovine
Texto brilhante e elucidativo. Agora, não venha alguém escrever que Martin Wolf é um esquerdista! Qualquer semelhança com bolsnaro será mera coincidência? Atenção às eleições de outubro e de 2022!
-
João Monteiro
O artigo é bom para listar os (vários) defeitos do Trump, mas o que a esquerda, os social-democratas, os liberais, o Partido democrata propõe no lugar? Especialmente para o pessoal do interiorzão americano que votou em massa no cara laranja? Se for só choradeira, lacração e coisas subjetivas e pseudo-ideológicas, vão perder de novo, e agora até no voto popular, pois Sanders, Biden e o Buttigieg podem agradar aos intelectuais da Califórnia e de Nova York, mas estão distantes demais do povão...
-
JOSÃ OLIVEIRA
A tradução foi falha nesse curto parágrafo: "Não podemos saber até onde Trump desejaria ir ou até onde as instituições da República o deixariam ir." O correto seria: Não podemos saber até 'aonde' Trump desejaria ir ou até 'aonde' as instituições da República o deixariam ir. Portanto, 'aonde' e não 'onde', porque há uma conotação de movimento, deslocamento, mesmo que de forma reflexa.
-
José Cardoso
Os EUA precisam de alguém que priorize o equilíbrio fiscal, um Estado que se limite a gastar o que arrecada de impostos votados pelo congresso. Mas os candidatos que defendem isso, lá como aqui, terminam com 3% dos votos. Foi o caso do candidato independente Gary Johnson nas eleições de 2016, ou o Amoedo em 2018.
-
Hildebrando Teixeira
Só se for para o mundo es quer do pata. Rússia, Nicolas maduro, Cuba, pete zada, todos torcendo pelo Sanders
-
JOSÃ OLIVEIRA
Você abusa de ser e agir de forma risível!
-
-
Adriana Maccacchero
Belo artigo. A reeleição de Trump é a confirmação do retrocesso nos valores de respeito a humanidade, nas relações internacionais multilaterais e acordos. Na essência é só mais um ditador como Putin, Stalin, Chavez, Erdogan... e a defesa de alguns "o que importa é a economia" é positiva para os individualistas que focam no próprio bolso. Há questões bem mais complexas no mundo do que só analisar se "a bolsa subiu, tá tudo ótimo"...
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
Muito bom o artigo OO
-
ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES
O articulista não precisa gostar de Trump. (Eu acho ele arrogante !) Mas essa teoria é sem pé nem cabeça. Trump será reeleito porque a economia vai muito bem,obrigado. Simples assim.
-
ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES
Simples.Espere e verá.
-
Felipe Araújo Braga
Muito bem obrigado? Não estamos nos Trente Glorieuses da década de 60 quando um homem americano ganhava o suficiente pra sustentar a esposa e três filhos! Hoje até os adolescentes trabalham, todos ganhando pouco em subempregos de Call Center, Mc Donald's e Starbucks... Além do mais, como fica a cobertura de saúde para os mais pobres? O meio ambiente e a paz mundial? Garanto que votou em Bolsonaro...
-
-
Olavo Cardoso Jr
Que tal recuperarmos o q esse articulista falava há 4 anos sobre a eleição de Trump? Provavelmente escrivia as mesmas b o b agens
-
Hernandez Piras Batista
"Escrivia", sim...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.