Opinião > Tormenta paulistana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Barbosa

    Milhões gastos na Despoluição do Tietê, sem nenhum resultado palpável para os problemas das chuvas.

    Responda
    1. ANGELA BUENO

      ... nem para a despoluição...será má formação dos engenheiros,má administração de recursos, ou tudo junto e misturado?

  2. Lucas Santos

    O problema das enchentes na capital é o tipo de discussão que deverá ser pautada durante as eleições municipais deste ano e não se candidato X é Bolsonaro ou se candidato Y é Lula, se é de direita ou se é de esquerda. Esse tipo de conversa fiada é para enganar os incautos, para esconder as deficiências e ausências de projetos para a cidade. O paulistano este ano precisa se ater ao debate sobre os problemas reais da cidade e rechaçar candidatos que tentem polarizar com discursos estéreis.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Pois é, mesmo que esteja na pauta de debates, independente de apoio ou não de X ou Y, o que geralmente acontece é que depois de ganhar a eleição o eleito esquece o assunto e o eleitor idem. Depois de quatro anos discutem novamente para depois cair de novo no esquecimento. É o padrão. Quem governa prefere gastar com coisas visíveis como pontes, avenidas, viadutos, pois rende mais "ibope" para e reeleição. É um ciclo vicioso.

  3. Nilton Silva

    Não se pode colocar na conta dos governos (estadual e municipal) os problemas causados por um fenômeno tão imprevisível como a chuva, principalmente nesta época do ano. Se fosse uma nevasca, um terremoto ou até mesmo um meteoro, aí a cobrança seria mais justa.

    Responda
    1. ANGELA BUENO

      ...chuva imprevisível nesta época?...nunca houve enchentes em SP no início nem no resto do ano? Onde você mora?

    2. Said Ahmed

      O que o Nilton disse é conversa fiada para livrar a cara do governador preferido dele. As chuvas não só são esperadas, como devem aumentar tanto em frequencia como intensidade, logo, governadores e prefeitos devem sim levar o fenômeno em conta. Negar as mudanças climáticas é mandar recado que não vai investir na prevenção.

    3. Lucas Santos

      Cidadão, as chuvas de verão são previsíveis: todo ano a mesma novela, há décadas. Sim, o governo tem responsabilidade direta sobre o ocorrido pois é ele quem dita as regras sobre ocupação do solo e é responsável por políticas de permeabilização do solo, de contenções de enchentes, de saneamento e de limpeza de mananciais e passeios públicos. Negar isso é negar a realidade.

  4. Michael dos Santos Gomes

    Décadas de governos PSDB, eis os resultados. Está mais que na hora de mudar.

    Responda
  5. Said Ahmed

    Desde 1982 o estado de SP teve três governos do PMDB e seis do PSDB, a completar quarenta anos de domínio destes dois partidos. Francamente, o paulista e o paulistano merecem esta desgraça.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Falta outro componente não mencionado no artigo: liderança técnica e intelectual para apresentar um projeto de médio e longo prazo que resolva de vez o problema. Isso seria o papel das nossas universidades. Causado em parte pela ganância da indústria imobiliária sob a proteção de políticos corruptos a desumanização da cidade guarda alguma relação com a cidade de Detroit que foi desenhada para carros sem levar em conta o ser humano. Vamos esperar também a destruição da cidade para reagir?

    Responda
  7. MILTON AKIRA KIYOTANI

    Paris e Londres estão a beira de rios também. Se chover 140 mm, vão inundar. Botucatu, que não é tão impermeabilizado, mas tem rio passando, perdeu sete pontes. Se a Vila Leopoldina sofreu enchente, o Ipiranga (riacho e rio Tamanduateí) não sofreu. Motivo: quantidade de chuva. É só ver quanto choveu em cada lugar.

    Responda
  8. eli moura

    a desurbanização não é de agora, precisamos acabar com as comunidades e troca las por conjuntos residenciais, tirar ricos e desembargadores de cima dos mananciais. Construir piscinões e canais como no antigo Carandiru e no Campo de marte e não colégios militares. Adaptar a capacidade de escoamento do Tiete e do Pinheiros, abrindo calhas para suportar e fluir chuvas de 1000 anos. Doria não tem planos para cidade e estado, tem para ele.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Favelas são glamourizadas na mídia. A geografia das favelas complica a operação policial. Onde falta policia, o crime prospera. Favelas são infestadas de criminosos e maus exemplos para as crianças que nelas vivem. Acredito que isso interfere no desempenho escolar das crianças. Pode uma criança ter um bom desempenho na escola quando presencia coisas erradas, as vezes dentro da própria família? É mais correto e econômico para a sociedade investir em habitação popular do que eternizar as favelas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.