Opinião > O ensino de hoje para a medicina do amanhã Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. andrea nogueira araujo

    Diversidade social é um eufemismo indesejável para desigualdade social. A assistência básica bem organizada tem potência para ordenar a rede de atenção à saúde. E agregar valor ao cuidado em saúde para todas as pessoas, não só as menos favorecidas. A oferta indiscriminada de assistência de alta complexidade pode criar graves distorções - sobrediagnostico, sobretratamento, distanasia. Dilemas éticos o bastante, nem precisa recorrer à engenharia genética para tanto.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    O desafio das U. Brasileiras passa pela sua capacidade de desenvolver colaboração internacional com outras instituições. Esse é um objetivo fácil de falar, mas difícil de realizar. "Amor à primeira vista é aceitável, mas confiança à primeira vista é muito mais difícil." Essa são palavras de um ex Reitor de uma Universidade Federal do RS. O fato é que as universidades do país estão isoladas na utopia de que são auto-suficientes e podem sair da areia movediça puxando os próprios cabelos.

    Responda
  3. Leonardo Gama

    Professor, concordo com sua visão, mas infelizmente não dá para transportar o estudante de um sistema de educação básica arcaico, em que reinam a passividade e a submissão do aluno (obrigado, ditadores!), para uma metodologia de ensino inovadora na faculdade, que depende de iniciativa e crítica, e esperar que funcione por milagre. O buraco brasileiro é mais embaixo... --Leonardo Gama, estudante de medicina na USP

    Responda
  4. Juliana Ribeiro

    "adequar- se à ambição de cada aluno". Essa é a cara da medicina no Brasil. Dá nojo.

    Responda
    1. Juliana Ribeiro

      ambição: 1. forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez. 2. anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão. De todo modo, a definição combina com ambição vocacional e intelectual.

    2. Leonardo Gama

      Ambição vocacional e intelectual, Juliana. Não seja tão mesquinha.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.